quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Franceses no RS: os Berenger


Franceses no RS: os Berenger
Autoria de Diego de Leão Pufal
[dúvidas, acréscimos e correções, escreva para diegopufal@gmail.com]
***

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: PUFAL, Diego de Leão. Franceses no RS: os Berenger, in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/]

***  
O sobrenome Berenger ou Beranger é corrente na França, tendo  alguns ramos emigrado para o Brasil. Dentre eles, hoje veiculo no blog um pouco da história e genealogia de Jean Baptiste Berenger, casado na família de Leão, e estabelecido no Rio Grande do Sul.
Jean Baptiste Berenger, também chamado de João Baptista Beranger, nasceu no ano de 1801 possivelmente na província de Vence, França, filho de Jean Honrat ou Onore Berenger e Maria Laceter. Jean deve ter vindo para o Brasil na década de 1830 e se estabeleceu em Taquari, onde viveu maritalmente com Justina Francisca da Silva, com quem teve ao menos cinco filhos ditos naturais. No final da década de 1850 Jean Baptiste casou-se com Maria Aldina de Leão, na cidade de São Jerônimo, com quem não teve filhos.
Jean Baptiste faleceu aos 77 anos de idade, de hemorragia intestinal, com seu solene testamento, no qual reconheceu apenas um filho natural, o qual não herdou seus bens, pois o reconhecimento se deu antes da Lei de 02 de setembro de 1847. O falecido não deixou bens de raiz, apenas alguns objetos de casa e seis escravos.
De sua descendência, consegui apurar até o momento as informações que seguem:
***
JEAN BAPTISTE BERENGER nasceu em 1801 talvez em Vence, França e faleceu aos 02/02/1878 em Porto Alegre/RS, aos 77 anos, casado, sem os sacramentos, no hospital da Santa Casa. Viveu com Justina Francisca da Silva, de Triunfo ou Taquari/RS, filha de Manuel Francisco Silvério ou Manuel Antônio da Silveira (natural de Taquari) e Eugênia Maria do Rosário ou Eugênia Maria de Jesus (natural de Santo Amaro), com quem teve ao menos cinco filhos. Após, aos 13 de dezembro de 1858, Jean Baptiste casou-se em Charqueadas, à época distrito de São Jerônimo, com Maria Aldina de Leão, nascida a 02 de julho de 1816 em Triunfo/RS e falecida a 11 de fevereiro de 1889 em Charqueadas, filha de Francisco José de Leão (Chico Leão) e Rosaura Clara de Oliveira.
Houve da primeira união de Jean Baptiste com Justina, os filhos:
F1. João Baptista Berenger, nascido a 22/04/1840 em Taquari/RS.
F2. Francisco Baptista Berenger, nascido a 13/08/1842 em Taquari/RS.
F3. Alexandre Baptista Berenger, nascido a 21/05/1843 em Taquari/RS. O único reconhecido em testamento, embora os demais tenham sido reconhecidos no ato do batismo.
F4. Luiza Baptista Berenger, natural do Rio Grande do Sul. Casou-se com Fermino Antônio do Amaral, do RS, filho de Antônio do Amaral e Ana Antônia. Pais de:
N1. Florisbela do Amaral, nascida a 20/11/1890 em Uruguaiana/RS.
F5. Maria Baptista Berenger, batizada a 08/06/1850 em Taquari.
***
Fontes de pesquisa:
- Arquivo da Cúria de Alegrete: livros de batismos de Uruguaiana.
- Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre (ACHMPA): livros de batismos, casamentos e óbitos das igrejas de Porto Alegre, Taquari e São Jerônimo.
- Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS): inventários de Porto Alegre.
- Centro Histórico Cultural Santa Casa. Livros de registros de óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário