sábado, 16 de outubro de 2010

Alemães no RS: família Fauth - fotografias (2)

 Alemães no RS: família Fauth - 
fotografias (2)
Autoria: Diego de Leão Pufal

***

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: PUFAL, Diego de Leão. Alemães no RS: família Fauth - fotografias (2)in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/]

****
[publicado em 16/10/2010]
[atualizado em 10/01/2017]

          Como visto em postagens anteriores, a família Fauth emigrou da Alemanha, chegando ao Rio de Janeiro em 08 de novembro de 1825, enquanto que, na então colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, no dia 04 de fevereiro de 1827.
A família era composta pelo patriarca Philipp Heinrich Fauth, a esposa Anna Maria Bretz e cinco filhos: Lorenz Fauth, Christine Barbara Fauth, Margaretha Fauth, Heinrich Philipp Fauth e Maria Leopoldina Fauth - nascidos entre os anos de 1815 e 1825, na cidade de Kreuznach, Rheinland-Pfalz, Alemanha.
Dos cinco filhos, destaco Heinrich Philipp Fauth, nascido a 29 de julho de 1823 em Kreuznach, Alemanha e falecido a 01 de março de 1899 em Lageadinho, em Taquara/RS (autor do interessante diário publicado neste blog no ano de 2008). Heinrich casou-se a 25 de março de 1842 em Hamburgo Velho, atualmente bairro de Novo Hamburgo/RS, com Elisabeth Schönardie, também alemã de Frettenheim, filha de Johannes Schönardie e Maria Elisabeth Zollinger.
Heinrich Philipp e Elisabeth foram pais de treze filhos: Heinrich, Georg, Katharina, Johannes, Paulina Fauth (casada com Felipe Fischer, meus antepassados), Friedrich Wilhelm, Johann Ignac (João Inácio), Philipp, Friedrich (Frederico), Franz (Francisco), August e Michael (Miguel Fauth), nascidos entre os anos de 1844 a 1871 na colônia de São Leopoldo (São Leopoldo, Hamburgo Velho e Taquara).
A descendência de Heinrich Philipp é hoje bem considerável, a qual pode ser conferida no site http://www.strassburger.us/cgi-bin/geneweb.cgi?b=Strassburger-Fauth-Smeets;lang=pt-br, cuja pesquisa está sendo realizada por Pedro Almiro Fauth.
Hoje, ressalto o ramo de Philipp Fauth ou Felipe Fauth (fº de Heinrich Philipp), nascido a 06 de junho de 1861 em Fortaleza, Taquara, local em que também faleceu a 04 de novembro de 1910, onde foi sapateiro. Ali casou, a 05 de dezembro de 1880, com Emília Spindler, filha de Johann Nicolaus Spindler, natural de Niederhosenbach, Alemanha, e de Catharina Elisabeth Ebert, natural de Waldaubersheim, Hunsrück, Alemanha.
Deste casal descende Ubirajara Fauth Xavier, que me repassou as fotografias abaixo veiculadas:  
O casal Felipe Fauth e Emília Spindler, 
nascidos respectivamente em 1861 e 1862 - fotografia 
passada por Ubirajara Fauth Xavier e por André Antônio Fauth
                            
F1 - Olga Fauth, nascida a 28/01/1882, Fortaleza (Lageadinho), Taquara/RS. Casou-se em Igrejinha/RS com João Carlos Schäfer, filho de Emil Schäfer e Maria Clara Schneider.


F2- Eduíno Teodoro Fauth, nascido a 20/02/1884, Fortaleza, Taquara. Casou com Elisabeth Schäfer (irmã de João Carlos Schäfer).


F3- Ida Fauth, nascida a 08/04/1886, Fortaleza, Taquara, onde casou com Frederico Leopoldo Schäfer (irmão de João Carlos e Elisabeth).


F4- Theobaldo Emílio Fauth, nascido a 25/04/1888, Fortaleza, onde casou com Lisete Fülber.


F5- Emma Fauth, nascida a 07/06/1890 em Fortaleza, onde faleceu a 02/04/1891.


F6- Dealmo Francisco Fauth, nascido a 01/04/1892, Fortaleza. Casou a 13/09/1913 em Hamburgo Velho com Irma Maria Becker, n. 1896, filha de Nicolaus Becker Filho e Hermínia Rick. 
Dealmo Francisco Fauth (à esquerda da fotografia - meados de 1930)
        
      Dealmo Francisco e Irma Maria Becker foram pais de oito filhos:


N1- Elpídio Abílio Fauth, n. 26/08/1914, Mata-Olho, Igrejinha. Casou com Olga Oda Puls. Pais de três filhos: Elaine, Elói e Clair.

Elpídio Fauth e esposa - fotografia de meados de 1935.

N2- Iracema Fauth, n. 23/05/1916, Mata-Olho, Igrejinha. Casou com Alfred Schmitt (descendente de Friedrich Philipp Fischer e Juliana Margaretha Seibert, meus antepassados). Pais de três filhos: Pulcheria, Belonia e Mercedes.
N3- Evaldo Felipe Fauth, n. 28/06/1917, Mata-Olho, Igrejinha. Casou com Elma Hess, pais de duas filhas: Solange e Lorena.
N4 Erica Fauth, n. 07/07/1918, Rochedo, Igrejinha. Casou com Belisário Felipe Schmitt, pais de Romeo e Ernani.
N5- Délcio Bertoldo Fauth, n. 02/09/1920, Rochedo. Casou com Anita Albina Faes, pais de Nadir, Nair, Wilson, Adilson Trajano, Nilza e Nilson Felippe, conforme informações repassadas por Arthur Fauth.
N6- Noemia Fauth, n. 23/05/1922, Igrejinha e fal. 11/01/1946, Porto Alegre.
N7- Silvija Fauth (no batismo Selívia), n. 22/04/1924, Rochedo. Casou com Santo Xavier, gerando a Ubirajara Fauth Xavier.

Silvija Fauth

Ubirajara Fauth Xavier (no colo) com os pais

N8- Ivo Adalberto Fauth, n. 15/05/1926, Taquara. Casou com Ernestina Führ, pais de Núbia.          


F7- Bertoldo Balduíno Fauth, nascido a 02/11/1894, Fortaleza. Casou a 22/06/1918 em Taquara com Rosalina Fülber.


F8- Elvira Fauth, nascida a 06/03/1897, Fortaleza. Casou a 09/11/1918 em Taquara com Fernando Grün.


F9- Jacob Inácio Fauth, nascido a 20/06/1899, Fortaleza. Casou a 12/03/1921 em Taquara com Irma Koetz. Pais de três filhos.


Jacob Ignac Fauth e Irma Kötz, 1921.


F10- Alice Fauth, nascida a 14/06/1901 em Fortaleza. Casou a primeira vez, a 03/07/1920, em Taquara com Adelino Konrath, com quem teve quatro filhos. Alice casou em segundas núpcias com Theófilo Fredolino Schnidger.


Alice Fauth e Fredolino Schnidger
F11- Prudêncio Fauth, nascido a 17/09/1903 em Fortaleza. Casou a 25/07/1927 em Taquara com Alvina Laura Wagner. Pais de três filhos.


Prudêncio Fauth e esposa, em 1927.
            Outras fotografias da família Fauth podem ser conferidas no sítio de Joana Defferrari, no endereço eletrônico: http://www.colono.com.br/

24 comentários:

  1. Nossa me emocionei demais....ví meus avós na foto e chorrei muito,lindo demais me orgulho de ser dessa família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Letícia! Fico feliz que tenhas gostado. Se tiveres outras fotografias e quiseres enviar fique a vontade. Abraço, Diego.

    ResponderExcluir
  3. TAMBEM SOU DA FAMILIA FAUTH E FIQUEI MUITO EMOCIONADO EM VER RELATADO OS MEUS ANTEPASSADOS.

    SOU NETO DE EDVINO THEODORO FAUTH CASADO COM ELISABEHT SCHEFER
    MEU PAI CHAMAVA-SE PLINIO ARLINDO FAUTH CASADO COM ALZIRA SCHILING

    ABRACO PARA TODOS OS MEUS PARENTES

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Legal Dercio que tenha gostado. Se tiveres mais fotografias antigas e quiseres contribuir, fique a vontade.
    Somos parentes pelos Fauth e pelos Deuner (a bisavó de d. Alzira Schilling foi Louise Deuner casada com Philipp Jacob Steyer). Abraço, Diego.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom....sem palavras!!!
    Minha mãe é Ermel, minha vó é konrath e a mãe dela era Fauth, filha do Felipe e Emilia!
    Pesquisar sobre a descendencia é algo inexplicavel. É maravilhoso ir descobrindo estes laços!!
    Uma pena não ter estes relatos de todas familias desta forma e gratuitamente.
    Parabéns e obrigado!!
    Gerson Steyer

    ResponderExcluir
  7. Olá Gerson, obrigado pelo contato e fico feliz tenha gostado deste "pedaço" da história dos Fauth. Tenho os teus pais na árvore e irmãos, salientando que somos parentes tanto pelos Fauth, como pelos Deuner (mãe do teu bisavô Heinrich Steyer). Se puderes me escreva (diegopufal@gmail.com) para completarmos os dados.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sou Andréa, neta de Dalce E. Fauth, ja falecido, que era neto de Felipe Fauth,
    muito legal essa estória, tenho algumas fotos antigas.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Andréa! Somos parentes portanto. Tenho interesse nas fotografias antigas. Se puderes e quiseres mandar cópias para o meu e-mail (diegopufal@gmail.com), agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  10. Alguém possue informações sobre a família Deuner?

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel, eu também descendo da família Deuner. Escreva (diegopufal@gmail.com) o que sabes dos teus antepassados Deuner, para tentar ligar aos demais.

    ResponderExcluir
  12. Sou a 7a geração do imigrante (1a.geração)que trouxe consigo um filho nascido lá (2a.geração) sempre filhos dos homens e pir isso tenho o sobrenome original. Gostaria de saber, alguém na mesma condição conseguiu a cidadadnia alemã?

    ResponderExcluir
  13. Agradecimentos ao mentor desse blog e também ao meu filho Arthur Felipe Kinzel Fauth o qual inseriu meu junto ao meus descendentes tão queridos e a todos que compõe essa família grande forte e inteligente que desbravou esse estado fez parte da guerra dos Farrapos mostrando que o RS era capaz de ser uma nação. Família aguerrida e que ajudou na evolução desse estado. Saudações a todos.

    ResponderExcluir
  14. Sou N. Felippe Fauth neto de Dealmo Francisco Fauth e bisneto de Nicolau Becker um dos pioneiros da indústria calçadista em Novo Hamburgo com a camiseta do Esporte Clube Floriano hoje ECNH meu querido avô que aparece na foto acima.Empreendedores nesse estado Dealmo fabricava as cadeiras de teatros e cinemas, localizada onde hoje é o Shopping Bourbon em NH

    ResponderExcluir
  15. Olá Felippe, obrigado pelo contato e pelas informações. Se tiveres outras e fotografias antigas, mande-me para o e-mail diegopufal@gmail.com que acrescento ao blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. EMOCIONANTE...SOU BISNETA DE BERTOLDO BALDUINO FAUTH E ROSALINA FÜLBER, NETA DE CELITA FAUTH.
    TIVE O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM ELES. TAMBEM CONHECI SILVIJIA (A SILI) QUE ERA PRIMA DA MINHA AVÓ. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  17. Quem é a pessoa ao lado de Dealmo Francisco Fauth na foto vestido de futebol? Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  18. Cristian Fauth
    Gostaria saber se é dificil eu fazer meu passaporte alemão e quem pode me ajudar, quero ir trabalhar na europa.

    ResponderExcluir
  19. Bomdia e com muito pra ser que faz o parte dessa istoria meu avo Belmiro Henrique Fauth veio com meu bixa Alemanha estabelece nova aurora onde me grie abraço toda família fauth

    ResponderExcluir
  20. Sou Cássia Fernanda Fauth bisneta de Belmiro Henrique Fauth ( in memória) neta de Victório Theobaldo Fauth( in memória)e Mercedes Fauth e filha de Paulo Ernani Fauth. Resido em Igrejinha e meus avós moravam em Rochedo interior da nossa cidade. Muito interessante ver essas histórias de nossos antepassados. Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Eu sou um FAUTH "original"; até onde sei a 7a geração. Meus avós são: Otomar Fauth e Alvarena Norbertina Fauth. Meu pai Flavio Campoamor Fauth irmão do Jarbas Ananias Fauth, que ja está na árvore genealógica.
    A pergunta é: temos direito à cidadania alemã?
    Elton Luis Fath, primo de Cezar Romero Fauth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos somos Fauth, levando ou não o sobrenome ... O teu avô Otomar era filho de Otto Henrique Fauth e Hilda? Infelizmente não temos direito à cidadania alemã. Ao tempo da imigração dos Fauth não existia o Estado da Alemanha, criado apenas em 1871.

      Excluir