quarta-feira, 22 de maio de 2019

A família LAUREANO


A família LAUREANO

Autoria de
Diego de Leão Pufal

[dúvidas, acréscimos e correções, escreva para
diegopufal@gmail.com]

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: PUFAL, Diego de Leão. A família LAUREANO, in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/]

[publicado em 22/05/2019]

***
A família LAUREANO ou LAURIANO, de minha bisavó materna, CELINA LAUREANO DA SILVA (Celina Laureano Brasil, de casada), tem origem no nome próprio Lauriano, embora sua raiz seja açoriana, da ilha do Faial.
A exemplo desta família da qual descendo, existem outros Laure(i)anos, especialmente em Santa Catarina, em princípio sem qualquer relação com a minha, mas igualmente originária de nome próprio.
Dos Açores, FRANCISCO DA SILVEIRA, nascido em meados do ano de 1700 na freguesia de Pedro Miguel, na ilha do Faial, filho de Pascoal da Silveira e Maria Luís, emigrou em fins da década de 1740 para Santa Catarina, com sua esposa e filhos, radicando-se em Florianópolis, na Lagoa da Conceição.
Em princípio, a família chegou assim constituída:
·        Francisco Silveira, que tinha a profissão de barbeiro;
·        Antônia Clara, sua esposa, nascida em 1702 na freguesia de São Bartolomeu da ilha Terceira;
·        Bento Francisco, filho, nascido em 1737, na freguesia de N. Sra. da Conceição, ilha Terceira, e
·        Leonardo José, filho, nascido em 1729, na freguesia de N. Sra. da Conceição, ilha Terceira.
O núcleo familiar permaneceu na Lagoa da Conceição, onde o filho Leonardo casou em meados de 1758 com a também açoriana Maria Antônia, nascida em 1732 na freguesia da Vila da Praia, na Ilha Terceira, filha de João Mendes e Maria dos Anjos. Do casamento de Leonardo e Maria houve, ao menos, seis filhos, dentre eles:
LAURIANO JOSÉ DA SILVA, batizado a 19/2/1769 na Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC, que migrou para o Rio Grande do Sul, casando-se a 14/1/1794 em Cachoeira do Sul com Josefa Maria de Jesus, nascida entre 1771/1773 em Sorocaba/SP, filha de José Mariano de Salles ou José Álvares Mariano e Maria Vaz de Oliveira, cuja família pode ser conferida neste blog: Famílias Portuguesas nas Missões: os MARIANO DE SALLES, disponível em: http://pufal.blogspot.com/2014/03/familias-portuguesas-nas-missoes-os.html.
Conforme anotou o amigo e historiador Paulo Xavier, in Estancieiros Criadores de Mulas, Correio do Povo, 24.06.1977, Lauriano José foi um dos primeiros posseiros nos campos do Cacequi, cuja sesmaria foi-lhe concedida no ano de 1802. O casal teve, ao menos, 9 filhos, dando origem à família LAUREANO DA SILVA, de São Gabriel/RS:
1-1 Maria Antônia dos Anjos, n. 28/5/1796, b. 15/6, Cachoeira do Sul, onde casou a 3/1/1813 com Manuel de Souza, n. Sorocaba/SP, filho de Manuel de Souza e Ana de Siqueira.
1-2 Ana da Silva, n. cerca 1797 em Cachoeira do Sul e já fal. em 1829, deixando uma filha cujo nome era ignorado quando do inventário de seu avô materno.
1-3 Maria Joaquina dos Anjos/Silva, n. 5/5/1803, b. 1º/6, Caçapava do Sul/RS. Casou (I) a 20/1/1822 em São Gabriel com Bernardino/Bernardo Nunes da Silva, n. Encruzilhada do Sul, filho natural de Caetano Nunes da Silva e Joana Maria de Jesus. Casou (II) a 9/9/1846 em São Gabriel com Gaspar Vicente Rodrigues, n. Rio Pardo, filho de Albino/Galdino Vicente Rodrigues ou Santos Rodrigues e Eleodora Maria de Siqueira ou Teodora Maria Joaquina Xavier. Com geração do primeiro casamento.
1-4 Joaquina Maria da Silva ou Joaquina Lauriano da Silva, n. Santa Maria, b. 26/7/1805, Cachoeira do Sul. Casou a 12/2/1822 em São Gabriel com Antônio Rodrigues de Oliveira, n. Rio Pardo/RS ou Montevidéu, Uruguai, filho natural de Vicente Ferreira ou José Francisco do Rosário e de Maria Rodrigues da Silva. Pais de Manuel, Francisca, Eufrásia, Jesuína e Bernardino Nunes de Oliveira, nascidos em São Gabriel.
1-5 Francisca Lauriano da Silva ou Francisca Maria da Silva, n. Cachoeira do Sul. Casou com Joaquin Lino Soares, n. Sé de Mariana/MG e já fal. em 05/1852, filho de Manuel Rodrigues Nogueira (n. Lagoa da Gouveia, Mariana/MG) e de Maria Soares Louzada (n. Rezende/MG). Pais, ao menos, de: Bernarda ou Bernardina Cândida da Silva (c/c Ciríaco Adriano dos Santos Molina, uruguaio) e de Manuel.
1-6 José Lauriano da Silva, n. 14/10/1809, b. 21/01/1810, Rio Pardo e fal. 9/6/1865 em São Gabriel, onde foi criador e patriarca da grande família “Lauriano da Silva” do mesmo município. José possuía terras nas pontas do Cacequi, onde residia, deixando ao falecer uma parte de campo com mais de meia légua, com rancho de moradia coberto de capim com mangueiras, curral, cozinha e mais benfeitorias, além de sete escravos, 1.544 reses de criar xucras, 540 reses mansas, 226 ovelhas, 200 éguas, 114 novilhos, 64 cavalos mansos, 12 bois mansos, 10 potros, 2 mulas mansas, além de outros objetos de casa. Casou (I) a 10/7/1830 em São Gabriel com Maria Francisca Alves, n. 1º/10/1809, b. 3/12/1809, Caçapava do Sul e fal. 15/11/1862 em São Gabriel, filha de João Machado Alves e Isabel Francisca de Bittencourt, n.p. Manuel Machado Álvares e Apolônia Maria de Jesus, e n.m. Mateus Teixeira Fagundes e Francisca Maria de Bittencourt. Casou (II) a 17/9/1864 em São Gabriel com Engrácia Nunes, n. 1835, Encruzilhada do Sul e fal. 16/8/1902 em São Gabriel, filha de Sebastião Vicente Rodrigues e Cipriana Maria Garcia. Houve 6 filhos do primeiro casamento e 1 do segundo.
1-7 Manuel Joaquim da Silva, n. 23/7/1811, b. 14/9/1818, Santa Maria/RS.
1-8 Joaquim Lauriano da Silva, n. Santa Maria. Casou a 17/5/1831 em São Gabriel com Maria Joaquina Pedroso, n. Santa Maria ou São Gabriel, filha de Antônio de Pádua Leite e Damásia Maria de Miranda ou Damásia Joaquina Pedroso, citados neste blog (vide: http://pufal.blogspot.com.br/search/label/fam%C3%ADlia%20Pedroso). Talvez seja o mesmo Joaquim Lauriano da Silva que teve o filho Sebastião Lauriano da Silva com Bernarda Maria.
1-9 Esméria da Silva, n. Cachoeira do Sul. Teve com Manuel Caetano de Almeida, n. Sorocaba/SP, filho de Tomé de Almeida e Joana de Almeida, a filha Ana, n. 9/9/1822, b. 20/10, São Gabriel.
***
FONTES DE PESQUISA:
- Arquivo da Cúria de Bagé/RS: livros de batismos, casamentos e óbitos de São Gabriel.
- Arquivo da Cúria de Cachoeira do Sul /RS: livros de batismos e casamentos de Cachoeira do Sul.
- Arquivo da Cúria de Santa Maria/RS: livros de batismos, casamentos e óbitos de Santa Maria.
-  Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS): inventários; Registro Paroquial e talões do Registro Civil de Santa Maria, São Gabriel, São Pedro do Sul.
- Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, images, FamilySearch (https://familysearch.org/): livros de batismos de Florianópolis (Lagoa da Conceição)/SC.
XAVIER, Paulo. Estancieiros Criadores de Mulas. Artigo publicado no jornal Correio do Povo, 24.06.1977.

