segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alemães no RS: família Fauth - o passaporte do imigrante

Alemães no RS: família Fauth - o passaporte do imigrante



Acabo de receber do parente André Antônio Fauth uma fotografia do passaporte do imigrante Fauth, Philipp Heinrich Fauth, datado de 19 de agosto de 1825, expedido na Alemanha.
Passaporte passado a Philipp Heinrich Fauth
                                   em 1825 na cidade de Koblenz
O documento foi expedido na cidade de Koblenz a Philipp Heinrich Fauth para, juntamente com sua esposa Anna Maria Bretz e seus filhos, pudesse embarcar na cidade de Hamburgo para o Rio de Janeiro.

Philipp Heinrich Fauth nasceu em 6 de agosto de 1789 em Udenheim, Alemanha e faleceu afogado no Rio dos Sinos, em São Leopoldo no ano de 1827. Era filho de Johann Lorenz Fauth e de Christine Barbara Lenz. Casou-se a 7 de abril de 1814 na cidade de Kreuznach, Alemanha, com Anna Maria Bretz, ali nascida em 21 de março de 1783 e falecida a 6 de maio de 1850 em Hamburgo Velho/RS, filha de Heinrich Bretz ou Pretz e de Apollonia Ackermann.
O casal teve seis filhos, dentre eles, Heinrich Philipp Fauth, meu penta-avô, nascido em 29 de julho de 1823 em Kreuznach e falecido no dia 1º de março de 1899 em Lajeadinho, Taquara/RS, cujo diário e fotografias de alguns descendentes já foram tratadas neste blog.

3 comentários:

  1. Diego. Tive este passaporte em mãos. Quem me trouxe ele em um 'canudo' antigo foi um senhor Fauth, morador de Canela, RS, em 1986.
    Em verdade ele não foi expedido pela Alemanha e, sim, pelo Reinado Prussiano, até porque a Alemanha como um país não existia. Os Fauth, originalmente, eram prussianos, como consta no passaporte.
    Como está escrito em um 'alemão' arcaico e em letras góticas, contratei a tradução de um especialista antigo professor da Unisinos, o qual tenho em mãos.
    Gustavo Henrique Fauth.

    ResponderExcluir
  2. Tive contatos com Pedro Almiro Fauth até 2011.
    O mesmo me disse que era meu primo.
    Eu gostaria de tirar cidadania Alemã.
    Será que tem meios para isso ?
    Abraços
    Marcos Fauth

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos, em princípio não temos direito à dupla cidadania pela família Fauth. É que a unificação da Alemanha, quando se criou o atual Estado alemão, deu-se em 1871, quando os Fauth há muitas décadas já estavam no Brasil. Abraço, Diego.

    ResponderExcluir