domingo, 5 de junho de 2011

Famílias Portuguesas nas Missões (Rolim de Moura)

Famílias Portuguesas nas Missões
Família Rolim de Moura

Autoria de Zélce Mousquer
edição e acréscimos de Diego de Leão Pufal

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce e PUFAL, Diego de Leão. Famílias Portuguesas nas Missões: família Rolim de Mourain blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/]
***
[publicado em 05/06/2011]
[atualizado em 26/11/2023]

Sempre com o objetivo de estabelecer a ligação entre os missioneiros e os paulistanos apresentados na Genealogia Paulistana, de SILVA LEME, iniciamos, então, com uma pequena parte daquilo que nos apresentou o referido autor, ou seja, a ascendência do foco deste estudo, Bento Rolim de Moura, iniciando com seus terceiros avós Catarina C. Perestrello e Leonardo R. Setúbal. 

Genealogia Paulistana, de SILVA LEME, pode se consultada em algum destes endereços eletrônicos: http://www.arvore.net.br/Paulistana/ ou http://buratto.org/paulistana


Catarina Corrêa Perestrello casou-se com Leonardo Rodrigues Setúbal e foram pais de:
I - Maria da Luz c/c Diniz Dias Ribeiro
II - Frei José de Moura
III - Veríssima de Moura c/c Severina Gomes
IV - Padre João de Moura
V - Coronel Bernardo Antunes de Moura c/c Gertrudes Paes Domingues e pais de:
F1 - Catarina Corrêa Perestrello (neta) c/c Antônio Álvares Furtado, pais de:
N1 - José Clemente Rolim de Moura c/c Joana Maria Fogaça Nogueira, pais de:
Bn1. Maria da Conceição c/c Francisco de Paula Maciel
Bn2. João Rolim de Moura c/c Ana Luísa de Proença, pais de:
Tn1. Bento Rolim de Moura (foco deste estudo).
F2 - Josefa Paes de Moura c/c Francisco Paes de Almeida
F3 - Maria Paes de Moura c/c Pascoal Moreira Cabral
F4 - João Rolim de Moura c/c Maria (Furtado das Neves) e Maria Pais de Freitas, pais de:
N1 - Ana Rolim de Moura c/c Bento de Queiroz
N2 - Elias Rolim de Moura c/c Maria Furtado das Neves (antepassados do colaborador Jorge Rodrigues de Oliveira).
N3 - José Elizeu Rolim de Moura
F5 - Padre Francisco de Moura
F6 - Antônio Rodrigues de Moura c/c Maria Pais de Abreu
VI - Jerônimo Rodrigues de Moura c/c Serafina Leite Bicudo
VII - Antônio Antunes de Moura c/c Maria Bueno de Camargo
VIII - Gertrudes de Moura c/c José Francisco de Aguiar
IX - Capitão Francisco Xavier Rodrigues c/c Clara Domingues e Ana de Moraes.

***


Iniciamos esta genealogia apresentado os pais de Bento, que foram João Rolim de Moura, nascido em torno de 1780 em Sorocaba/SP e falecido a 20.10.1840, em Tatuí/SP. Casou-se  em 29.4.1802 em Sorocaba/SP com Ana Luiza (de Proença), nascida ao redor de 1784 em Sorocaba/SP e falecida em 13.1.1839, aos 55 anos, em Tatuí/SP.
Os avós paternos de Bento Rolim foram José Clemente Rolim de Moura (0) (filho de Antônio Álvares Furtado, natural de São Paulo - Santo Amaro/SP e Catharina Corrêa Perestrello. Catharina - mesmo nome de sua avó (Tit. Furtados Cap. 2.º § 1.º, filha do T.te-Cel. Bernardo Antunes Rodrigues de Moura, natural de SP/SP e de Gertrudes Paes Domingues) e Joana Maria Fogaça Nogueira ou Joana Maria (casados em 1771, Sorocaba/SP) filha do alferes Faustino Nunes Nogueira, natural de Mogi das Cruzes, e de Escolástica Fogaça.
A ascendência paterna de José Clemente remete ao coronel Bernardo Antunes Rolim de Moura, que foi “provedor das reais quintas, superintendente da real capitação das minas do Paranapanema, casou-se em 1716 em Sorocaba com Gertrudes Paes Domingues, filha de Paulo de Saavedra Moreira e de Maria Paes” Tit. Saavedras Cap. 1 § 2º nº 2-8 [3].
Os avós maternos de Bento foram José de Souza Pereira e Ana Pais Moreira (filha de Pascoal  Moreira Pais, ou Garcia (filho único de Castor Garcia Pais e Ana Moreira da Silva) e Maria Corrêa Leme (filha de Serafino Correia Ribeiro Leme e Maria Borges).  A ascendência materna de Ana Luiza nos remete aos Carrasco (tronco da família  Carrasco  na Genealogia Paulistana de Silva Leme, natural de S. Lucas de Canaverde) e a Garcia Lumbria, Cap. mor de Itanhaém. Ana Luiza descende, ainda, dos Almeida Castanho, Alvarenga, Lemes, Cunhas Gago, Bicudo, Botelhos, Arrudas, Travassos, da Genealogia Paulistna. Os títulos podem ser encontrados na Genealogia Paulistana de Silva Leme.
O casal João Rolim de Moura e Ana Luiza teve os 8 filhos (Ana Teresa, João, Luiz, Maria, Ana, Luísa, José e Bento) que abaixo serão relacionados.

Filhos de João Rolim de Moura e Ana Luísa: Ana Teresa, João, Luiz, Luísa, Maria, Ana, José e Bento, que seguem:
F1. ANA TERESA ROLIM DE MOURA nasceu em torno de 1803, Sorocaba/SP, casou em 2/12/1820 em Itapetininga/SP, com Francisco Antunes de Souza, filho de José Antunes Moreira e Francisca Maria de Souza. Sem descendência.
F2. JOÃO ROLIM DE MOURA, n. 10.12.1805, b. 1º/1/1806, Sorocaba/SP.
F3. LUIZ ROLIM DE MOURA, n. 1º.10.1808, b. 13.10, Sorocaba/SP.
F4. MARIA DO BOMFIM, n. 16.2.1811, bat. 24.2.1811, Sorocaba/SP, casou em 22.5.1824, Tatuí/SP com Bento Manoel Furquim ou Bento Manuel Junqueira, n. Sorocaba, filho de João de Souza e Maria Monteiro.
F5. ANA VIEIRA ROLIM nasceu em torno de 1813, Sorocaba/SP, casou em 8.9.1833, Itapetininga/SP, com Manoel Affonso Pereira, nascido em 22.9.1806 em Itapetininga/SP, onde faleceu em 10.5.1862 aos 55 anos. Sem descendência.
F6. LUÍSA MARIA PROENÇA MOURA, n. 17.7.1816, b. 25.7, Sorocaba/SP e fal. 27.12.1876 em Santo Ângelo/RS. Casou a 4.9.1837, Tatuí/SP, com Mariano José da Rosa, n. Itapetininga/SP, filho de Antônio de Oliveira Rosa e Ana de Morais, conforme Lênio Luiz Richa (título Furtados). Foram ao menos pais de:
N1. Antônio Rolim da Rosa, n. 1845, RS, onde c/c Ana Maria da Costa, n. 1855, RS, filha de Francisco Malaquias da Costa (n. Castro/PR e fal. 8.12.1881 com 63 anos no 2º distrito de Santo Ângelo/RS) e Maria Juliana de Almeida (n. Cruz Alta/RS), neta paterna de João da Costa Nunes e Maria Juliana Teixeira e neta materna de Francisco José de Almeida e Juliana ou Policena de Almeida.
#Obs:
Francisco Malaquias da Costa teve seu inventário autuado em 1882 em Santo Ângelo/RS, que se encontra no Arquivo Público do RS, constando que ali faleceu a 8.12.1881. Casou a 20.9.1845 em Cruz Alta/RS com Maria Juliana Teixeira e foram pais de seis filhos:
1. Vicente de Paula Costa, morador em Palmeira das Missões/RS.
2. Ana Maria da Costa c/c Antônio Rolim da Rosa/Moura, filho de Mariano José da Rosa e Luísa/Lúcia Maria Proença Moura.
3. Francisco Pedro Malaquias teve filhos com Ana Maria da Conceição, solteira, filha de Francisco Cordeiro de Chagas e Maria Joaquina de Jesus.
4. Maria da Anunciação da Costa c/c José de Oliveira Rosa, filho de Luiz de Oliveira Rosa e Mariana Ribeiro. Moradores na Vila da Palmeira das Missões/RS.
5. Geraldo José da Costa
6. Isabel da Costa c/c Joaquim Poncio Dias Gonçalves, moradores em São Borja/RS, cuja filha não foi citada no registro de óbito de seu pai.
7. José Francisco da Costa (foi filho natural de Francisco Malaquias da Costa) c/c Francisca Rodrigues da Fonseca, filha de Francisco Rodrigues da Fonseca e Maria Francisca da Anunciação.
***
Antônio e Ana Maria foram pais de:

Bn1. Marcolino Rolim da Rosa n. a 21.6.1886 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS.

Bn2. Geraldo Rolim da Rosa n. RS, casou aos 25 anos, a 1.7.1911 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, com Cândida Maria Batista, 23 anos, filha de João Batista Ribeiro e Rosa Maria de Jesus.

Bn3. Rosária Rolim da Rosa casou aos 22 anos, a 9.12.1911 em Santo Ângelo/RS, com Antônio Corrêa Taborda, 21 anos, filho de Pedro Corrêa Taborda, n. por volta de 1855 e fal. aos 61 anos, a 6.5.1912 Catuípe, distrito de Santo Ângelo/RS e Vicência Eloisa de Jesus/de Aguiar, fal. moradores de Santo Ângelo/RS (casaram 3.7.1873 Catuípe/RS). A avó paterna de Antônio foi Francisca Rosa de Jesus, que teve este filho com Francisco Corrêa Taborda. (seria o Francisco Corrêa Taborda Sobrinho c/c Ana Marcolina de Siqueira?). Os avós maternos de Antônio foram Maria da Luz Fontoura, fal. 21.1.1904 em Catuípe, 2º distrito de Santo Ângelo/RS e José Francisco de Aguiar, fal. 10.12.1855 em Santo Ângelo/RS. 

#Nota1:

Pedro Corrêa Taborda e Vicência foram pais:

1. Maria Vidalina Corrêa Taborda c/c Felipe Marques dos Santos, filho de Fermiano Marques dos Santos e Silvana Maria da Conceição.

2. João Corrêa Taborda Primo c/c Senhorinha Pereira da Rosa.

3.Campolina Corrêa Taborda c/c Isidro Antônio da Silva.

4.Hortência Corrêa Taborda c/c Delfino José Prestes, filho de Luiz José de Oliveira e Maria Prestes (seria Maria Cândida Prestes?).

5. Ascério Corrêa Taborda

6. José Corrêa Taborda c/c Idalina Rolim da Rosa

7.Antonio Corrêa Taborda c/c Rosária Rolim da Rosa, filha de Antônio Rolim da Rosa e Ana Maria da Costa.

8. Geraldo Corrêa Taborda

9. Eurias Corrêa Taborda

10.Filodolfo Corrêa Taborda c/c Rosa Schorn de Aguiar.

11. Francisca Corrêa Taborda

12. Senhorinha Corrêa Taborda fal. aos 17 anos.

#Nota 2:

O casal Maria da Luz (filha de João Borges da Fontoura e Francisca Rosa de Jesus) e José Francisco de Aguiar foram pais:

1. José Francisco Antunes de Aguiar (Filho) teve filhos com Maria Delfina da Silva?

2. Belarmina Schorn de Aguiar c/c Elisiário Schorn de Almeida

3. Lino/Luiz Antônio de Aguiar c/c Eduvirges Pires de Almeida filha de José Pires de Almeida e Leopoldina Antunes de Meira.

4. Vicência Eloisa de Aguiar c/c Pedro Corrêa Taborda, filho de Francisco Corrêa Taborda e Francisca Rosa de Jesus.

Nota: Maria da Luz Fontoura irá casar, depois, a 9.1.1860 Cruz Alta/RS, com Manoel José da Fonseca, filho de João José da Fonseca e Francisca Maria do Rosário. Foram pais de 3 filhos:

1. Isabel da Luz Fonseca teve filho(os) com José Pires de Almeida, filho de José de Almeida Pires e Leopoldina Antunes de Meira.

2.Angelica Felisberta da Fonseca/da Luz Fonseca c/c Israel Procópio de Lemos, filho de João Daniel Lemos e Ana Luiza de Queiróz.

3. Antônio Balbino da Fonseca c/c Maria Francisca de Queiróz, filha de José Luiz de Queiroz e Francisca Maria das Chagas.

***

Bn4. Inácio Rolim de Moura, n. 6.9.1891, Santo Ângelo/RS.

F7. JOSÉ ROLIM DE MOURA, nascido em torno de 1816, Sorocaba/SP e falecido a 20.10.1840 em Tatui/SP. Casou a 11.6.1836, Itapetininga/SP, com Frausina ou Eufrosina Carmella Nardes, nascida a 22.11.1822, Itapetininga/SP e falecida aos 65 anos, em 1º.05.1893, Santo Ângelo/RS, filha de Pedro Ribeiro Nardes[4] (nascido em Paranapanema/SP e falecido após 1853) e Maria dos Santos (falecida em 19.4.1881, Santo Ângelo).‎ Sem descendência. 
#Nota: Eufrosina após viuvar teve 3 filhos naturais, reconhecidos em testamento por Pacífico Antônio de Carvalho, natural da cidade de Cachoeira, falecido em 1897, Santo Ângelo/RS,  filho de Antonio Francisco de Carvalho e Rosa Joaquina de Carvalho, foi casado com Ana Felícia de Barcellos, com quem não teve filhos.

1. Pedro Galdino de Carvalho nascido em 18.4.1864, Santo Ângelo, onde casou em 1916  com Antônia de Oliveira, então com 32 anos, filha de Francisco Fernandes de Oliveira e Josefa dos Santos Teixeira. Os avós paternos de Antônia foram José Inácio do Nascimento e Ana de Oliveira Lima?. Seus avós maternos foram Salvador dos Santos Teixeira e Maria das Dores.

2. Isabel de Carvalho casada com Guilherme Fernandes dos Santos.

3. Francisca Carvalho Machado (não citada no testamento) c/c Saturnino de Oliveira Machado n. c. 1855, Alegrete/RS, filho de José Francisco Machado e Francisca Cunha da Conceição.


F8. BENTO ROLIM DE MOURA, nasceu a 26.8.1822 em Araçoiaba da Serra/SP, onde foi batizado em 3/9 do mesmo ano, e faleceu a 16.6.1895 em Santo Ângelo/RS. Seus ascendentes paternos foram pesquisados por Silva Leme e encontram-se na Genealogia Paulistana que pode ser pesquisada em seus 9 volumes: LEME, Luiz Gonzaga da Silva, “Genealogia Paulistana”. SP, Livraria Duprat, 1903 a 1904, 9 volumes, ou acessada pela página: http://buratto.org/paulistana ou http://www.arvore.net.br/Paulistana/
Foram pesquisados, também, por Jorge Rodrigues de Oliveira.
Estas pesquisas foram complementadas por Bernadete Holtz Ribeiro, cujos dados se encontram em www.holtzgen.com.
Sua ascendência materna foi pesquisada por Humberto Cesar Lopes e nos é apresentada em suas pesquisas sobre a família Moreira, de Sorocaba/SP, e remete, mais precisamente, ao casal "Castor Garcia Pais-Ana Moreira da Silva, citados no Título Carrascos da Genealogia Paulistana vol. 6 pg 521, 1-6. Desta última originou-se o apelido Moreira". A referida pesquisa está disponível em
     Bento teria ido para as Missões entre os anos de 1836-1840, onde conseguiu gleba de terra na região chamada Santa Cruz (interior do atual município de Catuípe). Ele fez parte das Forças Brasileiras (regimento Voluntários da Pátria) na Guerra do Paraguai, tendo recebido uma área de terras, como pagamento por serviços prestados ao Império do Brasil. Outro fato que merece destaque refere-se à instalação da Primeira Câmara de Vereadores de Santo Ângelo/RS, em 30 de novembro de 1873, em sua residência (onde hoje está localizado o Clube Gaúcho). Os vereadores foram: João Ernesto Kruel, João Cardoso de Aguiar (presidente), Joaquim da Silva Lourega (filho de José da Silva Lourega e Marcellina Joaquina de Jesus), Felisberto da Silveira Marques, Damaso Ribeiro Nardes, Francisco de Almeida e Pacífico Antonio de Carvalho. 
registro de batismo de Bento, enviado por Jorge Rodrigues de Oliveira

Bento casou a 18.6.1844 em Passo Fundo, cujo registro se deu a 7.8.1844 em Passo Fundo, então distrito de Cruz Alta/RS com Eufrásia Florisbela Taborda, n. Araçoiaba da Serra/SP e falecida em Santo Ângelo/RS em 16.8.1878, filha de Francisco Corrêa Taborda, falecido em 1869 em Santo Ângelo/RS, e Josefa Carolina da Silveira.


Praça Pinheiro Machado, Santo Ângelo/RS.[5]











Bento e Eufrásia tiveram 15 filhos: Maria, Vidal, Francisca, Francisco, Amélia, Clara, Eufrásia, Joana, Amália, Belarmina I, Belarmina II, Hortência, Bento Filho, João e Joaquim.
Praça Pinheiro Machado, Santo Ângelo/RS –
 Foto de 1922 (?)[6]





N1. Maria Rolim de Moura, n. em 1842 São Paulo e fal. a 09.5.1944 em Santo Ângelo/RS, onde casou a 12.8.1866 com Damaso Ribeiro Nardes, filho de Pedro Ribeiro Nardes, falecido depois de 1853 em Bauru/SP, e Maria dos Santos. Pais de:
Bn1. Valério Ribeiro Nardes casado aos 24 anos a 12.1.1892 em Catuípe/RS com Maria da Conceição da Silva Vianna, então com 14 anos, filha de Xavier da Silva Vianna[7] falecido em 4.12.1897, Santo Ângelo/RS e Maria Luiza da Silva, neta paterna de Joaquim da Silva Vianna e Maria Rita Vianna (fal. aos 90 anos a 27.5.1910 em Catuípe/RS, filha de Antônio Domingos Mendes e Claudiana Mendes Castanho), neta materna do Cap. Felício José da Silva e Maria Gertrudes de Oliveira.
Bn2. Osório Ribeiro Nardes, nasceu a 24.10.1880. Casou-se aos 26.03.1904 com Maria de Jesus Vianna, filha de Antonio da Silva Vianna e Claudiana da Silva Vianna. Osório Ribeiro Nardes e Maria de Jesus Vianna. Tiveram 10 filhos.
Bn3. Maria Cristina Ribeiro Nardes, falecida aos 22 anos, a 17.5.1914.
N2. Tte. Cel. Vidal Rolim de Moura nasceu em 1849 talvez em Santo Ângelo/RS, onde faleceu em 4.3.1914, aos 64 anos de idade. Casou em 31.7.1869 em Santo Ângelo/RS, com sua prima, Francelina Ribeiro dos Reis, natural do RS e falecida a 12.07.1935, Inhacorá/RS, filha de Amâncio Antônio dos Reis e Maria Joaquina (filha do Cap. Francisco Corrêa Taborda e Josefa Carolina da Silva).
Vidal Rolim de Moura [8]
Vidal Rolim de Moura foi o 1º Intendente eleito para a Comarca de Santo Ângelo (1896/1900), sendo que o seu antecessor, Firmino de Paula, foi o primeiro intendente nomeado, ocupando o cargo de 1892/1896.
O nome de Vidal R. de Moura consta no quadro de obreiros da instalação da Loja Maçônica Luz da Serra em Santo Ângelo/RS, no ano de 1877/1878.
Vidal e esposa foram pais de:
Bn1. Francisco Rolim de Moura Sobrinho, nascido a 14.12.1869, Santo Ângelo/RS e fal. em 1942 em Inhacorá/RS. Casou a 30.7.1892 em Catuípe/RS com Maria Joaquina dos Reis, n. 12.4.1877, Santo Ângelo/RS, filha de  Amâncio Antônio dos Reis Filho e Marcolina dos Santos. Pais de:
Tn1. Euríbio Rolim dos Reis, n. 09.06.1891 e fal. 18.06.1982.
Tn2. Astrovaldo ou Astroaldo Rolim de Moura, n. 10.01.1903 e fal. 19.03.1974. Casou em Catuípe/RS com Branca Silva, n. 03.10.1913 e fal. 27.07.1988, filha de João César da Silva e Maria Celanira da Silva.
Tn3. Hermagora Rolim de Moura, n. 12.07.1908 e fal. 12.03.1969. Casou com Cecilia do Amaral Rolim, n. 1º.11.1918 e fal. 21.09.1974. Hermagora foi subprefeito de Inhacorá e atualmente o Centro de Tradições Gaúchas local leva o seu nome. Pais de Vera Amaral Rolim c/c Ezidio Carnelutto.
Tn4. Benvindo Rolim de Moura, n. 12.11.1895 e fal. 27.06.1950.
Tn5. Nicomedes Rolim de Moura c/c Galdina Soares.
Tn6. João Amâncio Rolim de Moura, n. Santo Ângelo/RS. C/c Rita Antunes. Pais de: Vitor Rolim de Moura (c/c Antônia Lino de Sá) e Enedina Rolim de Moura.
Tn7. Elvira Estelita Rolim, n. 06.11.1898 e fal. 25.10.1965. Casada com Alcides Rolim de Moura, n. 03.08.1893 e fal. 02.01.1961, filho de João Rolim de Moura e Rita Antunes Rolim. Pais de: Enedina, Rita e Bento Rolim de Moura.
Tn8. Cecília Rolim de Moura
Tn9. Ondina Rolim de Moura
Tn10. Djanira Rolim de Moura c/c Otávio Soares do Amaral.
Tn11. Armelita Rolim de Moura, n. 06.1.1917 em Catuípe/RS, onde faleceu. C/c Darico Pires, filho de João Batista Pires e Cecília Rolim de Moura. Pais de Antônio Cleto Pires.
Tn12. Eurides Rolim de Moura, n. 23.3.1920, Inhancorá/RS e fal. 1990 em Santo Augusto/RS. Casou-se a 25.4.1936 com Venâncio Maciel Cezar, n. 11.3.1911 em Inhacorá/RS e fal. 1994, Santo Augusto, filho de João Maciel Cezar (n. 29/11/1885 e fal. 7.10.1939 em Inhacorá/RS) e Rosalina Pinto Quaresma (já falecida em 1936), neto paterno de Lauriano Maciel e Faustina Maria de Godoy.
Tn13. Aurélia Rolim de Moura, n. 08/01/1899, Santo Ângelo e fal. a 30/01/1970 em Palmeira das Missões. Casou-se com Hermogênio Martins da Rosa, nascido a 19/04/1891 em Santiago do Boqueirão/RS e fal. 31/10/1972 em Palmeira das Missões, conforme informações do Sr. Ivan Martins da Rosa, neto do casal Hermogênio e Aurélia.
Bn2. Libindo Rolim de Moura nascido a 22.11.1872 ou 1875, Santo Ângelo/RS, onde faleceu em 4.3.1914, casado com Ana Albrecht, nascida em 30.7.1877, filha de João Jacob Albrecht e Carolina Luiza Sonnet. (Ver Família Sonnet neste blog)
Ana Albrecht, Celeste Rolim de Moura e
Libindo Rolim de Moura [fotografia
do acervo de Nathan Santos Rolim]
Pais de:
Tn1. João Sagitário Rolim nasceu em 15.10.1901 no 2º distrito de Santo Ângelo, onde casou em 1931 com Laura Christaldi, nascida em 27.4.1913, Taquari/RS, filha do Dr. Nicolau Christaldi, nascido em 12.5.1881, morador em Santo Ângelo/RS e Maria Inácia Seguin, falecida em 9.5.1919 Porto Alegre/RS.
Qn1. Ana Maria Christaldi Rolim
Tn2. Geny Rolim de Moura nascida 9.5.1908, no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casa em 1927, com Paulo Amarante Machado que nasceu em 10.1.1902, município de Palmeira/RS, filho de Alberto Alves Machado nascido 7.8.1860 e Ambrosina Antunes Fernandes, (ver neste blog,fam Antônio José Antunes) nascida 7.5.1862, moradores em Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Paulo Amarante, foram Gabriel Alves da Costa Machado[9] e Virginia Maria da Cruz, natural de Santa Catarina (filha de Domingos José da Cruz e Silva e Emerenciana Bernardina dos Santos). Seus avós maternos foram Antônio Manoel Fernandes e Maria Joaquina Antunes.
Tn3. Concórdia Rolim de Moura casada com Vilarin Rodrigues.
Tn4. Celeste Rolim de Moura, nascido a 10/12/1912 e falecido em 02/11/1970. Casado com Felisberta Almerinda Pires Rolim nascida em 27/03/1914 e falecida em 31/08/1993. filha de Celícia Rolim de Moura e João Batista Pires (primos-irmãos). Atualmente, a avenida principal de Inhacorá possui seu nome: Rua Celeste Rolim de Moura.(Inf. Enviada por Nathan Santos Rolim)
Tn5. Rony Rolim de Moura, nascida em 22.6.1910 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casa-se em 1926, com Benicio Chamum nascido em 13.4. 1899, Santo Ângelo/RS, filho de Miguel Chamum (Sirio) nascido em 18.12.1868 e Amantina Albrecht Chamum nascida em 9.8.1878.
Tn6. Vilma Rolim de Moura
Tn7. Oliva Rolim de Moura nasceu 29.5.1918 e faleceu em 20.2.1968, Passo Fundo/RS. Casou com Felisberto Neidman.
Tn8. Ibanez Rolim de Moura, falecido aos 24 anos, a 18/03/1924 por ferimentos mortais produzidos por arma de fogo, decorrentes do pós-revolução de 1923. Foi casado com Honorina Aurora Pires, filha de João Batista Pires e Cecília Rolim de Moura, de cujo matrimônio deixou um filho.

Ibanes Rolim de Moura
 [do acervo de Nathan Santos Rolim]

Ibanez Rolim de Moura foi pai de:
Qn1. Assis Rolim (avô do pesquisador Nathan Santos Rolimparceiro na atualização desta genealogia) casado com Iracema Lemos, filha de Avelino Ribeiro Lemos e Silveria Ferreira de Lemos.
Bn3. Clara Rolim de Moura, nascido a 7.10.1874, batizada em Santo Ângelo/RS. Casou a 29.5.1892 em Catuípe/RS, com Afonso Franco Cavalheiro, que fal. 16.12.1908 em Palmeira das Missões, com 28 anos, filho de Florêncio Franco Cavalheiro e Elodora Franco Cavalheiro, moradores de Palmeira/RS.
Bn4. Amantino Rolim de Moura, nascido a 24.9.1876, Santo Ângelo/RS e fal. 27.2.1934 em Inhacorá/RS. Casou (1x) a 7.6.1903 em Catuípe/RS com Palmira/Parmênia Gonçalves Padilha, então com 18 anos e fal. 5.8.1933, com 39 anos, em Inhacorá/RS, filha de José Gonçalves Padilha e Manoela Corrêa Taborda. Amantino casou (2x) a 5.12.1908 com Jovina Ribeiro de Campos, então com 26 anos, filha de Clementina Alves Ribeiro. Houve 2 filhos do primeiro casamento e 7 do segundo.
Bn5. Jovina Rolim de Moura casada com Quintiliano Dias dos Santos.
Bn6. Nena Rolim de Moura
Bn7. Gervásio Rolim de Moura, n. 24.11.1882 e fal. 12.12.1933.
Bn8. Froylan Rolim de Moura casou com Bila. Por ocasião da Revolução de 1923, Froylan serviu nas forças governistas (Chimangos) sob o comando de seu tio Mj. Joaquim R. de Moura. A este respeito, escreveu OLIVEIRA (21, 1995): "As divergências políticas na família eram bem acentuadas. Vê-se nas posições antagônicas adotadas pelos irmãos Froylan e Jovino, relatadas por Oldilon G. de Oliveira, no episódio onde o destacamento de Jovino é batido pelas forças sob o comando de seu irmão Froylan. Este, ao saber que o irmão Jovino, estava com a coluna fraturada, determinou sua execução."
Bn9. Celícia/Alícia Rolim de Moura nascida no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, a 20.05.1886 e falecida a 07.02.1954, onde também se casou aos 18 anos, em 1905, com João Batista Pires de Almeida, natural e morador no mesmo distrito, onde nasceu a 05.02.1889 e fal. 11.11.1930, filho de Antônio Pires de Almeida e Felisberta dos Anjos. O casal teve 15 filhos, sendo que dois ainda vivem com mais de 90 anos (2012).
Celícia Rolim e João Batista Pires
[do acervo de Nathan Santos Rolim]


Antônio Pires de Almeida e Felisberta foram pais de:
1. Porfíria Gomes de Almeida casada com Bernardo Gomes de Almeida.
2. Júlio Pires de Almeida
3. João Batista Pires casado com Cecília Rolim de Moura.
4. Isabel Pires de Oliveira  casada com Bernardino Umbelino de Oliveira.

Bn10. Luiz Rolim de Moura

Bn11. Jovino Rolim de Moura, este filho é citado por Odilon Gomes de Oliveira como fazendo parte das forças rebeldes, Maragatos, sob o comando de Leonel Rocha.
***
N3. Belarmina Rolim de Moura nasceu[10] em 16.9.1850 em Santo Ângelo/RS e faleceu em 24.3.1862, Santo Ângelo/RS, aos 12 anos de idade.
N4. Francisco Rolim de Moura casado com Celina de Araújo, fal. aos 49 anos a 3.1.1909 em Catuípe/RS, filha de Rafael Antônio de Araújo e Maria Pereira. Francisco faleceu aos 67 anos, em 1918, Santo Ângelo/RS. Pais de:
Bn1. Eufrásia Rolim de Moura já falecida em 1917. Casou a 9.1.1897 em Catuípe/RS com Adão Zimmermann Sobrinho, filho de Georg Peter/Jorge Zimmermann (n. 6.8.1848 em Três Forquilhas/RS e fal. 24.8.1920 em Catuípe/RS) e Catharina Kaipper, neto paterno de Martin Zimmermann e Dorothea Menger.
***Nota:
Georg Peter /Jorge Zimmermann e Catharina Kaipper foram pais:
1. Adão Zimmermann Sobrinho c/c Eufrásia Rolim de Moura, filha de Francisco Rolim de moura e Celina de Araújo Rolim.
2. Amantino Zimmermann c/c Ercília Rolim de Moura, filha de Francisco Rolim de Moura e Celina Araújo.
3.Golotilde Dorotea Zimmermann  c/c Constantino Sigismundo Rieth, n. c. 1879, b.1.1.1880, filho de Carlos Rieth e Elisia Zimmermann.
4.Martim Ernesto  Zimmermann c/c Ondina Rolim filha de Francisco Rolim de Moura e Celina de Araújo Rolim. 
5. Jorge Frederico Zimmermann c/c Amanda Rolim de Moura 22 anos, (já fal. nesta mesma data) filha de Francisco Rolim de Moura e Celina de Araújo Rolim.
6. Maria Doralícia Zimmemann c/c Luiz Zimmermann Borges. 
***
Bn2. Malvina Rolim de Moura faleceu aos 29 anos, a 24.12.1908  em Catuípe/RS, onde casou aos 19 anos, a 25.5.1898, com Amandio de Araújo e Silva, então com 25 anos, filho de Joaquim de Araújo e Silva e .... Pais de 5 filhos.
Bn3. Propício Rolim de Moura casou aos 22 anos, a 20.4.1907 em Catuípe/RS com Carolina Tatyskosky (?), 27 anos, filha de Michel Tatyskosky e Eva.
Bn4. Amandia Rolim de Moura já falecida em 1917. Casou aos 22 anos a 27.1.1896 em Catuípe/RS com Jorge Frederico Zimmermann, então com 25 anos, filho de Jorge Zimmermann e Catarina Kaipper.
Bn5. Alícia Rolim de Moura casou em Catuípe/RS com Bráulio Zimmermann, filho de Frederico Zimmermann e Amélia Rolim de Moura.
Bn6. Ercília Rolim de Moura casou aos 21 anos, a 4.5.1907 em Catuípe/RS com Amantino Zimmermann 30 anos, filho de Jorge Zimmermann e Catharina Kaipper.
Bn7 Ondina Rolim de Moura, n. 20.11.1891, Santo Ângelo/RS. Casou em Catuípe/RS com Martin Ernesto Zimmermann, filho de Jorge Zimnmermann e Catharina Kaipper.
Bn8. Otacília Rolim de Moura casada em 1909, aos 18 anos, com Carlos Jatzkowiski, filho de Miguel Jatzkowiski e Eva . 
Bn9. Orpício (?) Rolim de Moura
Bn10. Euríbio Rolim de Moura casou aos 27 anos, a 5.3.1910, Catuípe/RS com Malvina Marques dos Santos, 15 anos, filha de Felipe Marques dos Santos e Maria Vidalina Corrêa Taborda. Os avós paternos de Otália foram Fermiano Marques dos Santos e Silvana Maria da Conceição. Seus avós maternos foram Pedro Corrêa Taborda e Vicência Eloisa de Aguiar.
Bn11. Leonina Rolim de Moura
Bn12. Jandyra Rolim de Moura, n. 31.10.1904 em Guarani das Missões/RS, filha natural declarada em testamento, cuja mãe chamava-se Emília Vieira Sampaio, filha de José Francisco de Sampaio e Maria Rosa Vieira.
N5. Francisca Rolim de Moura nascida em Santo Ângelo/RS, casa aos 16 anos, em 26.3.1871 em Santo Ângelo/RS, com Antônio Geraldo dos Santos, 26 anos, natural de Santo Ângelo/RS, falecido em 4.5.1895 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de Manoel Policarpo dos Santos e Maria Leonor dos Santos.
Bn1. Maria Antônia dos Santos, nasceu a 25.8.1872, batizada em Santo Ângelo. Casou a 29.5.1897 em Catuípe/RS com Frederico Guilherme Rieth, então com 29 anos, filho de Carlos Rieth e Elizia/Elisabeth Zimmermann.
Bn2. Idalicio Policarpo dos Santos c/c Bibiana Cabral, filha de José Eleutério Cabral e Maria das Dores. Casou em 2º matrimônio aos 32 anos, a 29.9.1909 em zCatuípe/RS com Lomelia Rieth, então com 23 anos, filha de Carlos Rieth e Elisia Zimmermann.
Bn3. Toríbio Policarpo dos Santos
N6. Amélia Rolim de Moura, n. 10.7.1855, Cruz Alta/RS, onde bat. 13.12.1855. Casou aos 17 anos, a 27.3.1871 em Santo Ângelo/RS com Frederico Zimmermann, então com 22 anos, filho de Adão Zimmermann, falecido em 29.3.1867 São Borja, e Rosa ou Rosina Hoffmann, falecida em 28.21892, Santa Rosa ou 15.3.1899, 2º distrito de Santo Ângelo (Boa Vista).Os avós paternos de Frederico foram Martim Zimmermann e Maria Elisabeth (Elisa) Maschmann, casal de alemães que emigrou em 1826. Pais de, conforme consta no site http://www.familiazimmermann.com.br/:
Bn1. Teodoro Zimmermann nasceu a 9.11.1872, batizado em Santo Ângelo/RS, e fal. 6.9.1919 no 7º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou com a prima Antônia Soares de Siqueira, filha de Antônio Soares de Siqueira e Felisbina Frederica Zimmermann. Os avós paternos de Antônia foram Francisco José Soares e Isabel Maria de Siqueira (naturais de Sorocaba/SP). Seus avós maternos foram Adão Zimmermann e Rosa ou Rosina Hoffmann. Pais de:
                 Tn1. Francisca Zimmermann c/c Bráulio Zimmermann,
                 Tn2. Clotilde Soares Zimmermann c/c Alayde Zimmemann.
                 Tn3. Clarinda Soares Zimmemann c/c Ernesto Soares de Mattos.
                 Tn4. Ermilio Soares Zimermann c/c Dorayde Zimermann.
                 Tn5. Teodomiro  Zimermann c/c Evangelina de Oliveira.
                 Tn6. Sezefredo Soares Zimermann c/c Alvarina Antunes de Freitas.
      Tn7. Agenor Zimmermann c/c Antônia Soares da Mota.
Bn2. Tolentino Zimmermann casou com Maria Soares da Motta, natural de Três de Maio/RS.                           
Bn3. Bráulio Zimmermann casou em Catuípe/RS, com Alicia Rolim de Moura, filha de Francisco Rolim de Moura e Celina de Araújo Rolim. 
Bn4. Albino Zimmermann casou a 30.7.1907 em Catuípe/RS com Clara Soares da Mota, filha de Inácio Antônio da Motta e Maria Soares da Motta.
Bn5. Adão Zimmermann c/c Amália Lima.
Bn6. João Zimmermann casou aos 25 anos a 22.11.1910 com Carolina Soares de Oliveira, então com 18 anos, filha de Antônio Subtil de Olvieira e Elisia Soares de Oliveira.
Bn7. Artur Zimmermann casou aos 23 anos a 20.11.1910 em Catuípe/RS com Guilhermina Soares da Mota, então com 24 anos, filha de Inácio Antônio da Motta e Maria Soares da Motta.
Bn8. Alcides Zimmermann c/c Clotilde Soares.
Bn9. Hortência Zimmermann c/c Paulino Rieth, filho de Carlos Rieth e Elisabetha/Elisia Zimmermann (n. 4/4/1844 em Três Forquilhas/RS e faleceu aos 72 anos, a 8.10.1916 em Catuípe/RS). Os avós paternos de Paulino foram Carlos/Pedro Rieth e (Maria) Bárbara Beck. Seus avós maternos foram Adam Zimmermann (Adão) e Rosina Hoffmann.
Bn10. Rodolfo Zimmermann c/c Leovir de Oliveira.
N7. Clara Rolim de Moura faleceu em 21.1.1902, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1º matrimônio com Firmino Carneiro da Rocha[11], natural do Porto/Portugal (naturalizado brasileiro), faleceu em 10.6.1889 em Santo Ângelo/RS, filho de José Carneiro da Rocha e Margarida da Cruz. Sem filhos. Clara casa em 2º matrimônio, em 8.1.1890, Santo Ângelo, com João Demétrio da Silva nascido em 6.7.1864, filho de Demétrio Góes Lencina e Cipriana Alves da Silva, com quem teve os filhos:
Bn1. José Rolim da Silva/José Demétrio da Silva, n. 18.9.1896 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, casado em 1º matrimônio com Carlinda Winckler, falecida em 7.8.1927 Santo Ângelo/RS, filha de Carlos Teodoro Winckler (fal. 13.6.1895 em Cruz Alta/RS) e Joana Martins Duarte, neta paterna de Jacob Theodoro Wincler (n. São Leopoldo, filho de Carl Theodor Winckler  e Elisabeth ou Isabel Weintraut, ambos da Alemanha) e Mariana Bret (n. São Leopoldo/RS (com inventário de seus bens autuado em 1885, filha de Heinrich Bret e Júlia).
#Notas:
Carlos Theodoro Winckler e Joana foram pais de:
1. Mariana Winckler Lopes casada com Salustiano Rodrigues Lopes.
2. João Carlos Winckler
3. Carlinda Winckler casada com José Rolim da Silva.
*** 
Jacob Theodoro Winckler  e Mariana foram pais:
1. Carlos Theodoro Winckler c/c Joana Martins Duarte, filha de Martim Leonardo e Dionízia.
2. Adelaide Theodoro Winckler c/c Carlos Augusto Theodoro Winckler filho de Henrique Theodoro Winckler e Maria/Mariana Nekle ?.
3. Henrique Theodoro Winickler c/c Guilhermina Schetter, filha de Pedro Schetter e Christiana Leonor Pithan.
4. Christiano Theodoro Winckler c/c Domiciana de Araújo ,filha de José Pedro de Araújo e Generosa Augusta de Mello.
 ***
De acordo com a genealogista Ozy Pinheiro, Carl Theodor e Isabel (Elisabetha) foram pais:
1. Elisabetha Winckler
2. Carl Winckler
3. Heinrich Theodor Winckler
4. Jacob Theodor Winckler c/c Mariana Bret
5. Antônio Theodoro Winckler
***
José Rolim da Silva/José Demétrio da Silva e Carlinda tiveram 4 filhos. José casa em 2ª núpcias em 1930 com Emília Maria de Lima, nascida em 12.4.1908 no 3º distrito de Julio de Castilhos/RS, moradora no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Virgilino José de Lima, n. 30.4.1879 e Maria José da Silva, nascida em 1.1.1883.
Filhos do 1º matrimônio de José Rolim e Carlinda:
Tn1.Octilia
Tn2. Perciliana
Tn3. Clara (gêmea com Marietta)
Tn4. Marietta
Bn2. Otacilia Rolim da Silva casa em Catuípe/RS, com seu primo Santiago Rolim de Oliveira, filho de Crispim de Oliveira Gomes e Eufrásia Rolim de Almeida.
Bn3. Maria Demétrio da Silva casou em Catuípe/RS com seu primo Clarimundo Rolim de Oliveira, filho de Crispim de Oliveira Gomes e Eufrásia Rolim de Moura.
Bn4. Oswaldo Rolim da Silva casou em Catuípe/RS (?), com Domiciana Rodrigues, filha de Joaquim Rodrigues Duarte e Generosa Maria (Rodrigues) Lopes, neta materna de Leopoldina Maria de Jesus (fal. 14.7.1874, Santo Ângelo/RS). Pais de:
Tn1. João Rolim da Silva, nasceu a 15.9.1874 em Santo Ângelo.
Bn5. Santiago Rolim da Silva casou com sua prima Otacília Rolim da Silva, filha de Crispim Gomes de Oliveira e Eufrásia Rolim de Almeida.
Bn6. Geraldo Demétrio da Silva, n. cerca de 1894.
N8. Eufrásia Rolim de Almeida, nasceu a 29.4.1859 em Santo Ângelo/RS e fal. 1º.1.1917 em Catuípe/RS. Casou aos 17 anos, em 16.9.1876 em Santo Ângelo/RS com João Francisco de Almeida, nascido em Porto Alegre, viúvo de Ana Cecília, com quem teve 4 filhos: Firmino, Francisca, Francisco e Gemina. João Francisco foi filho de João Francisco de Vargas ou de Almeida e Maria Cândida de Almeida. Em 1895, Eufrásia estava casada (casamento provavelmente ocorreu em torno de 1890) com Crispim de Oliveira Gomes/Gomes de Oliveira, filho de Antônio José de Oliveira e Maria de Oliveira. Do segundo casamento de Eufrásia também houve 6 filhos: Itagiba, Florismundo, Maria, Santiago, Clarimundo e Otacília, que seguem:
Bn1. Firmino Francisco de Almeida, c/c Etelvina Alves de Almeida.
Bn2. Francisca Cândida Rolim, que tinha 33 anos em 1917, casou em Catuípe/RS com José Alves Teixeira Sobrinho, filho de filho de João Alves Teixeira (filho de Policarpo Alves Teixeira [12] e Joaquina Francisca Alves da Rosa) e Emília Ribeiro Teixeira.
# NOTA1:
Maria Luísa R. da Rosa e Manoel Franco, foram pais, também de Isabel, n. 4.1.1864.
Maria Luísa R. da Rosa casou em 2º matrimônio com Antônio Ribeiro Lemes(os), com quem terá 11 filhos.
# NOTA2:
João Alves Teixeira (n. 25.6.1856) e Marcolina (n. 22.5.1863), foram pais de:
Barcelicia Alves Teixeira casada com Cândido Chagas Sobrinho.
Idalvina Alves Teixeira casada com Justimilio/Justiniano Gonçalves Maciel.
Isabel Alves Teixeira casada com José Antunes de Oliveira e Irineu Gonçalves da Luz.
José Alves Teixeira casado com Francisca Rolim.
Pacífico Alves Teixeira casado com Edelmira Alves da Silva.
Djalma Alves Teixeira casado com Mercedes Alves de Freitas.
Zelinda Alves Teixeira c/c Raimundo Luiz de Oliveira Prestes.
Leopolda Alves Teixeira com Manoel Adriano de Oliveira.
João Pedro Alves (gêmeo) c/c Antônia Vicenta de Abreu.
Francisca Alves Teixeira (gêmea) c/c Antônio Antunes Bueno.
Vicente Alves Teixeira casou com Olinda Luiza de Oliveira.
Pacífico Alves Teixeira casado com Edelmira Alves da Silva.
***
Bn3. Francisco Salles de Almeida, casou aos 22 anos, a 21.2.1914 em Giruá/RS, com Isabel Motta, 21 anos, filha de José Motta e Emília de Oliveira.
Bn4. Gemina Francisca de Almeida, com 38 anos em 1917. Casou a 29.9.1905 em Santo Ângelo com João Demétrio da Silva, viúvo de Clara Rolim de Moura (prima de Gemina), filho de Demétrio Góis Lencina e Cipriana Alves da Silva.
Filhos de Eufrásia com Crispim de Oliveira Gomes.
Bn5. Itagiba Rolim de Oliveira, com 24 anos em 1917.
Bn6. Florismundo Rolim de Oliveira, com 22 anos em 1917.
Bn7. Clarimundo Rolim de Oliveira, com 21 anos em 1917, casou em Catuípe/RS, com sua prima Maria Rolim da Silva, filha de João Demétrio da Silva e Clara Rolim de Moura.
Bn8. Octacília Rolim de Oliveira, com 19 anos em 1917, casou com seu primo Santiago Rolim da Silva, filho de João Demétrio da Silva e Clara Rolim de Moura (Clara casou-se em primeiras núpcias com Firmino Carneiro da Rocha, sem descendência).
Bn9. Maria Rolim de Oliveira, com 16 anos em 1917.
Bn10. Santiago Rolim de Oliveira casou em Catuípe/RS, com sua prima Otacilia Rolim da Silva, filha de João Demétrio da Silva e Clara Rolim de Moura.
N9. Joana Rolim de Moura nasceu a 04.01.1861, batizada a 31.01.1861, Santo Ângelo/RS, e fal. 12.4.1943 em Catuípe/RS. Casada em torno de 1875 talvez em Santo Ângelo/RS com Nicolau Zimmermann, filho de Adão/Adam Zimmermann e Rosa ou Rosina Hoffmann. Pais de:
    Bn1. Hortência Zimmermann c/c José Corrêa da Cunha.
    Bn2. Endalécio Zimmermann c/c Delfina Mota/Soares.
    Bn3. Amantina Zimmermann c/c Ernesto da Silva Vianna.
    Bn4. Clara Zimmermann c/c Zeferino Soares da Silveira.
    Bn5. Antônio Zimmermann c/c Conceição Alves Zimermann.
    Bn6. Turíbia Zimmermann c/c Pedro Meirelles.
    Bn7. Orfelina Zimmermann c/c Marcelino Marques dos Santos/ Timbaúva.
    Bn8. Juvelino Zimmermann, foi assassinado c/c Francelina Liçarassa.
N10. Amália Rolim de Moura casada com seu primo Belarmino Cortes Taborda, filho de João Manoel de Matos e Delfina Cândida Cortes. Pais de:
Bn1.  João Manoel Côrtes casado em 1907, Santo Ângelo/RS, com Lydia Côrtes Fuchs,15 anos, sua prima, filha de Pedro Fuchs e Hortência Rolim de Moura, neta paterna de Pedro Fuchs e Catharina Zimmermann. Neta materna de Bento Rolim de Moura e Eufrásia Florisbela Taborda.
Tn1. Rivadavia nasceu em 23.12.1907, Santo Ângelo/RS.
Tn2. Tilda nasceu a 2.2.1909, Santo Ângelo/RS.
Tn3. Armando nasceu a 4.5.1910, Santo Ângelo/RS.
Tn4. Rubio nasceu em 6.11.1911, Santo Ângelo/RS.
Bn2. Cândida Côrtes nascida 11.3.1881, Santo Ângelo/RS, onde fal. aos 22 anos a 16.2.1897 e onde também se casou em 1896 com o Cap. Francisco Vargas de Almeida, 26 anos, natural do 2º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de José Vargas de Almeida e Maria Corrêa da Conceição, neto paterno de João José de Vargas e Maria Cândida de Almeida e neto materno de Salvador Correia da Silva e Zeferina.
Bn3. Lydia Côrtes nasceu a 10.9.1882. Casou em 1898, Santo Ângelo/RS, com Joaquim Côrtes Lourega, nascido a  9.2.1875, Santo Ângelo/RS, filho de Joaquim da Silva Lourega e Delfina Cândida Côrtes Taborda, moradores  no 1º distrito de Santo Ângelo/RS.
N11. Bento Rolim de Moura Filho nasceu a 7.11.1863, Santo Ângelo/RS. Casou em 1890, Santo Ângelo/RS com Luiza Alves da Silva, nascida a 16.12.1866, Santo Ângelo, filha de Demétrio Paulo de Góes/de Paula Góes e Cipriana Alves da Silva, nascida em Faxina/SP, neta paterna de Paulo Góes e Maria Gomes e neta materna de José Alves da Silva e Águeda Maria de Jesus.
N12. Belarmina Rolim de Moura nasceu em torno de 1867 (dúvida) e faleceu com a idade aproximada de 85 anos, a 3.9.1945 em Giruá/RS. Casou com Marco Antunes Cabral e/ou com Cristiano Dias Lamarque, filho de Eufrásio Dias Galvão (fal. a 20.10.1918 em Santo Ângelo/RS) e Bernardina Lamarque de Carvalho (fal. a 11.5.1917 em Santo Ângelo/RS).
*Nota:
Eufrásio Dias Galvão e Bernardina foram pais de:
1. Cristiano Dias Lamarque casado com Belarmina Rolim de Moura;
2. Maria Celina Lamarque casada com João Rodrigues de Almeida;
3. Maria Madalena Lamarque casada com Américo Braz Martins;
4. Pedro Dias Lamarque casado com Maria Jacinta Soares;
5. Tobias Dias Lamarque casado com Madalena Braz Martins, e
6. Luc Dias Lamarque
***
N13. Hortência Rolim de Moura nasceu em 4.8.1869 em Santo Ângelo e faleceu a 27.9.1942 em Giruá/RS. Casou-se com Pedro Fuchs, faleceu aos 51 anos, em 24.2.1902, Comanday/Santo Ângelo/RS, filho de Pedro Fuchs (filho de Adão Fuchs e Margarida, que faleceu em 15.8.1886 no distrito de Entre-Ijuís) e Catharina Zimmermann falecida em 2.4.1895 (filha de Martin Zimmermann e de Maria Elisabeth (Elisa) Maschmann casal que emigrou em 15.1.1826, mas não permaneceram na colônia de São Leopoldo, dirigiram-se para Três Forquilhas).
Pedro e Hortência foram pais de:
Bn1. Olímpio Rolim Fucks, faleceu aos 78 anos, a 8.5.1962 em Giruá/RS. Casou aos 24 anos a 11.6.1910 em Catuípe/RS com Abrelina Corrêa de Almeida, então com 22 anos e fal. 29.9.1982 em Giruá/RS, filha de Manoel Joaquim de Almeida[13] falecido em 24.2.1894, Santo Ângelo/RS e Irinea Corrêa da Silva (irmã de sua primeira esposa Maria Corrêa da Silva), falecida em 12.3.1892, Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Abrelina foram Joaquim José de Almeida e Genoveva Maria de Siqueira. Seus avós maternos foram Manoel Correia da Silva falecido em torno de 1885, Santo Ângelo/RS (no lugar denominado Cascavel) e de Antônia Eufrásia de Oliveira (natural de Tibagi/PR e falecida em 1900 em Santo Ângelo).
#Nota:
Filhos de Manuel Joaquim de Almeida e esposas:
Filhos do 1° matrimônio:
1. Veríssimo Bráulio Correa de Almeida
Filhos do 2º matrimônio:
2. Maria Joaquina de Almeida c/c Belarmino Correa de Oliveira.
3. Inácio Correa de Almeida
4. Arminda Maria Corrêa de Almeida c/c Marcirio Corrêa de Oliveira.
5. Ana Joaquina de Almeida c/c Propicio Corrêa de Oliveira.
6. Diniz Correa de Almeida c/c Esmerilda do Prado Marques.
7. Taudelina Corrêa de Almeida c/c Luiz Henrique Biermann.
8. Abrelina ou Avelina Corrêa de Almeida c/c Olímpio Cortes Fuchs.
9. Ananias ou Amâncio de Almeida
**** *Manuel Correia da Silva e Antônia Eufrásia de Oliveira foram pais de 16 filhos (foram identificados 15).
1. Antônio Correia da Silva
2. Aniceto Correia da Silva casado com Ana Margarida Antunes Fernandes.
3. Clarinda d’Oliveira e Silva casada com Bento João Antunes, residentes em Sorocaba/SP.
4. Rosa d’Oliveira Silva casada com Eufrosino Inácio de Oliveira e, após, com Pompeu Ribeiro da Silva (?).
5. Seandrina ou Leandrina de Oliveira e Silva casada com Fabiano Antunes Proença.
6. Joaquim Correia da Silva casado com Emília Carolina Cortes.
7. Manoella d’Oliveira e Silva casada com João Baptista d’Oliveira  Gonçalves.
8. Francisca d’Oliveira e Silva casada com Pompeo Ribeiro da Rosa.
9. João Manoel Correia, morador em Palmeira das Missões.
10. Maria Correia da Silva casada com Manoel Joaquim d’Almeida.
11. Irineia d’Oliveira e Silva casada com Manoel Joaquim d’Almeida.
12. José Correia da Silva casado com Delfina Medeiros da Silva.
13. Antônia de Oliveira e Silva.
14. Cap. Verissimo Correia da Silva casado com Carolina Cortes de Medeiros.
***
 Tn1. Odil Fucks, nasceu em 15.11.1911 no 5º distrito de Santo Ângelo.           
Bn2. Alcides Rolim Fuchs, faleceu aos 61 anos a 6.11.1949 em Giruá. Casou-se com Maria Farias, sem filhos.
Bn3. Osvaldo Rolim Fuchs, faleceu aos 61 anos, a 14.1.1952 em Giruá, casado em Três de Maio/RS.                  
Bn4. Lydia Côrtes Fuchs casada com João Manoel Côrtes seu primo, filho de Belarmino Côrtes Taborda e Amália Rolim de Moura. Acima citados.
Bn5. Nicanor Rolim Fuchs, faleceu aos 40 anos, a 19.1.1935 em Giruá/RS. Casou em Santa Rosa/RS com Edelmira Vieira, com quem não teve filhos. 
N14. João Rolim de Moura nasceu em 12.2.1871, Santo Ângelo/RS e faleceu a 16.12.1932 em Catuípe/RS. Casou-se aos 19 anos, em 1890 em Santo Ângelo, com Rita Antunes Cabral nascida em 1.11.1872, 2º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de José Eleutério Cabral[14] e Maria das Dores Antunes, falecida a 12.9.1905, Santo Ângelo/RS. João e Rita foram pais de:
Bn1. Alcides Rolim de Moura nascido em 03/08/1893  e falecido em 02/01/1961, casou com Elvira Estelita Rolim (Inhacorá/RS) nascida em 06/11/1898 e falecida em 25/10/1965, filha de Francisco Rolim de Moura e Maria Joaquina dos Reis.
Bn2. Maria Rolim de Moura casada com Palomino Corrêa Taborda.
Bn3. Ana Rolim de Moura casada com Euríbio Rolim dos Reis.
Bn4. Euclides Rolim de Moura
Bn5. Clarinda Rolim de Moura nascida em 31.12.1903 e falecida em 5.5.1981, Santo Ângelo/RS. Clarinda casou a primeira vez com João Salles, com quem não teve filhos. Depois Clarinda casou com Orestes Rodrigues de Moura, nascido a 4.1.1906 e falecido a 28.10.1979, Santo Ângelo/RS, filho de Osório Rodrigues de Moura e Rosália ou Rosalina Rodrigues de Moura.
Bn6. Vitor Rolim de Moura nasceu a 17.8.1910 Santo Ângelo e faleceu a 13.2.1994, casou com Antônia Lima.
Joaquim Rolim de Moura [19]
Bn7. Enedina Rolim de Moura casada com Rosalino de Godoy.
Bn8. Brasil Porfírio ou Orfírio Rolim, n. 2.6.1914. Casou a 6.5.1936 com Antônia Rodrigues Machado, nascida a 22.10.1914, filha de Osório Rodrigues Machado e Rosalina. 
Bn9. Corina Rolim faleceu aos 24 anos, a 14.4.1929, Santo Ângelo/RS. Casou com Dario de Sousa Baptista[15], nascido em 10.2.1906, filho de Deolindo de Sousa Batista e Vicentina Gonçalves, moradores no distrito de Entre-Ijuis, Santo Ângelo/RS. 1 filha.
N15. Joaquim Rolim de Moura (Coronel Quinzote) nascido em 7.5.1873, Santo Ângelo/RS onde faleceu em 8.5.1938. Foi intendente de 1918 – 1920. Em Bindé, 2006, p. 213, lemos: “Joaquim participou do Corpo de Provisórios (milícia organizada na Vila de Santo Ângelo/RS) que lutou na Revolução Federalista de 1893-1895, ao lado das forças governistas. Na campanha política de 1922 para a eleição de Presidente do Estado, abriu dissidência no partido do governo (PRR) em Santo Ângelo e foi integrar as tropas revolucionárias na Revolução de 1923, visando impedir a reeleição do Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros ao governo estadual”.
coronel Joaquim Rolim de Moura, a esposa Maria Viana e os filhos.
Fonte: Nardes, 2013, p. 239.

Casou-se aos 42 anos, em 22.1.1915 em Santo Ângelo/RS, com Maria Rita da Silva Vianna, que nasceu em 13.3.1874 e faleceu em 29.11.1938, filha do Cap. Francisco da Silva Vianna[16] falecido em 28.12.1910, 2º distrito de Santo Ângelo/RS, aos 61 anos e Carlota da Silva Vianna. Os avós paternos de Maria Vianna foram Joaquim da Silva Vianna[17] e Maria Ritta Vianna. Seus avós maternos foram Cap. Feliciano José da Silva[18] e Gertrudes Maria de Oliveira.
Joaquim e Maria Rita foram pais de:
Maria Vianna
[cemitério do Boqueirão]
Bn1. Gasparina Rolim de Moura com descendentes em Tupanciretã. Casou com Francisco Domingues Bittencourt, filho de Marcelino Domingues Bittencourt e Esméria Nunes.
Casou, também, com Miguel Ângelo, filho de Maria dos Anjos[21] e Eleutério José de Ávila, que nasceu  em 23.12.1873 ????? (dúvida) .
Bn2. Paulina Rolim de Moura casou com Pedro Ribeiro Cezimbra, filho de Francisco da Silva Cezimbra e Joana Ribeiro Cezimbra, neto paterno do capitão José Antônio Fernandes Cezimbra (n. 31/08/1835 e fal. 14/04/1894, Santa Maria da Boca do Monte/RS) e de Clara de Paula e Silva, por estes, bisneto do coronel da Guarda Nacional José Antônio da Silva Cezimbra e de Ana Francisca de Lima, e do Barão do Ibicuí Francisco de Paula e Silva e Felicidade Perpétua de Avelar Magalhães (conforme informações repassadas pelo genealogista Claiton Nascimento).
Bn3. Ercilia Rolim de Moura, nascida 16.7.1899, no 2º distrito de Santo Ângelo/RS, casou em 1924 em Santo Ângelo/RS com Manoel de Oliveira, nascido 5.3.1899 na Freguesia de Sampaio de Vizela, Concelho de Guimarães, Diocese de Braga, Portugal, marceneiro, filho de José de Oliveira (n. 6.1.1874, Portugal) e Ana da Costa (n. 25.12.1876, Portugal), neto paterno de Antônio de Oliveira e  Maria Leite e, materno, de Domingos da Costa e Joaquina de Lemos.
Bn4. Ana Rolim de Moura nasceu em 15.6.1901, casou em 1924, Santo Ângelo/RS, com Dirceu Pinto de Azambuja nascido em 10.3.1900, filho de Antônio Carlos de Azambuja e Honorina Pinto de Azambuja.
Joaquim Rolim de Moura[20]
Bn5. Valério Rolim de Moura nasceu em 28.7.1903, Santo Ângelo, casou-se aos 24 anos, em 1928, com Maria Amantina Sousa da Silveira Espindola, 16 anos, nascida em 26.10.1911, filha de Pedro José Espindola nascido 22.2.1883, e Aurora Sousa da Silveira Espindola nascida em 29.5.1892, moradores na Vila de Santo Ângelo.
  Bn6. Clara Rolim de Moura nasceu em 2.9.1906, casou-se aos 21 anos em 1928, Santo Ângelo/RS com Basilio Antunes Fernandes, 24 anos, nascido em 27.9.1903, filho de João Antunes Fernandes que nasceu em 23.11. 1879 e de Laudelina Ayres Fernandes nascida em 27.11.1880, moradores na Villa de Santo Ângelo.
Bn7. Francisca Rolim de Moura nasceu em Santo Ângelo, onde faleceu em 27.12.1904. Casada com Antônio Ribeiro Nardes, filho de Osório Ribeiro Nardes e Maria de Jesus Vianna.
Bn8. Lydia Rolim de Moura nascida a 19.11.1909, Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 28.2.1976 e onde casou em 1933 com Ângelo Botton, ali nascido a 22.1.1896, filho de Eugenio Botton e Maria.
Bn9. Alcides Rolim de Moura nasceu em 2.10.1912, Santo Ângelo, onde faleceu em 13.5.1973, e onde casou com Alaíde Cardoso de Aguiar, filha de Lucídio Cardoso de Aguiar[22] falecido aos 68 anos, em 29.6.1943, e Maria José Paz de Aguiar.
Bn10. Alice Rolim de Moura nasceu 12.11.1914 Santo Ângelo, onde faleceu em 16.6.1974. Casou com Elzivir Ribeiro Nardes.
Bn11. Golothilde (Clotilde?) Dorothea Rolim de Moura, casou em Catuípe/RS com Constantino Rieth, filho de Carlos Rieth e Elizia Zimmermann, neto paterno de Carlos Rieth e Bárbara e, materno, de Adão Zimmermann e Rosina Hoffmann.
Bn12. Josefina Rolim de Moura fal. aos 22 anos a 3.1.1917 em Catuípe/RS, c/c Francisco Rodrigues Lopes. Sem descendência.
Bn13. João Rolim de Moura.


Fontes:
- Arquivo pessoal de Bernardete Holtz Ribeiro (www.holtzgen.com), Daniel Teixeira Meirelles Leite, Humberto Cesar Lopes, Ivan Martins da Rosa, Janice de Franceschi, Jorge Rodrigues de Oliveira e de Nathan Santos Rolim.
- Arquivo Público do Estado do RS: inventários, registro civil e habilitações de casamento do Município de Santo Ângelo.
- Cúria de Santo Ângelo/RS: livros de batismos, casamentos e óbitos.
- FRANCO, André Luiz dos Santos. A Chama do progresso: Cultura Santo-Angelense e identidade militar. Revista de Pesquisa e Pós-Graduação – Santo Ângelo, 2003.
- BINDÉ, Wilmar Campos. Santo Ângelo. Terra de muitas Histórias. Ijuí: Gráfica e Editora Cornelli, 2006.
- MELLO, Antônio Gonçalves. O tropeiro Antônio Manoel e outras histórias. 2001.
- Blog de Bernadete Holtz Ribeiro - www.holtzgen.com
- Câmara Municipal de Santo Ângelo - www.camarasa.rs.gov.br
- Leme, Luiz Gonzaga da Silva, “Genealogia Paulistana”. SP, Livraria Duprat, 1903 a 1904, 9 volumes (disponível em http://buratto.org/paulistana ou http://www.arvore.net.br/Paulistana/).

- LOPES, Humberto César. Os Moreira de Sorocaba. Disponível em http://richasblogl.blogspot.com.br/. Acesso em março de 2018.


- NARDES, João Augusto Ribeiro. Uma família no Brasil. pesquisa de Janice de Franceschi. Porto Alegre: AGE, 2013.
- TINM, Octacílio B. e GONZALES, Eugenio (org. e editores). Album ilustrado do Partido Republicano Castilhista – RGS. Porto Alegre: Livraria Selbach de J.R da Fonseca e Cia, 1934.
- Santo Ângelo de Ontem. Conselho Municipal de Cultura. Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. Desenhos: Tadeu Martins. Gráfica Santo Ângelo Ltda., 1992.
- Genealogia Tropeira – Cláudio Nunes Pereira.
- Microfilmes de Itapetininga. Santo Ângelo, Santa Tecla, São Miguel (CHF).

OLIVEIRA, Odilon Gomes de. Anotações para a história do Campo Cercado. Prefeitura de Inhacorá: Inhacorá, 1995.




