quinta-feira, 16 de junho de 2011

Famílias Portuguesas nas Missões (Família Gomes de Quevedo)

Famílias Portuguesas nas Missões
Família de Januário Gomes de Quevedo

Por Zélce Mousquer e Diego de Leão Pufal
[dúvidas, acréscimos e correções, escreva para diegopufal@gmail.com]

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce e PUFAL, Diego de Leão. Famílias Portuguesas nas Missões (Família Gomes de Quevedo)in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/] 
***
[publicado em 16/06/2011]
[atualizado em 10/07/2023]


FAMÍLIA de JANUÁRIO GOMES DE QUEVEDO e Francisca Lopes de Almeida

Luiz Gonzaga da Silva Leme (Genealogia Paulistana, vol. II, a partir da p. 179) trata a ascendência da família Quevedo, cujas origens remontam à família leme, antepassada de grande parte da população brasileira.
Os Leme ou Lem tiveram origem em Bruges, na Bélgica, passando ao longo dos séculos a Portugal, depois Açores, até se estabelecerem no Brasil ainda no século XVI.
Eis em linhas breves a genealogia ascendente desta tão importante família:
1. Wilhelm Lem, nascido pelos idos de 1340 em Bruges, Bélgica. Gerou a:
2. Martin Lem, nascido cerca de 1370, Bruges. Foi cavaleiro flamengo e patrício de Brugges. Manteve relações comerciais com Portugal onde passou algum tempo, em Lisboa, como representante da firma paterna. Seu brasão era: em campo de prata, três merletas de sable em contra roquete. Elmo de prata aberto, guarnecido de ouro. Timbre: uma das merletas do escudo (NEVES, Ilka. Adélia da Câmara Barcellos, genealogia e história. Pelotas, UFPEL, 1997, p. 167). Casou com Joana de Barros, n. Lisboa, Portugal e falecida em Bruges. Pais de:
3. Martin Leme, nascido cerca de 1405 em Lisboa, Portugal e falecido a 27.3.1485, Bruxelas, Bélgica – “nascido em Lisboa, acompanhou os pais à Brugge, onde sua família pertencia a nobreza patrícia. Lá foi cavaleiro da governança, burgomestre, guarda mor das dunas do litoral. Retornou a Portugal em 1450, durante o reinado de D. Afonso V, "O Africano" (10/9/1438 até 28/8/1481), como comerciante e feitor dos negócios da firma paterna. Era recebido na corte de D. Afonso V, que lhe deu carta de naturalização e cidadania de Lisboa, o que não contradiz o fato de haver nascido na própria Lisboa, pois que deveria ter a cidadania de seu pai. D. Afonso V, lhe concedeu em 7 de junho de 1456 o monopólio ilimitado compra e exportação de cortiça em Portugal pelo prazo de 10 anos, a findar no primeiro semestre de 1466. Durante sua permanência em Portugal, Martin Lem houve de Leonor Rodrigues, sete filhos naturais, todos legitimados e cujos atos se encontram nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, Livro II das Legitimações, folhas 151, ano 1664. Ao termo do privilégio do monopólio em 1666, Martin regressou em definitivo para Brugge, levando consigo alguns dos seus filhos homens legitimados. Em Flandres continuou em contato com  Portugal, tendo enviado para a tomada de Arzila e Tanger no Marrocos, os filhos Antônio Leme e Martinho Leme junto com lanceiros flamengos em uma urca armada em guerra em Brugge, tudo as suas próprias expensas. Fato que lhe valeu ser elevado a Escudeiro Fidalgo da Casa Real por ato de D. Afonso V em 1471. Em Brugge, Martin c.c. II Adriaenne van Niedwenhowe, com a qual houve nove filhos que são antepassados de Lem flamengos, belgas, holandeses e de outras regiões da Europa setentrional. Foi conselheiro chanceler e mordomo de Maximiliano I de Habsburgo, que era conde de Flandres e duque da Borgonha, a par de ser arquiduque da Áustria e, posteriormente  imperador alemão (1493). Em 1478 foi conduzido ao cargo de Provedor do Hospital de La Potterie, estabelecimento pio fundado cerca de 1276 como asilo de velhice e hoje museu, na cidade de Brugge. Faleceu em Bruxelles, sendo seus restos transladados para a capela mortuária familiar, localizada na Capela dos Apóstolos, Igreja de Saint Donar, em Brugge. (Resumo em ordem cronológica extraído de NEVES, Ilka. Adélia da Câmara Barcellos, genealogia e história. Pelotas, UFPEL, 1997, p. 167-176). Casou com Leonor Rodrigues, n. Lisboa, Portugal, onde faleceu antes de 1464. Geraram a:
4. Antônio Leme, viveu na Ilha da Madeira muito abastado na sua quinta, que depois se chamou dos Lemes, na freguesia de Santo Antônio do Campo junto à cidade do Funchal. Casou com Catharina de Barros, a qual instituiu o morgado na vila da Ponta do Sol na dita ilha” (conforme Silva Leme, II, 181). Casou com Catarina de Barros, gerando a:
5. Antão Leme, nasceu no Funchal, ilha da Madeira e faleceu em São Vicente/SP, para onde passou entre os anos de 1532 a 1544. Foi o tronco genearca dos LEMES de São Vicente e de São Paulo, o primeiro desta estirpe lusoflamenga a estabelecer-se no Brasil. Com sua esposa de quem não foram detectados o nome e a origem, são pais de Pedro Leme, a seguir. (NEVES, Ilka. Adélia da Câmara Barcellos, genealogia e história). Pais de:
6. Pedro Leme, “que passou da dita ilha a S. Vicente com sua f.ª Leonor já casada com Braz Teves, como escrevemos adiante. Pedro Taques menciona a este Pedro Leme como o 1.º chegado a S. Vicente, porém frei Gaspar da Madre de Deus assevera ter visto o livro mais antigo de termos de vereança de S. Vicente (não consultado por Pedro Taques) onde consta que Antão Leme foi juiz ordinário na dita vila em 1544; portanto, este (e não seu f ° Pedro Leme) deve ser considerado como o tronco dos Lemes em S. Paulo. Pedro Leme, casou, em segundas núpcias, com Luzia Fernandes de quem teve a f.ª Leonor Leme, a qual passou, na companhia de seu pai, para S: Vicente já casada com Braz Teves, tendo ficado por algum tempo na dita ilha seu irmão Fernando Dias Paes, que mais tarde também mudou-se para S. Vicente, onde se casou com sua sobrinha Lucrecia Leme. (Genealogia Paulistana). Pais de:
7. Leonor Leme, veio casada da Ilha da Madeira com Braz Teves (corrompido no Brasil em Esteves). Foram por muitos anos moradores em S. Vicente, onde eram proprietários do engenho de açúcar chamado de S. Jorge dos Erasmos, com cujos lucros se tornaram abastados; mais tarde se mudaram com seus f.°s para a vila de S. Paulo, onde fez Braz Teves seu estabelecimento e teve as rédeas do governo. Faleceu Leonor Leme com testamento em 1633 em S. Paulo no estado de viúva (Genealogia Paulistana). Pais de:
8. Lucrécia Leme, casou-se em São Vicente com seu tio Fernando Dias Paes f.° de Pedro Leme e de sua 1.ª mulher Isabel Paes. Foi natural de Abrantes e, por algum tempo, morou com seus avós na Ilha da Madeira; mais tarde, quando já seu pai morava em S. Vicente, passou também ele para esta vila, onde casou-se 1.º com Helena Teixeira, de quem deixou 3 f.ºs, e 2.ª vez com sua sobrinha Lucrecia Leme deste Cap. 5.°. De S. Vicente passou a morar na vila de S. André e mais tarde em S. Paulo. A seu respeito escreveu Pedro Taques: ‘Foi Fernando Dias, assim em S. André como em S. Paulo, uma das pessoas de maior respeito e das primeiras do governo da república, cujos cargos ocupou repetidas vezes, como se vê dos livros da câmara de S. Paulo, e no ano de 1590 era juiz ordinário, sendo seu companheiro Antônio de Saavedra. Fez o seu estabelecimento no sítio dos Pinheiros onde teve uma grande fazenda de cultura, cujas terras de matos e campos chegavam até a ribeira do Ypiranga, compreendendo a distância de uma légua’. (Genealogia Paulistana). Pais de:
9. Maria Leme, foi casada com Manoel João Branco, f.º de Simão João e de Felippa Vaz, da vila de Setúbal, gerando a:
10. Francisco João Leme, falecido em 1679, foi mandado à capitania do Espírito Santo a estudar gramática latina, e aí casou-se, com grande dissabor de seu pai que desejava fazê-lo continuar seus estudos em Portugal, com Barbara Mouzinho de Vasconcellos. Teve muitos índios de serviço e com eles intentou povoar Guaratinguetá pelos anos de 1652. (Genealogia Paulistana). Pais de:
11. Isabel Paes, casou-se com Antônio de Macedo, gerando a:
12. Miguel de Quebedo Leme, casou-se em 1700 em São Paulo/SP, com Antônia Rodrigues, filha de Paulo Nunes de Siqueira e Joana de Castilho, gerando a:
13. Marcellino de Quebedo (Marcelino de Quevedo), casou-se a 16.05.1726, Sorocaba/SP, com Brígida Domingues Sobrinha, f. de Manuel Ferreira Rios e Maria Domingues Vidigal. 


Registro de casamento de Marcelino de Quevedos e Brígida (Sorocaba - 1726)

Entre os filhos de Marcellino de Quebedo ou Quevedo destacamos Francisco de Quebedo de Macedo, que segue:
14. FRANCISCO DE QUEBEDO DE MACEDO casou em 1760, Sorocaba/SP, com Josefa Pedroso Moreira, f. de Diogo de Sousa Nogueira e de Inácia Pedroso, de Taubaté. Pais de:
15. JOSÉ DE QUEVEDO DE MACEDO, nasceu em Sorocaba/SP e faleceu em (1842) no atual Município de Quevedos/RS. José casou (I) em Sorocaba em 30.10.1781 com Ana Maria da Silva (ou Ana Gomes da Silva Santos), filha de Ignácio Gomes da Silva, natural do Rio de Janeiro, e Maria Leme das Neves, natural de Itú, SP. Foram pais de 9 filhos. José casou (II) com Antônia Bueno Machado, natural da Vila de Castro de Campos Gerais, atual Castro/PR, filha de Antônio José Machado, natural de Itú e Maria Bueno, da Vila de Castro. 12 filhos. José casou (III) com Maria Teixeira (informação obtida em Genealogia Castilhense, de Firmino Chagas Costa).

Registro de casamento de José de Quevedo e Ana Maria (Sorocaba - 1781)

José de Quevedo de Macedo foi o primeiro morador do atual Município de Quevedos/RS, tendo chegado à “Costa do Toropi” em 1802. É considerado o Fundador da Cidade de Quevedos, antiga “Igrejinha”. No Registro Paroquial de Cruz Alta (n.º 491 - APERS) consta que Januário Gomes de Quevedo possuía no lugar denominado São João Mirim, que houve por concessão em 1828, campos, os quais dividem-se ao norte pela Estrada Geral de São João Mirim, com os Povos de São João, ao Sul com o arroio Humin, ao leste por entre dois capões que tem na estrada, faz boqueirão entre dois banhados e com o sul a desaguar no Humim, e ao oeste pela mesma estrada, e uma vertente que nasce no Durasnal de São João Mirim, tendo de frente e fundo uma légua quadrada, mais ou menos. Cruz Alta, 10.06.1856.
*** 
Nota:
Salvador Teixeira da Silva e Ana Joaquina foram pais:
1. Teresa Maria Teixeira da Silva, bat. 27/07/1794 em Castro/PR e falecida em Curitiba/PR, casada com Manoel Eleutério da Luz.
2. Escolástica Maria Teixeira da Silva, n. cerca 1790, Castro/PR, casada com João Antônio de Quevedo, n. Sorocaba/SP.
3. João Teixeira da Silva, n. 1793, Castro/PR.
4. Joaquim Teixeira da Silva, n. 1796, Castro/PR.
5. Maria Teixeira da Silva, casada com Serafim Rodrigues Fernandes e, após, com José de Quevedo
6. Ana Teixeira casada com Manoel Bernardo.
7. José Teixeira da Silva, n. 1807, Castro/PR, casado com Claudina Maria Rodrigues 
8. José Joaquim Teixeira, n. 1811.
9. Josefa Teixeira da Silva, n. 1816, Cachoeira do Sul/RS, casada com Bibiano Ribeiro.
10. Cândida Teixeira da Silva, n. 1818, Cachoeira do Sul/RS, casada com Antônio José do Nascimento.

***

#Nota:
José Joaquim de Ávila e Ana Luiza foram pais:
1. Maria do Espírito Santo de Ávila c/c Gabriel de Oliveira Rosa.
2. Alf. Vicente Ferreira de Ávila (ausente para o sul), c/c Clara Teixeira do Carmo.
3. Ana Joaquina de Ávila c/c Salvador Teixeira da Silva (ausentes para o sul).
4. Joaquim Pires de Ávila (ausente para o sul)
5. Esméria Antônia de Ávila c/c Joaquim Barbosa do Rego e com José Machado da Cruz.
6. Lino José de Ávila c/c Ana Angélica de Almeida.
7. Bento José Labre (ausente para o sul) c/c Mariana da Silva Souza.
8. Josefa Pires de Ávila c/c Lourenço Justiniano de Siqueira
9. Floriana Maria de Ávila c/c João Lourenço Teixeira.
10. José Joaquim de Ávila c/c Maria Gertrudes (ausentes para o sul)



***
José de Quevedo e esposas tiveram 23 filhos ao todo, que seguem:
1º Matrimônio de José de Quevedo de Macedo com Ana Maria Gomes da Silva:

F1. Inácio Gomes de Quevedo, n. Sorocaba/SP. Casou a 20.10.1824 em Alegrete/RS com Maria de Almeida Lara, n. São Borja/RS, filha natural de Cláudio de Almeida Lara e Joana Maria da Conceição. Tiveram filhos em Alegrete/RS.


F2. Manuel Gomes de Quevedo
F3. Francisco Gomes de Quevedo
F4.  João Antônio de Quevedo
F5. Joaquim Gomes de Quevedo
F6. Antônio Gomes de Quevedo
F7. Januário Gomes de Quevedo
F8. Inácio Gomes de Quevedo
F9. José Gomes de Quevedo, faleceu em Canguçu, com geração. Casou a 23.9.1820 em Santa Maria/RS com Maria Teixeira da Silva, n. 1797, Castro/PR, viúva de Serafim Rodrigues Fernandesfilha de Salvador Teixeira da Silva (n. 1772 em Castro/PR e fal. a 3/6/1847 em Cruz Alta/RS) e Ana Joaquina de Ávila (n. Castro/PR e fal. 09/1857 em Júlio de Castilhos/RS). Os avós paternos de Maria T. da Silva foram José Teixeira de Azevedo e de Teresa da Silva de Jesus. Seus avós maternos foram José Joaquim de Ávila (de São Paulo) e Ana Luiza Ferreira (esta filha de José Pires de Ávila e Catarina das Neves de Siqueira), natural da Vila de Castro, lindeiros com José Quevedo de Macedo. Informações obtidas em Firmino Chagas Costa - Genealogia Castilhense - https://sites.google.com/site/genealogiacastilhense/quevedo
Firmino informa, ainda, que Maria Teixeira da Silva casou em 3º matrimônio, com João Baptista Rebostti, com quem teve João Baptista Rebosti Filho que casou com Maria do Espírito Santo, filha de José de Quevedo Macedo e sua terceira esposa Maria Teixeira.
Sabemos sobre esse terceiro matrimônio de Maria Teixeira da Silva, devido à descoberta de Firmino C. Chagas em um livro de São Martinho no Bispado de Santa Maria, onde encontrava-se o assento de nascimento de neta chamada Maria.

2º Matrimônio de José de Quevedo com Antônia Bueno Machado:
F10. Joaquim Bueno de Quevedo
F11. Ana Bueno de Quevedo
F12. Cândido Bueno de Quevedo, bat. 25.12.1815, Santa Maria.
F13. Bento José de Quevedo, bat. 1817, Santa Maria.
F14. João Antônio Bueno de Quevedo, bat. 1820, Santa Maria.

F15. Balbina Bueno de Quevedo, bat. 1821, Santa Maria.
F16. Cipriano Bueno de Quevedo, bat. 1823, Santa Maria.
F17. Militão Bueno de Quevedo
F18. João Bueno de Quevedo
F19. Laurinda Bueno de Quevedo
F20. Maria Magdalena Bueno de Quevedo
F21. Maria do Carmo Bueno de Quevedo
F22. Maria do Rosário Bueno de Quevedo

3º Matrimônio de José de Quevedo com Maria Teixeira da Silva:
F23. Maria do Espírito Santo, a qual teria casado com João Batista Rebosti Filho, n. Espanha, filho de João Rebosti, que foi filho de outro João Batista e Maria Teixeira da Silva, conforme pesquisas de Firmino Costa, em Genealogia Castilhense.

Assento de bat. de Maria (filha de Maria do Espírito Santo e João Baptista Rebosti Filho), enviado por Firmino C. Chagas.

Deteremo-nos na descendência de Januário Gomes de Quevedo, 7º filho do primeiro casamento de José de Quevedo de Macedo e Ana Maria da Silva que se casou com Francisca Lopes de Almeida. Este casal foi morador no distrito de Santa Tecla, Santo Ângelo/RS, onde deixou inúmeros descendentes.
Januário Gomes de Quevedo nasceu em Sorocaba/SP e faleceu aos 68 anos, em 15.11.1870, Santa Tecla/RS. Casou com Francisca Lopes de Almeida, nascida a 15.9.1799 em Castro/PR, onde bat. 26.9.1799 e falecida a 2.9.1888, Santo Ângelo/RS (talvez no seu distrito de Santa Tecla), filha de Salvador Lopes de Almeida ou Salvador Lopes de Toledo (batizado a 1.11.1763, Capão Alto/PR) e de Maria Pires da Silva, nascida em 1769, Castro/PR.
Salvador Lopes de Toledo ou Salvador Lopes de Almeida era filho de Antônio Lopes de Toledo e Catarina de Proença Lemes da Silva (estes, antepassados de Diego de Leão Pufal), também descendentes da família Leme e muitas outras que vieram povoar o litoral paulista no início do século XVI. Vários descendentes de Antônio Lopes de Toledo e esposa vieram povoar o Rio Grande do Sul, notadamente em Santa Maria, Rio Pardo e Cachoeira do Sul.
Januário e Francisca tiveram os 13 filhos[1] abaixo relacionados: Domingos, Felicidade, Josefa, Salvador, José, Joaquim, Antônia, Maria Joaquina, Francisca, Maria, Vicência e Zeferina.
F1. Domingos Gomes de Quevedo, batizado a 7.11.1817, em Santa Maria/RS e falecido em 1871, Santa Tecla, distrito de Santo Ângelo/RS. Casou a 16.5.1841 em Castro/PR com sua prima Benedicta Maria de Oliveira, natural de Socavão, distrito de Castro/PR, moradores em Santa Tecla, distrito de Santo Ângelo/RS, e falecida aos 60 anos por volta de 1890 em Santo Ângelo, filha de Lourenço Luiz de Oliveira e Maria Cecília Pereira. Pais de:
N1. Angélica Gomes de Oliveira casou com Lourenço Xavier dos Santos falecido em 20.4.1896, São João Mirim no 4º distrito de Santo Ângelo/RS (filho de Francisco Xavier dos Santos e Maria Joaquina). 
Maria Joaquina nasceu em Castro/PR, filha do sargento Salvador Luiz de Oliveira ou Salvador Luís da Silva e Quitéria da Silva Furtado ou Quitéria de Lara (nascida em 1780 em Castro/PR), neta materna de Brígido da Silva Furtado e Inácia da Silva Lara. Salvador e Quitéria são antepassados de Diego de Leão Pufal. Maria Joaquina teve um único filho, de nome Lourenço Xavier dos Santos. Vide família Luís de Oliveira neste blog.
***
Pais de:
Bn1. Raymundo Xavier dos Santos
Bn2. Laurentina Xavier dos Santos casada com Hermógenes Antunes de Freitas. Pais de:
Tn1. Maria de Freitas casou em 1899, Santa Tecla, com Salvador Alves da Luz, filho de Senhorinha Maria da Silva, moradora Santa Tecla.
Tn2. Juvino Xavier de Freitas casou aos 23 anos, em 1909 com Assumpção Maria da Silva, filha de Antônio Roberto dos Anjos e Felizarda Maria da Silva moradores Santa Tecla.
Bn3. Adriano Xavier dos Santos casou aos 28 anos, em 1893, com Carolina Ofrasina Holsbach, nascida a 1º.1.1876, filha de Carlos Holsbach Sobrinho e Justina Maria Prestes Holsbach. Os avós paternos de Carolina foram Pedro Holsbach e Ana Maria. Seus avós maternos foram Manoel Ignácio Prestes e Maria Fernandes de Moraes (vide família Holsbach neste blog)
Bn4. Maria Xavier dos Santos fal. aos 58 anos a 21.7.1928 em Carajá, então 8º distrito de Santo Ângelo/RS. Casada com João Vieira Netto, filho de Jacinto Nunes de Freitas[2] e Jesuína Maria Antônia. Pais de:
Tn1. Inês Nunes de Freitas n. 17.3.1897, 8º distrito de Santo Ângelo. Casou em 1918, Santa Tecla, com Joaquim Jardim Osório, filho de Luiz Osório Vieira, morador no município de Ijuí, e Maria Luísa de Oliveira, fal. em Santa Tecla.
Tn2. Otávio Vieira Netto
Tn3. Franklim Vieira Netto
Tn4. Deolinda Vieira Netto c/c Guilherme Nunes dos Santos.
Tn5. Manoel Vieira Netto
Tn6. Miguel Vieira Netto
Tn7. Lourenço Vieira Netto
Tn8. José Francisco Vieira Netto
Tn9. Jacinta Vieira Netto
Tn10. Laudelina Vieira Netto
Tn11. Francisco Vieira Netto c/c Luiza Nunes dos Santos.
Bn5. Benedicta Xavier dos Santos
Bn6. Felisberta Xavier dos Santos casada com Sebastião Cardoso de Almeida, falecido aos 96 anos a 2.1.1956 em Giruá/RS, filho de José Cardoso de Almeida[3] (falecido em 2.10.1900 no 4º distrito de Santo Ângelo) e de Maria do Carmo Pereira.
Bn7. Rufina Xavier dos Santos c/c Gabriel Alves dos Reis.
N2. Francisco Gomes de Oliveira
N3. Geraldo Gomes de Oliveira casado com Maria Francisca Carneiro, filha de Cyro Luiz Carneiro, nascido em torno de 1835 no RS falecido em 24.4.1894 em Santo Ângelo/RS e Isabel Rodrigues. Pais de:
Bn1. Franklim Luiz Carneiro
Bn2. Ercilino Gomes de Oliveira
Bn3. Octaviano Gomes de Oliveira casou em 1915, Santa Tecla/RS, com Bernardina Veiga Ramos, filha de Alberto José Veiga falecido em Cruz Alta e Maria Magdalena Rodrigues Ramos, falecida Santa Tecla.
Bn4. Maria Gomes de Oliveira casou em 1908 em Santa Tecla/RS com Paulino Ávila da Rosa, filho de Anastácio Ávila e Marcelina Ávila da Rosa.
Bn5. José de Calazano ou Calazan Gomes de Oliveira casou aos 27 anos, em 1916, Santa Tecla, com Etelvina Leal de Menezes, filha de Fidêncio José de Menezes e Marfisa Leal de Jesus. Os avós paternos de Etelvina foram Delfino José dos Santos e Cândida Silveira de Moraes, moradores São Luiz Gonzaga. Seus avós maternos foram Manoel Florêncio Leal e Rita Prestes de Abreu. Moradores São Luiz Gonzaga.
Bn6. Turíbio Gomes de Oliveira
N4. Bernardino Gomes de Oliveira faleceu 23.3.1888, São Luiz Gonzaga/RS, casou com Inácia Corrêa Lemos, falecida aos 18 anos a 23.3.1888, São Luiz Gonzaga, filha de Manuel Corrêa Lemos e Manuela (falecida a 16.9.1886, São Luiz Gonzaga).
***Nota:
Manuel Corrêa Lemos e Manuela foram pais de:
1. Inácia Corrêa Lemos casada com Bernardino Gomes de Oliveira
2. Pedro Corrêa Lemos
3. Antônio Corrêa Lemos
4. João Corrêa Lemos 
5. Pantaleão Corrêa Lemos
6. Manuel Corrêa Lemos
***
Bernardino e esposa tiveram o filho:
Bn1. João Gomes de Oliveira.
N5. Vitoriana Gomes de Quevedo teve seu inventário autuado em 1895, em São Luiz Gonzaga. Casou a 5.6.1869, Santo Ângelo, com Francisco Pereira de Brum, talvez nascido em Cachoeira do Sul/RS e assassinado em 1894 em sua própria fazenda, filho de Felício Pereira da Luz (n. Rio Pardo/RS, casado a 3/6/1820 em Cachoeira do Sul) e de Felisberta Rosa Joaquina do Nascimento (n. 12/5/1806 em Cachoeira do Sul), neto paterno de José Pereira Garcia ou José Pereira da Luz (n. freg. de Madalena, ilha do Pico, Açores, e casado a 18/8/1771 em Rio Pardo) e de Angélica Maria da Conceição (bat. 7/1/1750 em Rio Grande) e, neto materno, de João de Brum Teixeira (n. Rio Pardo, onde casou a 5/11/1791 e faleceu a 5/8/1830 em Cachoeira do Sul) e de Joaquina Rosa de Jesus (n. Rio Pardo e filha de Aleixo Correia Cabral e Ana Francisca da Silveira, citados neste blog em: http://pufal.blogspot.com.br/search/label/fam%C3%ADlia%20Penteado). Pais de:
Bn1. Maria da Conceição Pereira de Brum, n. 2.6.1874, bat. 23.5.1875 em São Luiz Gonzaga/RS. Casou aos 14 anos a 28.6.1887 com Pedro Corrêa Lemes, 23 anos, filho de João Corrêa Lemes e Manuela Ferreira Lemes. Maria casou em segundas núpcias com João Pires de Freitas, nascido no Rincão dos Pires em 9.8.1881, filho de Benício Pires de Freitas e Cecília Cardoso de Almeida. 
João Pires de Freitas e Maria da Conceição
Maria da Conceição e João Pires de Freitas foram pais de:
Tn1. Pedrilia de Freitas
Tn2. Ana de Freitas
Tn3. José Benício de Freitas
Tn4. Petronílio de Freitas
Tn5. Doracy de Freitas
Tn6. Dinah de Freitas
Tn7. Marcelina de Freitas
Tn8. Cecília de Freitas
Tn9. Isaac de Freitas
Tn10. Elvira de Freitas
Tn11. Izoé de Freitas
Tn12. Noé de Freitas
Tn13. João Abel de Freitas
Bn2. Angélica Pereira de Brum casada com Tristão Salles.
Inocêncio Pereira de Brum
Fotografia  disponível em 
SÃO LOURENÇO MÁRTIT
- 1690-1987,  de autoria de Pedro 
Marques Santo, p. 43
Bn3. Inocêncio Pereira de Brum casado com Ana Pereira de Brum, moradores no distrito de Roque Gonzáles. Pais de:
Tn1. Aníbal Pereira de Brum Sobrinho casado com Hermelina Pereira de Brum.
Tn2. Daniel Pereira de Brum
Tn3. Justino Pereira de Brum
Tn4. Conceição Pereira de Brum casada com Geraldino de Souza Batista.
Bn4. João Pereira de Brum
Bn5. Júlia Pereira de Brum casada com Libindo Pires de Freitas, nascido em 15.4.1874, (Rincão dos Pires), filho de Zeferino Pires de Freitas e Procópia Pires de Arruda. Os avós paternos de Libindo foram Benício Pires de Freitas e Cecília Cardoso de Almeida. Seus avós maternos foram Joaquim Pires de Arruda e Tomásia Obregão. Pais de:
Tn1. Cecília Pires de Freitas
Tn2. Paulina Pires de Freitas
Libindo Pires de Freitas e Júlia Pereira de Brum
Tn3. Pedro Pires de Freitas
Tn4. Olívio Pires de Freitas.
Bn8. Aníbal Pereira de Brum casou em 1914, 8º distrito de São Luiz Gonzaga/RS, com Aldina de Souza, com quem teve os filhos:
Tn1. Lourival de Brum
Tn2. Hygino de Brum
Tn3. Christiano de Brum
Tn4. Alice de Brum
Tn5. João Damas de Brum
Tn6. Vicente de Brum
Tn7. Bernabé de Brum
Bn9. Cel. Domingos Pereira de Brum nasceu em 2.2.1873, no local denominado São João Mirim, Santo Ângelo. Casado em 1900 com Laurentina Soares da Silva, filha de Procópio Soares da Silva e Damásia Maria da Silva (falecida a 16.12.1904, São Luiz Gonzaga/RS).
#Nota:
Procópio Soares da Silva e Damásia foram pais de:
Zeferino Soares da Silva
Guilhermina Soares da Silva casada com Joaquim Gomes
Galdino Soares da Silva (Mato Grosso)
Honorato Soares da Silva
Emílio Soares da Silva (Mato Grosso)
Procópio Soares da Silva
Damásia Soares da Silva (Mato Grosso)
Laurentina Soares da Silva casada com Domingos Pereira de Brum.
***
Em 1945, Domingos e Laurentina informam que ambos estão com 72 anos e, sendo seus filhos já falecidos, adotaram os abaixo relacionados:
Tn1. André Pereira de Brum 50 anos, filho de Maria Gomes de Oliveira e pai desconhecido.
Tn2. Manoel Pereira de Brum 42 anos, casado, filho de João Pagliani e Maria das Dores.
Tn3. Jorge Assis Bonato, 27 anos casado, militar, morador em Santa Rosa/RS, filho de Valentim Bonato e Carolina de Barros Bonato.
Bn10. Marcolina Gomes de Oliveira, nasceu em 8.11.1871, Santo Ângelo, onde batizada. Casou com Mariano Antônio de Mello, bat. aos 2 anos de idade, a 2.5.1859 em São Borja/RS, filho de Benedito Antônio de Mello e Ana Maria de Jesus, ambos de Taquari/RS. Pais de:
             Tn1. Aldina Antônia de Mello, n. 4.4.1891, São Luiz Gonzaga.
Bn11. Maria Gomes de Oliveira casou ou suta tia homônima abaixo citada com Carlos José da Silva ou Carlos José Terêncio da Silveira, filho de Paulino Soares de Oliveira e Rosa Gomes. Pais de:
Tn1. Rosa Gomes de Oliveira c/c Paulino Soares de Oliveira, filho de Rufino Gomes de Oliveira e Marciana Maria Soares. 
N6. Felizarda Gomes de Oliveira nascida em Santo Ângelo e fal. aos 78 anos a 04.08.1928 em Joia, 8º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou aos 22 anos, em 27.12.1871, em Santo Ângelo com seu primo Antônio Gomes Leal, 24 anos, falecido no distrito de São Miguel, onde eram moradores. Pais de:
Bn1. Ernesta Leal de Oliveira nasceu em 5.3.1889, São Miguel.
Bn2 José Leal de Oliveira nasceu em 16.9.1875. Casou em 1908, São Miguel, com Hercília Luísa de Oliveira, nascida em 23.8.1887, filha de Salvador Luiz de Oliveira (filho de Lourenço Luis de Oliveira e Maria Joaquina ou Jesuína da Silva, a 1ª esposa de Lourenço foi Maria Cecília Pereira) e Generosa Alves Teixeira (filha de Policarpo Alves Teixeira que faleceu em 29.5.1898) e Joaquina Francisca da Rosa. (vide família Luís de Oliveira nese blog).
Família de Domingos Pereira de Brum
Bn3. Domingos Leal de Oliveira casou em Santa tecla com Lídia Alves Teixeira, filha de Policarpo Alves Teixeira[5] e Joaquina Francisca da Rosa, falecida aos 77 anos, em 17.7.1913 São Miguel das Missões, filha de Policarpo da Rosa e Teresa dos Santos. Pais de:
       Tn1. Pedro Alves de Oliveira, n. 9.12.1911 em São Miguel das Missões. Casou em 1936 com sua prima Rosalina Luiza de Oliveira, ali n. a 22.7.1907, filha de Raymundo Luiz de Oliveira e Júlia Alves de Oliveira, neta paterna de João Luiz de oliveira e Angélica Maria e, neta materna, dos mesmos Policarpo Alves Teixeira e Joaquina Francisca da Rosa.
Bn4. Hortência Gomes Leal/Leal de Oliveira casou em 1907 com Carlos Francisco de Brum, filho de Manoel Francisco de Brum[6], natural de Rio Pardo e falecido a 1.7.1904, Santo Ângelo/RS e Angélica Maria da Conceição, natural de São Borja/RS. Moradores em Santa Tecla.
Bn5. Adelaide da Conceição Leal de Oliveira nasceu em 8.12.1890, São Miguel das Missões. Casou em 1912, Santa Tecla com seu primo Bibiano Ávila da Rosa, filho de Anastácio Ávila e Marcelina Gomes da Rosa. A avó paterna de Bibiano foi Maria Melchior Ávila, solteira, natural do RS e moradora Santa Tecla. Seus avós maternos foram Manoel Marcelino da Rosa e Josefa Gomes de Quevedo, naturais desta província e moradores Santa Tecla.
Bn.6 Maria do Carmo Leal de Oliveira c/c Júlio Cardoso.
Bn7. Gabriel Leal de Oliveira casou aos 27 anos, em 1910, São Miguel, com Guilhermina Alves de Oliveira, nascida em 16.1.1893, São Miguel, filha de Pacifico Luiz de Oliveira e Maria Alves Teixeira, naturais do RS. Os avós paternos de Guilhermina foram João Luiz de Oliveira e Angélica Maria/Joaquina de Almeida e seus avós maternos foram Policarpo Alves Teixeira e Joaquina Francisca Alves. Pais de:
Tn1. Octaviana Leal de Oliveira nasceu em 10.3.1923, Campo Grande/Mato Grosso. Casou em 1939, Giruá com Vitorio Antônio de Sousa, nascido em Giruá, filho de Maximiano Antônio de Sousa e Manoela Machado de Bittencourt, moradores São Francisco de Assis.
Bn8. Theodoro Leal de Oliveira morador Santa Tecla, casou aos 36 anos, em 1915, São Miguel com Olinda Luísa de Oliveira, nascida em 13.6.1895, no mesmo distrito, filha de Salvador Luiz de Oliveira e Generosa Alves Teixeira, moradores no distrito de São Miguel. Os avós paternos de Olinda foram Lourenço Luis de Oliveira e Maria Jesuína da Silva ou Maria Joaquina da Silva, naturais do RS. Seus avós maternos foram Policarpo Alves Teixeira e Joaquina Francisca Alves ambos naturais do RS. 
Bn9. Libindo Leal de Oliveira nasceu em 2.8.1892, Santa Tecla, casou em 1920. São Miguel, com Maria Joaquina Luís de Oliveira, nascida em 13.6.1895, São Miguel, filha de Salvador Luis de Oliveira e Generosa Alves Teixeira, naturais do RS. Seus avós paternos foram Lourenço Luis de Oliveira e Maria Jesuína da Silva ou Maria Joaquina da Silva, ambos naturais do RS. Seus avós maternos foram Policarpo Alves Teixeira e Joaquina Francisca Alves, ambos naturais do RS.
Bn10. Hilário Leal de Oliveira
Bn11. Belmiria Leal de Oliveira c/c Geraldino Francisco das Chagas.
N7. Porfiria Gomes de Oliveira/Quevedo, nascida em Santo Ângelo/RS, onde aos 22 anos, a 25.4.1876 casou com Plácido Ramires da Silva, nascido em São Borja, então com 21 anos, filho de Rosa Ramires da Silva.
N8. Rufino Gomes de Oliveira casado com Marciana Maria Soares, moradores no 1º distrito de São Luiz Gonzaga/RS. Pais de:
Bn1. Geraldo Soares de Oliveira casa em 1904, Santa tecla, com Castorina de Oliveira Dias, filha de Francisco Sarate Dias e Claudina Maria de Oliveira. Os avós paternos de Castorina foram Sarate Dias (natural de Buenos Aires) e (Ana) Maria Mercedes da Silva natural do RS. Seus avós maternos foram José Luiz de Oliveira e Angélica Maria (Joaquina) de Almeida/Bittencourt. Moradores Santa Tecla.
Bn2. João Soares de Oliveira casa em 1914, Santa Tecla com Cândida Lopes de Almeida, filha de Hileno/Ileno Lopes Leal e Alexandrina Cardoso de Almeida, moradores em Santa Tecla.
Bn3. Paulino Soares de Oliveira casado com Rosa Gomes de Oliveira, filha de Carlos José da Silva/Carlos José Terêncio da silveira e Maria Gomes de Oliveira. Os avós maternos de Rosa foram Victoriana Gomes de Quevedo e Francisco Pereira de Brum.
N9. Maria Gomes de Oliveira, n. 3.3.1858, bat. 26.9.1859, Cruz Alta/RS e falecida em torno de 1869, talvez tenha sido casada com Carlos José Terêncio da Silveira ou sua sobrinha homônima, acima mencionada.
N10. Gervásio Gomes de Oliveira
N11. José Gomes de Oliveira casa em 1892, Santa Tecla, com Joana Pires de Freitas, filha de Benício Pires de Freitas falecido em 1885, Santa Tecla e Cecília Cardoso de Almeida, moradores Santa Tecla. Pais de:
Bn1. Maria José de Oliveira casa em 1910, Santa Tecla com Mariano Leal dos Santos, filho de Salvador Rodrigues dos Santos e Felisbina Antônia Leal.
N12. Norberto Gomes de Oliveira, n. 6.6.1859, bat. 20, Cruz Alta/RS.
N13. Ciríaco Gomes de Oliveira, n. 8.8.1860, b. 22.12.1860 em Santo Ângelo/RS, onde casou com sua prima Isabel Fernandes de Moraes, filha de Joaquim Rodrigues de Oliveira e Juliana Fernandes de Moraes. Pais de:
Bn1. Zelina nasceu em 29.9.1890, distrito de São Miguel das Missões.
F2. Felicidade Gomes de Quevedo nasceu em 9.10.1818, Cruz Alta/RS e faleceu em 1º.12.1857, Cruz Alta/RS. Casou com Salvador Maria de Moraes falecido em 23.8.1842, com quem teve 9 filhos. Casou em 2º matrimônio a 24.7.1856 em Cruz Alta/RS com Generoso Soares Leal, filho de Manuel Soares Leal e Cristina Maria Cardoso, com quem teve uma filha. Pais de:
N1. Maria Fernandes de Moraes casada com o capitão Manoel Inácio Prestes, falecido a 2.1.1873, Santa Tecla. Pais de:
Bn1. João Manoel Prestes casou em 21.4.1874, Santo Ângelo, com Marciliana, 18 anos, filha de Jacinto Nunes de Freitas, falecido a 17.2.1888, 4º distrito de Santo Ângelo/RS (lugar denominado Carajá) e Jesuína Maria Antônia.
Bn2. Victorina Maria Prestes casada com Lino Luiz de Oliveira, filho de Lourenço Luis de Oliveira falecido em 10.10.1873 e de sua 2ª esposa Maria Jesuína da Silva (a primeira esposa fora Maria Cecília Pereira). Após, o viúvo Lino Luiz de Oliveira casou-se em segundas núpcias, a 4.11.1901 em São Miguel das Missões com Arminda Ferreira de Escobar, filha de Vicente Ferreira de Escobar e Serafina Fernandes de Moraes, com quem teve, ao menos, uma filha de nome Gabriela.
Victorina e Lino foram pais de:
Tn1. Anacleta Maria de Oliveira casou aos 21 anos, em 1901, Santa Tecla, com Joaquim Teixeira de Carvalho, 22 anos, morador no mesmo distrito, filho de Apolinário Teixeira de Carvalho[8] e Maria Pires de Arruda (Maria Joaquina de Bittencourt?).
Tn2. Maria Prestes (Fernandes) de Oliveira nascida em São Miguel em 20.01.1873, onde casou aos 21 anos com seu primo, José Fernandes de Moraes, 22 anos, nascido neste mesmo distrito, filho de Francisco Fernandes de Moraes e Joana Rabello de Moraes, ambos naturais do RS e moradores no distrito de São Miguel, neto paterno de Salvador Maria de Moraes e Felicidade Gomes de Quevedo, neto materno de Felisberto dos Santos Roballo (falecido a 23.8.1904, São Borja/RS) e de Faustina Antônia Rodrigues. 
**
#Nota:
Felisberto dos Santos Roballo (filho de Ana Joaquina de Mello) e Faustina (filha de Constantina Josefa de Andrade Rodrigues); Faustina estava casada em 1856 com seu tio materno Luciano José de Andrade. Felisberto e Faustina foram pais de:
1. Joana Roballo casada com Francisco Fernandes de Moraes, moradores Santo Ângelo/RS.
2. Rolando dos Santos Roballo casou com Josefina Cardoso de Aranda.
3. Angelina Roballo casada com José Gomes de Quevedo.
4. Felisberta Antônia Rodrigues
5. Josefa dos Santos Roballo casada com Manoel Pereira da Silva.
6. Arão dos Santos Roballo casado com Josefa de Andrade.
7. Jacundino dos Santos Roballo
8. Laureano dos Santos Roballo 
9. Primo dos Santos Roballo casou com Francisca Xavier das Chagas e com Firmina Gomes (de Quevedo?).
Maria e José foram pais de: Francisca, n. 18.07.1897 em São Miguel das Missões. 
***
Maria e José foram pais de:
Qn1. Francisca Fernandes de Moraes, nasceu a 18.07.1897, São Miguel das Missões.
Qn2. Ovídia Fernandes de Moraes, nasceu a 03.06.1900, São Miguel das Missões.
Tn3. Evaristo de Oliveira casa em 1915, Santo Ângelo com Galdina Francisca de Lima, filha de João Francisco de Lima e Inocência Maria de Lima. 
Tn4. Bráulio Luiz de Oliveira casou aos 25 anos em 1912, com Rosa Ribeiro Lemos, 19 anos, n. 13.5.1893 em Santo Ângelo/RS, filha de Lerino Ribeiro Lemos e Maria Angélica Ribeiro. AP: José Ribeiro Lemos e Teresa Martins Ribeiro. AM: Felisberto Antônio da Rosa e Guilhermino Pereira da Rosa. 
Tn5. Paulino Luís de Oliveira, nasceu a 15.5.1876, b. 3.2.1877, Santo Ângelo.
Bn3. Ana Maria Fernandes Prestes, fal. aos 68 anos a 24.05.1926 em Joia, 8º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou aos 17 anos, a 10.6.1874 em Santo Ângelo, com Manuel Luiz de Oliveira, então com 24 anos, n. Santo Ângelo/RS, filho de Lourenço Luiz de Oliveira e Maria Jesuína da Silva, acima citados. Manuel e Ana Maria foram pais de 7 filhos: Raimundo, Rozenda, Júlia, Henrique, Antônio, Maria Luísa, Luísa Maria e Teófilo.
Tn1. Raymundo Luiz de Oliveira n. 6.1.1876 Santo Ângelo/RS e fal. 5.6.1954, Entre-Ijuís. Casou em Santo Ângelo/RS em 1903 com Ezelindra Alves Teixeira, filha de João Alves Teixeira e Marculina Alves Teixeira, moradores em São Miguel das Missões.
Tn2. Rozenda (o) Luiz de Oliveira
Tn3. Júlia Luiz de Oliveira casou aos 27 anos, 1902, distrito missioneiro de Santa Tecla, com João Machado de Moraes, 27 anos, filho de Apolinário Joaquim Machado e Serafina Fernandes de Morais.
Tn4. Henrique Luiz de Oliveira casou aos 23 anos em 1912 no distrito missioneiro de Santa Tecla com Cipriana Maria de Oliveira, 24anos, filha de Theodoro Luís de Oliveira e Vitalina Nunes da Silva, moradores em Ijuí/RS. Os avós maternos de Crispiana/Cipriana foram Leonardo José da Silva e Catarina Pires de Freitas.            
Tn5. Antônio Luiz de Oliveira n. 5.9.1877 em Santo Ângelo/RS. C/C Angelina Luiz de Oliveira. Pais de:
Qn1. Antônio Luiz de Oliveira Filho
Tn6. Maria  Luiza Oliveira nascida a 19.2.1895, distrito missioneiro de Santa Tecla/RSonde casou em 1913 com  Lucidio José Machado.
Tn7. Luísa Maria de Oliveira casou 1905 distrito missioneiro de Santa Tecla com Joaquim Francisco da Rosa, filho de Martim Francisco da Rosa e Brandina Maria da Silva, moradores em Santa Tecla. Esta filha não é citada no óbito da mãe. Pais de:
          Qn1. Antônio da Rosa
Qn2. Margarida Francisca da Rosa n. 23.6.1911, casou em 1929, Santo Ângelo/RS, com Protásio Rodrigues de Lima, n. 24.6.1909 em Santo Ângelo/RS, filho nat. de Vitoriana Alves da Luz.         
Bn4. Justina Maria Fernandes Prestes casa aos 15 anos, em 10.6.1874, Santo Ângelo/RS, com Carlos Holsbach Sobrinho, 25 anos, nascido em Santa Maria, filho de Pedro Hollsbach e Ana Maria Hollsbach. Pais de:
Tn1. Carolina Ofrasina Holsbach nasceu em 1.1.1876, casou aos 18 anos em 1893, Santo Ângelo com Adriano Xavier dos Santos, 28 anos.
Bn5. Teresa Fernandes Prestes casou com Zeferino Luiz Carneiro, filho de Cyro Luís Carneiro e Isabel Luísa Rodrigues da Silva/de Ramos (v. neste blog a família Cavalheiro do Amaral). Pais de:
Tn1. Manoel Francisco Carneiro, n. 10.10.1886 e foi bat. 21.5.1889, São Miguel das Missões. Casou a 19.3.1906, Santo Ângelo/RS, com Francisca Maria dos Santos, nascida em São Luiz Gonzaga/RS, filha de Zeferino José dos Santos e Manoela Maria dos Santos. 
Tn2. Gasparina Mathilde Carneiro, n. 14.3.1888 e foi bat. a 21.5.1889 em São Miguel das Missões. Casou em 1910, distrito missioneiro de Santa Tecla, com Felisberto Maria de Moraes, 31 anos, filho de Boaventura José Maria Fernandes e Francisca Maria, moradores no distrito de Santa Tecla. Os avós paternos de Felisberto foram Salvador Maria de Moraes e Felicidade Gomes de Quevedo.
Tn3. Gabriel Carneiro faleceu a 13.1.1900, 2º distrito de Tupanciretã/RS.
Tn4. José André Carneiro faleceu a 20.8.1914, 2º distrito de Tupanciretã.
Tn5. Maria Justina Carneiro, fal. solteira aos 51 anos a 23.8.1935 em Joía, então 2º distrito de Tupanciretã/RS.
Bn6. Teófilo Inácio Prestes c/c Elisa Bella Holzbach.
Bn7. Vidal Inácio Prestes casou com Ana Maria da Silva, filha de José Floriano Garcia e Maria Francisca da Silva. Foram moradores em Santa Tecla e depois no 8º distrito de Santo Ângelo. Pais de:
Tn1. Joana Maria da Silva nasceu em 12.6.1892, Santa Tecla, onde casou em 1914 com Pedro Pereira Ramos, filho de Joaquim Pereira Ramos e Felizarda Soares dos Santos. Moradores Santa Tecla.
Tn2. Manoel Marçal Prestes nasceu em 30.6.1889, São Miguel das Missões, casa em 1919, Santa Tecla com Amantina do Amaral Machado, filha de Felisbino José Machado e Emília Cavalheiro do Amaral Machado, moradores Santa Tecla.
Bn8. Manoela Prestes
Bn9. Emílio Prestes
N2. Francisco Fernandes de Moraes, falecido aos 72 anos a 3.12.1908 em Santo Ângelo, casado com Joana Roballo, nascida a 13.4.1856, bat. 31.3.1867, São Borja/RS, filha de Felisberto dos Santos Roballo (fal. 23.08.1904, São Borja/RS) e Faustina Antônia Rodrigues, acima citados. Pais de:
Bn1. José Fernandes de Moraes casou aos 22 anos, em São Miguel das Missões, com sua prima Maria Fernandes Prestes de Oliveira, 21 anos, nascida neste mesmo distrito em 20.01.1873, filha de Lino Luiz de Oliveira e Vitorina Maria Prestes. Pais de: Francisca, n. 18.07.1897, São Miguel das Missões. Os avós paternos de Maria foram Lourenço Luís de Oliveira falecido em  10.10.1873, e sua 2ª esposa Maria Jesuína da Silva (a primeira esposa fora Maria Cecilia Pereira). Seus avós maternos foram Manoel Ignácio Prestes e Maria Fernandes de Moraes. Pais de:
Tn1. Francisca Fernandes de Moraes, n. 18.7.1897, S. Miguel das Missões.
Tn2. Ovídia Fernandes de Moraes, n. 03.06.1900, São Miguel das Missões.
Bn2. Margarida Fernandes de Moraes nasceu em 7.11.1878, Santo Ângelo, casou em 19.10.1912, Santa Tecla com Cyrinéo Luiz Carneiro, filho de Cyro Luiz Carneiro e Izabel Rodrigues Carneiro. Pais de:
Tn1. Glória Carneiro nascida em 19.12.1913, Coimbra, Santo Ângelo/RS, casada com João Antônio Fogliato, moradores em Tupanciretã.
Bn3. Felisberta Fernandes de Moraes nasceu em 9.2.1881, casou em 1898, Santa Tecla com João Matheus dos Santos nascido em 27.12.1867, Santo Ângelo, filho de Francisco Matheus dos Santos e Rita Maria de Jesus.
Bn4. Procópio Fernandes de Moraes.
N3. Salvador Maria de Moraes
N4. Antônio Maria Fernandes de Moraes casa em 13.4.1863, com Maria Teresa, natural do RS, filha de Jerônimo da Costa Leite e Ana Jacinta da Silva.
N5. Boaventura José Maria Fernandes de Moraes faleceu 13.11.1888, no lugar denominado Carajá, Santo Ângelo/RS, foi casado com Francisca Maria de JesusPais de:
Bn1. Felisberto Maria de Moraes casou aos 31 anos em 1910, distrito de Santa Tecla/RS, com sua prima Gasparina Mathilde Carneiro, acima citados.
Bn2. Fermiano Fernandes de Moraes casa aos 23 anos em 1906 no 3º distrito de Santo Ângelo/RS (Santa Tecla), com Fermiana dos Reis Machado, 21 anos, filha de Fermiano José Machado e Manoela Rodrigues dos Reis.
Bn3. Belmira Maria de Moraes nascida no distrito de Santa Tecla a 30.09.1876, onde casou aos 16 anos, em 1891, com João Marques de Almeida, em torno de 36 anos, filho de Manoel Marques de Almeida e Cândida Fernandes de Lima. Pais de:
Tn1. Pompília Marques de Almeida n. 4.10.1892, Santa Tecla, onde casou em 1914 com Cyro Brittes, 26 anos, filho de Leonardo de Brittes e Florisbela Marcelina da Rosa.
Bn4. Custódia Maria de Moraes casada com Francisco Floriano da Silva, filho de José Floriano Garcia e Maria Francisca da Silva.
Bn5. Thereza Maria de Moraes casa aos 16 anos, em 1898, Santa Tecla com Belarmino Rodrigues Padilha, 18 anos, filho de Bernardo Rodrigues Padilha[9] e Rafaela Maria Xavier, falecida aos 60 anos, em 1.10.1912 em Santa Tecla. Os avós paternos de Belarmino foram Porfírio Pereira da Cruz e Maria Antônia Pereira. Seus avós maternos foram Pedro Antônio Xavier e Gertrudes Maria Pedrosa. Pais de:
Tn1. Custódia Rodrigues de Moraes n. 24.1.1899, distrito de Santa Tecla, onde casou com Anulino Rodrigues Teixeira, filho de Ricardo José Teixeira e Maria Flora Rodrigues.
Tn2. Alcides Rodrigues de Moraes, nasceu a 07.11.1911, Santo Ângelo, onde foi batizado.
N6. Juliana Fernandes de Moraes nascida no RS. Casou com Joaquim Rodrigues de Oliveira, nascido no Paraná. Pais de:
Bn1. Maria das Dores casada com Ramão Ramires de Queiroz, filho de João Estevão de Queiroz (fal. aos 69 anos a 11.12.1903 em Santo Ângelo) e de Maria Brum, neto paterno de Cândido de Queiroz e Maria Melchior.
***Nota:
João Estevão de Queiroz e Maria Brum foram pais de:
1. Ramão Ramires de Queiroz c/c Maria da Dores.
2. Lídia Ramires de Queiroz
3. Maria Gonçalina
4. Severiano Ramires de Queiroz
5. Francisca Ramires de Queiroz ou Francisca Duarte de Queiroz c/c Miguel Gomes de Quevedo, abaixo citados.
6. Maria Alzira dos Santos c/c Leopoldino dos Santos Filho.
7. Cecília Ramires dos Santos
8. João Ramires dos Santos
9. Eufrásio Ramires dos Santos
10. Jacinta Ramires dos Santos
**
Ramão e Maria foram pais de:
Tn1. Júlia Fernandes de Queiroz nasceu a 20.9.1892. Casou em 1911, Santa Tecla com Severino Floriano da Silvas, nascido a 20.6.1888, filho de Joaquim Floriano da Silva e Guilhermina Fernandes de Moraes.
Bn2. Francisca Domingues de Oliveira casou aos 29 anos, em 1899, distrito de Santa Tecla com José Rodrigues da Silva, 22 anos, filho de Maximiano Rodrigues Palma e Maria José da Silva.
Bn3. Isabel Fernandes de Moraes casada com Ciríaco Gomes de Oliveira, filho de Domingos Gomes de Quevedo e Benedita Maria de Oliveira. Pais de:
Tn1. Zelina nasceu em 29.9.1890, São Miguel das Missões.
Bn4. Rafaela Fernandes de Moraes, n. 06.09.1873, Santo Ângelo.
Bn5. Clemente Fernandes de Moraes, n. 23.11.1875, Santo Ângelo
N7. Serafina Fernandes de Moraes casada em 1ª núpcias com o Cap. Vicente Ferreira de Escobar, falecido em 29.12.1869, Santa Tecla, com quem teve 5 filhos. Serafina casou em 2ª núpcias, em 10.2.1870, Santo Ângelo, com Hilário Joaquim Machado, nascido em Santo Ângelo, filho de Manoel Alves da Luz e Maria Antônia. Serafina e Hilário tiveram 5 filhos localizados. Pais de:
Bn1. Deolinda Ferreira de Escobar casou a 7.1.1875, Santo Ângelo, com Ezequiel Sarate Dias, falecido a 3.3.1908, no lugar denominado Carajá, São Miguel das Missões, filho de Francisco Sarate Dias, natural de Buenos Aires e (Ana) Maria Mercedes da Silva ou Machado de Souza, natural do estado do RS. 
#Nota:
Francisco Sarate Dias e Maria Mercedes foram pais, pelo menos, de:
1. Ezequiel Sarate Dias, acima citado, n. RS e falecido aos 65 anos a 3.3.1908, distrito de Entre-Ijuís/RS, c/c Deolinda Ferreira de Escobar.
2. Francisco Sarate Dias casado com Claudina Maria de Oliveira, e
3. Simpliciano Sarate Dias casado com Clemência Nunes de Freitas.
4. Escolástica da Silva Dias casada com Pacífico Paz dos Santos.
***
Deolinda e Ezequiel foram pais de:
Tn1. Francisco Sarate Dias Sobrinho
Bn2. Aníbal Ferreira de Escobar casou com Belmira Nunes de Freitas, filha de Jacinto Nunes de Freitas e Jesuína Maria Antônia.
**Jacinto Nunes de Freitas (faleceu a 17.2. 1888, no 4º distrito de Santo Ângelo, em Carajá) e Jesuína foram pais de:
1. Marciliana casada com João Inácio Prestes.
2. Belmira Nunes de Freitas casada com Aníbal Ferreira Escobar.
3. Laurentina Nunes de Freitas
4. Rosa Nunes de Freitas casada com Firmino Nunes de Freitas.
5. Ângelo Nunes de Freitas casado com Ignês Francisca Nunes.
6. Clemência Nunes de Freitas casada com Simpliciano Sarate Dias.
7. Francisco Vieira Netto casado com Alexandrina da Silva Jardim.
8. João Nunes de Freitas/João Vieira Netto (?) casado com Maria Xavier dos Santos.
9. Luiz (Osório) Nunes de Freitas casado com Maria Joaquina Rodrigues (?) de Oliveira.
10. Maria (Guilhermina?) Nunes de Freitas casada com Cipriano Sarate Dias e com Valentim Ferreira de Escobar?
11. José Nunes de Freitas casado com Josefa Fernandes/Machado de Moraes.
12. Marcos Nunes de Freitas com Rosa de Paula Chagas.
13. Inês Nunes de Freitas casada com Napoleão Nunes de Freitas e depois com Cláudio José de Espíndola.
14. Irineu Nunes de Freitas casado com Constança/Constância Maria do Amaral Machado.
15. Garibalde Nunes de Freitas  falo. 2.1.1958 Santo Ângelo, casado com Luiza Nunes de Freitas/Chagas. 
16. Geralda Nunes de Freitas c/c 29.6.1915, Santo Ângelo com Henrique Cardoso da Rosa.
17. Francisco Vieira Neto
***
Bn3. Arminda Ferreira de Escobar casou a 4.11.1901 em São Miguel das Missões/RS, com Lino Luiz de Oliveira (viúvo de Vitorina Maria Prestes), filho de Lourenço Luiz de Oliveira e Maria Jesuína da Soledade. Arminda fora casada em 1º matrimônio com José Cavalheiro do Amaral?
Lourenço Luiz de Oliveira nasceu no Paraná e faleceu em 10.10.1873. Casou em 1º matrimônio no Paraná com Maria Cecília Pereira com quem teve 7 filhos. Casou em 2º matrimônio no Paraná, com Maria Jesuína da Silva, com quem teve 9 filhos. [Vide neste blog a família Luís de Oliveira]
Bn4. Valentim Ferreira de Escobar falecido a 24.6.1957 em Santo Ângelo/RS, onde se casou a 10.6.1889 com Marias Nunes de Freitas, filha de Jacinto Nunes de Freitas e Jesuína Maria Antônia.
Bn5. Maria Josefa Ferreira de Escobar casou-se aos 19 anos, a 7.1.1875 em Santo Ângelo com Maximiano Rodrigues de Palma, então com 20 anos, filho de Joaquim Rodrigues de Oliveira e Joana Francisca de Moraes.
Filhos do 2º matrimônio de Serafina com Hilário ou Apolinário Joaquim Machado:
Bn6. João Machado de Moraes, n. 13.06.1873, Santo Ângelo, casa aos 27 anos, em 1902, Santa Tecla/RS, com Júlia Maria de Oliveira, 27 anos, filha de Manoel Luiz de Oliveira e Ana Maria de Oliveira.
Bn7. Raymundo Ildefonso Machado casou em 1905, distrito de Santa Tecla, com Flora Marcelina de Brites, filha de Leonardo Brittes e Florisbela Marcelina da Rosa. Pais de:
Tn1. Juvenal Machado de Brittes nasceu a 21.5.1906, distrito de Santa Tecla, onde casou em 1927 com Felícia Pires de Vargas, nascida em 18.10.1899, filha de Francisco Corrêa de Vargas, falecido a 12.11.1926, e Henriqueta Pires de Arruda, moradores no distrito de Santa Tecla. Os avós paternos de Felícia foram: Francisco Corrêa de Vargas e Felícia Joaquina de Bittencourt naturais do RS. Seus avós maternos foram: João Pires de Arruda e Geralda da Silva Nunes também naturais do RS e moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn8. Maria Engrácia de Moraes casou aos 18 anos, em 1892, Santa Tecla com Manoel David Silveira, 28 anos aproximadamente, nascido em Arroio do Só, Município de Santa Maria, filho de Clarinda Maria Silveira. Pais de:
Tn1. Senhorinha, n. 27.9.1907, Santo Ângelo.
Bn9. Josefina Fernandes de Moraes ou Josefina Machado de Moraes nasceu a 16.3.1871 em Santo Ângelo e casou em 1892, Santa Tecla, com José Nunes de Freitas,  então com 22 anos, nascido em Santa Tecla, filho de Jacinto Nunes de Freitas e Jesuína Maria Antônia. Josefina casou em segundas núpcias a 22.3.1909 em São Miguel das Missões/RS, com Antônio Nunes de Freitas, filho de Calisto Nunes de Freitas e Rosa Nunes de Oliveira. 
**Calisto Nunes de Freitas e Rosa foram pais:
1. Maximiano Nunes de Freitas c/c  Cândida Lopes de Almeida
2. Francisco Nunes de Freitas
3. Antônio Nunes de Freitas casou com Josefina Fernandes de Moraes.
4. Guilherme Nunes de Freitas
5. Firmino Nunes de Freitas
6. Gabriel Nunes de Freitas
7. Libindo Nunes de Freitas
8. Hermógenes Nunes de Freitas
9. Napoleão Nunes de Freitas casado com Inez Nunes.
10. Lourenço Nunes de Freitas
11. Luísa Nunes de Freitas
12. Madalena Nunes de Freitas casada com Pedro Paulo das Chagas.
13. Adriano Nunes de Freitas
14. João Nunes de Freitas
***
Josefina Machado de Moraes e José Nunes de Freitas foram pais de:
Tn1. Francisco Vieira de Moraes, nasceu a 14.8.1892, no distrito missioneiro de São Miguel/RS. Casou em 1914 no distrito de Santa Tecla/RS, com Flacila Nunes de Freitas, filha de Napoleão Nunes de Freitas falecido distrito de São Miguel  e Inês Nunes de Freitas, moradores mesmo distrito. Os avós paternos de Flacila foram: Calixto Nunes de Freitas e Rosa Maria de Oliveira e, os maternos, Jacinto Nunes de Freitas  e Jesuína Maria Antônia, todos do RS.
Tn2. Vicentina Nunes de Moraes (filha natural de Josefina) nascida no distrito de Santa Tecla a 30.11.1910, onde casou aos 18 anos, em 1928 com Pedro Pereira Ramos, nascido a 11.8.1900, Santiago do Boqueirão, filho de Joaquim Pereira Ramos, 75 anos, e Felizarda Soares dos Santos, 58 anos, moradores no distrito de Santa Tecla.
N8. João Maria de Moraes
Filha do 2º casamento de Felicidade com Generoso Leal.
N9. Felicidade faleceu 17 dias após o óbito da mãe.
F3. Josefa Gomes de Quevedo nasceu 18.8.1824 no RS e fal. 30.7.1920 no distrito de Joia, então 8º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou com Manoel Marcelino da Rosa[10], falecido em 31.12.1854, no 3º distrito de Santo Ângelo/RS (São Miguel), com quem teve 8 filhos: Maria Luísa, Joaquina, Vicente, Fabiano, Ricardo, Marcelino, Policarpo e Florisbela. Josefa casou em 2ª núpcias  a 1º1.1857 em Cruz Alta/RS com Balduíno (ou Prudêncio) Soares Leal, natural do Paraná, filho de Gregório? Soares Leal e Maria de Oliveira. Josefa e Balduíno tiveram os filhos Manoel e Gaspar. Balduíno faleceu com aproximadamente 50 anos, em 28.07.1881 em São João Mirim, de morte natural. Pais de:
N1. Maria Luísa da Rosa casada com Manoel Antônio da Silva, com quem teve as filhas Isabel e Marcolina. Maria Luísa casou-se em 2ªs núpcias com Antônio Ribeiro Lemos, viúvo de Hermenegilda Maria de Jesus (v. família de Antônio Ribeiro Lemos neste blog). Do segundo casamento de Maria Luísa houve 11 filhos: Marcolina, Fidélis, João Ribeiro, Vitalina, Germano, José, Eliza, Fabiana, Manuel, Marcolina e Ermenegilda.
Bn1. Isabel nasceu em 4.1.1864, batizada em Santo Ângelo.
Bn2. Marcolina nasceu em 25.4.1863, batizado em Santo Ângelo.
Bn3. Marcolina
Bn4. Fidélis
Bn5. João Ribeiro
Bn6. Vitalina
Bn7. Germano
Bn8. José
Bn9. Elisa
Bn10. Fabiana
Bn11. Manuel
Bn12. Marcolina
Bn13. Hermenegilda
N2. Joaquina Marcelina da Rosa natural do RS. Casou a 5.10.1863 em Santo Ângelo com Salvador Cardoso de Almeida, natural do RS e filho (natural) de João Cardoso de Almeida e Maria Pinheiro. Pais de:
Bn1. Francisca Cardoso de Almeida, n. 15.10.1864, batizada em Santo Ângelo/RS. Casou com Honorato Ferreira da Cruz, filho de Joaquim Ferreira da Cruz e Diolinda ou Dionísia Maria da Anunciação. 
#Nota:
**Joaquim e Diolinda foram pais:
1. Joaquim Ferreira da Cruz
2. Manuel Ferreira da Cruz
3. Maria Ferreira da Cruz
4. Carolina Ferreira da Cruz c/c Leopoldo Luís dos Santos
5. Firminio Ferreira da Cruz
6. Salvador Ferreira da Cruz
7. João Ferreira da Cruz c/c Carolina Xavier de Abreu.
8. Francisco Ferreira da Cruz c/c Rosa Alves da Cruz.
9. Honorato Ferreira da Cruz casado com Francisca Cardoso de Almeida.
10. Domingos Ferreira da Cruz casado com a sobrinha Laurinda Ferreira da Cruz.
11. Felício Ferreira da Cruz
12. Boaventura Ferreira da Cruz
13. Graciana Ferreira da Cruz
14. Marcolina Ferreira da Cruz
15. Marciliano Ferreira da Cruz
16. Leopoldino Ferreira da Cruz
17. Custódio Ferreira da Cruz 
Francisca e Honorato foram pais de:
Tn1. Pacifico Ferreira da Cruz nascido em 3.4.1892, distrito missioneiro de São Miguel onde casou em 1920 com Mafalda Ribeiro da Rosa n. 2.5.1903, filha de Eliza Ribeiro da Rosa e Manoel Ribeiro dos Santos. VER NESTE BLOG A FAMÍLIA ANTONIO RIBEIRO LEMES (OS).
Tn2. Fermino Ferreira da Cruz nascido em 3.10.1888, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1917, com Fabiana Ribeiro da Rosa, 30 anos, filha de Antônio Ribeiro Lemos e Maria Luísa Ribeiro da Rosa.
Tn3. Pedrolina da Cruz n. 3.4.1899 distrito de São Miguel/RS, onde casou em 1917 com Domingos da Costa Leite n. 5.4.1887, filho de Veríssimo da Costa Leite e Florentina Maria da Jesus, ambos do RS e moradores distrito missioneiro de São Miguel.
Bn2. Vergílio Cardoso de Almeida nasceu em 19.5.1865, bat. em Santo Ângelo/RS,  casou  1892 distrito missioneiro de Santa Tecla com  Raimunda Rodrigues de Oliveira, nascida 1872, filha de José Rodrigues de Oliveira (família de Sorocaba) e Maria Leandra de Oliveira, (família do Paraná) e moradores no 1º distrito de  Santo Ângelo/RS. Pais de:
Tn1. Virgilina Cardoso de Almeida nascida a 17.5.1903, no 2º distrito  de Ijuí/RS, casa em 1920 em Santo Ângelo/RS, com João Pedro de Ramos, nascido a  21.11.1895 no 1º distrito de  Santo Ângelo/RS, filho de Jacinto Rodrigues Ramos e Silvina Teixeira de Deus. Os avós paternos de João Pedro foram Henrique Rodrigues Ramos e Prudência Luísa Gomes Carneiro. Seus avós maternos foram Tristão José de Deus (encontrado,  também, como Tristão Cavalheiro dos Santos) e Firmina Maria Teixeira, nascida no Paraná. VER NESTE BLOG A FAM DE JOSÉ JOAQUIM TEIXEIRA.
Tn2. Hortêncio Cardoso de Almeida n.5.5.1893, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1919 com Lídia Teixeira de Ramos n.18.2.1889 Santo Ângelo/RS, filha de Jacinto Rodrigues de Ramos e Silvina Teixeira de Deus.
Tn3. Florentino Cardoso de Almeida n. 6.8.1899, 4º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casou em 1923 com Araci Ângela Teixeira, n. 14.4.1906, filha de José Ângelo Teixeira já falecido e Olympia Pascoa Teixeira n. 17/5/1871.
Tn4. Narcez Cardoso de Almeida, nasceu 27.7.1900, 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casou em 1930, com Elisa Ângela Teixeira, nascida em 22.5.1900 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Olímpia Páscoa Teixeira e José Ângelo Teixeira.
Bn3. Custódio Cardoso de Almeida Rosa, n. 13.8.1873 em Santo Ângelo/RS. Casou em 1906 no distrito missioneiro de Santa Tecla/RS, com Alexandrina Maria da Silva, filha de Manoel Pinheiro e Antônia Pinheiro, moradores em São Luiz Gonzaga/RS.         
Bn4. José Cardoso de Almeida, n. 28.3.1876, bat. 3.2.1877 em Santo Ângelo/RS.
Bn5. Maria Cardoso de Almeida, n. cerca de 1886. Casou aos 28 anos, em 1913, Santa Tecla, com Pacifico Marcelino da Rosa, 30 anos, filho de Policarpo Marcelino da Rosa e Victoriana Maria de Oliveira.
Bn6. Joana Cardoso de Almeida casou 1909, distrito missioneiro de Santa Tecla com Calisto Nunes filho de Maximiano Nunes de Freitas e Cândida Lopes de Almeida.
N3. Vicente Marcelino da Rosa casou a 10.2.1870 com Rosa Marcelina de Jesus ou Rosa Rodrigues de Paula, filha de Ângelo Rodrigues de Paula, falecido a 20.2.1890, Santo Ângelo/RS e Florisbela Maria de Jesus, falecida a 24.11.1895 no 4º distrito de Santo Ângelo/RS. Pais de:
Bn1. Clemente Marcelino da Rosa nasceu a 3.10.1871c em Santo Ângelo. Casou em 1895, Santa Tecla, com Olímpia Xavier de Camargo, 16 anos, natural de São Paulo, “tendo vindo para este estado ainda pequena”, onde foi batizada na Paróquia de Santo Ângelo, filha de Pedro Antônio Xavier Filho e Sabina Maria de Camargo.
Bn2. Hiduvirges/Eduvirge Marcelina da Rosa nasceu a 7.10.1873, Santo Ângelo. Casou em 1898, Santa Tecla, com Marcos Rocca, nascido em 1860 no Paraguai, morador em São Luiz Gonzaga/RS e distrito de Santa Tecla, falecido  no mesmo ano, a 7.3.1898, filho  adotivo de Hilário Duarte e Flavia Duarte, falecidos no Paraguai. Foi morto a facão pelo cunhado, Florêncio Marcelino da Rosa. Não deixou descendência. Hiduvirges casou, novamente, em 1902, com Custódio da Costa Leite, filho de Mariano da Costa Leite e Joaquina Ferreira da Cruz.
Bn3. Florêncio Marcelino da Rosa, nasceu a 7.11.1872, batizado em Santo Ângelo. Casou em 1908, Santa Tecla, com Leopoldina Alves de Paula, filha de Silvério Rodrigues de Paula, falecido em Santa Tecla, e Paulina Alves Teixeira. Os avós paternos de Leopoldina foram Ângelo Rodrigues de Paula e Florisbela Maria de Jesus. Seus avós maternos foram Leopoldino Alves Teixeira[11] e Francisca Maria de Oliveira.
Bn4. Servolo Marcelino da Rosa casou aos 24 anos, em 1899, distrito de Santa Tecla, com Josefina Maria de Oliveira, 15 anos, nascida em São Luiz Gonzaga/RS, filha de Rufino Gomes de Oliveira e Marciana Maria Soares.
Bn5. Maria Marcelina da Rosa  nasceu a 5/2/1876, batizada em Santo Ângelo.
Bn6. Epifânia Marcelina da Rosa  nasceu a 7/4/1877, batizada em Santo Ângelo. Casou em 1904 com Paulino Marcelino dos Santos.
Bn7. João Marcelino da Rosa, n. 3.9.1881, RS. Casa a 7.4.1906, Santo Ângelo/RS, com Jovita Osório de Lima, 24 anos, filha de Virgílio Osório de Lima e Maria Ribeiro de Moraes.
Bn8. Alexandre Marcelino da Rosa  n. 15.6.1884 e foi bat. a 28.1.1885, São Miguel das Missões.
N4. Fabiano Marcelino/Martins da Rosa n. 1850 no RS e falecido a 14.5.1903, São Miguel das Missões. Casou em Santo Ângelo a 5.8.1875 com Marcelina Teixeira, n. 1859 no RS (filha de Salvador Rodrigues Teixeira, nascido em 1830 no Paraná e falecido em 1916 e Jonia Maria Gonçalves). Fabiano e Marcelina foram pais de 13 filhos: Manoel, Júlio, Marfisa, Viriato, Inocêncio, Maria José, Guilhermina, João Paulo, Custodia, Rosalina, José, Percival, e Perseverando (Percival). Pais de:
Bn1. Manoel Siqueira da Rosa nascido em torno de 1876. 
Bn2. Daniel Aquino da Rosa nasceu a 7.3.1877, São Miguel das Missões, onde casou aos 29 anos, em 1906 com Felisbina Antunes de Freitas, 28 anos, nascida em  13.9.1878, mesmo distrito de São Miguel, filha de Delfino Antunes de Freitas, natural do RS e morador no distrito de São Miguel das Missões e Zeferina Dornelles Antunes falecida no mesmo distrito. 
Delfino casa, posteriormente, com Jerônima Antunes Ribas nascida em 30.9.1885, filha de Basílio de Oliveira Ribas falecido São Miguel das Missões e Fermina Antunes Ribas, com quem teve 3 filhos. (Jerônima casou depois, com Constâncio Fernandes Irassoquy, filho de Policarpo Fernandes Irassoquy e Maria Inácia Lemes da Rosa, moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn3. Júlio Archanjo da Rosa nasceu em 27.9.1879, Santo Ângelo/RS, onde fal. 16.1.1951 e casou em 2.9.1910, com Virgilina Marcondes Teixeira nascida em 30.4.1879, Santo Ângelo/RS, filha de Páscoa dos Santos Teixeira e Mariano Marcondes Teixeira. Pais de:
Tn1. Dario nasceu em 18/10/1911 em Santo Ângelo/RS.
Tn2. João Archanjo da Rosa nasce em Santo Ângelo/RS em 12.10.1913.
Tn3. Júlio Marcondes da Rosa nascido em 6.8.1915 Santo Ângelo/RS casou em 21.6.1938 em Santo Ângelo/RS com Alzira Rodrigues da Silva.
Tn4. Carlota Teixeira da Rosa nascida a 11.10.1917 no distrito de Entre-Ijuís/RS.
Tn5. Lindolfo Archanjo da Rosa, nascido a 28.1.1920 no distrito de Entre-Ijuís.
Bn4. Marfisia Teixeira da Rosa, nascida em torno de 1879, casada aos 26 anos, em 1904, com Timóteo Teixeira Machado, filho de João Teixeira Machado[12] e Generosa Maria de Jesus, moradores no distrito de São Miguel das Missões. Os avós maternos de Timóteo foram Ângelo Rodrigues de Paula[13] e Florisbela Maria de Jesus, falecida em 20.2.1890, São João Mirim.
Bn5. Viriato Teixeira da Rosa, n. 23.8.1889(?) casado a 19.7.1912, com Isabel Rodrigues da Silva/Franco, 28 anos, filha de Isabel Rodrigues de Siqueira falecida aos 94 anos, em 3.7.1932 no distrito de Entre-Ijuís/RS e de João (?) Francisco Franco da Silva, que falece em 2.1.1916 com 69 anos, filho de Raymundo Nonato da Silva[14] e Maria dos Santos Teixeira. Pais de:
Tn1. Odila nasceu 10.4.1913 em Santo Ângelo/RS
Bn6. Inocêncio nasceu em torno de 1881 22 anos em 1903
Bn7. Maria José Teixeira da Rosa nasceu 24.3.1883, RS, casou aos 20 anos, em 1909, distrito de São Miguel das Missões, com Joaquim Alves de Paula, nascido em 9.1.1880, RS filho de Silvério Rodrigues de Paula falecido em 12.10.1896 Santo Ângelo/RS e Paulina Alves Teixeira. Os avós paternos de Joaquim foram Ângelo Rodrigues de Paula e Florisbela Maria de Jesus. Seus avós maternos foram Leopoldino Alves Teixeira (filho de Manoel Alves Teixeira e Catharina) e Francisca Maria de Oliveira (filha de Lourenço Luiz de Oliveira e Cecília Maria Pereira). Pais de:
Tn1. Cecílio Rosa de Paula nasceu em 26.10.1914 no distrito de Entre-Ijuís, Município de Santo Ângelo/RS, onde se casou em 1935 com Genciana de Sousa Rocha, nascida em 11.8.1914 no mesmo distrito, filha de José Garibaldi Rocha nascido em 1.2.1879 e Maria Ursulina de Sousa Rocha, falecida em 14.5.1930 ou 1929, no 1º distrito de Santo Ângelo/RS.
Tn2. Maria das Dores Paula nascida 13/12/1915 no distrito de Entre-Ijuís/RS.
Bn8. Guilhermina Teixeira da Rosa nasceu em 13.11.1885 distrito de São Miguel das Missões, onde casou aos 32 anos, em 1917, com Mauricio Teixeira da Veiga, 31 anos, nascido em 10.6.1886, filho de Felisberto José da Veiga falecido 8.7.1915 no 1º distrito de Santo Ângelo e Ana Teixeira de Deus, nascida em 29.5.1855, RS e moradores no 1º distrito de Santo Ângelo. Os avós paternos de Maurício foram Alberto José da Veiga e Maria Madalena Rodrigues Ramos/Gomes Carneiro. Seus avós maternos foram Tristão José de Deus e Firmina Maria Teixeira. Guilhermina não é citada no óbito do pai.
Bn9. João Paulo da Rosa nasceu 6.6.1887, casou em 1916 com Natália Luiz Carneiro, nascida em 7.2.1895, Santa Tecla, filha de Manoel Luiz Carneiro e Julia Teixeira. Avós paternos de Natalia: Cyro Luiz Carneiro e Izabel Rodrigues Carneiro,  ambos falecidos no distrito de Santa Tecla. Seus avós maternos foram: Salvador Rodrigues Teixeira e Jônia Maria Gonçalves. .
Bn10. Custódia Teixeira da Rosa nascida em 19.2.1889 (?) casa em 1908, Santo Ângelo/RS com Nicolau Costa Leite, 26 anos, nascido no 4º distrito de Santo Ângelo, filho de Tristão Costa Leite falecido em 26.10.1893, Santo Ângelo/RS e Constantina Cândida dos Anjos (filha de Cândido Rodrigues de Paula e Deolinda Maria de Jesus).
Bn11. Rosalina Teixeira da Rosa, n. 15.11.1890, casa em 1915, São Miguel/RS com Gasparino Antunes de Freitas nascido em 17. 3.1892 filho de Delfino Antunes de Freitas e Zeferina Baptista Dornelles, moradores no distrito de São Miguel das Missões. Os avós paternos de Gasparino foram Joaquim Antunes de Freitas[15] e Margarida Inácia da Cruz. Seus avós maternos: José Cardoso de Oliveira e Felisbina Baptista Dornelles. (Ver Família Dornelles neste blog)
Bn12. José Alencastro Marcelino da Rosa, nascido a 11.08.1898, São Miguel das Missões.
Bn13. Percival Teixeira da Rosa nascido em 11.8.1895, Entre-Ijuís/RS, casa aos 22 anos, em Santo Ângelo com Eulina Gomes Teixeira 23 anos, nascida em 18/2/1894 no distrito de Entre-Ijuís/RS, filha de Gabriel Gomes Teixeira nascido em 17.11.1858 e Maria Firmina Teixeira nascida em 25.4.1869, moradores no 1º distrito de Santo Ângelo. Avós Paternos de Eulina foram Salvador dos Santos Teixeira e Jônia Maria Teixeira. Seus avós maternos foram Tristão José de Deus e Firmina Maria Teixeira
Bn14. Perseverando Salvador da Rosa nasceu a 07.05.1900, São Miguel das Missões, casa com Maurília Gomes Carneiro, filha de Gabriel Gomes Carneiro e de Barcelícia Franco da Silva, cujos avós paternos foram Ciro Luís Carneiro falecido em 24.4.1894 em Santo Ângelo/RS e Isabel Rodrigues Carneiro.  Avós matemos foram Francisco Franco da Silva e Isabel Rodrigues da Silva. (Ver Família de Francisco Rodrigues de Siqueira neste blog).
N5. Ricardo Marcelino da Rosa natural do RS e falecido a 12.2.1883, distrito de Santa Tecla. Casou aos 24 anos, a 31.5.1875, Santo Ângelo, com Ana Joaquina de Bittencourt[16], nascida no RS, filha de José Franco de Almeida[17] e Guilhermina Joaquina de Bittencourt. (Ver Família de João Pires de Arruda neste blog). Pais de:
Bn1. Custódio Marcelino da Rosa, nasceu em 18.8.1876, batizado em Santo Ângelo/RS.
Bn2. Victalino Marcelino da Rosa
Bn3. Belmira Marcelina da Rosa casa aos 19 anos, em 1897, distrito de Santa Tecla, com Generoso Rodrigues Lopes, 27 anos,  natural de  São Borja, filho de Ponciano Rodrigues Lopes e Auta Brandina de Lacerda.
Bn4. Fabiana Marcelina da Rosa, casa aos 18 anos, em 1900 3º distrito de Santo Ângelo/RS, com Emiliano Neto dos Santos[18], filho de José Vieira Netto e Francisca Maria dos Santos[19], moradores em  São Luiz Gonzaga/RS.
N6. Marcelina Gomes da Rosa natural de Santo Ângelo, onde casou aos 21 anos, em 22.4.1874, com Anastácio de Ávila, 23 anos, natural de São Borja, morador no 4º distrito de Santo Ângelo, filho de Maria Melchior Ávila, natural do RS e moradora distrito de Santa Tecla. Pais de:
Bn1. Paulino Ávila da Rosa nasceu em 22.6.1876, Santo Ângelo/RS, casa em 1908 com Maria Gomes de Oliveira, 21anos, filha de Geraldo Gomes de Oliveira, falecido em Santa Tecla e Maria Francisca Carneiro.
Bn2. Silvina Ávila da Rosa nascida em 21.4.1877, distrito de Santa Tecla, onde casou aos 24 anos, em 1902, com Marcirio José dos Santos, então com 20 anos, filho natural de Cândida Rodrigues Gomes, moradora Santa Tecla.
Bn3. Bibiano Ávila da Rosa casa em 1912, Santa Tecla, com sua prima Adelaide Leal de Oliveira, filha de Antônio Gomes Leal e Felizarda Gomes de Oliveira.
Bn4. Gabriel Ávila da Rosa casa com Josefina Pereira da Silva.
Bn5. Serafim d’Ávila nasceu em 19.1.1889, São Miguel das Missões.
N7. Policarpo Marcelino da Rosa (gêmeo com Florisbela), nasceu em 10.10.1852 em Santo Ângelo, onde casou a 20.7.1875 com Victoriana Maria de Oliveira, 21 anos, natural do RS, filha de João Luiz de Oliveira e Angélica Maria /Joaquina de Almeida, neta paterna de Lourenço Luiz de Oliveira e Cecília Maria Pereira, neta materna de José Franco de Almeida e Guilhermina Joaquina de Bittencourt. Pais de:
Bn1. Josefa Marcelino da Rosa casa em 1913 com Luiz Estevam Beichaire, filho de Victor Estevam Beichaire e Clarinda Jacintha da Silva.
Bn2. Laurinda Marcelina da Rosa casa aos 25 anos, em 1914, distrito de Santa Tecla, com Avelino José dos Santos, 24 anos, filho de Zeferino José dos Santos e Manoela Maria dos Santos.
Bn3. Pacífico Marcelino da Rosa, casa aos 30 anos, em 1913, Santa Tecla, com Maria Cardoso de Almeida, 28 anos, filha de Salvador Cardoso de Almeida e Joaquina Marcelina da Rosa.
Bn4. Wenceslau Marcelino da Rosa casa em 1906, Santa Tecla, com Margarida Rosaura Leal, filha natural de Benta Fermina Leal, moradora no distrito de Santa Tecla.
Bn5. Diniz Marcelino da Rosa casa em 1905, com Clara Rodrigues dos Santos, filha natural de Cândida Rodrigues Gomes, moradora no distrito de Santa Tecla.
Bn6. Maria Marcelina da Rosa nasce em 17.5.1877, batizada em Santo Ângelo, casa aos 27 anos, em 1905 com Serafim Marcelino dos Santos, 24 anos, filho natural de Joanna Marcelina dos Santos.
Bn7. Rosalina Marcelina da Rosa casa em 1914, Santa Tecla, com Severino José dos Santos, filho de Zeferino José dos Santos e Manoela Maria dos Santos. Moradores em Santa Tecla.
Bn8. João Marcelino Luiz, casou na igreja Católica aos 22 anos a 29.6.1917 em São Miguel das Missões com Maria do Carmo Lopes, filha de Eleno Lopes Leal e Alexandra Cardoso de Almeida.
N8. Florisbela Marcelino da Rosa (gêmea com Policarpo) nasceu em 1852, casa com Leonardo Brittes, nascido a 7.12.1860, filho de Francisco Brittes e Benita (?) Francisca. Pais de:
Bn1. Francisco Brittes da Rosa nasceu a 19.5.1881, RS. Casou em 1906, São Miguel, com Emília Paz da Rosa nascida a 17.8.1889, filha de José Paz dos Santos e Luciana Paz da Rosa, ambos do RS e moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn2. Olmiro Rodrigues da Rosa nasceu a 26.8.1893 no 2º distrito de Ijuí. Casou a 5.7.1919, Santo Ângelo, com Adélia Biermann, nascida a 16.12.1898 no 1º distrito de Santo Ângelo, filha de João Biermann, falecido em 1.1.1912 (filho de João Henrique Biermann e Henriqueta Kruel) e Leopoldina Jung Biermann/Fuchs, filha de Carlos Jung Biermann  e Elisa Fuchs.
Bn3. Flora Marcelina de Brittes casa em 1905, Santa Tecla, com Raymundo Ildefonso Machado, filho de Apolinário Joaquim Machado e Serafina Fernandes de Moraes. Pais de:
Tn1. Juvenal Machado de Brittes nasceu em 21.5.1906, distrito de Santa Tecla, onde casou aos 21 anos, em 1927 com Felícia Pires de Vargas 29 anos, nascida em 18.10.1899, filha de Francisco Corrêa de Vargas falecido em 12.11.1926 e Henriqueta Pires de Arruda, moradores no distrito de Santa Tecla. Os avós paternos de Felícia foram  Francisco Corrêa de Vargas e Felícia Joaquina de Bittencourt, do RS. Seus avós maternos foram João Pires de Arruda e Geralda da Silva Nunes naturais do RS e moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn4. Rosaura/Rosalva Brittes da Rosa casa em 1907, Santa Tecla, com Francilio/Fracilio Ferreira Escobar, filho de Aníbal Ferreira Escobar e Belmiria Nunes de Freitas, moradores no distrito de Santa Tecla. Os avós maternos de Francilio foram Jacinto Nunes de Freitas e Jesuína Maria Antônia. Pais de:
Tn1. Doracilio Brittes Escobar nasceu em 27.1.1909, São Luiz Gonzaga/RS. Casou em 1935, 1º distrito de Santo Ângelo/RS com Francisca Rodrigues nascida em 20.7.1910, no 2º distrito de Santiago do Boqueirão, filha de Maria Rodrigues.
Tn2. Dorival Ferreira Escobar nasceu em 27.9.1912, no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casou em 1936 com Delminda Ribeiro Ferraz, nascida em 1919, filha  de Leopoldo Ferraz de Campos, falecido a 10.8.1918 em Júlio de Castilhos e Isolina Lemes Ribeiro, nascida a 11.10.1887, moradores Santo Ângelo. Os avós paternos de Delminda foram de Francisco Ferraz de Campos e Leopoldina Ferraz de Campos, seus avós maternos foram Thomaz Ribeiro Lemos e Vicentina Martins Lemos.
Bn5. Christiano Brittes casa em 1914, Santa Tecla, com Genoveva Marques dos Anjos, filha de Bonifácio Marques dos Anjos e Amélia Maria de Jesus.
Bn6. Firmino Brittes casa em 1903, Santa Tecla, com Inês Maria da Silva, filha de Vicente José da Silva e Marcolina Maria da Silva, moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn7. Alminda Brittes nasceu 26.8.1894, Santa Tecla, onde casou em 1912 com Gabriel Floriano da Silva, filho de Joaquim Floriano da Silva e Guilhermina Fernandes da Silva, moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn8. Rodolfo Brittes, n. 24.05.1895, São Miguel das Missões.
Bn9. Emília Brittes fal. aos 35 anos a 8.8.1921 em Joía, 8º distrito de Santo Ângelo/RS. C/c Damásio Rodrigues Padilha.
Filho do 2º casamento de Josefa com Balduíno Soares Leal.
N9. Manuel Soares de Quevedo casou com Laurinda Cândida dos Anjos, filha de Cândido Rodrigues de Paula (filho de Ângelo Rodrigues de Paula, falecido em 20.2.1890, São João Mirim, termo de Santo Ângelo/RS e Florisbela Maria de Jesus, falecida em 24.11.1895 no 4º distrito de Santo Ângelo) e Diolinda/Deolminda Maria de Jesus, todos naturais do RS. Pais de:
Bn1. Domingos nasceu em 4.8.1890, São Miguel das Missões.
Bn1. Dario Soares dos Anjos nasceu em 8.10.1895, casou em 1916, distrito de Santa Tecla, com Maria José da Conceição, filha de João Antônio da Conceição e Rosa Osório, moradores no distrito de Santa Tecla, neta paterna de Antônio Francisco da Conceição e Eva Maria Rodrigues.
Bn2. Cândido Soares dos Anjos casou em 1905 com Otília Pinto dos Reis, filha de Domingos Pinto dos Reis (fal. 16.4.1917, Santo Ângelo/RS) e Manoela da Fontoura.
Bn3. Irineu Soares dos Anjos casou aos 21 anos em 1908, Santa Tecla, com Florisbela da Costa Leite, 16 anos, filha de Tristão da Costa Leite (fal. aos 33 anos a 26.10.1893 em São Miguel das Missões/RS) e Constantina Cândida dos Anjos, moradores no distrito de Santa Tecla, neta paterna de Jerônimo da Costa Leite e Ana Jacinta da Silva e neta materna de Cândido Rodrigues de Paula e Deolminda ou Deolinda.
# Nota:
Tristão da Costa Leite e Constantina foram pais de: 
1. Cândido da Costa Leite casado com Julia Maria Teixeira.
2. Laurinda da Costa Leite casada com Ataualpa Francisco Carneiro.
3. Nicolau da Costa Leite casado com Custódia Teixeira da Rosa.
4. Militão da Costa Leite casado com Bertolina Luísa Teixeira.
5. Serafina da Costa Leite casada com Joaquim Marques Barbosa.
6. Florisbela da Costa Leite casada com Irineu Soares dos Anjos.
***
Bn4. Laudelina Soares dos Anjos casou em 1910, Santa Tecla com Joaquim Barbosa dos Reis, nascido em 22.7.1889, Santa Tecla, filho de Francisco Antônio dos Reis e Maria Marques Barbosa, moradores no distrito de Santa Tecla. Os avós paternos de Joaquim foram Joaquim Cordeiro dos Reis e Maria Francisca dos Reis. Seus avós maternos foram Joaquim Marques Barbosa e Carolina da Cruz. Todos moradores no distrito de Santa Tecla.
Bn5. Ercilia Soares dos Anjos casou em 1905, Santa Tecla, com Fermino Antônio dos Reis, filho natural de Fortunata Maria dos Santos, moradora no 3º distrito de Santo Ângelo (São Miguel). Pais de:
          Tn1. Odila dos Reis, n. 03.09.1911, Santo Ângelo, onde batizada.
Bn6. José Maria Soares casou aos 24 anos, em 1909, Santa Tecla, com Júlia Barbosa dos Reis, filha de Francisco Antônio dos Reis e Maria Marques Barbosa, moradores em Santa Tecla. Pais de:
           Tn1. Turíbio Soares, nascido a 12.01.1912, Santo Ângelo, onde batizado.
N10. Gaspar Soares Leal casou com Emília Cândida dos Anjos, filha de Cândido Rodrigues de Paula e Deolinda Maria de Jesus, naturais do RS, moradores no distrito de Santa Tecla. Pais de:
Bn1. José Soares dos Anjos nasceu a 26.10.1892, Santa Tecla, onde casou em 1913 com Carmelina Sarate, nascida a 4.10.1895, Santa Tecla, filha de Simpliciano Sarate Dias e Clemência Nunes de Freitas. Os avós paternos de Carmelina foram Francisco Sarate Dias, natural de Buenos Aires e (Ana) Maria Mercedes da Silva, do RS. Seus avós maternos foram Jacinto Nunes de Freitas e Jesuína Maria de Freitas.
Bn2. Rodolfina Soares dos Anjos casada com Arlindo Guterres.
F4. Salvador Gomes de Quevedo casou com Felisberta Antônia Rodrigues, filha de José Antônio Rodrigues (falecido a 07.11.1836, São Borja/RS) e Constantina Josefa de Andrade (falecida a 30.1.1897, São Borja/RS). 
#Nota:
José Antônio e Constantina foram pais de:
1. Felisberta Antônia Rodrigues casada com Salvador Gomes de Quevedo.
2. Manuel Antônio Rodrigues
3. Maurícia Antônia Rodrigues
4. Fausta Antônia Rodrigues casada com o alferes José dos Santos Roballo.
5. João Antônio Rodrigues, teve filhos naturais com Maria Gabriela Pinto.
6. Faustina Antônia Rodrigues c/c seu tio materno Luciano José de Andrade e, depois, com Felisberto dos Santos Roballo.
***
Salvador e Felisberta foram pais de:
N1. Maria Gomes de Quevedo casada com Maurício de Castro. 
N2 Ana Gomes de Quevedo, n. 28.11.1849, bat. 20.11.1850, São Borja/RS. Casada com Bernardo Pantaleão de Andrade, falecido a 14.3.1900, São Borja/RS, filho de Bernardina Josefa de Andrade Rodrigues. Pais de:
Bn1. Maria Josefa de Andrade c/c José Vitorino Fernandes, já falecido em 1915.
Bn2. Silvino Pantaleão de Andrade
Bn3. Glória Josefa de Andrade
Bn4. Magno Pantaleão de Andrade
Bn5. Francisca Josefa de Andrade
N3. José Gomes de Quevedo, nasceu em 19.9.1862 e foi batizado em Santo Ângelo/RS.
N4. Joaquim Gomes de Quevedo, n. 15.10.1867, bat. 05.11.1867, São Borja/RS. Não foi citado no inventário da avó em 1897.
N5. Fermina Gomes de Quevedo, n. 11.10.1868, bat. 13.4.1869 em São Borja/RS.
N6. Luís Gomes de Quevedo, faleceu a 18.2.1886, São Borja/RS. Casou aos 29 anos, a 17.2.1877, com Maria Josefa Belmudes Gonçalves ou Maria Pinto, 18 anos e falecida a 5.2.1902, São Borja/RS, viúva de Mariano de Souza Nunes, com quem teve 2 filhas. Maria foi filha de Romualdo José Pinto (fal. 28.11.1856, São Borja/RS) e de Romana Torres Belmudes.
#NOTA1: 
Romualdo José Pinto foi casado com Romana Torres Belmudes e depois com Mariana Gonçalves Fagundes Romualdo e Romana foram pais de:
1. Maria Josefa Torres/ Pinto/Belmudes/Gonçalves (em 1858 estava casada com Mariano de Souza Nunes); em 1877 casou com Luiz Gomes de Quevedo.
2. Ramão Torres de Belmudes
3. Mariano Torres de Belmud também aparece como Mariano José Pinto Sobrinho.
4. Manuel José Pinto
5. Maurícia casada com Elias Gabão de Aquino.
6. Margarida casada com Pedro Dubal.
7. Januário José Pinto
8. Maria Torres de Belmudes
9. Maria da Glória
10. Júlia
11. Romualdo
Filhos do 2º matrimônio com a inventariante Mariana Gonçalves Fagundes (que casou em 2º matrimônio com Gaspar Alves Fagundes)
12. Amâncio José Pinto casado com Maria José Gonçalves ou Maria Josefa Gonçalves.
13. João Baptista Pinto casado com Ana Maria Pinto (viúva de Gregório....).
14. Virgília Alves Fagundes
15. Laura Alves Fagundes
16. José Luiz Alves Fagundes
17. Clarinda Alves Fagundes
***
NOTA2: Maria Josefa Belmudes Gonçalves e Mariano de Souza Nunes foram pais de:
1. Romualda Josefa de Souza Nunes casada com Emiliano de Souza Nunes, e 
2. Constantina de Souza Nunes casada com Pedro Paulo Itarraguirre.
***
Luiz Gomes de Quevedo e esposa geraram a:
Bn1. José Gomes de Quevedo, n. 4.2.1879. Casou com Bertolina Subtil, n. 5.3.1872, filha de Felipe Subtil das Dores e Ana Palhano. O casal teve, ao menos, dois filhos. 
Bn2. Felisberto Gomes de Quevedo.
N7. Hipólito Gomes Rodrigues de Quevedo, falecido a 26.3.1888, São Borja/RS, onde casou a 21.3.1878, com Mafra da Cunha Silveira, n. São Borja, filha de Raimundo da Cunha Silveira e Guilhermina Hipólita Pereira, neta paterna do capitão Francisco da Cunha Silveira (nascido no Desterro/SC, falecido em novembro 1850, São Borja/RS, filho de João da Cunha Silveira e Teresa Rosa de Jesus) e de Guiomar Maria de Jesus (nascida na Freguesia de Santa Barbara da Encruzilhada - atual Encruzilhada do Sul - e falecida a 28.1.1855 São Borja/RS (filha de João Ferreira de Moraes e Maria Joaquina de Jesus). Seus avós maternos foram Hipólito José Pereira Silveira (falecido 25.7.1844, São Borja/RS) e Ana Joaquina de Jesus (falecida a 12.5.1866 São Borja/RS). Já em 1895, Mafra da Cunha Silveira estava casada em segundas núpcias com Quirino Sutil das Dores.
Hipólito e Mafra foram pais de 4 filhos, abaixo listados.
#Nota:
Raimundo da Cunha Silveira, n. 20.10.1822 em São Borja/RS, onde faleceu a 7.12.1874, Casou-se com Guilhermina Hipólita, falecida a 21.2.1894, São Borja/RS. Foram pais de:
1. José da Cunha Silveira - teve filhos com Olinda de Souza.
2. Vitória da Cunha Silveira
3. Mafra da Cunha Silveira casada com Hipólito Gomes Rodrigues de Quevedo e, após, com Quirino Subtil das Dores.
4. Ana da Cunha Silveira
5. Primórdio da Cunha Silveira casado com Eufrásia da Costa Furtado
6. Guiomar da Cunha Silveira casada com Inácio Ferreira Carpes, filho de Rufino Ferreira de Andrade e Joaquina Ferreira Carpes.
7. Orlando da Cunha Silveira
8. Etelvina da Cunha Silveira, falecida solteira antes de seu pai, solteira.
9. Senhorinha da Cunha Silveira c/c Albino Conceição de Lima.
***
O capitão Francisco da Cunha Silveira e Guiomar Maria foram pais de:
1. João da Cunha Silveira casado com Barbara Maria do Sacramento.
2. Raimundo da Cunha Silveira casado com Guilhermina Hipólita Pereira.
3. Francisco da Cunha Silveira casado com Ana Máxima da Cunha.
4. Pedro da Cunha Silveira casado com Lígia Furtado.
5. Felipe da Cunha Silveira
6. Manuel da Cunha Silveira (aos 24 anos, vivia na Europa). Casou com Antônia Ferreira da Cunha.
7. Antônia da Cunha Silveira
8. Mariana da Cunha Silveira.
***
Hipólito José Pereira e Ana Joaquina foram pais de:
1. Maria Inácia Pereira casada com João Baptista Gois de Oliveira.
2. Manuel José Pereira casou em São Borja com Francisca Hipólito Pereira ou Feliciana Rodrigues Pereira.
3. Senhorinha Hipólita Pereira casada com Sezefredo José Gonçalves.
4. Guilhermina Hipólita Pereira casada com Raimundo da Cunha Silveira
5. Querubina Hipólita Pereira casada com Fortunato José  de Assunção.
6. Davi Hipólito Pereira ou David José Teixeira c/c Maria Pereira Gomes.
7. Vicente José Pereira casado com Manoela de Souza.
8. Cesária Hipólita Pereira (não consta no inventário da mãe).
9. Joaquina Hipólita Pereira casada com Florentino José Dutra.
10. Ana Hipólita do Nascimento casada com João Luiz do Nascimento.
11. Bernardina de Souza casada com Tomaz  José de Souza.
12. Luiz Hipólito Pereira
****
Hipólito e Mafra foram pais de:
Bn1. Ernestina Gomes de Quevedo, em 1892 estava casada com João Francisco Rosa ou José da Cunha Silveira).
Bn2. Victor Gomes de Quevedo
Bn3. Maria José Gomes de Quevedo
Bn4. Cantilia Gomes de Quevedo, nasceu 5.8.1887, São Borja, onde casou a  27.4.1907 com João da Cunha Silveira, nascido a 10.7.1887, São Borja, filho de Agostinho da Cunha Silveira e Mafalda de Souza Nunes.
Bn5. José Pinheiro de Quevedo casou em 1905 em São Borja/RS com Felisbina dos Santos Robalo, filha de Adarito dos Santos Robalo e Laudelina Maia dos Santos.
F5. José Gomes de Quevedo faleceu aos 91 anos, em 5.8.1916, São João Mirim, 4º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou a 10.1.1846 em São Borja/RS com Margarida dos Santos Roballo ou Margarida Josefa dos Santos, n. São Borja/RS e falecida a 25.4.1911, mesmo distrito do marido, filha de José dos Santos Roballo e Ana Joaquina de Mello. Sem filhos.
#Nota:
Filhos de Ana Joaquina de Mello:
1. José dos Santos Roballo
2. Felisberto dos Santos Roballo
3. Vicência Joaquina de Mello casada com Lúcio José de Mello.
4. Margarida de Quevedo casada com  José Gomes de Quevedo.
5. Porfiria dos Santos Roballo
6. Ana dos Santos Roballo
F6. Joaquim Lopes de Almeida morador na Argentina.
F7. Antônia/Tomásia Gomes de Quevedo ou Antônia ... Loreto casou-se com Manuel Vieira Tobias, falecido a 04.1.1876 em Santo Ângelo/RS, filho de Antônio Moreira Tobias (nat. Paraná, morador no distrito missioneiro de São Miguel, cujo inventário foi autuado em 1862 em Santo Ângelo) e de Maria Joaquina Vieira (falecida em 1862 em Santo Ângelo/RS).  (v. neste blog a família Moreira Tobias).
#Nota:
Antônio Moreira Tobias e Maria Joaquina Vieira tiveram 7 filhos:
1. Antônio Moreira Tobias casado com Maria Antônia Vieira.
2. Manuel Luiz Tobias 
3. Salvador Vieira Tobias c/c Belarmina Maria Francisca/Vieira
4. Américo Vieira Tobias teve filhos com Leopoldina Maria Benta.
5. Maria da Anunciação Vieira c/c Francisco Ribeiro Guimarães
6. Ana Vieira c/c Américo Francisco d’Almeida
7. Manuel Vieira Tobias casado com Antônia/Tomásia Gomes de Loreto.
 Maria Joaquina Vieira casa em 2º matrimônio com Joaquim José da Silva Godinho, que teve seu inventário autuado em 1870, Cruz Alta/RS. Maria Joaquina e Joaquim José não deixaram descendentes. 
***
Manuel Vieira Tobias e Antônia/Tomásia foram pais de:
N1. Generosa Vieira Bibiana n. RS. Casou a 8.2.1864, Santo Ângelo, com Manoel Inácio, n. RS, filho de Sebastião de Araújo e Maria.
N2. Maria Francisca Vieira casou com Manoel Cardoso.
Bn1. Belarmino (a) nasceu a 23.3.1875, bat. 29.11.1875, Santo Ângelo/RS.           
N3. Jacinta Felisberta Gomes nasceu em 1853 em Santo Ângelo/RS, onde casou a 20.9.1872, com José Antunes de Almeida Sobrinho, natural de Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 29.7.1897, filho de Bento Antunes de Almeida (inventariado em 1884, Santo Ângelo/RS) e Maria Martins.
#Notas:
Bento Antunes de Almeida e Maria Antunes foram pais de:
1. Frutuosa Antunes de Almeida casada com Miguel Rodrigues Padilha.
2. Joana Antunes de Almeida casada com Francisco Antunes de Almeida Filho.
3. Maria Pedrosa Antunes de Almeida.
4. José Antunes de Almeida Sobrinho casado com Jacinta Felisberta Gomes.
5. Ana Antunes de Almeida
 ***
Jacinta e José foram pais de:
Bn1. Ana Soledade Antunes casada com Ernesto dos Santos Simas. Pais de:
Tn1. Frutuosa Antunes dos Santos casou com José Celestino Gomes, filho de Maria Soledade Gomes.
Qn1. Maria José dos Santos n. Nov 1901.
Tn2. Ermenegildo Antunes dos Santos
Tn3. Vergilina Antunes dos Santos
Bn2. Maria Castorina Antunes de Almeida falecida em 4.11.1922. Casou a 3.8.1889 em São Miguel das Missões/RS com Luiz Vieira Tobias, filho natural de Américo Vieira Tobias, solteiro e Leopoldina Maria Benta, solteira, natural do RS. Pais de:
Tn1. Porcina Vieira Tobias nasceu em 8.10.1891, São Miguel das Missões.
Tn2. Antônio Vieira Tobias nasceu 15.12.1893, São Miguel.
Tn3. Antônio Vieira Tobias nasceu a 24.11.1894 e faleceu a 6.11.1974 em Santo Ângelo/RS?, casou aos 23 anos, em 1917, distrito missioneiro de São Miguel, com Maria José de Oliveira, n. 21.5.1891 no mesmo distrito, filha de Guilhermina Gonçalves de Oliveira, natural do RS e moradora no 8º distrito de Santo Ângelo. Avó paterna de Maria José foi Umbelina Gonçalves, do RS.
Tn3. Jacinta Vieira Tobias nasceu a 12.8.1905, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1921 com Mariano Marcondes, nascido a 10.5.1898, distrito de São Miguel, filho de Maria Mercedes, natural do RS.
Tn4. Rosa Antunes de Lima nasceu a 6.5.1910 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 5.11.2011, casou-se em 1928, Santo Ângelo/RS com Pedro Alves Machado, n. 21.7.1907 no 1º distrito Santo Ângelo, filho de Gabriel Alves Machado (n. 4.8.1871, bat. em Santo Ângelo/RS e fal. a 11.7.1923) e Isabel Rolim de Moura (n. 25.1.1880, moradores no 1º distrito de Santo Ângelo/RS). Os avós paternos de Pedro foram Gabriel Alves de Castro Machado e Virginia Maria da Cruz. Seus avós maternos foram Rosa Rolim de Moura e Manoel Felício/Feliciano Martins (dúvida em relação a este nome). Pais do colaborador Geraldo Martins.
Gabriel e Virginia foram pais de:
1. Gabriel e Virginia tiveram os filhos:
2. João Alves Machado
3. Francisca Alves Machado
4. Manuel Alves Machado casado com Clementina Antunes Fernandes.
5. José Alves Machado
6. Gabriel Alves Machado casado com Isabel Rolim de Moura.
7. Alberto Alves Machado casado com Ambrosina Antunes Fernandes.
8. Rosa Alves Machado
9. Maria Alves Machado
Tn5. Soledade Vieira Tobias casa em 1916, distrito missioneiro de São Miguel/RS, com Horácio da Silva Martins, nascido a 10.4.1900 distrito de São Miguel, filho de Luiz da Silva Martins e Joana Policarpo de Lima, neto paterno de Zeferino Martins e Eufrásia Maria Bonette e neto materno de João Policarpo e Bernarda Teixeira da Boa Morte.
Luiz da S. Martins e Joana Policarpo foram pais de:
1. Horácio da Silva Martins casado com Soledade Vieira Tobias.
2. Nazário da Silva Martins casado com Natália Silveira dos Santos.
3. Zeferino da Silva Martins casado com Soledade Maria Vieira.
4. Bernardino da Silva Martins casado com Fermina Silveira dos Santos.
5. Aleixo da Silva Martins casado com Casturina Maciel.
6. Eufrásia Policarpo Martins casada com Severino Barbosa de Campos.
Bn3. Francelina Antunes de Almeida casou aos 22 anos, em 1901, distrito de São Miguel, com Alfredo Domingues de Matos, 27 anos, do RS, filho de João Domingues de Mattos e Rita Mendes Batalha, moradora 2º distrito de Vacaria.
Bn4. Francisca Antunes de Almeida casada com Manoel João Ávila da Silva, filho de Francisco Ávila da Silva e Delfina Antunes de Freitas, ambos naturais do RS e moradores no distrito missioneiro de São Miguel.
Tn1. Dorvalina Ávilla da Silva, n. 28.8.1902, distrito de São Miguel, onde casou em 1919 com Hipólito Gonçalves de Oliveira, n. 13.8.1884, distrito de São Miguel, filho de Hipólito Gonçalves de Oliveira e Maria Cândida de Moraes. Hipólito era viúvo de Etelvina Antunes de Moraes, com quem teve 7 filhos.
Tn2. Eduvirges Ávilla da Silva, nasceu em 17.10.1904, distrito de São Miguel, onde casou em 1926, com José Antunes Maciel nascido em 27.9.1902 distrito de São Miguel, filho de Leocádio Paz Maciel e Joana Antunes de Almeida, falecida aos 30 anos, a 23.7.1906, distrito de São Miguel das Missões. Avós paternos de José foram: Ricardo Paz Maciel e Paulina Roberta, naturais do RS. Avó materna: Maria Antunes de Almeida, natural de SP.
Tn3. Aparício Ávilla da Silva, nasceu em 28.8.1899 distrito de São Miguel, onde casou em 1921 com Damásia Simas de Oliveira, nascida a 10.8.1897, distrito de São Miguel, filha de Antônio dos Santos Simas e Belmira Simforosa de Oliveira, ambos naturais do RS . Os avós paternos de Damásia foram Manoel Tomas (de) Simas e Florisbela Maria dos Anjos, natural do RS. Seus avós maternos foram João Damasceno de Oliveira e Gabriela Sinforosa Ferreira (?).
Damásia fora casada, anteriormente, com José Venâncio Machado.
Manoel Tomaz de Simas também encontrado como Manoel dos Santos Simas (natural de Santa Catarina, faleceu em 14.1.1890, 3º distrito de Santo Ângelo, filho de Tomaz dos Santos ou Simeão dos Santos Simas) e Florisbela tiveram
1.Bento dos Santos  Simas casado com Maria Inácia Antunes.
2. Inácio dos Santos Simas casado com Gaudência Ávila da Silva.
3.José dos Santos Simas
4.Antônio dos Santos Simas casou com Belmira Sinforosa de Oliveira.
5.Bernardina Simas/Maria dos Anjos casada com Theodoro Ávila da Silva.
6.Cândida Simas/Maria dos Anjos casou com Belizário Ávila da Silva.
7.Clarinda Simas/Maria dos Anjos casada com Tibúrcio Antunes (Antônio) Ferreira ou de Freitas.
8.Manoel dos Santos Simas 
9.João dos Santos Simas casado com Carmelinda Antunes de Moraes (Carmelina casa, depois, com Claudino Pereira Obregão.
10.Benedito dos Santos Simas
Florisbela Maria dos Anjos, filha de Inácio Pereira da Silva (falecido em torno de 1874, Santo Ângelo/RS) e Flacila Maria dos Anjos.
Tn4. Ana Maria da Silva, nasceu 23.4.1909 distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1927 com Lídio Ávilla da Silva, nascido a 1º.8.1901, distrito de São Miguel, filho de Belisário Ávila da Silva e Cândida Maria dos Anjos, falecida em torno de 1903, distrito de São Miguel. Os avós paternos de Lídio foram Francisco Ávila da Silva e Delfina Antunes de Freitas, e seus avós maternos foram Manoel Tomas (de) Simas e Florisbela Maria dos Anjos.
Francisco Ávila da Silva (falecido a 12.6.1906, aos 72 anos, natural do RS, filho de Roberto da Silva e Antônia Corrêa da Silva) e Delfina foram pais de:
1.Antônio Ávila da Silva
2.Emidio Ávila da Silva
3.Teodoro Ávila da Silva  casado com Bernardina Maria dos Anjos.
4.Manoel João Ávila da Silva casado com Francisca Antunes de Almeida.
5.Belizário Ávila da Silva casado com Cândida Maria dos Anjos e com a sobrinha Vicentina Ávila da Silva.
6.Claudelina Ávila da Silva.
7. Vicentina Ávila da Silva casada com Domingos Santos de Oliveira.
8. Gaudência Ávila da Silva casada com Inácio dos Santos Simas.
9. Maria Conceição Ávila da Silva casada com Miguel Atanásio de Almeida.
Tn5. Vicentina Ávila da Silva, n. 4.6.1893, distrito de São Miguel, onde casou em 1907 com seu tio paterno Belizário Ávila da Silva, filho de Francisco Ávila da Silva e Delfina Antunes de Freitas.
Belizário fora casado, anteriormente, com Cândida Maria dos Anjos,  filha de Manoel Tomas Simas e Florisbela Maria dos Anjos, com quem teve 2 filhos.
Tn6. Salustiano Ávila da Silva, n. 7.1.1906 distrito de São Miguel, onde casou em 1931, com Docelina Jung, n. 21.12.1910, distrito de São Miguel, filha de Frederico Jung e Custodia de Paula. Os avós paternos de Docelina foram Carlos Jung e Elisa Fuchs Jung, naturais do RS. Seus avós maternos foram Antônio de Paula Chagas e Maria Antônia de Oliveira, ambos naturais do RS.
Tn7. Adolfina nasceu 22.10.1895, São Miguel das Missões.
Tn8. José Antunes de Almeida nasceu em 1.11.1897 São Miguel das Missões.
Tn9. Marcilio? Ávila da Silva n. 13.9.1901 São Miguel das Missões.
N4. Luiz Vieira Marques natural de Santo Ângelo/RS, onde casou aos 23 anos, a 17.11.1875, com Belarmina da Luz, 22 anos, natural de Santo Ângelo, filha de Manuel Pinto de Miranda (falecido aos 64 anos a 5.6.1894 em Santo Ângelo) e Maria da Luz Paes (falecida aos 60 anos a 20.7.1894). Luiz Vieira casou em 2º matrimônio a 12.9.1897 em Guarani das Missões com Francisca Loreto ou Corrêa Leite, então com 33 anos, filha de Salvador Corrêa Leite e Bernardina Joaquina de Bittencourt (v. neste blog a família Bueno de Arruda). Pais de Isulina, n. 06.06.1898 em Santo Ângelo. 
***Nota:
# Manoel Pinto de Miranda e Maria da Luz foram pais de:
1. Antônio Pinto de Miranda c/c Cecília Lemos da Silva.         
2. Belarmina da Luz c/c Luiz Viera Marques.               
3. João Pinto de Miranda, talvez se trate do abaixo citado, casado com Balbina Padilha.
4. João Maria de Miranda
5. Aniceto Pinto de Miranda casado com Anunciação Antunes de Oliveira.
***
Luiz e Belarmina foram pais de:
Bn1. Maria Vieira Marques
Bn2. Soledade Vieira Marques casou a 20.11.1908 na Colônia Guarani, então quinto distrito de São Luiz Gonzaga/RS com Galdino Barcellos, 31 anos, filho de José Barcellos dos Santos e Bertolina Gonçalves.
Bn3. João Vieira Marques nasceu a 14.4.1881 em São Miguel das Missões. Casou a 11.11.1908 na Colônia Guarani, então quinto distrito de São Luiz Gonzaga/RS, com Emília de Miranda, falecida a 5.8.1919, filha de João Pinto de Miranda e Balbina Padilha (falecida aos 75 anos, a 5.11.1935 em Giruá/RS). Os avós maternos de Emília foram Batista Padilha dos Santos e Rita.
#Nota:
João Pinto de Miranda e Balbina foram pais de pelo menos: 
1. Eleutério Pinto de Miranda c/c Senhorinha Francisca de Almeida.
2. Francisco Pinto de Miranda c/c Maria Venites.
3. Vicente Pinto de Miranda c/c Maria Goularte da Silva.
4. Emília de Miranda c/c João Vieira Marques.
5. João Pinto de Miranda Filho c/c Joaquina Pedrosa da Silva.
6. Justina Padilha de Miranda c/c Ireno Rodrigues de Almeida
7. Estevão Pinto de Miranda c/c Maria Margarida da Luz.
8. Maria Pinto de Miranda c/c Deocleciano Corrêa da Silva.
9. Brandina Pinto de Miranda
10. Adelina Pinto de Miranda
11. Enedina Pinto de Miranda
12. Teresa Pinto de Miranda c/c Manoel da Luz.
***
Bn4. Conceição Vieira Marques casou aos 22 anos, a 12.12.1909 na Colônia Guarani, então quinto distrito de São Luiz Gonzaga/RS, com Jorge Corrêa Leite, filho de Manoel Corrêa Leite (possivelmente fal. aos 64 anos a 3.1.1910 em Giruá/RS) e Honorata Maria da Silva (falecida em  23.12.1897, Giruá/RS). Os avós maternos de Jorge foram José Floriano Garcia (falecido a 10.1.1877) e Maria Francisca da Silva, ambos falecidos no distrito de Santa Tecla, e naturais do Paraná.
Notas:
# Manoel Corrêa Leite e Honorata foram pais de:
1. Faustina Corrêa Leite c/c Valença Rodrigues de Almeida, filho de Salvador Rodrigues de Oliveira e Maria Corrêa Leite.
2. Jorge Corrêa Leite c/c Conceição Vieira Marques.
3. Católico Corrêa Leite c/c Maria do Carmo de Almeida, filha de Salvador Rodrigues de Almeida e Maria Corrêa Leite.
4. Amélia Corrêa Leite c/c Benício Rodrigues d’Almeida, filha de Salvador Rodrigues de Almeida e Maria Corrêa Leite.
5. José Corrêa Leite c/c Mariana Barcellos.
6. Martim Corrêa Leite
7.Salvador Corrêa Leite
8. Francisco Corrêa Leite nasceu Nov 1897.
***
# José Floriano e Maria Francisca foram pais de:
1. Maria Josefa da Silva c/c Maximiano Rodrigues de Palma
2. Honorata Maria da Silva casada com Manoel Corrêa Leite.
3. Joaquim Floriano da Silva
4. Pedro Floriano da Silva casado com Bertolina Lopes Ferreira.
5. Francisco Floriano da Silva c/c Custódia Maria de Morais.
6. Ana Maria da Silva casada com Vital Ignácio Prestes.
7. Salvador Floriano da Silva
***
Bn5. Jacinta Vieira Marques falecida aos 75 anos, a 26.5.1954 em Giruá/RS com Manoel Roque Ferreira, filho de Jacinto Roque Ferreira e Gertrudes Pedroso da Silva.
#Nota:
Jacinto e Gertrudes foram pais de:
1. Manoel Ferreira Roque c/c Jacinta Vieira Marques
2. João Jacinto Ferreira Roque c/c Demiciana Mendes Arruda
3. Vicente Jacinto Roque 
N5. Antônio Manoel Pedroso
N6. Joana Francisca Gomes/Corrêa da Silva teve filhos com Manoel João de Abreu, filho de Joaquim José de Almeida e Manoela Maria de Abreu.
Bn1. Belisa nasceu a 28.9.1890 distrito missioneiro de São Miguel das Missões.
N7. Januário Gomes da Silva, n. 18.7.1858, bat. 2.10, São João Mirim, Santo Ângelo/RS e faleceu solteiro a 25.5.1906 em São Miguel das Missões, mas teve filhos com Ana Antunes Rodrigues, filha natural de Florentino Antunes de Souza e Ana Rodrigues de Amorim. Os avós paternos de Ana foram João de Souza Sampaio (falecido a 18.12.1879 em Santo Ângelo/RS) e Ana Gertrudes Antunes.
**João de Souza Sampaio e Ana Gertrudes foram pais de:
1.Florentino Antunes de Souza casado com Ana Rodrigues de Amorim.
2.João Antunes de Souza
3.Generoso Antunes de Souza
4.André Antunes de Souza
5.Elias Antunes de Souza  
6.Bento Antunes de Souza
**
Januário e Ana foram pais de:
Bn1. Benedito Gomes da Silva, n. 16.8.1883, bat. 2.7.1885, São Miguel das Missões.
Bn2. Avelino Gomes da Silva, n. 11.2.1895, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1914 com Zeferina Antunes Rodrigues, n. 18.9.1897, no mesmo distrito, filha de José Antunes Rodrigues e Francisca Antunes Moreira, naturais do RS e moradores distrito de São Miguel. Os avós paternos de Zeferina foram Venâncio Antunes de Souza e Zeferina Maria Rodrigues. Seus avós maternos foram: Manoel Antunes Moreira e Diolinda Maria Moreira, naturais do RS e moradores São Miguel.
Bn3. Lúcia Gomes da Silva nasceu em 20.7.1896 distrito missioneiro de São Miguel.
Bn4. Luiza Gomes da Silva, n. 8.7.1897 em São Miguel das Missões, onde casou em 1918 com Pedro José Ferreira, n. 13.7.1894, filho de Francisco José Ferreira (fal. mesmo distrito, a 28.12.1910) e Eufrásia Maria Ferreira (n. RS e fal a 27.2.1905, mesmo distrito). Avós paternos de Pedro José foram Cândido José Ferreira e Francisca Barbosa Dias. Seus avós maternos foram Manoel da Silva e Joana Cavalheiro do Amaral, ambos do RS.
Bn5. Celina Gomes da Silva n. 6.7.1899 no distrito missioneiro de São Miguel.
Bn6. João Evangelista n. 27.8.1900, São Miguel (gêmeo com João Clarimundo).
Bn7. João Clarimundo (?) n.27.8.1900 distrito de São Miguel, faleceu na infância.
N8. Rita Matilde Gomes teve filhos com Luiz Vieira Tobias:
Bn1. Maria Martinha da Soledade/da Silva, n. 5.7.1883, bat. 10.3.1885, São Miguel das Missões. Casou com Roberto Gomes.
Bn2. Luiz nasceu em 10.1891, distrito missioneiro de São Miguel.
F8. Maria Joaquina de Quevedo/Lopes de Almeida fal. a 30.9.1920 em Joia, 8º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou-se com Bernardo Antônio Leal, filho de Domingos Antônio Leal e Inácia, ambos naturais do RS e moradores no distrito de Santa Tecla. Pais de:
N1. Benta Firmina Leal
N2. Hermenegildo Antônio Leal
N3. Emiliano Antônio Leal faleceu aos 63 anos a 11.7.1924 em Jóia, 8º distrito de Santo Ângelo/RS, casado com Rosalina Maria de Jesus, com 29 anos em 1924Pais de:
Bn1. Baziliano Antônio Leal
Bn2. Otília Antônia Leal
Bn3. Pedro Antônio Leal
Bn4. João Antônio Leal casado com Ana Joaquina.
Bn5. Octacília Almeida de Jesus
Bn6. Victoriana Leal fal. antes do pai.
N4. Pedro Antônio Leal
N5. Clemência Leal, n. 7.9.1855 em São João Mirim (São Miguel/Santo Ângelo), c/c Joaquim Ferreira da Cruz. Pais de: Custódia Leal da Cruz (c/c José Pereira da Silva), José Ferreira da Cruz, Pacífico Leal da Cruz, Almerinda Leal da Cruz, Deolinda Leal da Cruz e Germano Leal da Cruz.
N6. João Antônio Leal, n. 6.3.1859, Cruz Alta e falecido aos 40 anos, a 30.7.1898, Santa Tecla. Casado com Emília Gomes Nunes, n. 1868, filha natural de Ana Nunes, falecida em Santa Tecla (seu pai é citado como João Espilho (?), natural da Alemanha). Emília foi criada na família de Agostinho Cavalheiro do Amaral. Emília casou aos 30 anos, em 2ª núpcias, em 1902, Santa Tecla, com João Clemente Palma, 26 anos, filho de Maximiano Rodrigues Palma e Maria José da Silva. Pais de:
Bn1. Zeferino Antônio Leal nasceu em julho de 1889, São Miguel das Missões.
Bn2. João Maria Leal
Bn3. Conceição Antônio Nunes Leal
Bn4. Juvela (?) Antônio Leal
N8. Heleno Antônio/Lopes Leal nasceu em 1853 em Santo Ângelo, onde casou a 15.8.1876 com Alexandrina Cardoso de Almeida, nascida em 1856 em Santo Ângelo/RS, filha de José Cardoso de Almeida e Maria do Carmo Pereira, ambos naturais do Paraná e moradores Santa Tecla. 
#Nota:
**José Cardoso e Maria do Carmo foram pais:
1. Claro Cardoso de Almeida
2. Felisbino Cardoso de Almeida c/c Joaquina Alves Teixeira.
3. Salvador Rodrigues de Almeida c/c Maria Corrêa Leite.
4. Cecília Cardoso de Almeida
5. Ana Rosa de Almeida c/c Antônio Basílio da Silva.
6. Alexandrina Cardoso de Almeida c/c Hileno/Ileno Lopes Leal.
7. Manoel Cardoso de Almeida c/c Francisca Corrêa de Almeida.
8. Júlia Cardoso de Almeida c/c Francisco Nunes de Freitas.
9. Francisco Cardoso de Almeida
10. Teodora Cardoso de Almeida c/c Virgílio Rodrigues de Silva.
11. Manoel Joaquim de Almeida c/c Guilhermina Luísa de Oliveira.
12. Sebastião Cardoso de Almeida c/c Felisberta Xavier dos Santos.
13. Albina Cardoso de Almeida
14. Eugênio Cardoso de Almeida 
***
Pais de:
Bn1. José Lopes de Almeida nasceu a 2.7.1877, Santa Tecla, onde casou em 1901 com Benedita Xavier dos Santos, 27 anos, filha de Lourenço Xavier dos Santos e Angélica Maria de Oliveira.
Bn2. Cândida Lopes de Almeida casou em 1914, no distrito de Santa Tecla/RS, com João Soares de Oliveira, filho de Rufino Gomes de Oliveira e Marciana Maria Soares.
Bn3. Maria do Carmo de Quevedo casou em 1910, com Libindo Sarate Dias/Dias de Oliveira, natural de Santo Ângelo (viúvo de Maria Alves dos Reis), filho de Francisco Sarate Dias e Claudina Maria de Oliveira. Maria casou em segundas núpcias em 1917 com João Marcelino Luiz.
N7. Antônio Gomes Leal nascido em Santo Ângelo/RS, onde casou aos 24 anos, em 27.12.1871, com sua prima Felizarda Maria de Oliveira/Gomes de Oliveira, 22 anos, natural de Santo Ângelo/RS, filha de Domingos Gomes de Quevedo natural do Paraná e Benedita Maria de Oliveira natural do RS, moradores no distrito de São Miguel das Missões. Acima citados.
N8. Maria das Neves Leal nascida em Santo Ângelo/RS, casou a 5.4.1875 no mesmo município com Sebastião José Pinheiro, filho de João Hipólito da Silva/João Gonçalves e Bernardina Ferreira do Amaral, naturais do RS e moradores no distrito de São Miguel das Missões. Pais de:
Bn1. Josefa Leal nasceu em 21.4.1889, São Miguel das Missões.
N9. Clemência, n. 7.9.1855, São João Mirim, Santo Ângelo/RS.
N10. Maria da Soledade Leal casou com Ismael Fagundes de Campos, filho de Sebastião Soares e Rufina Fagundes de Campos. Pais de:
Bn1. Angelina Fagundes Leal  nasceu a 21.2.1891 e faleceu a 20.7.1892, São Miguel das Missões.
Bn2. Amélia Fagundes Leal nasceu 17.10.1892 no distrito de São Miguel das Missões.
Bn3. Simão Fagundes Leal 
Bn4. Cirilo Fagundes Leal 
Bn5. Manuel Fagundes Leal 
Bn6. Fabiano Fagundes Leal 
Bn7. Avelino Fagundes Leal 
Bn8. Sebastião Fagundes Leal 
N11. Bernardino Lopes Leal
N12. Januário Lopes Leal
N13. Maria do Carmo Leal
N14. Francisco Lopes Leal
N15. Manoel Diniz Leal
N16. Teresa Lopes Leal
N17. Pedro Lopes Leal
N18. Joana Lopes Leal
N19. Maria Rosa Leal
N20. Felisbina Antônia Leal c/c Salvador Antônio (Rodrigues) dos  Santos, pais de Sisnando, Pacífico e Mariano Leal dos Santos.
F9. Francisca Gomes de Quevedo, n. Cruz Alta/RS, onde casou a 27.9.1856 com Manoel dos Santos Gentil, moradores no distrito de Santa Tecla, n. São Borja/RS, filho natural de Maria Joana. Pais de:
N1. Miguel Gomes de Quevedo nascido em  Santo Ângelo, onde casou aos 21 anos, em 19.7.1875, com Francisca Duarte de Queiroz ou Francisca Ramires de Queiroz, 16 anos, nascida em Santo Ângelo, filha de João Estevão Queiroz e Maria Brum Ramires, acima citados (no registro de casamento de Miguel não consta o nome do pai).
N2. Fortunata, n. 2.1.1856, bat. 5.2.1856, São João Mirim, Santo Ângelo/RS.
N3. Januário Gomes dos Santos casou aos 27 anos, em 1898, Santa Tecla, com Rosalina de Oliveira Ribas, 18 anos, filha de Leopoldino de Oliveira Ribas e Elibia Francisca de Albuquerque.
N4. Ramão Gomes dos Santos casou com Maria da Conceição dos Santos, fal. 5.10.1896, São Miguel das Missões, com quem teve 5 filhos. Ramão casou em 1897, Santa Tecla, aos 36 anos, em 2ª núpcias com Manoela Maria Lopes, 24 anos, filha de Belarmino Moreira Lopes e Maria Xavier Pedroso, neta paterna de Joaquim Moreira Lopes e Maria Lopes e, materna, de Adriano Xavier Pedroso e Maria da Conceição. Pais de:
Bn1. Francisca Gomes dos Santos 
Bn2. Hermógenes Gomes dos Santos 
Bn3. João Gomes dos Santos 
Bn4. Antônio Gomes dos Santos 
Bn5. Maria Gomes dos Santos 
N5. Teresa, n. 4.10.1858, bat. 19.6.1859, Cruz Alta/RS.
N6. Luiz Gomes dos Santos, casou aos 27 anos, em 1893, Santa Tecla, com Maria Alves dos Santos, 20 anos aproximadamente, natural de Vacaria/RS, filha de Salvador dos Santos Padilha.
N7. Pedro Gomes dos Santos faleceu em 17.11.1897, Santo Ângelo/RS, casado com Maria Joana dos Santos, filha de Marinha Maria Teresa Rodrigues, moradores no 4º distrito de Santo Ângelo/RS. 
#Nota: 
Marinha Maria Teresa Rodrigues, faleceu a 6.9.1908, segundo dados de Guilherme Fontana Ramos, gerando ao menos 3 filhos naturais:
1. Francisco Antônio Vieira c/c Januária Celestina, filha de Inácio de Menezes e Inocência Rodrigues.
2. Maria Joana c/c Pedro Gomes dos Santos.
3. Maria Victoriana Luiza teve filhos com Irineu Luiz Carneiro, filho de Cyro Luiz Carneiro e Isabel Rodrigues.
***
Pedro e Maria foram pais de:
Bn1. João Gomes dos Santos casado com Maria Francisca da Silva, filha de Vicente José da Silva e Marcolina Maria da Silva.
Bn2. Antônio Gomes dos Santos 
Bn3. Francisco Rozendo/Gomes dos Santos
Bn4. Amância Gomes dos Santos casou em 1910, Santa Tecla com Manoel Francisco de Oliveira, filho de João Luiz de Oliveira e Angélica Maria Joaquina de Almeida, falecidos no distrito de Santa Tecla, neto paterno de Lourenço Luiz de Oliveira e Cecília Maria Pereira, neto materno de José Franco de Almeida e Guilhermina Joaquina de Bittencourt. Manoel fora casado com Jacintha Luísa de Oliveira, com quem teve a filha Maria Angélica.
Bn5. José Gomes dos Santos n. 8.4.1891, distrito de São Miguel das Missões.
Bn6. Ercília Inês dos Gomes/dos Santos nasceu em 6.8.1894, distrito de Santa Tecla, onde casou em 1911 com Albino dos Santos, filho de Wenceslau Rodrigues dos Santos e Rufina de Ávila Machado.
Bn7. Alexandrina Gomes dos Santos
Bn8. Margarida Gomes n. 27.3.1889, distrito de São Miguel das Missões.
Bn9. Maria José Gomes nasceu em 8.4.1891, São Miguel das Missões.
F10. Maria Gomes de Quevedo, n. Cruz Alta/RS, onde casou a 20.8.1856 com José Maria Moreira, n. Paraná, filho de José Simplício Moreira e Francisca Moreira.
F11. Vicência Gomes/Lopes de Quevedo casada com João Antônio Nunes. Pais de:
N1. Ana Lopes de Quevedo, n. 1855. Casou aos 16 anos, em 16.1.1871 Santo Ângelo/RS, com João Espelho (?), 42 anos, natural da Prússia, filho de João Espelho e Francisca Maria Isch.
N2. Marcelina Lopes de Quevedo, n. 2.6.1857, bat. 4.2.1858, São João Mirim, Santo Ângelo/RS.
N3. Maria Lopes de Quevedo, n. 3.6.1858, bat. 19.6.1859, Cruz Alta.
N4. Francisco Nunes de Quevedo casou a 5.11.1871 em São Borja/RS, com Honorata José de Oliveira, filha de José Pedro de Oliveira e Francisca de Oliveira.
N5. José Nunes de Quevedo, nasceu a 10.11.1873, Santo Ângelo, onde batizado.
N6. Cassiano Nunes de Quevedo, nasceu a 13.08.1875, Santo Ângelo.
N7. Ana Nunes, faleceu a 23.6.1898 em Santo Ângelo/RS.
F12. Daniel Lopes de Almeida, n . 28.11.1828 em Cruz Alta/RS, conforme pesquisa de Firmino Costa (Genealogia dos Quevedos). Casou a 24.3.1848 em Castro/PR com Itelvina Bueno de Almeida, n. Cruz Alta/RS, filha de Guiomar Bueno de Almeida.

F13. Zeferina Gomes de Quevedo casada com Prudêncio Emídio (ou Emílio) Soares Leal. Pais de:
N1. Atanásio Leal, n. 5.6.1857, bat. 13.2.1858, Cruz Alta/RS.
N2. Isidro Leal, n. 1º.9.1859, bat. 5.10, Cruz Alta/RS.
N3. Margarida Emília Leal faleceu em 7.1.1891 Santo Ângelo/RS, casada com Manoel Feliciano do CarmoPais de:
Bn1. Idalina Dias da Silva casada com João Hilário da Silva
Bn2. João Dias de Quevedo
Bn3. Hermógenes Emygdio dos Santos
Bn4. Zeferina Emília dos Santos[20] nasceu a 15.3.1889, São Miguel das Missões (o nome do pai não é citado no registro de nascimento). Casou em 1916, Santa Tecla com Luiz Pereira dos Santos, filho de Júlio Salazar dos Santos e Albina Pereira.
Bn5. Francisca nasceu em 6.1.1891, São Miguel das Missões (seu registro de nascimento não cita o nome do pai). Não é citada no inventário da mãe, possivelmente, tenha falecido na infância.
N4. Narciso Leal
N5. João Leal

***
FONTES CONSULTADAS:

- Arquivos pessoais de Claiton da Silva Nascimento, Diego de Leão Pufal, Firmino Chagas Costa, Guilherme Fontana Ramos e Zélce D. Mousquer.


- Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APRS): Inventários, testamentos, Habilitações para casamento, Livros de Notas; Registro paroquial e talões do Registro Civil.
- COSTA, Firmino da. Genealogia dos QuevedosDisponível em

- COSTA, Firmino. Terra de Vila Rica: Contribuição ao Estudo da História do Município de Júlio de Castilhos. Júlio de Castilhos. Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, 1991.
- Cúria de Santo Ângelo: livros de batismos, casamentos e óbitos do município de Santo Ângelo.
- LOPES, José Carlos Veiga. Primórdios das Fazendas de Jaguariaíva e região. Curitiba: ed. do autor, 2002.

- LOPES, José Carlos Veiga. Fazendas e Sítios de Castro e Carambeí. Curitiba: Torre de Babel ed., 2004.
- Microfilmes da Igreja Mórmon do registro civil de Santo Ângelo, São Miguel das Missões e da Igreja Católica de São Borja.

- NEVES, Ilka. Adélia da Câmara Barcellos, genealogia e história. Pelotas, UFPEL, 1997.
- NUNES, Cláudio Pereira (org.) Genealogia Tropeira.
- SANTOS, Pedro Marques. São Lourenço Mártir 1690 -1987. Série Missões. Vol 1.Porto Alegre: Palloti.
- SILVA LEME, Luiz Gonzaga da. Genealogia Paulistana. São Paulo: 1909.
- TINM, Octacílio B. e GONZALES, Eugenio (org. e editores). Álbum ilustrado do Partido Republicano Castilhista – RGS. Porto Alegre: Livraria Selbach de J.R da Fonseca e Cia, 1934.

****

NOTAS:

[1] Firmino Costa, em Genealogia dos Quevedos, cita ainda, outros 2 filhos que não são relacionados no inventário de Januário Gomes de Quevedo. São eles: Romana batizada em 15.3.1820 e Daniel nascido em 28.11.1828 e batizado em 28.12 em Cruz Alta/RS. Possivelmente faleceram solteiros e antes do óbito do pai.


[2] Jacinto Nunes de Freitas faleceu s 17.2.1888 no 4º distrito de S Ângelo (em Carajá) e Jesuína tiveram os filhos:
1. Marciliana Nunes de Freitas c/c João Manoel Prestes.
2. Belmira Nunes de Freitas c/c Aníbal Ferreira Escobar.
3. Laurentina Nunes de Freitas
4. Rosa Nunes de Freitas c/c Firmino Nunes de Freitas.
5. Ângelo Nunes de Freitas c/c Inês Francisca de Souza, filha de Jacinto José de Souza e Francisca dos Reis.
6. Clemência Nunes de Freitas c/c Simpliciano Sarate Dias.
7. Francisco Vieira Neto c/c Alexandrina da Silva Jardim.
8. João Nunes de Freitas ou Vieira Neto c/c Maria Xavier dos Santos
9. Luiz (Osório) Nunes de Freitas c/c Maria Joaquina Rodrigues (?) de Oliveira.
10. Maria Nunes de Freitas c/c Valentim Ferreira de Escobar, n. Cruz Alta/RS e fal. 24.6.1957 em Santo Ângelo/RS, filho de Vicente Ferreira de Escobar e Serafina Fernandes de Moraes. Maria casou em 1º ou 2º matrimônio com Cipriano Sarate Dias.
11. José Nunes de Freitas c/c Josefina Fernandes de Moraes.
12. Marcos Nunes de Freitas c/c Rosa de Paula Chagas,
T13. Inês Nunes de Freitas c/c Napoleão Nunes de Freitas e depois com Claudio José de Espindola.
14. Irineu Nunes de Freitas c/c Constança Maria do Amaral Machado;
15. Garibaldi Nunes de Freitas c/c Luiza Nunes de Freitas/Chagas
16. Geralda Nunes de Freitas c/c Henrique Cardoso da Rosa.

[3] José Cardoso de Almeida e Maria do Carmo tiveram os filhos:
1. Claro Cardoso de Almeida falecido em 21.8.1902, Santo Ângelo/RS.
2. Felisbino Cardoso de Almeida casado com Joaquina Alves Teixeira.
3. Salvador Cardoso de Almeida casado com Maria Corrêa Leite.
4. Cecília Cardoso de Almeida casada com Benício Pires de Freitas.
5. Ana Rosa Cardoso de Almeida casada com Antônio Basílio da Silva.
6. Alexandrina Cardoso de Almeida casada com Hileno/Ileno Lopes Leal.
7. Manoel Cardoso de Almeida casado com Francisca Corrêa de Vargas.
8. Júlia Cardoso de Almeida casada com Francisco Nunes de Freitas.
9.Cap. Francisco Cardoso de Almeida casado com Maria Jesus de Oliveira.
10.Teodora Cardoso de Almeida casada com Virgílio Rodrigues da Silva.
11. Manoel Joaquim Cardoso de Almeida casado com Guilhermina Maria/Luísa de Oliveira.
12. Sebastião Cardoso de Almeida casado com Felisberta Xavier dos Santos.
13. Albina Cardoso de Almeida e Eugênio Cardoso de Almeida.

[5] Policarpo e Joaquina Francisca tiveram os filhos:
1. João Alves Teixeira casado com Marcolina Alves da Rosa ou Franco Alves.
2. Calisto Alves Teixeira casado com Clara Alves de Oliveira.
3. Luísa Alves Teixeira casada com João Cardoso ou Luiz de Oliveira.
4. Generosa Alves Teixeira casada com Salvador Luís de Oliveira.
5. Joaquim Alves Teixeira casado com Senhorinha Cardoso de Oliveira.
6. Maria Alves Teixeira casada com Pacífico Luís de Oliveira.
7. Rosalina Alves Teixeira casada com Procópio José da Silva.
8. Júlia Alves Teixeira casada com Raymundo Luís de Oliveira.
9. Lídia Alves Teixeira casada com Domingos Leal de Oliveira.
10. Vitorino Alves Teixeira

[6] Manoel Francisco de Brum e Angélica tiveram os filhos:
1. Libino Francisco de Brum casado com Angelina Antunes Rodrigues.
2. João Francisco de Brum
3. José Francisco de Brum
4. Francisco Antônio de Brum casado com Luísa Antunes Gonzaga.
5. Carlos Francisco de Brum casado com Hortência Gomes Leal.
6. Quintino Francisco de Brum
7. Fabiano Francisco de Brum
8. Jacinto Francisco de Brum
9. Emiliana Francisca de Brum
10. Germana Francisca de Brum
11. Dionísia Francisca de Brum casada com Severo Pereira do Nascimento.
12. Albina Francisca de Brum casada com José Eleutério Monteiro.

[8] Apolinário Teixeira de Carvalho e Mari,a falecida em 4.7.1890, Rincão dos Pires, distrito de Santa Tecla, foram pais de:
1.Bernardina Silveria/Silveira de Bittencourt casada com Firmino Soares de Siqueira.
2. Apolinária Teixeira de Carvalho casada com Constantino Nunes da silva.
3. Martins Teixeira de Carvalho casado com Inácia do Nascimento e Silva.
4. Andrelina Teixeira de Carvalho casada com Nicolau Pires de Arruda.
5. Antônia Teixeira de Carvalho
6. Félix Teixeira de Carvalho casado com Maria Inácia Rodrigues Marques.
7. Joaquim Teixeira de Carvalho casado com Anacleta Maria de Oliveira e, após, com Silvana do Nascimento e Silva.

[9] Bernardo José Padilha (casou em 2ª núpcias 1913, com Florisbela Alves Machado) e sua 1ª esposa, Rafaela foram pais de:
1. Leôncio Rodrigues Padilha
2. Rufina (o) Rodrigues Padilha
3. Damásio Rodrigues Padilha casado com Emília Marcelina de Brittes.
4. Belarmino Rodrigues Padilha casado com Teresa Maria de Moraes.
5. Atanásio Rodrigues Padilha
6. Rosalina Rodrigues Padilha casada com Rodolfino da Silva Winckler.
7. José Rodrigues Padilha casado com Emília Paulo de Chagas.
8  Santiago Rodrigues Padilha
9. Pedro Rodrigues Padilha
10. Abelardo Rodrigues Padilha
11. José Maria Padilha (gêmeo com Maria José).
12. Maria José Padilha
13. Narcisa Rodrigues Padilha

[10] Manoel Marcelino fora casado, anteriormente, com Fabiana de Tal, com quem teve os filhos:
1. Felícia ou Felicidade
2. Francisca casada com Inácio Lemos.
3. Ana casada com Bonifácio José Dias.
4. Augusto João.

[11] Leopoldino Alves Teixeira e Francisca Maria de Oliveira, foram pais de:
1. Teodósio Alves Teixeira morador no município de Cruz Alta/RS.
2. João Alves Teixeira casado com Maria Marques Teixeira, moradores São Luiz Gonzaga/RS.
3. Joaquina Alves Teixeira casada com Felisbino Cardoso de Almeida (irmão de Manoel Cardoso de Almeida).
4. Manoel Alves Teixeira residente no município de Santo Ângelo/RS casado com Maria Paulina de Almeida.
5. Boaventura Alves Teixeira casado com Maria Francisca Franco de Almeida.
6. Paulina Alves Teixeira casada com Silvério Rodrigues de Paula.
7. Reginalda Alves Teixeira casada com Pedro Garcia dos Reis.
8. Maria Alves Teixeira casada com Miguel Franco de Almeida.
9. Laura/Luísa Alves Teixeira
10. Rosa Alves Teixeira casada com Francisco Ferreira da Cruz.
11. Vicente Alves Teixeira
12. Victoriana Alves Teixeira
13. Antônia Alves Teixeira casada com Damásio Franco de Oliveira.
14. Inocêncio Alves Teixeira casado com Zulmira Luísa Carneiro.
15. Salvador Alves Teixeira casado com Júlia Luísa Carneiro.
16. Lourenço Alves Teixeira

[12] João Teixeira Machado e Generosa Maria de Jesus tiveram os filhos:
1. João Teixeira de Paula casado com Luísa Maria da Silva e Georgina Corrêa de Moura.
2. Ana Maria Teixeira casada com Joaquim Caetano da Silva.
3. Serafim Teixeira Machado
4. Carolina Teixeira Barbosa casada com Otávio Marques Barbosa.
5. Domingos Teixeira Machado
6. José Teixeira Machado
7. Timóteo Teixeira Machado casado com Marciria/Marfisia Teixeira da Rosa.
8. Cipriano Teixeira Machado
9. Júlio Teixeira Machado
10. Manoel Teixeira Machado
11. Inez Teixeira do Nascimento casada com Emídio Joaquim dos Santos.
21. Rufina Maria Teixeira
13. Maria Teixeira de Jesus casada com Marciomilio da Silva Reis.
14. Manoel Teixeira Machado
15. Francisco Teixeira Machado

[13] Ângelo Rodrigues de Paula e Florisbela Maria de Jesus foram pais de:
2. Maria Cândida de Jesus c/c Ângelo da Costa Leite, moradores em São Lourenço.
3. Ângelo Rodrigues de Paula Filho c/c Luísa Maria da Rosa.
4. Ana c/c Wenceslau de Paula e Silva, moradores em S. Lourenço.
5. Generosa Maria de Jesus c/c João Teixeira Machado.
6. Rosa Marcelina Rodrigues de Paula/de Jesus c/c Vicente Marcelino da Rosa.
7. Silvério Rodrigues de Paula c/c Paulina Alves Teixeira.
8. Serafim Rodrigues de Paula
9. José Rodrigues de Paula c/c Antônia Jacinta da Silva
10. Manoel Rodrigues de Paula c/c Maria Teixeira de Deus.
11. Cândido Rodrigues de Paula c/c Deolinda Maria de Jesus.       
12. Joaquim Rodrigues de Paula c/c Ana Teixeira de Deus (dos Anjos).

[14] Raymundo Nonato da Silva e Maria dos Santos Teixeira foram pais de 9 filhos a seguir:
1. Manoel da Silva Teixeira c/c Magdalena Maria Teixeira
2. Francisco Franco da Silva c/c Isabel Rodrigues de Siqueira
3. Luís da Silva Teixeira
4. Bárbara Maria do Espírito Santo c/c Bernardo Rodrigues de Siqueira e, após, com  Miguel de Vargas Quintanilha.
5. Estanislau da Silva Teixeira
6. José Raymundo da Silva c/c Joana Maria de Loretto.
7. João Baptista dos Santos c/c Maria Roza de Moraes.
8. Antônio Raymundo da Silva
9. Salvador que faleceu logo após a mãe.
Raymundo Nonato casou em 2º matrimônio com Manoela Antunes Maciel, gerando os filhos:
10. Belisário Figueiró de Souza
11. Maurícia Antunes da Silva c/c Joaquim Antônio de Oliveira e com Antônio de Oliveira Fonseca (viúvo de Maria Antônia da Fonseca).
12. Manoel Antunes da Silva
13. Maria Antunes da Silva c/c João Luiz da Costa.
14. Mariana Maria da Silva c/c Justino Correia/Correa de Andrade.
15. Tomásia Antunes da Silva
16. Joaquim
17. Ana

[15] Joaquim (inventário autuado em 1892, Santo Ângelo) e Margarida (inventário autuado em 1884, Santo Ângelo) foram pais de:
1. Antônio Antunes de Freitas
2. Manoel Antunes de Freitas
3. Jacinto Antunes de Freitas
4. José Antunes de Oliveira Freitas casado com Luísa Maria de Oliveira e Isabel Alves Teixeira.
5. Constantina Antunes de Freitas casada com (H)Eliodoro Correa de Moura
6. Senhorinha Antunes de Freitas casada com Antônio de Oliveira Pinto (seu sobrinho?).
7. Alexandrina/Alexandra Antunes de Freitas casada com Joaquim Manoel Gonzaga.
8. Francisco Antunes de Freitas casado com Joaquina Antunes da Conceição.
9. Ana Antunes de Freitas casada com Reginaldo José da Silva.
10. João Antunes de Freitas casado com Maria Cardoso de Oliveira.
11. Joaquim Antunes de Freitas Filho casado com Ana Cardoso de Oliveira.
12. Leopoldo Antunes de Freitas casado com Joaquina Cardoso de Oliveira.
13. Rosária Antunes de Freitas casada com Ricardo dos Santos Ribas, moradores em Curitiba.
13. Damásia Antunes de Freitas casada com João Cardoso de Oliveira.
14. Delfino Antunes de Freitas casado com Zeferina Baptista Dornelles e Jerônima Antunes Ribas.
15. Feliciano Manoel Antunes

[16] Ana casa, novamente, com Ladislau Marques de Araújo.

