sábado, 19 de junho de 2021

Como iniciar sua pesquisa genealógica: conceitos, fontes, dicas e como fazer.

Como iniciar sua pesquisa genealógica: conceitos, fontes, dicas e como fazer.


Em junho agora, na 5ª Semana Internacional de Arquivos (2021), a pedido do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre/RS (CHC), fiz uma oficina on line, na qual, em um primeiro dia, falei sobre alguns conceitos, fontes e dicas para a pesquisa genealógica. Em um segundo dia, fiz um passo-a-passo de como fazer na prática uma pesquisa genealógica.

Essa oficina é, bem dizer, universal, pois se aplica a todos aqueles que buscam fazer sua árvore genealógica, conhecer pormenores da documentação e possibilidades de pesquisa.


Aos que tiverem interesse, convido que assistam às lives no canal do YouTube no canal do CHC, nos links: https://www.youtube.com/watch?v=2gYYK3xFW4I e https://www.youtube.com/watch?v=5r5Jh4AVrKk

11 comentários:

  1. Oi Diego, sempre consultei teu blog para as minhas pesquisas e agradeço muito pelo seu trabalho. Mas, com o seguimento das pesquisas acabei descobrindo que temos parentesco 🙂adorei descobrir isso ! Sou descendente de José Correa Ferreira Da Silva , o patriarca, é meu septimo avô. Eu nasci no Rio de Janeiro e moro na França. Meu DNA me colocou louca quando descobri que tinha gens scandinavos e germânicos herdados do meu pai. Por isso comecei a pesquisar pra descobrir de onde esses gens tinham vindo. A família do meu pai sempre foi um certo mistério porque ele tinha sido criado por uma tia e não pelos pais verdadeiros e ele morreu cedo e nunca conversamos sobre suas origens. Estou pesquisando há 2 anos e sempre passo por aqui. Abraços da prima distante. Jussanam

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado! Legal que somos parentes pelos Corrêa da Silva e devemos nos encontrar nos testes de DNA. Falemos por e-mail (diegopufal@gmial.com), pois tenho interesse em saber a tua linha até o José Corrêa Ferreira da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Vou te escrever por e-mail . Feliz com tua resposta.Corrigindo : ele é meu penta-avô 👍Até breve. Jussanam da Silva

    ResponderExcluir
  4. VIGOLO vindo da Itália João vigolo e Ângela Calegari

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Eu to começando a pesquizar sobre meus antepassados e queria pergunta. Vc ja pesquisou sobre os ritzel no rio grande do sul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tenho alguns poucos dados da família Ritzel. Escreva por e-mail (diegopufal@gmail.com) com os dados dos antepassados mais antigos para ver se consigo ajudá-la.

      Excluir
  6. Boa noite busco dados dos meus tataravós Joanna gomes filha de João gomes e Carolina gomes, Joana casou com Francisco Rodrigues de Mattos filho filho de Maria da Conceição minha avó chamada de Joanna gomes de
    Mattos, Joanna e Francisco meus tataravós tiveram uma filha chamada Isaldina de Mattos Marques que casou com florisbelo marques,uma das filhas deles Gelci Marques que casou com Juvenal Vieira meus avós maternos, meus tataravós moravam em Bossoroca o cartório como eu não sabia a data de nascimento só achou uma certidão de casamento que eu não comprei mas me relataram por email que Joana e Francisco casaram em 1890 em São Luís Gonzaga.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Diego! Tudo bem?
    Acabei de assistir a primeira aula no YouTube. Aliás, ótima aula, estou anotando tudo!
    Comecei a minha pesquisa e descobri que meu trisavo nasceu no Rio Grande do Sul. E possivelmente o sobrenome mudou com o passar das gerações.
    Ele acabou indo pro Ceará com a esposa (não sei se casaram no Ceará), mas existe um do documento que ele assinou com "Do Valle" e meu sobrenome é "Do Vale", fico pensando se isso é ruim....
    Mas também, não consegui descobrir informações dos lugares, tipo município. Etc. Assim dificultando para obtenção de um documento mais completo.
    Vou verificar as fontes que você passou na aula, muito obrigada Diego.

    Posso entrar em contato contigo caso eu tenha alguma dúvida?
    Você auxiliar no processo de busca?
    Mais uma vez, muito obrigada 🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado e fico feliz tenha gostado da live, tentei ser o mais didático possível e que fosse útil não só aos que pesquisam genealogia do sul. Há alguns "Do Valle/Do Vale" no RS, em regra descendentes de portugueses da região de Braga - descendo deles inclusive. Porém, só fazendo a pesquisa para saber. Escreva para diegopufal@gmail.com com os dados que tens sobre este trisavô gaúcho, para ver se posso ajudá-lo de alguma forma.

      Excluir
  8. Parabéns! Excelente live!!! Com muitos detalhes importantes. Gratidão.

    ResponderExcluir