NOTAS:
[0] O casal José Clemente e Joana Maria foi pai de:
1. Maria da Conceição, casada em 1797 em Sorocaba/SP com seu parente Francisco de Paula Maciel, f.º de João Antunes de Brito e de Anna Antunes.
2. João Rolim de Moura casado com Ana Luiza de Proença, cujo filho Bento é o objetivo deste estudo.
[4] Pedro Ribeiro Nardes e sua sobrinha Maria dos Santos tiveram os filhos (todos nascidos em Itapetininga/SP):
1. Mariana Ribeiro Nardes
2. Eufrosina Ribeiro Nardes casada com José Rolim de Moura ( filho de João Rolim de Moura), moradores em Santo Ângelo/RS.
3. Roberta Ribeiro Nardes casada com Cap. Inácio José Monteiro.
4. Maria Ribeiro Nardes
5. Hemetério Ribeiro Nardes
6. Damaso Nardes casado com Maria Rolim de Moura, moradores em Santo Ângelo/RS.
7. Paulina Ribeiro Nardes
8. Felisbina Ribeiro Nardes
9.  Felícia Ribeiro Nardes nasceu 1839, Lapa (informações enviadas por Janice de Franceschi)
[5] Ao fundo, à direita, a casa de Antônio Gomes Pinheiro Machado (construída 1859, hoje Escola Estadual Onofre Pires). Ao centro, a residência de Ernesto de Aguiar Kruel (hoje outra parte do Clube Gaúcho). À esquerda, a casa de Bento Rolim de Moura (hoje a sede do Clube Gaúcho). Foto feita entre 1890-1897. BINDÉ, 2006, p. 374.
Foto cedida por Wilmar Campos Bindé e digitalizada por André Bindé.
[6] Ao fundo, à direita, vemos a casa de Antônio Gomes Pinheiro Machado (construída 1859, hoje Escola Estadual Onofre Pires). Ao lado, a residência de Ernesto de Aguiar Kruel (hoje a outra parte do Clube Gaúcho). Ao lado, o Clube Gaúcho, construído onde existia a residência de Bento Rolim de Moura.
Sempre à esquerda, no outro lado da rua, o sobrado onde residiu o Mj. Afonso Cortes Taborda e seu irmão Belarmino Cortes Taborda. A última casa que vemos na foto (à esquerda), foi a casa comercial de Wenceslau Pereira, onde depois residiu a família de José de Almeida. BINDÉ, 2006, p. 374,
Foto cedida por Wilmar Campos Bindé e digitalizada por André Bindé.
[7] Joaquim da Silva Vianna e Maria Rita foram pais de:
1. Xavier da Silva Vianna c/c Maria Luiza da Silva, filha do cap. Feliciano José da Silva e Gertrudes Maria de Oliveira.
2. Capitão Francisco da Silva Vianna c/c Carlota Maria da Silva, filha do capitão Feliciano José da Silva e Gertrudes Maria de Oliveira.
3. Antônio da Silva Vianna c/c sua sobrinha Claudiana da Silva Vianna, filha de Xavier da Silva Vianna e Maria Luiza.
[8]  Foto cedida por Wilmar Campos Bindé.
[9] Gabriel e Virginia tiveram os filhos:
João Alves Machado
Francisca Alves Machado
Manoel Alves Machado casado com Clementina Antunes Fernandes.
José Alves Machado
Gabriel Alves Machado casado com Isabel Rolim de Moura.
Alberto Alves Machado casado com Ambrosina Antunes Fernandes.
Rosa Alves Machado
Maria Alves Machado
[10] Conforme Bindé, 2006 p.131 ela nasceu em 1855.
[11] Nascido e batizado na Fregueisa de São Salvador do Passomaior/Pena Maior, do Concelho de Santo Thomé de Negrelhos – 5º distrito de Penafel, Comarca do Porto), filho de José Carneiro da Rocha e Margarida Carneiro da Cruz, veio para o Brasil em 29. 12. 1849. Irmão de Manoel José Carneiro da Rocha e Maria Carneiro da Rocha.
[12] Policarpo A. Teixeira falecido em 29.5.1898 Santo Ângelo/RS e (Maria) Joaquina Francisca, falecida em 17.7.1913 São Miguel das Missões, filha de Policarpo da Rosa e Teresa dos Santos da Rosa, tiveram os filhos:
1. João Alves Teixeira, 39 anos, casado com Marcolina Franco Alves/Alves da Rosa.
2. Calixto Alves Teixeira casado com Clara Alves de Oliveira.
3. Luiza Alves Teixeira casada com João Cardoso de Oliveira.
4. Generosa Alves Teixeira casada com Salvador Luís Teixeira.
5. Joaquim Alves Teixeira casado com Senhorinha Cardoso de Oliveira.
6. Maria Alves de Oliveira casada com Pacifico Luís de Oliveira.
7. Rosalina Alves Teixeira casada com Procópio José da Silva.
8. Júlia Alves Teixeira casada com Raymundo Luís de Oliveira.
9. Lídia Alves Teixeira casada com Domingos Leal de Oliveira.
[13] Fora casado, anteriormente, com Maria Corrêa da Silva.
[14] José Eleutério e Maria das Dores foram pais de:
1. Francisco Antunes Cabral
2. Ana Antunes Cabral casada com Joaquim Antônio Rodrigues.
3. Rita Antunes Cabral casada com João Rolim de Moraes.
4. Belarmina Antunes Cabral casada com Afonso Antunes de Oliveira.
5. Bibiana Antunes Cabral casada com Edalecio Policarpo dos Santos.
[15] Dario casa em 1931, Santo Ângelo/RS (2ª núpcias) com Emília Taborda, nascida em 3.6.1914, Santo Ângelo/RS, filha de Justino Corrêa Taborda e Lydia Maria Taborda.
[16] Cap. Francisco da Silva Vianna falecido a 28.12.1910, Santo Ângelo, casado com Carlota, pais de:
Maria Rita da Silva Vianna casada com Joaquim Rolim de Moura
Joaquim da Silva Vianna
Ana da Silva Vianna
José da Silva Vianna
[17] Joaquim da Silva Vianna e Maria Rita tiveram, também, o filho Xavier da Silva Vianna casado com Maria Luiza da Silva. Ver Família de Francisco Corrêa Taborda.
[18] Capitão Feliciano José da Silva falecido em 29/5/1871 e Maria Gertrudes foram pais de:
1.Florência
2. Maria Luísa, 24 anos casada com  Xavier da Silva Vianna
3. Antônio
4. Feliciano José da Silva
5. Carlota casada com o Cap. Francisco da Silva Vianna
6. Ana
7. Lúcia
8. Anastácia casou com Simplício da Silva Vianna.
9. Rita
10. Fidêncio
11. Liberato
12. Sisnando
[20] Santo Ângelo de Ontem. Conselho Municipal de Cultura. Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. Desenhos: Tadeu Martins. Gráfica  Santo Ângelo Ltda., 1992.
[21] Filha de Cirino José Fernandes de Carvalho, nascido em São Gabriel, casado com sua sobrinha Ana Cândida de Carvalho Farinha, falecida em 11-6I-1863.
Pais de:
1.Alexandre José Fernandes de Carvalho  faleceu solteiro em Bagé/RS).
2.Maria dos Anjos casada com Carlos Chiapetta nascido em  26.1.1862 em Bucita, comuna  de San Fili, Itália. (Claúdio Nunes Pereira-Genealogia Tropeira).
[22] Lucídio e Maria José tiveram os filhos:
1.Celina Aguiar Gay casada com João Pedro Gay, moradores em Ponta Porã, Mato Grosso.
2. Cely Cardoso de Aguiar casado com Octacilia Moreira de Aguiar.
3. Jandira Cardoso de Aguiar
4. Alayde Aguiar de Moura casada com  Alcides Rolim de Moura.
5. João Cardoso de Aguiar 

46 comentários:

  1. Boa Tarde!

    Não sei quem fez a pesquisa, mas gostaria de me encontrar nessa arvore genealógica.

    Acho meio dificil, pois não sei os nomes dos meus bisavôs.

    Meu avô era Luis Rolim de Moura, nasceu em torno de 1930 não sei a data certa. Era irmão de Jair Rolim de Moura, Benedicta Rolim de Moura, Paulo Rolim de Moura.

    Somos de Sorocaba/SP e boa parte da familia mora em Porto Feliz/ SP.

    Os outros irmão do meu avô não conheço. A minha avó esposa dele Anna Manrique de Moura, esta muito idosa e não se recorda da Familia.

    Ah... Sou filha de Valdir Rolim de Moura (vulgo Pinga) meus tios são Wilson Rolim de Moura e Walquiria Rolim de Moura.

    Atenciosamente,
    Ruth Rolim de Moura.
    ruthmsalles@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego,
    me chamo Nathan Santos Rolim, tenho 16 anos de idade, moro na cidade de Inhacorá/RS e sou pesquisador da família Rolim de Moura no município. O senhor Vidal Rolim de Moura é meu tetravô e foi o primeiro Rolim a colonizar a cidade, consegui fotos do mesmo e de sua mulher, seguindo de sua árvore para baixo todos com fotos completas, gostaria de ter mais contatos com você, pois estou escrevendo um livro sobre a história do município e até para repassarmos material. Espero podermos conversar! Aguardo retorno, abraço.

    ResponderExcluir
  3. sou neta de Luis Rolim de Moura , minha mãe é ana rolim de moura ainda viva hoje com 93 anos sempre falou de seu primo vidal.

    ResponderExcluir
  4. sou neta de Luis Rolim de Moura , minha mãe é ana rolim de moura ainda viva hoje com 93 anos sempre falou de seu primo vidal.

    ResponderExcluir
  5. Oi Primo, Francisco da Silva Cezimbra e Joana Ribeiro são meus Trisavós!!! tenho bastante coisa sobre eles, te interessa em publicar no teu blog? se quiser te envio por e-mail.

    Cláiton Nascimento

    ResponderExcluir
  6. Olá, tambem estou pesquisando minha família, e o nome mais antigo que tenho é do meu bisavô Amantino Rolim de Moura, nascido em 1869 em Itapetininga. Por acaso pertence a mesma família?
    Ficarei muito grta se puder me informar.
    denisecraftroom@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos: Acabo de encontrar a certidão de casamento de meus penta avós. O casamento aconteceu na Bahia e tinha como testemunha um homem chamado JOZÉ DA SILVA CEZIMBRA. Fiquei curioso e, pesquisando, encontrei este blog. Alguém teria maiores informações sobre este indivíduo?
    Obrigado.
    Marco Miranda
    e-mail: marmiranda@globo.com

    ResponderExcluir
  8. Ola a todos:
    Acabo de encontrar a certidão de casamento de meus penta avós. O casamento aconteceu na Bahia e tinha como testemunha um homem chamado JOZÉ DA SILVA CEZIMBRA. Fiquei curioso e, pesquisando, encontrei este blog. Alguém teria maiores informações sobre este indivíduo?
    Obrigado.
    Marco Miranda
    e-mail: marmiranda@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não é da Família Rolim que veio da França para Penedo em Alagoas. É outro ramo que subiu para Cajazeiras, PB, para orós, Ceará, veio para Goiânia, SP...

      Excluir
  9. Ola a todos:
    Acabo de encontrar a certidão de casamento de meus penta avós. O casamento aconteceu na Bahia e tinha como testemunha um homem chamado JOZÉ DA SILVA CEZIMBRA. Fiquei curioso e, pesquisando, encontrei este blog. Alguém teria maiores informações sobre este indivíduo?
    Obrigado.
    Marco Miranda
    e-mail: marmiranda@globo.com

    ResponderExcluir
  10. alice ondina guimaraes nardes27 de abril de 2013 às 13:12

    nossa que dificil foi achar esse aqui rsrsrrs Bn10. Alice Rolim de Moura nasceu 12.11.1914 Santo Ângelo, onde faleceu em 16.6.1974. Casou com Elzivir Ribeiro Nardes.

    ResponderExcluir
  11. Meu avo paterno Dário de Arruda Moura nasceu em Araçoiaba da Serra, meu pai Orlando Arruda Moura também, sei que tínhamos um parente Bento Rolim de Moura, alias os Rolim de Moura são primos, temos muitos parentes em Sorocaba, João de Moura, Jose de Moura etc, Araçoiaba fica a 15 minutos de Sorocaba e a 45 de Itapetininga _SP portanto temos vários parentes nessas 2 cidades, inclusive meu avo e meu pai foram morar em Itapetininga, cidade onde nasci. Em breve estarei indo ao cartório de Araçoiaba da Serra para saber sobre meus antepassados e no museu de lá, pois minha tia disse que tem algo sobre meu avo lá. Abraços. Ps. Quem tiver alguma informação sobre nossos parentes entre em contato fernandamoura.andrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Vou contar o que eu ouvi.

    Tem um lugar chamado Moura, em Beja, pt. que tem registro de uma familia Rolim, que tinha 2 irmãos, um veio e outro ficou em Pkortugal. Então fiquei curiosa. Lembrei logo da cidade Rolim de Moura. O lugar é cheio de lendas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_da_Moura_Sal%C3%BAquia

    Achei umas coisas interessantes:
    http://www.arqnet.pt/dicionario/loule1d.html
    http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=5611
    http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1533.pdf

    A família era da alta nobreza.
    Vejam a sequencia dos condes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Vale_de_Reis

    Espero q tenham gostado.

    ResponderExcluir
  13. "D. Francisco Rolim de Moura foi confirmado na posse do título de Senhor de Azambuja. Era marido de Guiomar de Castro e filho de Antonio Rolim. Quem o confirmou foi D. Sebastião, agora com o título de Senhor de Azambuja e Montargil. Seu filho D. Antonio Rolim de Moura foi combater ao lado de D. Sebastião em Alcacer Quibir, já na condição de 13º Senhor de Azambuja."

