sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Italianos no RS: os Scorcioni (II) (Porto Alegre)


A família
SCORCIONI

Na postagem anterior, publiquei a genealogia da família Scorcioni, estabelecida em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Hoje, veiculo algumas de suas fotografias com breves comentários.
João Romano Constantino Colatto Scorcioni (ou apenas João Scorcioni), nasceu no ano de 1879 em São Leopoldo/RS e faleceu em 1942 em Porto Alegre. Foi o único filho do imigrante Alessandro Scorcioni que deixou geração. Fotografia de meados de 1925/1930 - Porto Alegre.
João Scorcioni, fotografia da década de 1940, Porto Alegre/RS. João casou-se com a italiana Genebra Canova, vinda pequena da Itália para o Brasil e estabelecida com sua família também em Porto Alegre. Deste casamento houve apenas duas filhas: Luiza Pierina Scorcioni e Josephina Scorcioni, sendo a primeira a minha bisavó.
As irmãs Josephina e Luiza Pierina Scorcioni, em fotografia de 1911/1912 em Porto Alegre.
Novamente as irmãs Luiza Pierina e Josephina Scorcioni, quando da primeira comunhão possivelmente realizada na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre. Fotografia de meados de 1919/1920.
Luiza Pierina Scorcioni, fotografia de meados de 1929.


Luiza Pierina Scorcioni em fotografia de meados de 1924 em Porto Alegre. Luiza Pierina nasceu no ano de 1908 em Porto Alegre, levando os nomes de suas duas avós "Luigia Colatto" e "Pierina Trenti". Casou no ano de 1926, também em Porto Alegre, com Helmuth Schmidt Filho, de cujo casamento houve duas filhas: Odette Luiza e Ivonny Leopoldina Schmidt.


O casal Josephina Scorcioni (tia Fifi) e seu marido Francisco Adolfo Luckei (tio Chico). Tia Fifi como era conhecida nasceu em 1909 em Porto Alegre, levando o nome de sua tia-avó "Giuseppina Colatto" e faleceu no ano de 2008 em Porto Alegre. Casou em 1932 com Francisco Adolfo Luckei, nascido em Erechim, filho dos imigrantes alemães Theodor Luckei e Bertha Maria Barbara Minnach, de cujo casamento houve dois filhos: João Theodoro e Evaldo Francisco Luckei.

Nenhum comentário: