sábado, 25 de junho de 2011

Alemães no RS: os Schönardie (I)

Alemães no RS: os Schönardie (I)


            A família Schönardie [Schoenardie, Schenardie, Schenardi] chegou em São Leopoldo/RS a 27/02/1826, passageira da sumaca Nova Sociedade (1ª viagem) e do transatlântico Der Kranich (2ª viagem), representada por:
·        Johannes Schönardie, lenhador em Hessen, na Alemanha;
·        Maria Elisabeth Zollinger, esposa;
·        Hilarion Schönardie, nascido em 1824, Frettenheim, filho, e
·   Elisabeth Schönardie, nascida em 09/08/1825, Frettenheim, filha [esta depois casada com Heinrich Philipp Fauth, meus ascendentes]
Os Schönardie se estabeleceram na região de Canudos em Hamburgo Velho, mais tarde ocupando a região de Sapiranga, no atual município de Nova Hartz, onde deixou muitos descendentes.
O patriarca Johannes Schönardie nasceu a 1º/12/1787 na cidade de Frettenheim, Darmstadt, Alemanha e faleceu a 26/09/1883 em Nova Hartz, aos 85 anos, 9 meses e 25 dias, de infarto, deixando 10 filhos (sic), 46 netos e 73 bisnetos.
Casou ainda na Alemanha com Maria Elisabeth Zollinger, nascida a 12/02/1803 na cidade de Hamm, Frettenheim, Alemanha e falecida a 27/04/1880 em Nova Hartz, aos 76 anos, 4 meses e 15 dias, de senilidade [velhice].
Johannes e Maria Elisabeth tiveram possivelmente dez filhos, mas apenas quatro teriam chegado à idade adulta. Além dos filhos imigrantes, houve ainda:
·     Ludwig (Louis) Schönardie, nascido a 27/02/1828, Canudos (Hamburgo Velho/RS);
·        Heinrich Schönardie, nascido a 05/08/1830, em Canudos.
·        Johann Adam Schönardie, nascido a 08/05/1831, Hamburgo Velho.
·        Katharina Schönardie, nascida a 12/04/1833, Hamburgo Velho.
O terceiro filho do casal imigrante, Ludwig ou Louis Schönardie foi seleiro e casou-se duas vezes, sendo a primeira com Maria Katharina Engers, com quem teve cinco filhos, dentre eles: Johann Schönardie Sobrinho, nascido em 20/09/1854, Hamburgo Velho e falecido a 21/06/1934 em Nova Hartz. Em Sapiranga/RS Johann Adam casou-se com Katharina Louise Kautzmann, com quem teve 17 filhos, dentre eles Johann Leonhard Schönardie [João Leonardo], cuja família está retratada na fotografia abaixo que me foi passada pela descendente Regina Schoenardie Guglieri:
[da esquerda para direita]: Arnilda (Nilda), Reinaldo, Wilma,
[sentados] Fridolina (Frida), Johann Leonhard Schönardie (João)
e Octávio Schönardie.
 Johann Leonard Schönardie nasceu a 27/08/1881 em Sapiranga e faleceu a 25/10/1938 em São Francisco de Paula. Casou-se com Fridolina Fetter, vó Frida, filha de Friedrich Fetter e Elisabeth Becker. Deste casamento houve cinco filhos:
·        Wilma Schönardie, nascida a 18/01/1902 casada com Eduíno Metzger;
·    Arnilda Schönardie (Nilda), nascida a 29/12/1904 casada com Arnoldo Dienstmann;
·        Reinaldo Schönardie, nascido em 11/10/1906 casado com Frida Thomaz;
·        Octávio Schönardie, nascido em 12/01/1912, casado com Tomásia e, depois, com Genny Fernandes de Souza, gerando a Maria Regina Schönardie Guglieri; e
·      Mercedes Schönardie, nascida a 27/05/1924, casada com Roque Isidoro Frapportti. 

40 comentários:

  1. Adorei a matéria sobre os Schoenardie. Parabéns!
    A família agradece!

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler logo lembrei de você Diego, acho que não lembras de mim mas já me passou minha árvore genealógica! Muito legal essa postagem! Parabéns..

    ResponderExcluir
  3. Minha avó tem o mesmo sobrenome. E é moradora de São Leopoldo e filha de descendentes alemães. Casou-se e teve 7 filhos. Pode ser descendente deles?
    Gostei da matéria.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Daiana, com certeza é da mesma família Schönardie/Schenardie. Passe-me os nomes dos teus avós para que possa te repassar mais informações, pois esta família já tenho bem completa. Meu e-mail: diegopufal@gmail.com.
    Saudações, Diego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou filha de Joãozinho Ary schonardie o pai dele Oscar Edgar schonardie sei que o nome da ovo de meu pai Clementina Schonardie se poderes fazer minha árvore genealógica vou adorar saber sobre minha descendência lucianaschonardie@gmail.com

      Excluir
    2. Minha avó mãe dele era Alzira Schonardie

      Excluir
  5. Minha avó e bisavó é da família Zollinger, e quando saíram da Suíça foram para a região Sul, podemos ter parentescos distantes ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Naruto, ainda não consegui encontrar na Alemanha a origem desta minha Zollinger, mas é possível que tenha parentesco de longe ... só uma pesquisa mais aprofundada para dizer.

    ResponderExcluir
  7. Sou da familia zolinger.que por sinal e proveniente do sul.a unica coisa que sei dos meus avos e que meu avo se chamava frederico zolinger nascido em 1900 e minha avo cecilia petry zolinger nascida em 1902 .caso tenha alguma informacao te ageadeco

    ResponderExcluir
  8. Se te aprofundares no assunto Veras que em Glorinha-RS de onde sou morador é grande os descendentes Schonardie.
    Meu bisavô era Carlos Schonardie casado com Carolina Filipina Schonardie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou neta do Arthur Schönardie Michel, também moro em Glorinha e o Seu Alípio primo do meu avô.

      Excluir
    2. Sou Delcio Delmar Schönardie, filho de Oscar Arlindo Schönardie e Celita Schönardie, meu avô paterno era Gustavo Reinaldo Schönardie.Fico feliz em saber que tem alguém 9fazendo trabalho de pesquisa.

      Excluir
  9. Meu avô era Oscar Schonardie casado com Teolinda Lauck.

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouvi muitas histórias sobre o assunto de meu pai Alípio Schonardie.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado! Sim, em Glorinha e região existem muitos Schonardie. Se puderes compartilhar estas histórias da família, ficaria agradecido. Podes escrever para o meu e-mail: diegopufal@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe dizer se o Schoenardie tem direito a cidadania Luxemburguesa?

    ResponderExcluir
  13. Alguem sabe se tem algum brasao da familia perdido por ai?

    ResponderExcluir
  14. Olá me chamo Vitor Mateus Schonardie e tenho interesse em saber mais da origem e dá arvore genealógica, sou de Gramado e se alguém ler isso e quiser conversar entre em contato via email: schonardievitor@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Alguem sabe alguma coisa se tem algum brasão dos schoenardie?

    ResponderExcluir
  16. Alicio Schonardie nascido em 20 de marco 1916 viúvo de Olivia,pai de Renato, Nilse e Paulo.Alicio portanto hoje com 104 anos tem 9 netos e 11 bisnetos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia! Se quiseres me passar mais dados de sua descendência e fotos antigas, agradeceria. Meu e-mail diegopufal@gmail.com

      Excluir
    2. Boa tarde, o Alicio e irmão mais velho do meu pai Gilberto Schenardi

      Excluir
  17. Olá,sou neta de Arthur schoenardie e Melita horllie schoenardie, eles vieram da região de Sapiranga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! sou neto de Anildo Schoenardie, Filho de Arthur e Melita. Pesquisando sobre nossa família para entrar com pedido de cidadania.

      Excluir
  18. Boa tarde eu sou neto de Iciria shoenardie que era irmã de Alicio shoenardie É de João schoenardie um mora em Canoas e o outro mora em Novo Hamburgo Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,o Alívio e irmão do meu pai!me chama no WhatsApp pra conversarmos melhor.981123139

      Excluir
  19. Gostei muito da pesquisa sobre nossas raízes é importante saber de onde viemos mais importante é para onde vamos consulte jw.org e saiba seu futuro CELONI SCHONARDIE.
    Casada com renato filho mais velho de Alicio e Olivia Schonardie resido em canoas

    ResponderExcluir
  20. Sou Delcio Delmar schönarde, filho de Oscar Arlindo Schönardie, meu avô paterno era Gustavo Reinaldo Schönardie.Fico feliz em saber que tem gente que se interessa pelo passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delcio, obrigado por escrever. Não tinha dados de teu pai e poucas informações tenho de teus tios e tias. Se puderes me enviar mais dados por e-mail (diegopufal@gmail.com), agradeço. Abraço!

      Excluir
  21. Sou nora de Alicio Schonardie casada com seu primogênito Renato tenho dois filhos Maurício e Milene moro em Canoas nasci em carasinho aprecio quem se interessa pelo passado e quer conhecer suas raízes o mais importante é saber para onde vamos do que de onde viemos para isto pesquise o site já.orgm meu nome é CELONI schonardie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celoni, se quiseres me passar mais dados dos descendentes de teus sogros, agradeço. Escreva para diegopufal@gmail.com Grato!

      Excluir
  22. Meu nome Daiana Raquel Schoenardie, de Novo Hamburgo, adorei a história...me add whatss quero mais detalhes 51 98130-0006

    ResponderExcluir
  23. Um dos meu avós é o Johannes Schonardie, ele manteve sua cidadania alemã ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pesquisei não, até mesmo por ter emigrado muito antes da Unificação da Alemanha, em 1871.

      Excluir
  24. Sou neto de Alípio Schonardie, bisneto de Oscar Schonardie e trineto de Carlos Schönardie ..

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Flávia Cristina Schonardie, sou neta de Eliseu Jair Schonardie e bisneta de Guido Schonardie e Ubaldina Schonardie.
    Ambos residiam em Rolante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia! Tenho dois Guidos Schonardie nos meu banco de dados. Sabe dizer se a Ubaldina era da família Käfer?

      Excluir
    2. Eu sou Rejani Schonardie filha de Alzimiro Schonardie irmão de Guido Schonardie meu avô era Germano Rodolfo Schonardie de Rolante

      Excluir
    3. Olá Rejani, o teu avô Germano era filho de Henrique Guilherme Schönardie, neto de Heinrich Jacob S. e bisneto do casal imigrante Johannes Schönardie e Maria Elisabeth Zollinger.

      Excluir