sábado, 26 de julho de 2008

O Theatro Orpheu (Cine Astor)

O Theatro Orpheu

autoria de Diego de Leão Pufal

[atualizado em 30/06/2012]
O Theatro Orpheu na década de 1920 - fotografia
de João Luiz Pufal
O Theatro Orpheu, depois Cine Astor, localizava-se na Avenida Benjamin Constant, n.° 1.891 em Porto Alegre. Foi inaugurado em 06 de outubro de 1923. O prédio que o abrigava foi projetado por Eduardo Pufal e construído por seu irmão, o engenheiro-construtor João Luiz Pufal (1892-1957), a pedido de Miguel e Vitor Alexandre Mendelski, então proprietários da empresa Mendelski & Irmão.
Interior do Theatro Orpheu, possivelmente em 1928, ano em que feito
o filme Rapsódia Húngara [do acervo de Gerson A. Pufal]

Fotografia de 2007, por Diego de Leão Pufal - mostra detalhe
da janela superior do prédio 
Durante anos foi considerado um dos maiores cine-teatros de Porto Alegre, servindo por décadas como atração e divertimento aos moradores dos Bairros Floresta e São Geraldo, até o encerramento de suas atividades setenta anos após, em 1993.

Fotografia de 2007
Tanto a arquitetura do prédio, como a memória cultural incorporada à saudosa existência do Cine Astor, constituem verdadeiros símbolos desses bairros, assim como da própria história de Porto Alegre. Apesar de sua fachada ter sido tombada como patrimônio cultural do município, além de firmado um termo de ajustamento de conduta entre os seus atuais proprietários e o Ministério Público Estadual em 2002 – objetivando a preservação da fachada por meio de um trabalho de escoramento –, a estrutura ainda corre risco de desabamento.
           Diante do abandono e suas conseqüências, a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico estão analisando a viabilidade da manutenção ou não da fachada, o que se dará por meio de audiência pública, conforme anunciado há alguns meses pela mídia.
          Espera-se que a solução seja pelo restabelecimento do prédio, não só como forma de manter a história do bairro e da cidade, mas também para preservar a memória de seus construtores e proprietários.