9 comentários:

  1. Sou da família Laureano. E sempre tive a curiosidade em saber a origem desse sobre nome. Pois muitos me questiona "nossa você é Laureano" e eu fico sem entender

    ResponderExcluir
  2. sou a família laureano, sempre tive curiosidade de saber a origem deste sobrenome

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando o nome Laureano que era do meu avô, e pode até ser coincidência, mas fiquei com vontade de comentar. Minha mãe dizia que meu avô tinha vindo de Minas e ele era primo da minha avó que se chamava Joaquina Maria de Jesus,nomes citados também acima e meu vô era José Laureano de Souza. Quem sabem temos algum parentesco...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Possivelmente não tenhamos parentesco, pois o nome Laureano passou a existir (na minha família) a partir de um nome próprio, o que já verifiquei em outras famílias Laureano, embora apenas fazendo a genealogia se possa confirmar. Além disso, o sobrenome "de Jesus", assim como Conceição, do Rosário, do Espírito Santo, etc., são nomes de devoção, que não representam qualquer parentesco.

      Excluir
    2. Minha mae, nascida em Minas Gerais, tambem era de sobrenome Laureano (e nos filhas dela tambem). Da minha avó Josefa Laureano, nao sei nada, muito menos dos pais dela.

      Excluir
  4. Sou o Wilian Pereira Lauriano, meu pai é o Francisco Lauriano Neto, ele é filho de José Lauriano da Silva, somos de Governador Valadares-MG, na região de Caratinga tb tem uns primos do meu Pai que são Lauriano, meu e-mail: wilian.lauriano@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Toda a minha família é Laureano e lauriano. Somos de Fortaleza,Ceará. Vcs são meus parentes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, como escrevi o meu sobrenome Laureano/Lauriano originou-se do nome próprio, mesmo fenômeno que encontrei em outra família no RS e outras duas em SC, sem parentesco entre si.

      Excluir
  6. O Meu Laureano vem do meu pai. Mas nossa história é confusa. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir