sábado, 25 de junho de 2011

Alemães no RS: os Schönardie (I)

Alemães no RS: os Schönardie (I)


            A família Schönardie [Schoenardie, Schenardie, Schenardi] chegou em São Leopoldo/RS a 27/02/1826, passageira da sumaca Nova Sociedade (1ª viagem) e do transatlântico Der Kranich (2ª viagem), representada por:
·        Johannes Schönardie, lenhador em Hessen, na Alemanha;
·        Maria Elisabeth Zollinger, esposa;
·        Hilarion Schönardie, nascido em 1824, Frettenheim, filho, e
·   Elisabeth Schönardie, nascida em 09/08/1825, Frettenheim, filha [esta depois casada com Heinrich Philipp Fauth, meus ascendentes]
Os Schönardie se estabeleceram na região de Canudos em Hamburgo Velho, mais tarde ocupando a região de Sapiranga, no atual município de Nova Hartz, onde deixou muitos descendentes.
O patriarca Johannes Schönardie nasceu a 1º/12/1787 na cidade de Frettenheim, Darmstadt, Alemanha e faleceu a 26/09/1883 em Nova Hartz, aos 85 anos, 9 meses e 25 dias, de infarto, deixando 10 filhos (sic), 46 netos e 73 bisnetos.
Casou ainda na Alemanha com Maria Elisabeth Zollinger, nascida a 12/02/1803 na cidade de Hamm, Frettenheim, Alemanha e falecida a 27/04/1880 em Nova Hartz, aos 76 anos, 4 meses e 15 dias, de senilidade [velhice].
Johannes e Maria Elisabeth tiveram possivelmente dez filhos, mas apenas quatro teriam chegado à idade adulta. Além dos filhos imigrantes, houve ainda:
·     Ludwig (Louis) Schönardie, nascido a 27/02/1828, Canudos (Hamburgo Velho/RS);
·        Heinrich Schönardie, nascido a 05/08/1830, em Canudos.
·        Johann Adam Schönardie, nascido a 08/05/1831, Hamburgo Velho.
·        Katharina Schönardie, nascida a 12/04/1833, Hamburgo Velho.
O terceiro filho do casal imigrante, Ludwig ou Louis Schönardie foi seleiro e casou-se duas vezes, sendo a primeira com Maria Katharina Engers, com quem teve cinco filhos, dentre eles: Johann Schönardie Sobrinho, nascido em 20/09/1854, Hamburgo Velho e falecido a 21/06/1934 em Nova Hartz. Em Sapiranga/RS Johann Adam casou-se com Katharina Louise Kautzmann, com quem teve 17 filhos, dentre eles Johann Leonhard Schönardie [João Leonardo], cuja família está retratada na fotografia abaixo que me foi passada pela descendente Regina Schoenardie Guglieri:
[da esquerda para direita]: Arnilda (Nilda), Reinaldo, Wilma,
[sentados] Fridolina (Frida), Johann Leonhard Schönardie (João)
e Octávio Schönardie.
 Johann Leonard Schönardie nasceu a 27/08/1881 em Sapiranga e faleceu a 25/10/1938 em São Francisco de Paula. Casou-se com Fridolina Fetter, vó Frida, filha de Friedrich Fetter e Elisabeth Becker. Deste casamento houve cinco filhos:
·        Wilma Schönardie, nascida a 18/01/1902 casada com Eduíno Metzger;
·    Arnilda Schönardie (Nilda), nascida a 29/12/1904 casada com Arnoldo Dienstmann;
·        Reinaldo Schönardie, nascido em 11/10/1906 casado com Frida Thomaz;
·        Octávio Schönardie, nascido em 12/01/1912, casado com Tomásia e, depois, com Genny Fernandes de Souza, gerando a Maria Regina Schönardie Guglieri; e
·      Mercedes Schönardie, nascida a 27/05/1924, casada com Roque Isidoro Frapportti. 

7 comentários:

PARASÔNICA disse...

Adorei a matéria sobre os Schoenardie. Parabéns!
A família agradece!

Vitória disse...

Quando comecei a ler logo lembrei de você Diego, acho que não lembras de mim mas já me passou minha árvore genealógica! Muito legal essa postagem! Parabéns..

daiana martins disse...

Minha avó tem o mesmo sobrenome. E é moradora de São Leopoldo e filha de descendentes alemães. Casou-se e teve 7 filhos. Pode ser descendente deles?
Gostei da matéria.

DIEGO DE LEÃO PUFAL disse...

Prezada Daiana, com certeza é da mesma família Schönardie/Schenardie. Passe-me os nomes dos teus avós para que possa te repassar mais informações, pois esta família já tenho bem completa. Meu e-mail: diegopufal@gmail.com.
Saudações, Diego.

Naruto disse...

Minha avó e bisavó é da família Zollinger, e quando saíram da Suíça foram para a região Sul, podemos ter parentescos distantes ?

DIEGO DE LEÃO PUFAL disse...

Olá Naruto, ainda não consegui encontrar na Alemanha a origem desta minha Zollinger, mas é possível que tenha parentesco de longe ... só uma pesquisa mais aprofundada para dizer.

Raquel Faver disse...

Sou da familia zolinger.que por sinal e proveniente do sul.a unica coisa que sei dos meus avos e que meu avo se chamava frederico zolinger nascido em 1900 e minha avo cecilia petry zolinger nascida em 1902 .caso tenha alguma informacao te ageadeco