sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alemães no RS: os Schmidt/Ferreira

Alemães no RS: os Schmidt (I)
(“Ferreira” nas Missões/RS)
Por Zélce Mousquer e Diego de Leão Pufal
[dúvidas, acréscimos e correções, escreva para diegopufal@gmail.com]

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce e PUFAL, Diego de Leão. Alemães no RS: os Schmidt (I) (Ferreira nas Missões/RS)in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/] 
***
[publicado em 02/08/2013]
[atualizado em 31/07/2023]
***
A família Schmidt, ora estudada, emigrou da então Prússia, hoje Alemanha, estabelecendo-se na região das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul. Foram imigrantes Christian Friedrich Schmidt e Maria Dorothea Peyler, ele tecelão, nascido na cidade de Niensund, e ela nascida na cidade de Retzow, Brandenburg, Alemanha, além de seis filhos, todos nascidos no então Reino da Prússia (na região da Província Pomerana).
Antiga Pomerânia (linha amarela), cujo território, à beira do mar Báltico, abrangia partes das atuais Alemanha e Polônia

Segundo nos descreve Carlos H. Hunsche (O Ano 1826 da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul (Província de São Pedro). Porto Alegre: Metrópole, 1977, pp. 541/542), a família de Cristiano Frederico Schmidt cruzou o Atlântico na “Galera Hamburgueza Georg Friedrich” (1ª viagem), onde chegou ao Rio de Janeiro em 11.10.1824, e seguiu viagem a Porto Alegre na sumaca “Delfina” (1ª viagem), onde chegou na segunda parte de novembro de 1824. Não foi levada a São Leopoldo, como originalmente ordenado, mas seguiu, em 26.11.1824, sob o comando do capitão Alexandre José Bernardes, para a nova colônia alemã a ser fundada em São João das Missões, onde só em 6.1.1825 chegou, assim constituída:

·        Christian Friedrich Schmidt, patriarca;
·        Maria Dorothea, matriarca;
·        Johann Christian Schmidt, filho;
·        Sophia Friederica Schmidt, filha;
·        August Theodor Schmidt, filho;
·        Johann Friedrich Schmidt, filho;
·        Friederica Dorothea Schmidt, filha, e
·        Johann Joachin Ernest Schmidt, filho.

Conforme o pesquisador Martin Norberto Dreher (Degredados de Mecklenburg-Schwerin e os primórdios da Imigração Alemã no Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2010, p. 50), o casal de Christian Friedrich Schmidt e Maria Dorothea e seus seis filhos fizeram parte da 1ª leva de apenados, transferidos de Casas de Correção rurais de Mecklenburg–Schwerin, para o Brasil, mais precisamente de Güstrow, e conduzidos para a Colônia de São João das Missões.
De acordo com o mesmo autor, a família Schmidt foi transportada da Casa de Trabalho rural de Güstrow, para Boizemburg onde, na noite de 27.6.1824, embarcou na fragata Georg Friedrich e após 72 dias de viagem desembarcou no Rio de Janeiro a 11.10.1824: 
·        Christian Friedrich Schmidt, 41 anos, tecelão, nascido em 1783, Niensund.[i]
·        Sua esposa, nascida Peyler, de Retzow[ii] e os filhos:
·        Joachim Christian Schmidt, nascido cerca de 1811, Retzow, emigrou com 13 anos;
·        Anne Friederike Schmidt, nascida cerca de 1812 em Gemkendorff, emigrou com 12 anos;
·        August Schmidt, nascido cerca de 1814, Gemkendorff, emigrou com 10 anos;
·        Johann Friedrich Schmidt, nascido cerca de 1817, Warsow[iii], emigrou com 7 anos;
·        Anne Sophie Schmidt, nascida cerca de 1819, Warsow, emigrou com 5 anos, e
·        Johann Joachim Schmidt, nascido cerca de 1821 na Casa de Correção Rural de Güstrow, emigrou com 3 anos.
Juntamente com a família Schmidt saiu da Casa de Correção de Güstrow um total de 77 homens, 23 mulheres e 33 crianças, enquanto que da Casa de Correção de Rostock, embarcaram 30 apenados.
Desse total, temos 163 pessoas, que seguiram viagem para Porto Alegre na Sumaca Delfina (1ª viagem), e  dali para Rio Pardo/RS, de onde, cerca de 70 pessoas[iv] partiram, então, a 26.11.1824, sob o comando do Capitão Alexandre José Bernardes para a nova colônia alemã a ser fundada em 6 janeiro 1825, denominada São João das Missões (criada nos mesmos moldes das Colônias Alemãs de São Leopoldo, Torres e Três Forquilhas), onde chegaram  em 6.1.1825.
Afora isso, o atual Mecklenburg –Vorpommenn (Meckelenburg- Pomerânia Ocidental), à época da emigração denominava-se Mecklenburg – Schwerin e era um dos principados autônomos do território alemão, de onde, três levas de Mecklenburgueses foram conduzidas para o Brasil, totalizando cerca de 350 a 400 presidiários, degredados e familiares.
No Brasil estes emigrantes tornaram-se soldados dos Batalhões de Estrangeiros criados por Dom Pedro I e colonos em São Leopoldo, no litoral Norte do Rio Grande do Sul (Três Forquilhas e Dom Pedro), Torres, e poucos na Colônia de São João das Missões/RS.
Com a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, parte do antigo território da Pomerânia (território este, que fazia parte da Prússia) foi incorporado à Polônia, enquanto o restante passou a integrar o atual estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Já nas Missões, a família Schmidt traduziu literalmente o sobrenome do alemão para o português, passando a assinar “Ferreira”, cujo patronímico seguiu aos seus descendentes. Embora um pouco alterada a grafia dos primeiros nomes, acreditamos que se trate da mesma família, seja pela coincidência dos prenomes, número de filhos, bem como  porque nos registros de seus netos, os avós são dados como naturais da Alemanha.
Christian Friedrich Schmidt teria passado a assinar Tristão Frederico Ferreira e faleceu a 23.1.1876 no distrito missioneiro de São Miguel/RS, enquanto que sua esposa Maria Dorotéia faleceu a 15.3.1861, no mesmo distrito, os quais foram pais de 6 filhos localizados na região das Missões, localidade em que o casal possuía terras.
Conforme o inventário de Tristão Frederico Ferreira, autuado em 1876 em Santo Ângelo (APERS), estes seriam seus herdeiros-filhos, com suas idades aproximadas:
·        Sofia Dorotéia Ferreira, 72 anos;
·        Agostinho Teodoro Ferreira, 68 anos;
·        Francisco João Ferreira, 66 anos;
·        Maria Dorotéia Ferreira, 54 anos;
·        João José Joaquim Ferreira, 50 anos, e
·        José Joaquim Ferreira, 46 anos.
Fazendo um comparativo com as três fontes citadas – os dados de Carlos H. Hunsche, de Martin N. Dreher e do inventário de Tristão – temos:


Carlos H. Hunsche


Martin N. Dreher

Inventário de Tristão
Christian Friedrich Schmidt, n. 1783
Christian Friedrich Schmidt
Tristão Frederico Ferreira
Sra. Peyler, esposa
Maria Dorothea
Maria Dorotéia
Joachim Christian Schmidt, n. 1811, Retzow
Johann Christian Schmidt
João José Joaquim Ferreira, n. 1826
Anne Friederike Schmidt, n. 1812, Gemkendorff
Sophia Friederica Schmidt
Sofia Dorotéia Ferreira, n. 1804
August Schmidt, n. 1814, idem
August Theodor Schmidt
Agostinho Teodoro Ferreira, n. 1808
Johann Friedrich Schmidt, n. 1817, Warsow
Johann Friedrich Schmidt
Francisco João Ferreira, n. 1810
Anne Sophie Schmidt, n. 1819, Warsow
Friederica Dorothea Schmidt
Maria Dorotéia Ferreira, n. 1822
Johann Joachim Schmidt, n. 1821 Güstrow
Johann Joachim Ernest Schmidt
José Joaquim Ferreira, n. 1830

Lamentavelmente, a documentação referente a esta primeira leva de imigrantes da referida Casa de Correção não aponta informações importantes, tais como crime cometido, tempo de reclusão, pena. 

Segundo Caroline Von Mühlen, era comum famílias inteiras serem encaminhadas para a Casa de Correção, uma vez que o local servia para "ensiná-los a trabalhar". Nos registros da segunda leva, por exemplo, consta a informação de que esposa e filhos acompanharam voluntariamente seus maridos. Sendo assim, é possível que toda a família Schmidt ali estivesse vivendo, daí o nascimento do filho caçula ter ocorrido no local. [MÜHLEN, Caroline Von. DEGREDADOS E IMIGRANTES: Trajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Brasil Meridional (século XIX). – Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013].
Ainda que haja sensível diferença entre o nome “Christian Friedrich” para “Tristão Frederico”, assim como de seus filhos e as prováveis datas de nascimento mencionadas no inventário, tudo indica tratar-se da mesma família, cuja descendência passamos a descrever.

CHRISTIAN FRIEDRICH SCHMIDT (=TRISTÃO FREDERICO FERREIRA), nasceu cerca de 1783 na cidade de Niesund, Alemanha, e faleceu a 23/1/1876 em São Miguel das Missões/RS. Casou-se em meados de 1810 possivelmente em Retzow com MARIA DOROTHEA PEYLER, nascida em Retzow e falecida a 15/3/1861 em São Miguel/RS, de cujo casamento houve seis filhos que seguem:
F1. JOACHIM CHRISTIAN SCHMIDT/JOHANN CHRISTIAN SCHMIDT (=JOÃO JOSÉ JOAQUIM FERREIRA), nascido em 1811 em Retzow e falecido depois de 1876, quando autuado o inventário paterno e, segundo o qual, teria nascido em 1826. João José casou a 18.9.1858 no lugar denominado Ijuizinho, em Santo Ângelo/RS com Fermina Maria de Araújo/de Souza, filha natural de Ana Maria. Foram pais:
N1. Tristão Joaquim Ferreira, natural de São Borja, filho de João José Joaquim Ferreira e Firmina Maria de Souza, casou-se a 14.5.1887 com Maria Joana dos Santos, nascida em São Luiz Gonzaga, filha de Antônio Inácio dos Santos e Leopoldina Alves Carneiro.
           #Nota: Antônio Inácio dos Santos e Leopoldina foram pais de:
           1. Maria Joaquina dos Santos c/c Tristão Joaquim Ferreira;
           2. Maria Leopoldina dos Santos c/c Antônio José Pinto;
           3. Maria José dos Santos.
             ***
           N2. Adriano Ferreira, n. 28.3.1855, bat. 29.11.1855, Cruz Alta.  

F2. ANNA FRIEDRICA SCHMIDT ou SOPHIA FRIEDRICA SCHMIDT (=SOFIA DOROTÉIA FERREIRA) nascida em 1812 em Gemkendorff, em 1861, segundo o inventário materno, estava em lugar incerto e não sabido há mais de trinta anos, já em 1876 consta que era viúva, com 72 anos de idade.
F3. AUGUST THEODOR SCHMIDT (=AGOSTINHO THEODORO FERREIRA[v]), luterano, nascido em 1814 em Gemkendorff e falecido a 13.8.1896 em Santo Ângelo/RS. Casou em 1ª núpcias a 28.11.1855 em São Miguel das Missões/RS com Maria Genoveva Moreira, natural do RS e falecida a 30.10.1874 em Santo Ângelo/RS, filha de Miguel Moreira e Maria Páscoa. Augusto e Maria tiveram 10 filhos. Agostinho teve uma filha com Felícia Josefina de Lima[vi], falecida em 30.4.1900.
Filhos do 1º casamento de Agostinho com Maria Genoveva: Tristão Joaquim, Manoel Theodoro, José Theodoro, Luiza Theodora, Justina Theodora,Cristiana Maria Ferreira, Espirituosa Honoria (Maria), Agostinho Theodoro, Gabriela Theodoro/Sinforosa Ferreira. Elesbão Theodoro e Belmira Theodora Ferreira, que seguem:
N1. Tristão Joaquim Ferreira, natural do RS, faleceu aos 66 anos, a 15.1.1907, Santo Ângelo/RS, onde casou aos 32 anos, em 10.9.1875, com Porfíria Ferreira Guimarães, nascida em torno de 1840, no RS, e falecida a 19.9.1896, Santo Ângelo/RS, filha de Porfírio Ferreira Guimarães [vii], solteiro, falecido em dezembro de 1840 em Cruz Alta/RS e de Maria Ana. Tristão e Porfíria tiveram 5 filhos. Tristão casou em 2ª núpcias, em 1901, São Miguel, com Sebastiana Gonçalves de Oliveira, filha de Salvador Gonçalves de Oliveira e Marcelina Fagundes/Ribeiro Bueno. Não houve descendência deste casamento de Tristão. 
# Nota:
Salvador Gonçalves de Oliveira e Marcelina foram pais de:
1. Luiz Gonçalves de Oliveira c/c Maria Eva Fucks;
2. Saturnino Gonçalves de Oliveira c/c Arcília Josefa de Moraes;
3. João Gonçalves de Oliveira
4. Maximiano(a) Gonçalves de Oliveira
5. Sebastiana Gonçalves de Oliveira c/c Tristão Joaquim Ferreira.
***
Houve do 1º casamento de Tristão os filhos:
Bn1. Gervásio Ferreira Guimarães, n. 1865, batizado em Santo Ângelo/RS, casado com Christiana Ferreira (?). Esteve desaparecido por mais de 30 anos. Seu inventário foi autuado em 1911 em Santo Ângelo/RS (APERS).
Bn2. Miguel Ferreira Guimarães, n. Santo Ângelo ou São Miguel/RS.
Bn3. Gabriel Ferreira Guimarães, nascido e morador no distrito de São Miguel, onde casou a 21.3.1889 com Justina Manoela Burgdorf, ali nascida, filha de Carlos Burgdorf (n. Alemanha) e Maria Manoela Cardoso (n. RS). Os avós paternos de Justina foram Christiano Burgdorf e Maria. Seus avós maternos foram João Luciano Cardoso e Felicidade Maria da Invenção (sic). Pais de:
Tn1. Rita Ferreira Guimarães, n. 28.8.1890, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1907 com seu primo Franklim Fabiano de Andrade, n. 20.1.1884, filho de Albano Pedro de Andrade e Maria Apolinária Burgdorff. Os avós paternos de Franklim foram Francisco Corrêa de Andrade[viii] e Constância Maria de Jesus e, os maternos, Carlos Burgdorf e Maria Manoela Cardoso, acima citados.
Tn2. Avelino Manoel Ferreira, n. 4.3.1893 no distrito missioneiro de São Miguel onde casou em 1922, com sua prima Rosalina Ferreira dos Santos, n. 23.10.1905, filha de Pedro Santos de Oliveira e Filomena Teixeira Burgdorf. Avós paternos de Rosalina foram: João Henrique de Oliveira e Camilia Santos de Oliveira. Seu avós maternos: Carlos Burgdorf e Maria Cristiana Ferreira.
Tn3. Fidelina Maria Ferreira, n. 13.11.1895, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1915, com Virgílio Pereira Marques, filho de Joaquim Pereira Marques[ix], morador no Estado do Mato Grosso, onde faleceu, e Francisca Marques de Menezes/Lima dos Santos, falecida no distrito de Santa Tecla ou São Miguel.
Tn4. Porfíria Ferreira Guimarães, n. 15.9.1897 no distrito de São Miguel/RS, onde casou em 1926 com Frutuoso Cavalheiro, morador no 7º distrito de São Luiz Gonzaga/RS, nascido a 16.4.1904, filho de Constâncio Pedro Cavalheiro  e Maria Juvência Machado, moradores no 7º distrito de São Luiz Gonzaga/RS.
Tn5. Delfina Ferreira Burgdorff, n. 10.9.1899, distrito missioneiro de São Miguel/RS, onde casou aos 28 anos, em 1927, com João Alexandre Pauman, nascido a 24.6.1901, São Francisco de Assis/RS, filho de Alexandre Pauman (n. RS e fal. em torno de 1915, no município de São Francisco de Assis/RS) e Conceição Pauman de Brites (natural do RS e moradora no distrito de São Miguel).
Tn6. Etelvina Ferreira Guimarães, n. 8.8.1901, casou em 1924 no distrito missioneiro de São Miguel/RS com Gervásio Antunes de Jesus, nascido em 5.5.1902, no mesmo distrito, filho de Jacinto Antunes de Jesus e Manoela Pereira dos Santos. Os avós paternos de Gervásio foram Isaias Antunes de Jesus e Maria Francisca de Jesus. Seus avós maternos foram Olivério Pereira e Maria Pereira de Jesus.
Bn4. Isolina Ferreira Guimarães, n. 19.1.1876, bat. em Santo Ângelo e falecido aos 40 anos, a 24.3.1915 em São Miguel das Missões/RS. Casou a 11.2.1890 em São Miguel das Missões/RS com José Carlos Burgdorf, filho do imigrante  Carlos Burgdorf[x], morador no distrito missioneiro de São Miguel e de sua 2ª esposa Maria Manoela Cardoso. Pais de:
Tn1. Pantaleão Ferreira Burgdorf, n. 3.12.1890 em São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1912 com Conceição Cândida Fernandes, ali n. 6.6.1896, filha de Cândida Olímpia Fernandes Irassoquy[xi], natural do RS e moradora em São Miguel, neta materna de José Fernandes Irassoquy e Maria Joaquina Rodrigues Braga/da Conceição.
Tn2. Turíbio Ferreira Burgdorf, n. 18.10.1891, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1915, com Venância Cândida Fernandes, ali n. 8.7.1895, filha natural de Olímpia Fernandes Irassoquy, acima citada.
Tn3. Bernardina Ferreira Burgdorf, n. 20.8.1893, São Miguel/RS, onde casou em 1911 com João Rodrigues Braga, n.16.2.1888, filho de Francisco Rodrigues Braga, falecido a 8.4.1892, no mesmo distrito, e de Cândida Olímpia Fernandes Irassoquy, natural do RS e moradores em São Miguel das Missões/RS.
Bn5. Pedro Ferreira Guimarães, n. São Miguel/RS, onde casou aos 19 anos, em 1901, com Adriana Antônia Severo, 16 anos, natural do mesmo distrito, filha de Salvador Antônio Severo[xii] e Maria Ribeiro de Mello, ambos nascidos no RS e moradores em São Miguel.
N2. Manoel Theodoro Ferreira, n. São Miguel das Missões/RS. Sem mais notícias.
N3. José Theodoro Ferreira, n. São Miguel das Missões/RS, onde faleceu aos 70 anos, em 22.1.1914, e onde casou a 10.1.1887 (o casamento civil deu-se em 1901) com Maria Luiza Lucca, natural do RS, filha de Dionísio de Tal e Maria Luiza Lucca. Pais de:
Bn1. Caetano Luiz Ferreira, n. cerca de 1871 em São Miguel das Missões.
Bn2. Tristão Luiz Ferreira, n. 9.8.1877, casou em 1901, São Miguel das Missões/RS, com Olaia Maria Antunes, n. 9.2.1878, filha de Joaquim Antunes de Freitas Sobrinho[xiii] e Maria Antônia Ferreira.
Bn3. Manoel Luiz Ferreira, n. 1874, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1901 com Inácia Josefa de Mello, ali n. 1877, filha de Mariana Josefa de Mello[xiv]. Os avós maternos de Inácia foram Modesto José de Mello[xv], natural de São Paulo, e Claudiana ou Claudina Josefa da Silva, falecida em torno de 1870, Santo Ângelo/RS. Pais de:
Tn1. Mariana Josefa Ferreira, n. 26.3.1897, São Miguel das Missões/RS.
Tn2. Domingas Josefa Ferreira, n. 28.1.1900,  São Miguel/RS.
Tn3. Idalina Ferreira de Mello, n. 6.6.1905, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1921, com David Fão de Oliveira, viúvo, 51 anos, nascido a 12.6.1870 (no batismo consta como nascido a 14.7.1876, bat. 22.11.1876), São Francisco de Assis/RS, morador em São Miguel, filho natural de Serafim Fão de Oliveira de Maria Eufrásia da Conceição, falecida no município de São Francisco de Assis/RS. David fora casado, anteriormente, com Guilhermina Maria do Nascimento/Conceição.
Tn4. Clarinda Ferreira de Mello, n. 1907, São Miguel das Missões, onde casou em 1928 com Hipólito Ávilla da Silva, ali n. 13.8.1899, filho de Belizário Ávilla da Silva e Cândida Maria dos Anjos (n. 2.1.1876 e bat. 20.5.1876 em São Luiz Gonzaga/RS, onde faleceu a 17.8.1902, aos 21 anos). Avós paternos de Hipólito foram Francisco Ávilla da Silva[xvi] e Delfina Antunes de Freitas e, os maternos, Manoel Tomaz (de) Simas[xvii], e Florisbela Maria dos Anjos, moradores em São Miguel.
Tn5. Isolina Ferreira de Mello, n. 18.10.1909 em São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1930 com Alcides Antunes Castanho, n. 17.10.1909 no mesmo distrito, filho de Christiano Castanho Ferreira e Elvira Antunes de Freitas. Os avós paternos de Alcides foram Francisco José Ferreira e Dionísia da Rocha Castanho. Seus avós maternos: Delfino Antunes de Freitas e Zeferina Dornelles Antunes.
Bn4. Praxedes Theodora Ferreira, nasceu em 26.8.1885 e casou em 1904, São Miguel/RS, com Tibúrcio Antunes (Antônio) Ferreira/ Freitas[xviii], n. 11.8.1876, filho de Joaquim Antunes de Freitas Sobrinho  e Maria Antônia Ferreira, ambos naturais do RS e moradores em São Miguel. Pais de:
Tn1. José Antunes Ferreira, n. 25.7.1907 no 3º distrito de Santo Ângelo, onde casou em 1929 com Rosalina Stenhorst, n. 3.7.1911, no 3º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Augusto Stenhorst (natural do RS e falecido em São Luiz Gonzaga/RS) e Catharina Helter (43 anos, natural do RS e moradora no 3º distrito de Santo Ângelo/RS).
Tn2. Aparício Antunes Ferreira, n. 17.1.1910, 3º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1928 em São Miguel/RS com Isabel Antunes de Souza, n. 5.2.1912, filha de Antônio Antunes Soares e Inocência Domingues Boeno. Avós maternos de Isabel foram Joaquim Domingues Bueno, natural do Paraná, e Nicolácia Pereira Cardoso.
Tn3. Ana Maria Ferreira, n. 15.7.1914 em São Miguel/RS, onde casou em 1931 com Joaquim Domingues Bueno/Boeno, ali n. 26.1.1903, filho de João Domingues Boeno (n. 12.1.1879, RS) e Rosalina Domingues Bueno (n. RS e falecida no 3º distrito São Miguel). Os avós paternos de Joaquim foram: Joaquim Domingues Bueno e Nicolácia Pereira Cardoso, naturais do RS, e, os maternos, Jordão Mariano Bueno (filho de Joaquim Mariano Bueno e Gertrudes) e Leopoldina Maria do Espírito Santo ou Domingues Bueno, ambos do Paraná.
Bn5. Gabriela Theodoro Ferreira, n. São Miguel das Missões.
Bn6. Agostinho Theodoro Ferreira, n. 3.11.1890 em São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1913 com Adolfina Ávila da Silva, ali n. a 22.10.1895, filha de Manoel João Ávila da Silva e Francisca Antunes de Almeida, naturais do RS e moradores no distrito de São Miguel. Os avós paternos de Adolfina foram Francisco Ávila da Silva e Delfina de Freitas, ambos do RS, e seus avós maternos foram José Antunes de Almeida (n. SP) e Jacinta Felisberta Gomes (n. RS).
Bn7. Laudelina Theodoro Ferreira, n. cerca de 1870 em São Miguel das Missões, onde casou em 1902 com Eusébio Francisco da Costa, filho de Manoel Antônio da Costa[xix] e Catarina Maria dos Santos, ambos falecidos no distrito de São Miguel.
N4. Luiza Theodora Ferreira casada com Manoel Carlos Burgdorf, falecido a 26.8.1902, São Miguel das Missões/RS, filho de Carlos Burgdorf e Maria Manoela Cardoso. Moradores no distrito de São Miguel. Pais de:
Bn1. Manoela Juliana Ferreira Burgdorf, n. no 3º distrito de Santo Ângelo/RS (São Miguel), onde casou aos 29 anos, em 1901 com José Barbosa Dias, 32 anos, natural e morador no 3º distrito de Santo Ângelo, filho de Gregório Dias Barbosa e Maria Francisca Corrêa dos Santos, naturais do RS e moradores no 3º distrito Santo Ângelo. Pais de:
Tn1. Salvador Barbosa Dias, n. 9.5.1901, São Miguel das Missões.
Tn2. Christiano Barbosa Dias, n. 21.4.1904 em São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1929 com Cesária Antunes de Jesus, n. 10.3.1890, Santiago/RS, filha de Jacinto Antunes de Jesus (falecido em torno de 1885, São Miguel das Missões) e Manoela Pereira dos Santos.
Tn3. Maria Barbosa Dias, n. 8.3.1905, talvez em São Miguel, onde casou em 1924, com Horácio Honorato Ferreira[xx], n. 22.12.1887, filho de Espirituosa Honória Ferreira, falecida a 29.10.1923 no 3º distrito de Santo Ângelo/RS.
Bn2. Martiniano/Hortêncio Ferreira Burgdorf, n. 1875. Casou a 29.9.1891 em São Miguel das Missões/RS, com Umbelina Cândida de Moraes, n. 15.2.1873, São Luiz Gonzaga/RS, filha de Ezequiel Antônio de Moraes (falecido aos 93 anos, a  2.2.1919 e filho de Pedro Antônio de Moraes e Constancia Máxima/Maria de Moraes) e Cândida da Silva Machado, falecida 20.4.1909. [vide família de Antônio de Moraes e Maria da Trindade: http://pufal.blogspot.com.br/2012/04/familias-portuguesas-nas-missoes.html]. Pais de:
Tn1. Antônio Moraes Burgdorf, n. São Miguel das Missões.
Tn2. Delfina Moraes Burgdorf, n. 26.4.1893, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1919 com Manoel Marques Soares,  n. a 28.4.1887, filho natural de Teodora Marques Soares, nascida no RS e moradora no distrito de São Miguel/RS.
Tn3. Maria Cândida Moraes Burgdorf, n. 27.5.1894, São Miguel das Missões.
Tn4. Maria Moraes Burgdorf, n. 3.5.1895, São Miguel das Missões/RS.
Tn5. Leontina Moraes Burgdorf, n. 13.8.1896, São Miguel das Missões.
Bn3. Honória Ferreira Burgdorf casou aos 26 anos, em 1901, São Miguel das Missões/RS, com seu primo Guilherme Antônio Ferreira de Mello, 23 anos, filho de Joaquim Antônio de Mello[xxi] e Justina Teodoro Ferreira. Os avós paternos de Guilherme foram Guilherme Antônio de Mello e Maria Antunes Maciel. Pais de:
Tn1. Miguel Ferreira de Mello, n. 22.8.1896, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1926 com Sebastiana de Oliveira, ali n. 27.6.1908, filha de Saturnino Gonçalves de Oliveira (n. RS e falecido no mesmo distrito) e Alzira Josefa de Moraes (n. Alegrete/RS e falecida em São Miguel das Missões).
Tn2. Manoel Emilio de Mello, n. 22.3.1898, São Miguel das Missões/RS.
Tn3. Belarmina Ferreira de Mello, n. 6.7.1899, São Miguel das Missões.
N5. Justina Theodora Ferreira casou a 2.6.1872, Santo Ângelo/RS, com Joaquim Antônio de Mello, n. Santo Ângelo e fal. aos 50 anos a 9.10.1906 em São Luiz Gonzaga/RS, onde morador, filho de Guilherme Antônio de Mello e Maria Antunes da Conceição/Maciel, falecidos em São Miguel das Missões/RS. Pais de:
Bn1. Maria de Souza casada com Ambrósio ou Antônio José de Souza, filho de Maria Inácia. Pais de:
Tn1. Oliverio de Souza, n. 8.12.1899, São Miguel das Missões/RS.
Bn1. Guilherme Antônio de Ferreira de Mello, n. 1878, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1901 com sua prima Honória Ferreira Burgdorf, n. 1875, São Miguel das Missões/RS, filha de Manoel Carlos Burgdorff e Luisa Theodora Ferreira. Pais de:
Tn1. Miguel Ferreira de Mello, n. 22.8.1896, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1926 com Sebastiana de Oliveira ali n. 27.6.1908, filha de Saturnino Gonçalves de Oliveira, natural do RS e falecido em  São Miguel das Missões, e Alzira Josefa de Moraes, natural de Alegrete/RS  e falecida distrito de São Miguel/RS.
Tn2. Manoel Emilio de Mello, n. 22.3.1898, São Miguel das Missões.
Tn3. Belarmina Ferreira de Mello, n. 6.7.1899, São Miguel das Missões.
Bn2. Vitoriana (Theodoro) Ferreira de Mello, n. 29.3.1878. Casou com João Miguel Cavalheiro do Amaral, batizado em 7.1.1875, Santo Ângelo, onde faleceu a 2.3.1919, filho de Guilherme Cavalheiro do Amaral[xxii] e Manoela Castilho. Os avós paternos de João Miguel foram José Cavalheiro do Amaral Fontoura e Eufrásia Maria de Oliveira. Seus avós maternos foram Vitoriano Antônio de Castilhos e Maria Antônia. Pais de:
Tn1. Ernesto Ferreira de Mello ou Ernesto Cavalheiro do Amaral, n. 23.6.1897, São Miguel das Missões/RS. Casou em 1923 com Maria Francisca Souto, nascida a 20.6.1907 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Honorina Souto Maior e Alfredo Antônio Machado. Avós maternos de Honorina foram Belisa de Miranda Osório e Agostinho Souto Maior.
Tn2. Honorato Cavalheiro do Amaral, n. 2.2. 1899 no 3º distrito Santo Ângelo/RS. Casa em 1920 com Maria Luísa Souto Machado, nascida a 25.6.1899, no 4º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Alfredo Antônio Machado, falecido em 1.7.1899 no mesmo distrito, e Honorina Souto Maior, falecida 17.8.1917 no 1º distrito Santo Ângelo.
Tn3. Manoel Ferreira ou Manoel Cavalheiro de Mello, n. 22.2.1901, São Miguel das Missões/RS.
Tn4. Ambrozina Ferreira do Amaral, nasceu a 23.1.1908, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1924 com Pedro Rogério Fernandes, n. 19.12.1899, Santo Ângelo/RS, filho de Antônio Rogério Fernandes, falecido a 3.1.1921, e Rosa Maria da Anunciação, falecida a 3.7.1907 em Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Pedro Rogério foram: Francisco Rogério e Justina Maria Alves. Seus avós maternos: José Antônio e Domiciana Maria de Moraes.
     #Nota1:
Antônio Rogério Fernandes e Rosa Maria foram pais:
1. José Rogério Fernandes c/c Angelina Pereira da Luz
2. Pedro Rogério Fernandes c/c Ambrozina Ferreira do Amaral
3. Francisco Rogério Fernandes c/c Florinda Soares
4. João Rogério Fernandes c/c Francisca Maria de Aguiar.
5. Maria Felisbina Fernandes c/c Joaquim Pinto de Almeida.
6. Manuel Rogério Fernandes c/c Pompilia Corrêa de Almeida e Elvira Moreira
7. Salvador Rogério Fernandes c/c Porfiria Pires de Andrade.
8. Francisca Fernandes c/c João Dornelles.
9. Marcolina Fernandes.
10. Idalina Fernandes
     #Nota2:
Francisco Rogério (n. Paraná e fal. 9.1.1890, aos 62 anos, em Santo Ângelo, filho de Francisco Luís Lopes e Maria Escolástica. Casou com Maria Justina Alves, com quem teve:
1. Manuel Luiz Lopes
2. Antônio Rogério Fernandes c/c Rosa Maria da Anunciação
3. João Rogério Fernandes
4. Maria Justina Alves
5. Eufrosina Maria Alves
6. Marcolina Maria Alves
7. Francisca Maria Alves
8. Mariana Maria Alves
9. Conceição Maria Alves
10. Casemiro Rodrigues
11. Joaquina Maria Alves
12. Francisco Rogério Fernandes
13. Teodora Maria Alves
***
Tn5. Setembrina Ferreira de Mello ou Setembrina Cavalheiro do Amaral, n. 2.10.1909, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1925 com Horácio Pereira da Luz, n. 9.10.1904, Santo Ângelo, filho de Cristiano Pereira da Luz e Ana Rodrigues. Os avós paternos de Horácio foram Antônio Pereira da Luz[xxiii] e Maria Vitorina de Souza (casaram em São Francisco de Assis/RS).
Tn6. Umbelina Cavalheiro do Amaral, n. cerca de 1912.
Bn3. Lidia (Theodoro) Ferreira de Mello casou aos 15 anos, em 1901, no distrito missioneiro de Santa Tecla/RS, com Joaquim Cavalheiro do Amaral, morador no distrito de São Miguel/RS, nascido a 12.9.1861 em Santo Ângelo/RS, filho de Guilherme Cavalheiro do Amaral e Manoela Castilho do Amaral, ambos do RS. Pais de:
Tn1. Laudelina Mello do Amaral, n. 16.1.1898, São Miguel das Missões/RS, onde faleceu aos 17 anos, em 22.10.1915.
Tn2. Maria José Cavalheiro de Melo, n. 3.11.1895, São Miguel das Missões/RS, distrito de Santo Ângelo/RS.
Tn3. Maria Cavalheiro, n. 3.11.1894, São Miguel das Missões.
Tn4. Auta Cavalheiro de Melo, n. 29.10.1901, São Miguel das Missões.
Bn4. Francelina Theodoro/Ferreira de Mello, solteira, teve filhos naturais com Joaquim Antunes Rodrigues:
Tn1. João Vieira de Mello, n. 1900, São Miguel das Missões/RS.
Tn2. Joaquim de Mello, n. 3.2.1902, São Miguel das Missões/RS.
Bn5. Ana Maria Ferreira de Mello, n. 13.3.1883 e falecida em torno de 1920 no distrito missioneiro de Entre-Ijuís/RS. Ana Maria casou aos 21 anos, em 1904, São Miguel das Missões/RS, com Belmiro Ernesto Paiva (ou Paz?), filho de Germano Paiva, falecido no distrito de São Miguel, e Joaquina Maria de Lima. Pais de:
Tn1. Vitor Ernesto Paiva, n. no RS e morador no 7º distrito de São Luiz Gonzaga/RS. Casou aos 19 anos, em 1928, São Miguel das Missões/RS, com Horaides Netto do Amaral, 16 anos, filha de Manoel Netto da Silveira e Maria Cavalheiro do Amaral, ambos do RS e moradores em São Miguel. Os avós paternos de Horaides foram Marcelino ou Marcolino Neto dos Santos e Maria Silveira Torres[xxiv]. Seus avós maternos foram Guilherme Cavalheiro do Amaral e Manoela Castilhos do Amaral.
N6. Cristiana Maria Ferreira, n. São Miguel das Missões/RS, onde faleceu a 18.8.1921, Casou em janeiro 1870, Santo Ângelo/RS, com João Pereira de Oliveira, filho de Inácio Pereira de Oliveira e Ana Maria. Sem descendência deste casamento.
Cristiana Maria deixou filhos que denominou “ilegítimos” (no registro de casamento de sua neta Mafalda dos Santos Ferreira é citado como avô materno Carlos Burgdorf). Carlos Burgdorff em 1895 e 1897 registrou o nascimento e óbito de Escolástica e, em 1897, o nascimento de Ermelino, declarando que como seus filhos, embora não tenha citando o nome de sua mãe. Todos os filhos ditos "ilegitimos" de Christiana Maria e abaixo relacionados, assinavam o sobrenome Burgdorff. Pais de:
Bn1. Francisca Ferreira Burgdorf
Bn2. Filomena Cristiana Ferreira Burgdorf casou em 1903, São Miguel, com Pedro dos Santos de Oliveira, filho natural de João Henrique de Oliveira, falecido no distrito de São Miguel das Missões/RS, e Camilia dos Santos Ferreira[xxv]. Pais de:
Tn1. Mafalda dos Santos Ferreira, n. 2.5.1905, São Miguel das Missões, onde casou em 1926, com Dinarte Santos Cavalheiro, n. 20.5.1900, mesmo distrito, filho de José Ferreira dos Santos e Inocência Cavalheiro dos Santos, ambos do RS. Os avós paternos de Dinarte foram João Tomaz dos Santos e Laurinda Alves dos Santos. Seus avós maternos foram Guilherme Cavalheiro do Amaral e Manoela Castilho do Amaral.
Bn3. Mafalda Ferreira Burgdorf, n. 12.3.1882, bat. 10.3.1885, São Miguel das Missões, onde faleceu a 3.8.1923. Casou em 1910, São Miguel das Missões/RS, com Horácio Honorato Ferreira, n. 22.12.1887, filho de Espirituosa Honória Ferreira. Acima citados.
Bn4. José Ferreira Burgdorf, n. 1º.10.1887 no 3º distrito São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1930 com Maria Pereira de Brum, n. 28.7.1908, filha de João Pereira de Brum (n. 15.9.1878 – no batismo consta como nascido a 27.3.1876 em São Borja e bat. 6.4.1880) e Senhorinha Fernandes Irassoquy (nascida em 15.9.1888, no 3º distrito de Santo Ângelo/RS), moradores São Miguel. Os avós paternos de Maria foram Zeferino Pereira de Brum[xxvi] e Isabel Ávila dos Santos, falecida em torno de 1918, no distrito de São Miguel. Sua avó materna foi Hilária/Flora Fernandes Irassoquy.
Bn5. Leopolda Ferreira Burgdorf, n. 1º.10.1887 no 3º distrito São Miguel das Missões/RS.
Bn6. Júlia Ferreira Burgdorf, n. 21.8.1890, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1914, com Alfredo Corrêa dos Santos, 26 anos, filho de Maximiano José Corrêa, falecido em São Luiz Gonzaga/RS e Antônia Alves dos Santos, natural do RS e moradora São Miguel das Missões/RS.
Bn7. Ermelino Ferreira Burgdorf, n. 6.11.1897, São Miguel das Missões/RS.
N7. Espirituosa Honória (Maria) Ferreira, n. Santo Ângelo/RS, onde faleceu em torno de 1925, casou aos 18 anos, em 16.2.1875 no mesmo município, com Olegário Henrique Padilha, n. Santo Ângelo, 22 anos, filho de João Henrique Padilha e Francisca Padilha Domingos. Pais de:
Bn1. Norina Padilha Ferreira, casou aos 16 anos, em 1901, São Miguel das Missões/RS, com Francisco Antônio Fortunato, n. a 4.4.1866, batizado em Santo Ângelo/RS, filho natural de Maria Balbina Pinheiro, nascida no RS.
Bn2. Ana Maria Ferreira, n. 24.9.1891, distrito de São Miguel das Missões/RS (filha natural de Braulício Procópio Ferreira e Espirituosa), onde casou em 1910 com Aníbal Martins da Silva, filho de Venceslau Martins da Silva e Martinha Gomes da Silva Gonçalves Moura.
Bn4. Porfiria Honória Ferreira, casou aos 16 anos, em 1901, São Miguel das Missões/RS, com Nazário Antunes Moreira, 26 anos, morador mesmo distrito, filho de Pedro Antunes Moreira[xxvii], falecido no distrito missioneiro de Santa Tecla, e Leonarda (Maria) Domingues de Carvalho moradores São Miguel das Missões/RS. Pais de:
Tn1. Zulmira Oliveira Moreira, n. 19.1.1900, São Miguel das Missões/RS.
Bn5. Horácio Honorato Ferreira (filho natural de Espirituosa), n. 22.12.1887. Casou a primeira vez com Maria Barbosa Dias e, após, com Mafalda Ferreira Burgodorf, acima citados.
Bn6. Francisco Lino Ferreira (filho natural de Espirituosa), n. 1.12.1900 em São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1925 com Dorvalina Gonçalves Moraes dos Santos, n. 4.11.1905 no mesmo distrito, filha de Mariana Leite dos Santos, moradora São Luiz Gonzaga/RS. Os avós maternos de Dorvalina foram: Marcelo Leite dos Santos e Umbelina Pedroso, naturais do RS.
N8. Agostinho Theodoro Ferreira Filho, n. 3.8.1858, bat. 26.9.1858, em Ijuizinho, Santo Ângelo.
N9. Gabriela Theodora/Sinforosa Ferreira, n. Santo Ângelo/RS e faleceu aos 54 anos, a 29.1.1916, 3º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou aos 15 anos, em 30.11.1875 com João Damasceno de Oliveira, 18 anos, n. São Borja/RS, filho de João Henrique de Oliveira e Camilia dos Santos Ferreira. Pais de:
Bn1. Belmira Sinforosa de Oliveira casou em 1901, São Miguel das Missões, com Antônio dos Santos Simas, n. 20.10.1872, bat. 21.12.1873 em São Luiz Gonzaga/RS, filho de Manoel Tomaz (de) Simas e Florisbela Maria dos Anjos. Os avós paternos de Antônio foram Simião dos Santos Simas e Maria Antônia dos Anjos. Seus avós maternos foram Inácio Pereira da Silva e Placidina Maria dos Anjos. Pais de:
Tn1. Avelino Simas de Oliveira, n. 6.7.1894, São Miguel das Missões/RS (gêmeo com Emílio).
Tn2. Emílio Simas de Oliveira, n. 6.7.1894, São Miguel das Missões/RS.
Tn3. Damásia Simas de Oliveira, n. 10.8.1897, São Miguel das Missões/RS, onde casou aos 24 anos, em 1915, com José Venâncio ou Damásio Machado, n. a 21.5.1893, São Miguel das Missões, onde faleceu aos 26 anos, vitimado por arma de fogo, a 13.2.1919, filho de Virgílio José Machado e Delfina Corrêa de Andrade, naturais do RS e moradores em São Miguel. Os avós paternos de José Venâncio foram: Maria Francisca, do RS. Seus avós maternos: Francisco Corrêa de Andrade e Constança Maria de Jesus, do RS. Damásia e Virgílio tiveram a filha Docelina.
Damásia casa aos 24 anos, em 2º matrimônio, 1921, São Miguel das Missões/RS, com Aparício Ávila da Silva, n. 28.8.1899 no mesmo distrito, filho de Manoel João Ávila da Silva e Francisca Antunes da Silva, ambos do RS e moradores em São Miguel das Missões/RS.
Tn4. Justina Santos de Oliveira, n. 26.9.1899, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1916 com Aníbal Martins de Bittencourt, ali n. 26.4.1890, filho de Antero José de Bittencourt[xxviii], falecido neste distrito, e Maria Angélica Martins, do RS. Avós paternos de Aníbal foram: Joaquim José Ferreira de Bittencourt e Maria Joaquina da Trindade e, os maternos, Damaso José Martins, morador no Rio dos Sinos, e Leocádia Joaquina da Conceição.
Tn5. Avelino de Oliveira Simas casou em 1913 com sua prima Laurentina Ávila da Silva, nascida a 13.8.1897, São Miguel das Missões/RS, filha Inácio dos Santos Simas e Gaudência Ávila da Silva. AP: Manoel Thomas (de) Simas e Florisbela Maria dos Anjos. Os avós maternos de Laurentina foram: Francisco Ávila da Silva e Delfina Antunes de Freitas, todos do RS e moradores em São Miguel.
N10. Elesbão Theodoro Ferreira, n. possivelmente em São Miguel das Missões. Sem mais notícias.
Filha de natural de Felícia Josefina de Lima e Agostinho.
N11. Belmira Theodora Ferreira n. cerca de 1877 em São Miguel das Missões/RS, onde casou aos 25 anos, em 1902, com Quintino José da Silva, filho de José Olímpio da Silva e Guilhermina Francisca da Silva.
F4. JOHANN FRIEDRICH SCHMIDT (=FRANCISCO JOÃO FERREIRA), n. 1817 em Warsow, naturalizado brasileiro conforme Carta de Naturalização acima citada, falecido a 13.5.1900 no distrito missioneiro de São Miguel das Missões/RS. Casou a 8.6.1874 em Santo Ângelo/RS com Dionísia da Rocha Castanho (viúva de Ivo José Franco), ambos naturais do Rio Grande do Sul.
Localizada a carta de naturalização de Francisco João Ferreira e seu irmão Agostinho Theodoro, datada de 13.7.1866.
Por ocasião do nascimento dos filhos de Francisco com Dionísia, esta era casada com outro, mas vivia na companhia de Francisco João Ferreira, daí os filhos do casal terem sido registrados como filhos naturais. Após ficar viúva, Dionísia casou-se com Francisco. Filhos: Maria Emília, Silvana, Alexandrina(o), José João, Belizário, João, Inácio, Francisco, Emília, Tristão e Cristiano, que seguem:
N1. Maria Emília Castanho Ferreira, n. 4.1.1853, bat. 29.11.1855, Cruz Alta e faleceu solteira em Santo Ângelo/RS.
N2. Silvana Castanho Ferreira, faleceu solteira em 1922, Santo Ângelo/RS.
N3. Alexandrina(o) Castanho Ferreira, faleceu solteiro(a) em 1923, Santo Ângelo/RS.
N4. José João Castanho Ferreira teve inventário autuado em 26.2.1895 em Santo Ângelo/RS. Faleceu solteiro.
N5. Belisário Castanho Ferreira, n. 1846 em São Miguel das Missões/RS, onde faleceu aos 71 anos a 12.7.1923. Casou em 1ª núpcias a 18.7.1880, Santo Ângelo/RS, com Venância Fernandes Irassoquy, n. 1864, São Miguel das Missões/RS, onde faleceu a 31.1.1895, filha de José Fernandes Irassoquy [xxix] e Maria Joaquina da Conceição/ Rodrigues Braga. Belisário e Venância tiveram 8 filhos: Cipriano, Senhorinha, Franklim, Hermelindo, Horácio, Auta e Manoel e Anália. Belisário casou em 2º matrimônio, 1901, São Miguel/RS, com Dionísia Fernandes Irassoquy, 16 anos (sobrinha de Venância), filha de Policarpo Fernandes Irassoquy[xxx] e Maria Inácia Fernandes, naturais e moradores no 3º distrito de Santo Ângelo/RS.
Belisário e Dionísia tiveram  8 filhos: Felicidade, Maria da Conceição, Paulino, Emerencio, Diamantina,  Angelina, Maria José e Soledade.
Filhos do 1º matrimônio de Belizário com Venância:
Bn1. Cipriano Castanho Ferreira, n. 11.2.1882, no 3º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1907 com Malvina Fernandes Irassoquy, n. 5.8.1886, filha de Policarpo Fernandes Irassoquy e Maria Inácia, ambos do RS e moradores em São Miguel. Os avós paternos e Malvina foram: José Fernandes Irassoquy e Maria Joaquina da Conceição e seus avós maternos foram: Inácio Lemes da Rosa e Maria Manoela da Rosa. Cipriano casa em 2º núpcias, em 1913 com Maurilia da Cunha Pessanha, n. 2.5.1891, São Miguel das Missões/RS, filha de Aristides da Cunha Pessanha, n. Cruz Alta/RS (filho de Mafalda Júlia do Amaral[xxxi]) e Lídia Caetana, nascida em São Miguel das Missões/RS (filha de Brás Caetano e Felicidade de Toledo).
Bn2. Senhorinha Castanho Ferreira, n. 26.1.1886, casada com Paulino Fernandes de Irassoquy, filho de Policarpo Fernandes de Irassoquy e Maria Inácia Lemes de Irassoquy.
Bn3. Franklim Castanho Ferreira, n. 16.8.1887 e f. em 18/7/1914 aos 26 anos. Casou em 1912, São Miguel/RS, com Palmira Ferreira do Amaral (irmã de Estevam do Amaral), n. a 12.8.1887, filha de Tomaz dos Santos Oliveira, falecido no 3º distrito de Santo Ângelo/RS e Maria Alves do Amaral. Sem descendência.
Bn4. (H)Ermelindo Castanho Ferreira, n. 12.9.1889, São Miguel das Missões/RS. Casou em 1916 com Ana Antunes Ribas, n. 1º.5.1899, filha de Basílio de Oliveira Ribas e Fermina Antunes Ribas.
Bn5. Horácio Castanho Ferreira, nasceu em 1.7.1892 e casou em 1916 com Laurentina da Cunha Pessanha, n. 16.11.1894, filha de Aristides da Cunha Pessanha (filho de Mafalda Júlia do Amaral) e Lídia Caetana.
Bn6. Auta Castanho Ferreira.
Bn7. Manoel Castanho Ferreira, n. 31.1.1895 em São Miguel das Missões/RS (gêmeo com Anália).
Bn8. Anália Castanho Ferreira, n. 31.1.1895, São Miguel das Missões/RS.
Filhos do 2º matrimônio de Belizário com Dionísia:
Bn9. Felicidade Castanho Ferreira, n. São Miguel das Missões.
Bn10. Maria José Castanho Ferreira, n. 16.10.1896, São Miguel das Missões/RS. Casou com Jerônimo Fernandes Irassoquy (n. 30.9.1893), de acordo com seu registro de batismo, foi batizado com um ou cinco anos, a 6.10.1899, Santiago/RS, filho de Zeferino Fernandes Irassoquy (filho de José Fernandes Irassoquy e Maria Joaquina Rodrigues Braga/da Conceição) e Francelina Rodrigues Barcellos (filha de José Rodrigues Barcellos[xxxii] e Simiana (Maximiana) Antunes/ Henrique de Oliveira).
Bn11. Soledade Castanho Ferreira, nasceu em 7.2.1897, batizada em Santo Ângelo/RS.
Bn12.  Maria da Conceição Castanho Ferreira, n. 14.4.1898, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1928 com Eusébio Fernandes da Rosa, n. a 7.9.1891, no mesmo distrito, filho de Salvador Lemes da Rosa, nascido no Município de São Luiz Gonzaga/RS e Luiza Fernandes Irassoquy, natural do RS e falecida 3º distrito São Luiz Gonzaga/RS.
Bn13. Paulino Castanho Ferreira, n. 11.2.1900, São Miguel das Missões/RS. Casou em 1923 com Ana Luiza de Menezes, 19 anos, filha de Luiz Pinto de Menezes e Joaquina Hortemberg (?), moradores no município de São Luiz Gonzaga/RS.
Bn14. Emerencio Castanho Ferreira, n. 17.7.1905. Casou em 1926, São Miguel das Missões, com Amália Antunes Ribas, n. 21.8.1906, filha de Delfino Antunes de Freitas, falecido em torno de 1910 no distrito de São Miguel das Missões e de Jerônima Antunes Ribas.
Bn15.  Diamantina Castanho Ferreira
Bn16. Angelina Castanho Ferreira, n. 30.7.1909, no 3º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casou em 1927 com Pedro Fernandes Garcia, n. a 16.8.1905 em Santiago/RS, filho de Delfina Casses (?).
N6. João Castanho Ferreira, solteiro, morador no 3º distrito de Santo Ângelo/RS, faleceu aos 60 anos em abril/1907 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, teve 2 filhos com Maria Vicentina de Oliveira (Moisés e Pedro).
João Castanho teve a filha Maria com Maria Ferreira Castanho e também 3 outros filhos (Tristão, José e Avelino Alves castanho) com Felipa Alves Ferreira, solteira, filha de Manoel Alves Ferreira e Maria da Conceição. Teve, ainda, a filha Maria Alves da Silva, com Deolmira Alves da Silva.
Filhos de João C. Ferreira com Maria Vicentina:
Bn1. Pedro José Castanho Ferreira casou aos 25 anos, em 1907, em Santo Ângelo/RS, com Maria Antônia dos Santos, 22 anos, filha de filha de Gonçalo Albarrassino dos Santos e Maria Esmerilda dos Santos (ou Esmerilda Maria). Pais de:
Tn1. Praxedes Castanho dos Santos, n. 21.7.1910 em Santo Ângelo/RS. Casou em 1928 em São Miguel das Missões/RS, com Firmino Lima Burgdorf, n. 12.10.1898 no 3º distrito Santo Ângelo/RS, filho natural de Isabel Burgdorff, do RS e falecida há 28 anos.
Tn2. José Castanho, n. cerca de 1911 no 3º distrito de Santo Ângelo e casou em 1931 com Florentina Soares da Silva, n. 27.10.1910, São Miguel/RS, filha de Claudiana Rodrigues da Silva.
Tn3. Maria Castanho, n. 11.9.1914 em Santo Ângelo/RS.
Tn4. Ricardo Castanho, n. 16.4.1916, Santo Ângelo/RS.
Tn5. Alexandrina dos Santos Castanho, n. 24.10.1917, Santo Ângelo/RS.
Bn2. Moisés Castanho Ferreira, n. em 1887 e f. 11.2.1963, casa aos 27 anos no religioso a 25.11.1914 e no civil a 6.9.1914 em Santo Ângelo/RS, com Elvira Kruel de Aguiar, n. a 21.1.1896 no distrito de Entre-Ijuís e falecida a 10.12.1935, filha de Delfino Cardoso de Aguiar e Henriqueta Kruel de Aguiar. 4 filhos. [v. o blog da Família Kruel em: http://familia-kruel.blogspot.com.br/2010/01/o-presente-trabalho-trata-da-imigracao.html].
Filhos de João Castanho com Maria Ferreira:
Bn3. Maria Alves da Silva, n. 20.9.1897, São Miguel das Missões/RS.
Filhos de João Castanho com Felipa Alves da Conceição:
Bn4. Tristão Alves Castanho, n. 23.10.1896, São Miguel das Missões/RS.
Bn5. José Alves Castanho, n. 25.12.1898, São Miguel das Missões/RS.
Bn6. Avelino Alves Castanho, n. 12.1.1902, São Miguel das Missões/RS.
Filhos de João Castanho com Deolmira Alves da Silva:
Bn7. Maria Alves da Silva, n. São Miguel das Missões.
N7. Inácio Castanho Ferreira, n. 1861 e fal. 13.10.1913, São Miguel das Missões/RS, onde casou a 29.9.1896 (o casamento civil deu-se em 1901 no mesmo distrito) com Júlia Antunes de Freitas, n. 1873/1878 e ali fal. aos 28 anos a 20.10.1901, filha de Delfino Antunes de Freitas e Zeferina Baptista Dornelles (fal. 2.4.1900, Santo Ângelo/RS), neta paterna de Joaquim Antunes de Freitas[xxxiii] e Margarida Inácia da Cruz e neta materna de José Cardoso de Oliveira e Felisbina Baptista Dornelles) [vide a família Dornelles neste blog: http://pufal.blogspot.com.br/2009/08/familias-portuguesas-nas-missoes.html]. Por José Cardoso de Oliveira, Júlio foi bisneta de João Cardoso de Oliveira (n. 20.10.1787, Santo Antônio da Patrulha) e de Clara Joaquina da Conceição (n. Santo Antônio da Patrulha). Por Felisbina Baptista Dornelles, Júlia foi bisneta de João Baptista de Miranda e Angélica Maria Dorneles.
Inácio e Júlia foram pais de:
Bn1. Delfino Castanho Ferreira/Antunes Castanho, n. 21.11.1897, São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1917 com Délcia Ribas, n. 29.10.1899, mesmo distrito, filha de Ricardo Antunes Ribas e Soledade Braga Ribas. Os avós paternos de Delcia foram Salvador José Antunes e Maria da Glória Ribas, ambos do Paraná e moradores no 3º distrito de Santo Ângelo. Seus avós maternos foram Justino Rodrigues Braga e Bráulia Rodrigues Paes, naturais do RS e moradores no 3º distrito de Santo Ângelo/RS. Pais de:
Tn1. Júlia Antunes Castanho n. 17.6.1926 e f. 8.11.1981.
Tn2. Miguel Antônio Antunes Castanho n. 1935 e f. 2006.
Tn3. João Antunes Castanho n. 1937 e f. 1979.
Bn2. Jorgina Castanho Ferreira f. em 24.11.1904 com 3 anos.
N8. Francisca Castanho Ferreira, faleceu solteira a 24.11.1894, Santo Ângelo/RS.
N9. Emília Castanho Ferreira, n. São Miguel das Missões/RS, onde casou aos 34 anos, em 1901, com Idalencio Gonçalves Terra, n. 6.7.1874, mesmo distrito, filho de Israel Gonçalves Terra e Joaquina Paes de Freitas, naturais do RS e moradores no 2º distrito de Santo Ângelo/RS.
#Nota: Israel Gonçalves Terra e sua esposa Joaquina foram pais de:
1. Marçal Gonçalves Terra
2. Domingas Gonçalves Terra c/c Manuel Oliveira.
3. Idalêncio Gonçalves Terra, acima citado.
4. Maria Ondina Gonçalves Terra c/c Antônio Vicente do Nascimento.
5. Josefina Gonçalves Terra c/c Alfredo Fernandes de Souza, filho de José Fernandes de Souza e Maria de Souza.
***
N10. Tristão Castanho Ferreira, n. 4.2.1856, bat. 4.10.1856 em São Miguel das Missões/RS e faleceu solteiro, aos 72 anos, a 10.7.1928 no 3º distrito de Santo Ângelo. Teve 2 filhos naturais com Mariana Alves da Silva, solteira, filha de Leonel Alves da Silva e Maria da Silva. Pais de:
Bn1. João Maria Castanho Ferreira, n. 21.9.1897, Santo Ângelo/RS. Casou em 1931, São Miguel das Missões, com Leontina Pinheiro, n. 26.9.1910, mesmo distrito, filha natural de Casturina Maria Pinheiro (filha de Balbina Maria Pinheiro).
Bn2. Belisário Castanho Ferreira, n. 29.3.1899, São Miguel das Missões/RS.
N11. Cristiano Castanho Ferreira, n. 7.10.1863, batizado em Santo Ângelo/RS. Casou a 14.10.1897 (civil em 1901) com Elvira Antunes de Freitas, 20 anos, filha de Delfino Antunes de Freitas[xxxiv] e Zeferina Baptista Dornelles. Os avós paternos de Elvira foram Joaquim Antunes de Freitas e Margarida Inácia da Cruz e, os maternos, José Cardoso de Oliveira e Felisbina Batista Dornelles. Pais de:
Bn1. João Castanho, n. 20.12.1898 em São Miguel das Missões/RS.
Bn2. Ana Antunes Castanho, n. 1903, São Miguel das Missões/RS.
Bn3. Epaminondas Pradelino Antunes Castanho, n. 3.3.1904 ou 4.5.1904, em São Miguel das Missões/RS, onde fal. 1937. Casou em 1921, mesmo distrito, com Adelaide Braga Ribas, n. 23.3.1904, São Miguel das Missões e fal. 2.1.1983, filha de Ricardo Antunes Ribas e Soledade Rodrigues Braga. Pradelino casou-se em segundo matrimônio com Aracy Antunes de Freitas, n. 27.12.1915 em São Miguel e fal. 27.11.1985 em Santo Ângelo, viúva de Zeferino Antunes de Freitas.
Bn4. Docelina Antunes Castanho, n. 18.5.1908 no 3º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1928 com Pedro Alberto de Mello, n. 2.11.1904, São Borja/RS, filho de Pedro Alberto de Mello (Pedro Arão), chefe maragato, assassinado aos 48 anos, a 13.2.1927, Porto Xavier/RS, e Francelina Dornelles (D. França). Os avós paternos de Pedro Alberto foram Arão Procópio de Mello e Teresa Maria de Mello. [ver neste blog a família de Barnabé Antônio de Oliveira: http://pufal.blogspot.com.br/2012/05/familias-portuguesas-nas-missoes.html].
Bn5. Alcides Antunes Castanho, n. 17.10.1909 em São Miguel das Missões/RS. Casou em 1930 com Isolina Ferreira de Mello, n. 18.10.1909 mesmo distrito, filha de Manoel Luiz Ferreira e Inácia Josefa de Mello, ambos do RS. Os avós paternos de Isolina foram José Theodoro Ferreira e Maria Luiza Lopes. Sua avó materna foi Mariana Josefa de Mello (n. RS, filha de Modesto José de Mello natural de São Paulo e Claudiana ou Claudina Josefa da Silva, falecida em torno de 1870, Santo Ângelo/RS).
F5. ANNA SOPHIE SCHMIDT/FRIEDERICA DOROTHEA SCHMIDT (=MARIA DOROTÉIA FERREIRA), n. 1819, Warsow, Alemanha, a qual, em 1885 por ocasião do falecimento do filho, estava com cerca de 70 anos e já era viúva. Casou com ... de Mello, gerando a:
N1. João Ferreira de Mello, faleceu aos 44 anos, a 11.10.1885 no distrito de São Miguel das Missões/RS, casado com Ana da Costa, sem filhos, ela moradora em Corrientes/Argentina. Por ocasião de seu inventario, sua mãe (c.70 anos na ocasião), a inventariante, declara: os bens de meu filho estão em poder de Maria Felippa, mulher com quem seu filho viveu muitos anos.
F6. JOHANN JOACHIM SCHMIDT/JOHANN JOACHIM ERNST SCHMIDT (= JOSÉ JOAQUIM FERREIRA), n. 1821 em Güstrow. Sem mais notícias.
***

FONTES E LIVROS CONSULTADOS:
- Arquivo da Cúria de Santo Ângelo/RS: livros de batizados, casamentos e óbitos de Santo Ângelo e São Miguel das Missões.
- Arquivo da Igreja Mórmon: registros microfilmados dos municípios da região das Missões.
- Arquivos pessoais de: Zélce Mousquer e Nelson Soares Keffer.
- Arquivo Público do RS (APERS): testamentos, inventários, habilitações para casamentos, terras públicas do Município de Santo Ângelo.
- Coleção das Leis da República Federativa do Brasil.
- DREHER, Martin Norberto. Degredados de Mecklenburg-Schwerin e os primórdios da Imigração Alemã no Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2010.
- HUNSCHE, Carlos H. O biênio 1824/25 da Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. Província de São Pedro. 2ª edição. Verificada e ampliada. Porto Alegre: A Nação, 1975.
- LEMOS, Juvêncio Saldanha. Os Mercenários do Imperador: A primeira corrente imigratória alemã no Brasil (1824-1930). Porto Alegre: Palmarinca, 1993.
- PORTO, Aurélio. O trabalho alemão no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Est. Graf. S. Terezinha, 1934.
- VERBAND DEUTSCHER VEREINE. Cem anos de Germanidade no Rio Grande do Sul. Tradução de Arthur Blásio Rambo. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
- VON MÜHLEN, Caroline. Da exclusão à inclusão social: trajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Rio Grande de São Pedro oitocentista. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. São Leopoldo, 2010.

 VON MÜHLEN, Caroline Von. DEGREDADOS E IMIGRANTES: Trajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Brasil Meridional (século XIX). – Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.



NOTAS:

[i] NIENSUND - Strasburg - Kreis Uecker-Randow - Mecklenburg-Vorpommern - Preussen (segundo o Léxico de Lugares Históricos de Brandenburg, Niensund é a forma arcaica ou dialetal para Neuensund, na cidade de Strasburg, no Distrito de Uecker-Randow, no Estado de Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, Prússia). Essa aldeia, hoje, fica na Alemanha. Colaboração de Elisandro Migotto.

[ii] RETZTTOW - Kreis Naugard - Pommern - Preussen no Distrito de Naugard, na Província da Pomerânia, Prússia). Essa aldeia, hoje, fica na Polônia, faz parte da Pomerânia Oriental (Hinterpommern), conquistada pelos poloneses após a Segunda Grande Guerra. Colaboração de Elisandro Migotto.

[iii] WARSOW - Kreis Randow - Pommern - Preussen (em outras palavras, Warsow, no Distrito de Randow, na Província da Pomerânia, Prússia). Essa aldeia, hoje, fica na Polônia, faz parte da Pomerânia Oriental (Hinterpommern), conquistada pelos poloneses após a Segunda Grande Guerra. Colaboração de Elisandro Migotto.

[iv] Relação das famílias destinadas a São João, transportadas na Sumaca Delfina, e os dois últimos na Sumaca Ligeira que seguiram para as Missões: Porto, 1934, pág. 87.
Família l – João Frederico Schmidt, Sofia Dorothea sua mulher, filhos: Frederica Maria, João Jocker e Carolina.
Família 2 – João Rosenau e Maria, sua mulher.
Família 3 – João Amstadt e Luiza Frederica, sua mulher.
Família 4 – Adão Martinho Marlow, Maria sua mulher e Carlota, filha..
Família 5 – Guilherme João Jochen Schek, Dorothea, sua mulher e João, filho.
Família 6 – João Frederico Klinger, Maria, sua mulher, Carlos Henrique Eduardo e Luiza Christina Augusta, filhos.
Família 7 – Cristóvão Godofredo Lembk; Dorothea Sofia sua mulher, Joaquim Christiano Ghellen, filho do 1º matrimônio da mulher, Jorge Teófilo e João Frederico, idem.
Família 8  – Francisco Bohnstedt, Maria sua mulher, Luiz, Dorothea, João e Henrique, filhos.
Família 9 – Christiano Frederico Schmidt, Maria Dorothea sua mulher, João Christiano, Sofia Frederica, Augusto Theodoro, João Frederico, Frederica Dorothea e João Joaquim Ernesto.
Família 10 – Felipe Jecke, Sofia sua mulher, Maria filha do 1º matrimônio da mulher e Jorge filho do casal.
Família 11 – João Brandt, Izabel sua mulher, Christiano Henrique Schroeder filho do 1º matrimônio, Dorothea, idem, Henrique e Maria filhos do casal.
Família 12 – Carlos Sonenberg e Dorothea sua mulher.
Família 13 – Frederico Guilherme Schulze, Sofia sua mulher em 3ª núpcias, Sofia, filha da 2ª mulher, Frederico Guilherme idem, Christiano Frederico filho da 3ª mulher.
Avulsos:  Frederico Wagner, Francisco Bonn, Joaquim Krun, Joaquim Lange, Henrique Brandt, Frederico Vow, João Mork, João Henrique Eichner ficou doente no hospital, João Schulter, Ernesto Christovão Meissner, João Daniel Kreiter não apareceu ao embarque e ficou desaparecido, João Frederico Sick, Frederico Gatta, João Schmer, João Robsien, João Benjamin Behrens e Joaquim Blecker.
Ficou: João Henrique Gutzeit e João Frederico Valfarth morreu na jornada para Missões.
Avulsos: João Daniel Kreiter, João Henrique Eichner – voltou doente para o hospital. Ficão a família doentes e o avulso por não aparecer há dias (SIC)
Fonte: VON MÜHLEN, Caroline. Da exclusão à inclusão social: trajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Rio Grande de São Pedro oitocentista. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS: São Leopoldo, 2010.

[v] Abaixo, a transcrição do trecho da Carta de Naturalização concedida aos irmão Agostinho Theodoro Ferreira e Francisco João Ferreira.
Art. 1.° Fica o Governo autorizado para mandar passar Carta de Naturalização de Cidadão Brasileiro (...) aos subditos allemães Frederico Kruel, Otto Von Hocrvell, Jacob Lauter, Agostinho Theodoro Ferreira, e Francisco João Ferreira, sendo estes dous ultimos nascidos na Prussia, todos residentes na mesma Província (...)
Decreto 1314 de 13.7.1866 -Coleção das Leis da República. Federativa. do Brasil.

[vi] Agostinho em seu testamento lega uma parte de sua herança para os "filhos de minha mulher, Bernardino e Emerencio". No mesmo testamento, ele reconhece a filha Belmira e informa ter ela nascido após sua viuvez, porém antes do casamento com Felícia.
Bernardino e Emerencio não são citados na relação de herdeiros de Agostinho T. Schmidt e nasceram antes da filha Belmira.

[vii] Porfírio Ferreira Guimarães e Maria Ana tiveram 2 filhos naturais:
1. Porfíria Ferreira Guimarães casada com Tristão Joaquim Ferreira.
2. Manoel Ferreira Guimarães nascido em torno de 1837.

[viii] Francisco José Machado e Constança Maria, filha de Camilia dos Santos Ferreira, foram pais de:
1. Delfina Corrêa de Andrade casada com Virgilio José Machado.
2. Maurílio Corrêa de Oliveira casado com Turíbia da Silveira Pastoriza.
3. Crescêncio Corrêa de Andrade casado com Vitalina Santos de Oliveira.
4. Albano Pedro de Andrade casado com Maria Apolinária Burgdorff.
5. Brígida Corrêa de Andrade casada com seu tio Mariano de Oliveira (irmão de sua mãe).

[ix] Joaquim Pereira Marques e Francisca tiveram:
1. Silvina Marques de Menezes casada com Inácio Pedro Cavalheiro
2. Virginia Marques de Menezes casada com João Luís de França
3. Virgilio Pereira Marques (dúvida) casado com Fidelina Maria Ferreira
4. José Marques Pereira casado Josefina Fernandes Irassoquy

[x] Carlos Burgdorf, n. Hannover, Alemanha e morador em São Miguel/RS, faleceu em 3.7.1890, 3º distrito Santo Ângelo, filho de Christiano Burgdhuf e Maria. Casou com Escolástica Cardoso, n. RS e falecida em 1846, Santo Ângelo/RS, filha de João Luciano Cardoso e Felicidade Maria da Invenção (sic),  com quem teve 5 filhos.
Carlos Burgdorf casa em 2º núpcias com sua cunhada (irmã de sua esposa), Maria Manoela Cardoso, natural do RS (60 anos em 1890) com quem teve 7 filhos.

[xi] Cândida Olímpia casada com Francisco Rodrigues Braga falecido em 8.4.1892, distrito de São Miguel, com quem teve 3 filhos:
1. Maria Joaquina casada com Manoel Garcia da Rosa.
2. João Rodrigues Braga casado com Bernardina Ferreira Burgdorff.
3. Antero Rodrigues Braga casado com Maria da Conceição Braga.
Após o óbito do esposo, Cândida Olympia teve duas filhas naturais:
4. Venância Cândida Fernandes casada com Turíbio Ferreira Burgdorff.
5. Conceição Cândida Fernandes casada com Pantaleão Ferreira.

[xii] Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro foram pais de:
1. Amélia Ribeiro Severo c/c Alcebíades da Cunha Pessanha, filho de Mafalda Júlia do Amaral.
2. Anacleta Antônio Severo c/c Bernardino Theodoro Schmidt.
3. Pedro Basílio Severo c/c Rita Antunes Ribas.
4. Anacleto Antônio Severo 
5. Adriana Antônio Severo casada com Pedro Ferreira Guimarães.
6. Arminda Maria Antônio Severo casada com Bento Antônio Severo.
7. Francisca Ribeiro Severo c/c Bernardo Osório Machado.

[xiii]  Joaquim e Maria Antônia foram pais de:
1. Tibúrcio Antunes Ferreira c/c Praxedes Teodora Ferreira e com Clarinda dos Santos Simas/Maria dos Anjos.
2. Maria Inácia Antunes casada com Bento dos Santos Simas.
3. Olaia Maria Antunes casada com Tristão Luis Ferreira.
4. Rita Antunes de Freitas casada com Joaquim Antunes Ribas.
5. Leopoldo Antunes de Freitas f
6. Paulina Maria Antunes casada com Emídio Ávila da Silva.

[xiv] Mariana Josefa também encontrada como Mariana Agostinha de Mello, solteira, teve os filhos:
1. João Olímpio Martins casado com Vidalvina Maria da Cruz.
2. Pedro Ribeiro Lemos casado com Francisca Liduina Pinto.
3. Nazário Ribeiro Lemos casado com Jesuína Antunes de Souza (dúvida).
4. Inácia Josefa de Mello casada com Manoel Luis Ferreira.

[xv] Modesto José de Mello e Claudiana foram pais:
1. Maria Agostinha de Mello
2. João Antônio de Mello casado com Maria Joaquina do Nascimento.
3. Manoel Eugenio de Mello casado com Inácia Jacinta de Moraes.
4. Ana Joaquina  de Mello casada com Candido Pinto da Silva.
5. Mariana Agostinha de Mello ou Mariana Josefa de Mello.
6. Salvador Antunes de Mello casado com Francisca Carvalho da Silva.
7. Jesuína Guedes da Silva casada com João Antunes do Souza.
8. Cândido Borges da Silva, faleceu solteiro.

[xvi] Francisco (falecido em 12.6.1906, aos 72 anos, natural do RS, filho de Roberto da Silva e Antônia Corrêa da Silva) e Delfina tiveram os filhos:
1. Antônio Ávilla da Silva
2. Emidio Ávilla da Silva casado com Paulina Maria Antunes.
3. Theodoro Ávilla da Silva  casado com Bernardina Maria dos Anjos.
4. Manoel João Ávilla da Silva casado com Francisca Antunes de Almeida.
5. Belisario Ávilla da Silva c/c Cândida Maria dos Anjos e com a sobrinha Vicentina Ávila da Silva.
6. Claudelina Ávilla da Silva
7. Vicentina Ávilla da Silva c/c Domingos Santos de Oliveira.
8. Gaudência Ávilla da Silva c/c Inácio dos Santos Simas.
9. Maria Conceição Ávilla da Silva c/c Miguel Athanasio de Almeida.

[xvii] Manoel Tomaz de Simas, também encontrado como Manoel dos Santos Simas (natural de Santa Catarina, faleceu em 14.1.1890, 3º distrito de Santo Ângelo, filho de Simeão dos Santos Simas e Maria Antônia dos Anjos) e Florisbela ( filha de Inácio Pereira da Silva e Placidina Maria dos Anjos) foram pais de:
1. Bento dos Santos Simas casado com Maria Inácia Antunes.
1. Inácio dos Santos Simas casou com Gaudência Ávila da Silva.
2. José dos Santos Simas
3. Antônio dos Santos Simas casou com Belmira Sinforoza de Oliveira.
4. Bernardina Simas/Maria dos Anjos casada com Teodoro Ávila da Silva.
5. Cândida Simas/Maria dos Anjos casou com Belizário Ávila da Silva.
6. Clarinda Simas/ Maria dos Anjos casou com  Tibúrcio Antunes Ferreira ou de Freitas.
7. Manoel dos Santos Simas
8. João dos Santos Simas casou com Carmelinda Antunes de Moraes (Carmelinda casa, depois, com Claudino Pereira Obregão).
9. Benedito dos Santos Simas

[xviii] Tibúrcio fora casado, anteriormente, com Clarinda Maria dos Anjos, filha de Manoel Tomaz de Simas e Florisbela Maria dos Anjos, com quem teve as filhas:
1. Maria Rita Antunes Ferreira casada com Agostinho Antônio de Lima.
2. Ana Maria Antunes Ferreira casada com José Tomé Ferreira.

[xix] Manoel e Catarina foram pais de:
1. Eusébio Francisco da Costa casado com Laudelina Teodoro Ferreira.
2. José Francisco da Costa casado com Benvinda Maria Bueno.
3. Hermogênia Maria dos Santos casada com Antônio Ávila da Silva.
4. Honório Paz Maciel casado com Maria Domingues Bueno.
5. Jacinta Maria dos Santos casada com Bernardo Silveira Dutra.
6. Angélica, n. 9.12.1856, bat. 25.7.1860, Santo Ângelo/RS.

[xx] Horácio fora casado anteriormente (1910, São Miguel das Missões) com Mafalda F. Burgdorff, nascida em 25.3.1887 e falecida em 3.8.1923, filha de Cristiana Maria Ferreira (e Carlos Burgdorff  Filho?) deixando os filhos: Cristiano, Emerencio, Octávio, Domingos e Mafalda.

[xxi] Joaquim Antônio de Mello (falecido aos 50 anos a 9.10.1906 em São Luiz Gonzaga/RS) teve 5 filhos naturais, nomeados em testamento, com Maria Raimunda de Mattos que “há muitos anos vive com ele autorgante, sob o mesmo tecto”: Quirino, Jacinto, Laudelina, Januário e Ana Maria.

[xxii] Guilherme C. do Amaral e Manoela foram pais de:
1. Auta Cavalheiro do Amaral casada com João Ferraz de Almeida.
2. Joaquim Cavalheiro do Amaral casado com Lidia Ferreira de Mello.
3. José Cavalheiro do Amaral casado com Maria Antônia Paz Maciel.
4. Eulália Cavalheiro do Amaral
5. Laura Cavalheiro do Amaral
6. João Miguel Cavalheiro do Amaral casado com Vitoriana Ferreira de Mello.
7. Venceslau Cavalheiro do Amaral casado com Manoela Silveira Torres.
8. Inocência Cavalheiro do Amaral casada com José Ferreira dos Santos.
9. Maria Cavalheiro do Amaral casada com Manoel Neto da Silveira.
10. Amália Cavalheiro do Amaral casada com Manoel Silveira Pastoriza.
11. Bonifácio Cavalheiro do Amaral casado com Virgilina Maria Severo.
12. Guilhermino Cavalheiro do Amaral casado com Antônia Severo Machado.
13. Tertuliano Cavalheiro do Amaral
14. Manoel Cavalheiro do Amaral
15. Manoel Cavalheiro do Amaral
16. Francisco Cavalheiro do Amaral

[xxiii] Antônio Pereira da da Luz (faleceu 9.2.1900 Santo Ângelo/RS) e Maria Vitorina foram pais de:
1. Silvestre Pereira da Luz sobrinho c/c Eduarda Rodrigues da Silva.
2. Victalina Pereira da Luz c/c João Batista dos Santos.
3. Florinda Pereira da Luz c/c Hermógenes Schwaltz.
4. Antônio Pereira da Luz Filho
5. Christiano Pereira da Luz c/c Ana Rodrigues da Silva.
6. Claudino Pereira da Luz
7. Hortêncio Pereira da Luz c/c Amália Custodio Ribeiro.
8. Francisco Pereira da Luz (não citado no inventário do pai) c/c Rita Maria da Conceição.

[xxiv] Maria Silveira Torres, filha de Emiliano Neto dos Santos e Clara Silveira Torres.

[xxv] Camilia e João Henrique de Oliveira foram pais de:
1. João Damasceno de Oliveira casado com Gabriela Theodora Ferreira Burgdorf.
2. Pedro dos Santos de Oliveira casado com Filomena Cristiana Ferreira Burgdorf.
3. Constância Maria de Jesus casada com Francisco Corrêa de Andrade.
4. Mariano dos Santos de Oliveira casado com Brígida Correia/Corrêa de Andrade.
5. Domingos Santos de Oliveira casado com Vicentina Ávila da Silva.
6. Salustiano Henrique dos Santos casado com Belmira Floriano (Pavão/Machado).
7. Vitalina Santos de Oliveira casada com Crescêncio Corrêa de Andrade.

[xxvi] Zeferino e Isabel foram pais:
1. João Pereira de Brum casado com Senhorinha  Fernandes Irassoquy.
2. Antônio Pereira de Brum casado com Francisca Fernandes Irassoquy.
3. Constâncio Pereira de Brum casado com Teresa Manoela Cardoso.

[xxvii] Pedro Antunes e Leonarda foram pais de:
1. João Antunes Moreira cc Vicentina do Nascimento e Silva.
2. Nazário Antunes Moreira casado com Porfíria Honoria Ferreira.
3. Faustiniano Antunes Moreira casado com Inês Maria da Conceição.

[xxviii] Antero José e Maria Angélica foram pais de:
1. Joaquim Martins de Bittencourt casado com Josefina Schorn.
2. Amélia Martins de Bittencourt casada com Emerencio Theodoro Ferreira.
3. Adélia Martins de Bittencourt casada com Leocádio Ribeiro Lemos(es)/ Paz Maciel (?)
4. Aparício Martins de Bittencourt casado com Adelaide Pereira dos Santos.
5. Angélica Martins de Bittencourt casada com Ricardo Antunes/Rodrigues Padilha.
6. Adália Martins de Bittencourt casada com Hildebrando do Nascimento e Silva.
7. Aníbal Martins de Bittencourt casado com Justina Santos de Oliveira.
8. João Martins de Bittencourt casado com Brandina ou Bernardina Batista do Nascimento.

[xxix]  Filhos de José Fernandes Irassoquy e Maria Joaquina Rodrigues Braga:
1. Nicolau Fernandes Irassoquy casado com Leonor Constância de Oliveira.
2. Cândida Olímpia Fernandes Irassoquy casada com Francisco Rodrigues Braga.
3. Irineu Fernandes Irassoquy casado com Francisca Rodrigues Barcellos.
4. Luísa Fernandes Irassoquy casada com Salvador Lemes da Rosa.
5. Venância Fernandes Irassoquy casada com Belizário Castanho Ferreira.
6. Joana Fernandes Irassoquy casada com Felipe Nery (?) Machado.
7. Francelina Fernandes Irassoquy casada com Zeferino Fernandes Irassoquy.
8. Maria Izabel Irassoquy casada com Estanislau de Souza Machado.
9. Policarpo Fernandes Irassoquy casado com Maria (Inácia?) Lemes da Rosa.
10. Hilária Fernandes Irassoquy

[xxx] Policarpo e Maria Inácia tiveram:
1. Paulino Fernandes casado com Senhorinha Castanho Ferreira.
2. Dionísia Fernandes Irassoquy casada com Belizário Castanho Ferreira.
3. Francisca Fernandes Irassoquy casada com Antônio Pereira de Brum.
4. Malvina Fernandes Irassoquy casada com Cipriano Castanho Ferreira.
5. Josefina Fernandes Irassoquy cc José Marques Pereira.

[xxxi] Mafalda Júlia, falecida em 5.6.1897, Santo Ângelo, teve os filhos possivelmente com João da Cunha Pessanha:
1. Henriqueta Pessanha casada com João Henrique Schorn.
2. Carolina Pessanha casada a 13.3.1880 em Cruz Alta com Manoel Carpes de Carvalho, filho de Manuel Pereira Carpes e Maria Paschoal.
3. Gomercinda Pessanha (Cruz Alta )
4. João da Cunha Pessanha casado com Vicentina Cândida de Moraes.
5. Alcebíades da Cunha Pessanha casado com Amélia Ribeiro Severo.
6. Aristides da Cunha Pessanha casado com Lídia Caetana.
7. Etelvina da Cunha Pessanha casada com  João Frederico Fuchs
8. Eduarda Júlia do Amaral

[xxxii] José R. Barcellos e Simiana foram pais:
1. João Rodrigues Barcellos casado com Senhorinha Pereira da Luz.
2. Leopoldina Rodrigues Pereira cc Delfino Pereira da Luz.
3. Joaquim Rodrigues Barcellos casado com Leoncia Vieira da Silva.
4. Senhorinha Rodrigues Barcellos cc Antônio Maria Reinaldo.
5. Francelina Rodrigues Barcellos cc Zeferino Fernandes Irassoquy.
6. Joana Rodrigues Pereira cc João Pereira Garcia.
7. Justino Rodrigues Barcellos  cc Amandia Amália do Amaral.
8. José Rodrigues Barcellos
9. Osório Rodrigues Barcellos casado com Margarida da Silva Machado.
10. Francisca Rodrigues Barcellos cc Irineu Fernandes Irassoquy.
11. Generosa Rodrigues Barcellos casada com João Pereira Cardinal.
12. Cândida Rodrigues Barcellos cc Candido Pereira da Luz.

[xxxiii] Joaquim (inventário autuado em 1892, Santo Ângelo) e Margarida (inventário autuado em 1884, Santo Ângelo) tiveram os filhos:
1. Antônio Antunes de Freitas
2. Manoel Antunes de Freitas
3. Jacinto Antunes de Freitas
4. José Antunes de Oliveira Freitas casado com Luisa Maria de Oliveira e Izabel Alves Teixeira.
5. Constantina Antunes de Freitas casada com (H) Eliodoro Corrêa de Moura.
6. Senhorinha Antunes de Freitas casada com Antônio de Oliveira Pinto (seu sobrinho?).
7. Alexandrina/Alexandra Antunes de Freitas casada com Joaquim Manoel Gonzaga.
8. Francisco Antunes de Freitas casado com Joaquina Antunes da Conceição.
9. Ana Antunes de Freitas casada com Reginaldo José da Silva.
10. João Antunes de Freitas casado com Maria Cardoso de Oliveira.
11. Joaquim Antunes de Freitas Filho casado com Ana Cardoso de Oliveira.
12. Leopoldo Antunes de Freitas c/c Virginia ou Joaquina Cardoso de Oliveira e após (na dúvida) com Virgínia Batista Dornelles.
13. Rosária Antunes de Freitas casada com Ricardo dos Santos Ribas, moradores em Curitiba.
13. Damásia Antunes de Freitas casada com João Cardoso de Oliveira.
14. Delfino Antunes de Freitas casado com Zeferina Batista Dornelles e Jerônima Antunes Ribas.
15. Feliciano Manoel Antunes

[xxxiv] Delfino casa, posteriormente, com Jerônima Antunes Ribas nascida em 30.9.1885, filha de Basílio de Oliveira Ribas falecido São Miguel das Missões/RS e Fermina Antunes Ribas, com quem teve 3 filhos. (Gerônima irá casar depois com Constâncio Fernandes Irassoquy, filho de Policarpo Fernandes Irassoquy e Maria Inácia Lemes da Rosa, moradores no distrito missioneiro de Santa Tecla/RS).

4 comentários:

  1. Idalina Ferreira de Mello c.c. David Fan(?) de Oliveira.
    Penso que seja David Fão de Oliveira*14.07.1876-SFAssis,bat.22.11.1876-Igr.Cat.SFAssis, filho natural de Serafim Fão de Oliveira e de Maria Eufrásia da Conceição.
    David c.c. ou uniu-se também com Guilhermina Maria da Conceição e tiveram , ao que sei, Arsina(Alcina?)*1893,SFA e Anibal*24.04.1900-SFA
    Keffer

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Keffer pelo acréscimo, já retificamos o blog, com os devidos créditos ao final.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sera que existe alguma ligação com os Ferreira de Lima radicados em Rio Negrinho/SC em 1875."O Pioneiro Antonio Ferreira de Lima migrou de São José dos Pinhais, estado do Paraná para Rio Negrinho, acompanhado da família no ano de 1875, estabelecendo-se nos Campos do Lençol, hoje território de Rio Negrinho.
    Tendo fixado sua residência num local situado entre a primeira querência do Pioneiro Mathias Simões de Oliveira (1874) e a do Pioneiro Amaro Carvalho de Oliveira (1875), no lugar denominado Passo do Facão, pode-se deduzir que sua primeira morada em Rio negrinho, teria sido nas imediações da atual sede da fazenda do ex-prefeito e seu amigo Pulo Becker." Abs. Cristiane(cristiane.klug@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Olá, estava conversando com minha vó, fiquei curioso sobre antepassados dela e resolvi pesquisar os nome que ela me disse! Pois ela não sabia muito sobre seu avô! Por incrível que pareça cai nessa página! Ela é filha do sebastião ferreira de mello que é filho do Tristão Ferreira de mello casado com Carolina dos santos! O que se sabe é que eles vieram do rio grande do sul e nada mais! Saberia me dizer se existe alguma ligação, pois a coincidência de nomes é extremamente alta!

    ResponderExcluir