    Sei o seguinte, sobre a origem da familia Rolim de Moura: "Em 1.147 o rei de Portugal, D. Afonso Henriques, após tomar Santarém, atacou Lisboa, que se encontrava em poder dos mouros. Extamente por essa época, passava por lá uma esquadra de cruzados que seguiam para a Terra Santa, comandada por D. Roland, Duque de Chester, que trazia consigo seu filho Roger Child Rawins. Recebendo pedido de socorro, D. Roland ajudou a tomar Lisboa, expulsando os mouros, seus ocupantes. Não se sabe se essa esquadra continuou em direção à Terra Santa, mas D. Child, que foi premiado com o título de Senhor de Azambuja, antiga Vila Franca (do árabe azzabuja - olival bravo), decidiu radicar-se em Portugal, onde aportuguesou seu nome para Childe Rolim. O rei seguinte, D. Sancho, confirmou o título conferido. Pouco depois disso, o rei D. Afonso confere a D. Alvaro Rodrigues o título de Senhor de Moura, pelo fato de ter tomado parte saliente na tomada dos castelos de Moura, então dominados, também, pelos Mouros. Enquanto isso D. Sancho reedificou a Vila de Azambuja e confirmou a sua posse e senhoria na pessoa de D. Gonçalves Rolim, filho de D. Childe. D. Gonçalves casa-se com uma decendente de D. Alvaro Rodrigues, surgindo então a Casa Rolim de Moura, que teve como brasão as armas dos Mouras, constante de sete castelos dourados sobre um campo vermelho."
    Sei ainda que "em 1580, um dos descendentes da família Rolim de Moura, nascido em Olinda, foi o 13º governador geral do Brasil, depois de educado em Portugal."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Pesquisem a história de Pernambuco. Vejam Capitania Geral de Pernambuco, Duarte Coêlho e descendentes.

      Excluir
  14. Bem, sou apenas Rolim não há o Moura, mas além do brasão dos castelos e fundo vermelho, ví um brasão de fundo azul com chaves douradas como sendo dos Rolim também.

    ResponderExcluir
  15. boa noite ...acheii fantástico encontrei minha bisavó e meus avós pais de meu pai ...só não encontrei o nome dele e de seus irmãos de catuípe ...inclusive lá tem um museu com os Rolim, pois a Eufrasia foi intendente e tem ainda tombado a primeira padaria que faziam pães pra os negros que trabalhavam...meu email é fatimaverar@yahoo.com.br
    também encontrei uma vez um professor de história na UPF que fazia um livro dos Rolim e em Catuípe RS também tem no museu....grande abraço


    ResponderExcluir
  16. Meu bisavô era o Cel Cortes de Cruz Alta, dono de todas aquelas terras. Meu avô que era cortes casou com uma Lourega.
    Sou Luis Antonio Lourega da Silva

    ResponderExcluir
  17. Meu bisavô era o Cel Cortes de Cruz Alta, dono de todas aquelas terras. Meu avô que era cortes casou com uma Lourega.
    Sou Luis Antonio Lourega da Silva

    OBS: veio tudo dos Rolim de Moura no passado...

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Kelly Cristina de Moura , moro atualmente no interior de SP , mas o Moura de minha familia mais distante que tenho informaçao é de meu bisavo , Virtulino Augusto de Moura , foi casado com Julia de Moura uma Pernanbucana, sei que ele tinha descendencia francesa , era loiro de olhos azuis , morava no Rio de Janeiro e trabalhou muitos anos para Light no Rio de Janeiro , nao sei se ele nasceu no Rio , se alguem tiver alguma pista agradeço desde ja!Email kelly@fasternet.com.br

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Kelly Cristina de Moura , moro atualmente no interior de SP , mas o Moura de minha familia mais distante que tenho informaçao é de meu bisavo , Virtulino Augusto de Moura , foi casado com Julia de Moura uma Pernanbucana, sei que ele tinha descendencia francesa , era loiro de olhos azuis , morava no Rio de Janeiro e trabalhou muitos anos para Light no Rio de Janeiro , nao sei se ele nasceu no Rio , se alguem tiver alguma pista agradeço desde ja!Email kelly@fasternet.com.br

    ResponderExcluir
  20. o saber de nossa origens se faz muito importante, para construção de um historia e origens locais de um povo. Ótima pesquisa com o pouco acervo. Bom meu nome é Adelar Minetto e faço uma pequena observação que o primeiro intendente republicano do município de Santo Angelo não foi o senhor Vidal Rolim de Moura e sim Fermino de Paula, (1892 a 1896) que possuia propriedades no interior do município de Santo Angelo onde hoje é o municipio de Chiapetta e que na localidade de AS BRANCA existe até hoje sua propriedade com uma casa original com data de fabricação de 1892 abraço e parabéns pelas pesquisas

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Adelar Minetto pelo comentário.

    Sobre Vidal Rolim de Moura temos que foi o primeiro intendente ELEITO (1896-1900), sendo que Firmino de Paula ocupou o cargo de 1892-1896 como primeiro intendente NOMEADO. Mas vamos fazer a ressalva no texto para clarear.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Rodrigo machado rolim, sou neto de astroaldo Rolim de moura

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Rodrigo machado rolim, sou neto de astroaldo Rolim de moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,sou a Jaqueline, filha do Neri Rolim. Queria notícias de vocês. Lembro de vocês em Santo Ângelo. Hoje moro em Brasília. Beijos

      Excluir
  24. Bom dia!
    Meu nome é Ruth Rolim de Moura, tenho 25 anos e sou de Sorocaba/SP.
    Gostaria de me encontrar nessa história, porém nem meu avô Luiz Rolim de Moura eu encontrei.

    Hoje a parte viva da familia Rolim de Moura aqui em Sorocaba, os mais antigos, é Paulo Rolim de Moura, meu tio avô. E Wilson Rolim de Moura meu tio, irmão de meu pai.
    Também tenho um tio avô em Porto Feliz/SP que se chama Jair Rolim de Moura.

    Meu pai já e falecido, chamava-se Valdir Rolim de Moura e minha tia também Walkiria Rolim de Moura.

    Alguem que se lembre deles ou que me ajude a me colocar nessa arvore??

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Os Mouras primeiro chegaram ha Bahia em 1503 por Bastião de Moura um dos maiores navegadores de Portugal naquela epoca foi ele que mapeou a Africa abrindo caminho para Vasco da Gama e deixou parte de sua familia Na Bahia em 1503
    Sou claudio Moura - SALVADOR BAHIA

    ResponderExcluir
  26. Os Mouras são de Origem JUDAICA E NÃO DOS MOUROS COMO MUITOS AFIRMAM, NÃO TEM NAD A A VER COM OS MOUROS, VEJAM ESTE BLOG QUE ESTUDA A FUNDO NOSSA FAMILIA , DE MOURA E MOURA SÃO A MESMA COISA ,LEIA COM ATENÇÃO !
    http://algunsdiasdosmouras.blogspot.com.br/2010/01/origem-dos-de-moura.html

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, gostaria de entrar em contato com descendentes de um ancestral meu Gardianno Jose Rollim de Moura, nao sei a localidade onde nasceu mas ele aparece no censo em Iguape- Sao Paulo em 1761, teve um filho Marianno Trindade de Moura por volta de 1752 em iguape sendo esse meu Heptavo, dele nasceu Ignacia em 1793 - que nasceu Miquelina em 1814, Miquelina teve ao menos 5 filhos com seu tio, Francisco Antonio de Moura, os nomes desses filhos sao Francisco, Umbella, Anunciada,Jose Teofilio e Euclides Francisco de Moura, Euclides foi juiz no Parana e um dos homens mais ricos do estado na epoca entre 185-1900, casou se duas vezes primairamente com Anna Julia de Carvalho e depois com Catarina Grabowski, teve alguns filhos - Francisco Euclides de Moura, Elvira Julia, Arthur Euclides, Adelina, Dalila e Esther, bem caso alguem se identifique com essa familia, entrar em contato !

    ResponderExcluir
  28. Onde se encaixa Ananias aí vou ficar onde doce João Cândido Ananias e Antônia na minha sobrinhas vão Ananias sobrinho Onésio Ananias sobrinho ou Lívia na minha sobrinho

    ResponderExcluir
  29. Filha de Antônio Ananias sobrinho neta de João Ananias Cândido casados em São Gotardo Minas Gerais Estou à procura do meu sobrenome Ananias peço se você puder me informar

    ResponderExcluir

  30. Olá, queria imensamente agradecer a todos que contribuíram nessa árvore genealógica, consegui encontrar toda a minha linha antecessora e gostaria muito de contribuir com as novas informações que possuo.. Minha dúvida é alguém conseguiu através dessa árvore a cidadania portuguesa?

    ResponderExcluir
  31. Olá Italo, ficamos felizes tenha gostado da postagem. Em havendo acréscimos, correções e fotografias antigas, podes mandar para o diegopufal@gmail.com que faço as alterações. Não sei informar se algum descendente conseguiu a cidadania portuguesa.

    ResponderExcluir
  32. quem diria que sou um descendente dos rolim de moura tbm? só não tenho o sobrenome deles, minha tetravó maria madalena dos passos era filha de Elias rolim de moura e neta do bernardo antunes rolim de moura, ela se casou em itapetininga sp cidade onde eu nasci.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde se possivel gostaria de obter informaçoes referente a dois nomes
    aJoao Lira Castro e Josefa Moura Castro ão meus avos paternos nunca os conheci desejo informação sobre os meu entes passados.
    meu nome e Simone Rodrigues de Moura

    ResponderExcluir
  34. Sou Valdair Rodrigues. E sou Neto de Raul Rolim .Meu avó foi Morto por alguea da família dos Maica em Santa Rosa. E minha Mãe foi adotada e sei que tinha mais irmãos. Mas morreu e não soube de seus irmãos . Se alguém tiver alguma informação . Agradeço Gostaria de conhecer meus tios de parte de minha mãe.

    ResponderExcluir
  35. Sei que ele era de três de Maio minha avo que adotou minha mãe contava ele foi morto em casa eles tiraram minha mãe dos braços dele e mataram . Ela tinha dois irmãos e uma irmã. Só isso que sei. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o sobrenome da sua mãe? Que história emocionante a de seus pais,imagino o que viveram. Soube de muitos casos assim na família Rolim de Moura.Procure quem mais viveu na época deles,vizinhos,locais. Muito importante você pesquisar. Deus te abençoe.

      Excluir
  36. Ele tinha dois irmãos e uma irmã

    ResponderExcluir
  37. Me chamo clemires Rolim de Moura. Neta de Nicanor Rolim de Moura. Tbm quero entrar nessa árvore aí. Hehehe

    ResponderExcluir
  38. Diego Pufal você não tentou criar essa arvore genealogica naqueles sites que ficam mais claros ? exemplo: Ancestry ?
    se voce possuir algo, compatilhar com nos. vou deixar minha arvore a disposição: https://www.ancestry.ca/family-tree/pt/RSVP.aspx?dat=MTU4MzEwNzc1OzswNjJiMDBkNy0wMDA2LTAwMDAtMDAwMC0wMDAwMDAwMDAwMDA7MjAyMTA2MjIwNzI3MDU7MzI3NzE=&mac=50Mhd5FyzNZghhGLnxiA8g==

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois no Ancestry, p. ex., tu disponibiliza os dados e eles cobram para que possamos fazer consultas, sem falar que nem todos têm conhecimento de sites mais específicos com Ancestry, MyHeritage, Familysearch, etc. Contudo, muitos já colheram os dados no meu blog e disponibilizaram em especial no Familysearch e no Geni.

      Excluir
    2. voce ja ouviu falar da familia zorzan ?

      Excluir
    3. Não lembro de ter visto este sobrenome, mas teria que ter mais detalhes como locais, nomes e época.

      Excluir