[17] José Franco de Almeida, falecido a 5.7.1876, Santo Ângelo/RS, e Guilhermina, falecida a 6.7.1892, tiveram 10 filhos:
1. Angélica Maria de Almeida casada com João Luís de Oliveira
2. Generosa Maria de Almeida casada com Joaquim Caetano da Silva
3. Luís Franco de Almeida casado com Julia Máximo.
4. Quintiliano Franco de Almeida faleceu em 27 fev 1895, Santo Ângelo. Solteiro.
5. Maria Paulina de Almeida casada com Manoel Alves Teixeira
6. Ana Joaquina de Bittencourt/de Almeida casada com João Luís ou Ladislau Marques de Araújo e em 2º matrimônio com Ricardo Marcelino da Rosa.
7. Antônio Franco de Almeida casado com Francisca Joaquina de Oliveira e ou Maria Soledade.
8. Miguel Franco de Almeida
9. João Franco de Almeida casado com Emília Kaipper.

10. Maria Francisca de Almeida casada com Boaventura Alves Teixeira.
[18] Casado em 1ª núpcias com Clara da Silveira Torres, falecida a  27.5.1899 São Luiz Gonzaga/RS, com quem teve 7 filhos.

[19] Mariana Martins d’Ávila teve os filhos:
1. Fermino Martins dos Santos
2. Rita Maria dos Santos
3. Pedro Martins dos Santos
4. Clemência Maria dos santos
5. Francisca Maria dos Santos casada com José Vieira Neto

[20] Zeferina Emília dos Santos, filha natural de Margarida Emília Leal e Luiz Gomes dos Santos (seu primo, filho de sua tia Francisca e Manoel dos Santos Gentil?).

17 comentários:

  1. INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN



    SHALOM! BOM DIA A TODOS !

    MEU NOME É FLÁVIO DE SÁ COHEN. SOU JUDEU, FORMADO EM HISTORIA E EM BIOQUIMICA , COM ESPECIALIZAÇÃO EM GENEALOGIA , FILOLOGIA, HISTÓRIA ANTIGA, ANTROPOLOGIA CULTURAL, BIOLOGIA MOLECULAR E GENETICA DE POPULAÇÕES HUMANAS E ESTOU ME PREPARANDO PARA ME ESPECIALIZAR TAMBÉM EM MICROBIOLOGIA MOLECULAR. INFOMO ISTO A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO , PARA FUNDAMENTAR AS MINHAS INFORMAÇÕES QUE LHE SÃO PRESTADAS. E VISANDO CONTRIBUIR E ESCLARECER SOBRE A ORIGEM DO SOBRENOME DE FAMÍLIA GOMES. EU CONFIRMO A VOCÊS, DEPOIS DE PESQUISAR EM MAIS DE 100 TÍTULOS SOBRE HISTÓRIA , GENEALOGIA JUDAICA SEFARADITA E ASHKENAZITA, GENETICA JUDAICA, E INCLUSIVE CÓPIAS DE SEFER MOHEL, OU LIVROS/CADERNOS DE MOHELS, OU DE CIRCUNCISÃO QUE PELO MENOS O SOBRENOME GOMES GRAFADO COM ''S'' É SIM UM SOBRENOME DE ORIGEM JUDAICA SEFARADIM OU BENEI ANUSSIM COMPROVADA. E... AH SIM! EU TAMBÉM DESCENDO DOS GOMES POR PARTE DA MAE DE MEU PAI!


    ELE SURGIU NA ÉPOCA DA ESPANHA DOMINADA PELOS VISIGODOS, JUNTAMENTE COM SUA VARIANTE ESPANHOLA GOMEZ, JÁ ANTES DO PERÍODO DA INQUISIÇÃO, E ANTES DOS CONCÍLIOS DE ORLEANS DE 538 DC E DOS CONCILIOS DE LATRAN E DE TOLEDO, QUE PROIBIAM OS CASAMENTOS MISTOS ENTRE JUDEUS, QUE ERAM MUITOS COMUNS ANTES E DEPOIS DOS MESMOS FOI ASSIM QUE SURGIRAM SOBRENOMES JUDAICOS TRASNLITERADOS OU ADAPTADOS DO HEBRAICO PARA AS LINGUAS LATINA E ATÉ MESMO O VISIGODO QUE ERA UMA LÍNGUA GERMANICA, FALADA NA PENINSULA IBERICA OU HISPANIA , COMO ERA CHAMADA ANTES DA CONQUISTA MUÇULMANA DE 811 D.C.


    O APELIDO DE FAMÍLIA OU SOBRENOME GOMES OU GOMEZ SURGIU A PARTIR DA TRANSLITERAÇÃO OU COMBINAÇÃO DE SEU SOBRENOME HEBRAICO ORIGINAL QUE ERA GOM-LEVY COM A PALAVRA GERMÂNICA GOMOS OU GUMA, QUE SIGNIFICARIA HOMEM. POR SUA GRAFIA JUDAICA ANTIGA ORIGINAL IDENTIFICA-SE DE IMEDIATO QUE SUA LINHAGEM ISRAELITA ERA SACERDOTAL, PORQUE GOM LEVY SIGNIFICA ESTANDARTE, BANDEIRA OU ESCUDO DE LEVY, O QUE POR SUA VEZ IDENTIFICA O ANCESTRAL HEBREU MAIS ANTIGO DESSA FAMÍLIA , O QUAL ERA O LEVITA RESPONSÁVEL POR CONDUZIR O ESTANDARTE DA TRIBO DE LEVY E A ARCA DA ALIANÇA, DURANTE A MARCHA DOS FILHOS DE ISRAEL , QUANDO ATRAVESSARAM O SINAI EM DIREÇÃO A TERRA DE CANAÃ. UMA GRAFIA DE SOBRENOME DE RESTAURAÇÃO , ADOTADA POR ALGUMAS FAMILIAS DESCENDENTES DOS GOMES / GOMEZ , CRISTÃOS – NOVOS QUE RETORNARAM AO JUDAÍSMO, FOI O SOBRENOME HEBRAICO COHEN – GOMEL OU COHEN – GOMIEL, ATRAVÉS DOS QUAIS OS MESMOS REAFIRMAVAM SUA ORIGEM JUDAICA E SACERDOTAL LEVÍTICA OU COHANIN.


    CONTINUA ....POR FLAVIO DE SÁ COHEN



    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN



    MAS NA DÚVIDA, ACONSELHO OS SENHORES LEITORES A PROCUREM FAZER TESTES DE GENEALOGIA GENETICA JUDAICA PELA EMPRESA FAMILYTREEDNA, SE TUDO CORRER BEM, PROVAVELMENTE , OS PRINCIPAIS MARCADORES GENETICOS DO CROMOSSOMO Y PATERNO PRESENTES NAS PESSOAS COM SOBRENOME GOMES DE ASCENDÊNCIA PATERNA ( LEMBRANDO QUE NO CASO DE MULHERES , O MATERIAL PARA O EXAME LABORATORIAL DEVE SER RECOLHIDO DO PAI, DO AVÔ PATERNO, DE UM TIO IRMÃO DO PAI, DE UM PRIMO FILHO DESSE TIO, DE UM IRMÂO FILHO DO MESMO PAI, OU DE UM TIO AVÔ IRMÃO DO PAI DO PAI,PORQUE TODOS HERDAM O MESMO CROMOSSOMO Y), BEM COMO , OS DE OUTRAS FAMILIAS PORTUGUESAS DE ORIGEM JUDAICA LEVITICA OU SACERDOTAL , COMO OS RODRIGUES, OS PEREIRA, OS CUNHA, OS MACHADO, OS SANCHEZ, OS SAENZ, OS SÁ OU SAA, OS ANTUNES, OS NAVARRO, OS NOVAES, E OS OLIVEIRA, POR EXEMPLO, DEVEM SER IGUAL AOS DAS FAMILIAS JUDAICAS OFICIAIS DAS PRINCIPAIS LINHAGENS SACERDOTAIS E LEVITAS: COHEN, COEN, KOHEN, KOEN, HA-KOHEN, CANO, CÃO, AL -KOHEN, KUNHA , SACERDOTI, KAPLAN, KOOGAN, KAGAN ( DA SIGLA PARA FRASE EM ARAMAICO : KOHANEI SHILUCHEI DESHMAYA NINHU = ‘’OS SACERDOTES SÃO MENSAGEIROS DO CÉU’’, KATZ (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO KOHEN ZEDEK = SACERDOTE DA JUSTIÇA, SACERDOTE JUSTO), MAZER (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO : MIN ZERAT AHARON = ‘’ DA SEMENTE DE AARÃO’’) , RAPAPORT, SHAPIRO, KAHANE, QUINN, CONWAY, COHAN, AZULAI E SUAS VARIANTES (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO: HA DEISHAH ZONAH VE’CHALLELAH LO YIKACHU = ‘’ AQUELE QUE NÃO DEVE TER UMA MULHER ESTRANGEIRA OU DIVORCIADA ‘’; HOROWITZ, EPSTEIN, DALMEDICO, SEGAL, CANTOR, KANTOR, CANTARINI.
    OS PRINCIPAIS MARCADORES GENETICOS OU YAP DOS COHANIN OU COHEN HAPLOTIPO MODAL ,É O LIGADO AO HAPLOGRUPO J2 , OU MAIS PRECISAMENTE J2A , TAMBÉM CONHECIDO COMO J-M410. QUE FAZ DA PESSOA PORTADORA DO MESMO , UM DESCENDENTE DO SUMO SACERDOTE ZADOK HA-KOHEN, QUE UNGIU O REI SALOMÃO NA ANTIGUIDADE.



    EM PESQUISAS GENETICAS MAIS RECENTES , UTILIZANDO UM MAIOR NUMERO DE MARCADORES DO CROMOSSOMO Y OU PATERNO NO Y-STR , VISANDO GANHAR UMA MAIOR RESOLUÇÃO DE ASSINATURAS GENÉTICAS SUPERIORES E MAIS ESPECÍFICAS INDICOU QUE CERCA DA METADE DOS JUDEUS DE ORIGEM SACERDOTAL COMPARTILHAM UM CROMOSSOMO Y DO HAPLOGRUPO J1C3, TAMBÉM CONHECIDO COMO J-P58. OS PORTADORES DO MESMO POSSIVELMENTE PERTENÇEM A LINHAGEM DE AVIATAR BEN AIMELEK HA-KOHEN GADOL, O OUTRO SUMO SACERDOTE VIVO DA ÉPOCA DO REI DAVID, E QUE FORA DESTITUÍDO DO SACERDÓCIO PELO REI SALOMÃO, POR TER FAVORECIDO ADONIAS ,NAS PRETENSÕES AO TRONO DE ISRAEL, OU A UMA FAMÍLIA DE HOMENS LEVITAS COMUNS DAS CASAS DE GERSON OU MERARI QUE CASARAM COM MULHERES DA CASA DE AARÃO, E POR MOTIVOS HITÓRICOS DESCONHECIDOS ASCENDERAM DA POSIÇÃO DE SIMPLES LEVITAS A SACERDOTES OU COHANINS.


    TAMBÉM É ADMITIDO COMO UM MARCADOR GENÉTICO DO CROMOSSO Y OU PATERNO COMO DE LINHAGEM SACERDOTAL OU COHANIN O MARCADOR E1B1 OU HAPLOGRUPO V, MAIS EXATAMENTE E1B1B1C M123. E É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE É O MARCADOR GENÉTICO SACERDOTAL OU DE TODA TRIBO DE LEVY MAIS ANTIGO , PELO FATO DE TER SIDO DESCOBERTO NA LINHAGEM SACERDOTAL DOS SUMO-SACERDOTES SAMARITANOS ATUAIS DE ISRAEL, CUJOS ANCESTRAIS NUNCA SAÍRAM DA TERRA SANTA NOS ULTIMOS 4000 ANOS O QUE QUER DIZER QUIE PROVALVEMENTE OS J1 E O J2 SÃO MUTAÇÕES OU VARIAÇÕES DO MESMO. SE SEU EXAME DE DNA DO CROMOSSOMO Y APRESENTAR ESSA ASINATURA GENETICA E1b1b1c M123 , ISSO QUER DIZER QUE VC PERTENCE A LINHAGEM JUDAICA SACERDOTAL MAIS ANTIGA E PURA, NÃO IMPORTANDO SUA ORIGEM GENÉTICA MATERNA, QUE AQUI NO BRASIL MAJORITARIAMENTE INDIGENA E AFRICANA.



    CONTINUA ....POR FLAVIO DE SÁ COHEN

    ResponderExcluir

  3. CONTINUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN



    OBSERVANDO-SE QUE OS DOIS PRINCIPAIS AGREGADOS DE MARCADORES GENETICOS COHANIN J1e E J2a, SÃO CONFIRMADOS COMO ESTANDO PRESENTES , EM SUA GRANDE MAIORIA, EM JUDEUS SEFARDITAS DE LINHAGEM LEVÍTICA OU SACERDOTAL, BEM COMO EM QUAISQUER POPULAÇÕES DE SEUS DESCENDENTES ESPALHADOS PELO MUNDO COM ORIGEM OU FUNDAÇÃO EM SUAS LINHAGENS MASCULINAS. O QUE QUER DIZER PRINCIPALMENTE BRASIL, AMÉRICA LATINA, MÉXICO, E NOS ESTADOS NORTE AMERICANOS DE NOVO MÉXICO, CALIFORNIA E TEXAS.


    CABENDO RESSALTAR AIANDA QUE SEMPRE FOI MAIS NUMEROSA A PRESENÇA DE LEVITAS E COHANIN NAS ORIGENS DAS POPULAÇÕES SEFARADITAS , DO QUE NAS ASHKENAZITAS. ISTO PORQUE NA ÉPOCA DO SACERDOTE ESDRAS E DO RETORNO DOS EXILADOS JUDEUS DA BABILONIA PARA A TERRA DE ISRAEL, MUITOS LEVITAS NÃO RETORNARAM ,E PREFERIRAM RUMAR PARA O YEMEN, AFRICA DO NORTE, E PENINSULA IBÉRICA , PORQUE NÃO TINHAM SUSTENTO GARANTIDO NO ISRAEL RESTAURADO DEVIDO AO FATO DE QUE OS JUDEUS NÃO ESTAVAM AINDA RECOLHENDO O DÍZIMO NECESSÁRIO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA E MANUTENÇÃ DE SUAS NUMEROSAS FAMÍLIAS.


    BEM , ESPERO TER CONTRIBUÍDO E AJUDADO NOS SEUS ESCLARECIMENTOS SOBRE A ORIGEM JUDAICA SEFARADITA DA FAMÍLIA GOMES . QUEM TIVER ALGUMA DÚVIDA SOBRE SOBRENOMES PORTUGUESES E ESPANHÓIS DE ORIGEM JUDAICA SEFARADIM, SE QUISER PODE ME ESCREVER. MEU NOME É FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN. MEU E-MAIL DE CONTATO É : SACOHEN@BOL.COM.BR OU FAIO1204CCB@YAHOO.COM.BR. ATÉ A PRÓXIMA, E QUE O ETERNO E BENDITO D’US DE ISRAEL ABENÇOE A VCS E SUAS FAMÍLIAS GRANDEMENTE. AM YISRAEL CHAI ! BARUCH HASHEM!

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Grisleine Holsback, sou neta de Gonçalo Valeriano Holsback filho de Carlos Holsbach Sobrinho e Justina Prestes, conforme consta na Certidão de Casamento de meu avô. Porém, não encontrei o nome Gonçalo na relação de filhos deles, consta apenas Carolina Ofrasina como filha......poderia me ajudar?? obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Gris, replicando a mensagem que deixei para ti na postagem dos Holzbach: talvez o Carlos Holsback que procures seja o mesmo "3.2 Carlos Holzbach Sobrinho, bat. 16/04/1850, Santa Maria/RS. Casou-se a 10/06/1874, Santo Ângelo/RS com Justina Maria Prestes, 15 anos, filha de Manuel Inácio Prestes e Maria Fernandes de Moraes (citados em: http://pufal.blogspot.com/2011/06/familias-portuguesas-nas-missoes.html)". Para confirmar a hipótese, teríamos que conseguir a certidão de nascimento do teu avô Gonçalo Valeriano. Tens este documento?

    Sds., Diego.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Tem feito um ótimo trabalho! Parabéns!

    Meu nome é Selair Severo da Silva, e sou neto de Salustiano Ávila da Silva que aparece em Tn6. Gostaria de saber como faço para saber de quem meu avô paterno era filho e de qual família que ele era descendente.
    Desde já agradeço seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Selair! Nesta postagem deixei de incluir as abreviações, mas "Tn" refere-se a trineto; "Bn" a bisneto, "N" a neto e "F" a filho. Portanto, na genealogia sempre deves retroceder, no caso, ao "Bn" imediatamente anterior ao Salustiano e assim sucessivamente. Portanto, temos:

    F7. Antônia/Tomásia Gomes de Quevedo casou-se com Manuel Vieira Tobias, falecido a 04.1.1876 em Santo Ângelo/RS, filho de Antônio Moreira Tobias (nat. Paraná, morador no distrito missioneiro de São Miguel, cujo inventário foi autuado em 1862 em Santo Ângelo) e de Maria Joaquina Vieira (falecida em torno de 1862 em Santo Ângelo/RS). Foram pais de:

    N3. Jacinta Felisberta Gomes nasceu em Santo Ângelo/RS, onde casou aos 19 anos, a 20.9.1872, com José Antunes de Almeida Sobrinho, natural de Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 29.7.1897, filho de Bento Antunes de Almeida (inventariado em 1884, Santo Ângelo/RS) e Maria Antunes Martins. Foram pais de:

    Bn4. Francisca Antunes de Almeida casada com Manoel João Ávila da Silva, filho de Francisco Ávila da Silva e Delfina Antunes de Freitas, ambos naturais do RS e moradores no distrito missioneiro de São Miguel. Foram pais de:

    Tn6. Salustiano Ávila da Silva, n. 7.1.1906 distrito de São Miguel, onde casou em 1931, com Docelina Jung, n. 21.12.1910, distrito de São Miguel, filha de Frederico Jung e Custodia de Paula Jung. Os avós paternos de Docelina foram Carlos Jung e Elisa Fuchs Jung, naturais do RS. Seus avós maternos foram Antônio de Paula Chagas e Maria Antônia de Oliveira, ambos naturais do RS.

    ResponderExcluir
  8. Olá... a pedido de meu pai (Santos Eli S. de Quevedo -filho de Emílio de Quevedo) estou pesquisando as suas origens/antepassados... li todas os nomes com a expectativa de encontrar alguma descendência mas não encontrei...
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Joveci, escreva para diegopufal@gmail.com com os dados que sabes do teu ramo, como nomes, datas e locais em que viveram ainda que aproximado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CAPITÃO VICENTE FERREIRA DE ESCOBAR,SEUS PAIS...

      Excluir
  10. SOU SILVANA DELLA FLORA OLIVEIRA ,TENHO MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE A DESCENDÊNCIA DE FRANCISCO ANTONIO DOS REIS,O MESMO É TRISAVÔ DO MEU MARIDO...MEU EMAIL: dellaflorasilvana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. 10. Maria Nunes de Freitas c/c Valentim Ferreira de Escobar, n. de Cruz Alta/RS e fal. 24.6.1957 em Santo Ângelo/RS, filho de Vicente Ferreira de Escobar e Serafina Fernandes de Moraes. Maria casou em 1º ou 2º matrimônio com Cipriano Sarate Dias.
    Sobre esta postagem meu marido é bisneto de Valentim e Maria Nunes. A mesma casou-se com Valentim, falecendo antes dele,não tendo nenhum registro de ter casado com Cipriano Sarate Dias. Tenho a certidão de casamento dela e de Valentim,bem como cópias da certidão de óbito.
    att. Silvana Della Flora Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Sinhorinha Gomes da Silva, pode ser filha do Januario? Minha bisavo se chamava sinhorinha, casou-se em 1902 em são miguel das missões com Pedro Rodrigues da Silva, ambos faleceram em Amambai- MS, segundo minha mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque a Senhorinha deve ter nascido em meados de 1880 e a cronologia não permite fosse filha do Januário. Você tem que encontrar ou o registro de nascimento de algum filho de Pedro e Senhorinha, pois saberás os nomes dos pais dele, ou o registro de casamento deles.

      Excluir
    2. Pede para cartorio de Missões olhar. Pq Januario teve filhos alem destes listados, como a Sinforosa e o Ozorio.

      Excluir