sábado, 3 de maio de 2014

Famílias Portuguesas nas Missões: os Antunes Maciel, Antunes Ribas, Antunes Paz/Paes

Famílias Portuguesas nas Missões:
os Antunes Maciel, Antunes Ribas, Antunes Paz/Paes
Autoria de: Zélce Mousquer
Acréscimos e edição de Diego de Leão Pufal
 [acréscimos, dúvidas e correções escreva para diegopufal@gmail.com]

[publicado em 03/05/2014]
[atualizado em 25/06/2017]

[Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce e PUFAL, Diego de Leão. Famílias Portuguesas nas Missões: os Antunes Maciel, Antunes Ribas, Antunes Paz/Paes, in blog Antigualhas, histórias e genealogia, disponível em http://pufal.blogspot.com.br/]
***
ABREVIATURAS UTILIZADAS:
“bat.” para “batizado(a)”
“c/c” para “casou com”
“fal.” para “falecido(a)”
“n.” para “nascido(a)”
“n.p.” para “neto(a) paterno(a)”
“n.m.” para “neto(a) materno(a)”.

O casal ancestral mais remoto das famílias missioneiras “ANTUNES, MACIEL, RIBAS E PAES ou PAZ” vem referido por Luiz Gonzaga da Silva Leme na Genealogia Paulistana, em título Maciéis (volume VIII, página 150 em diante), obra que remete às famílias povoadoras do Estado de São Paulo.
1. João Maciel, natural de Viana do Castelo em Portugal, emigrou com a esposa Paula Camacho e filhos para o Brasil no final do século XVI, pois no ano de 1570 a família já estava em São Paulo.
2. Dentre os nove filhos do casal houve uma filha cujo nome não foi possível descobrir, mas talvez se trate de Maria Maciel[i], nascida em Portugal e vinda para o Brsail já casada com João ou Antônio Antunes[ii], sendo os possíveis pais de Gabriel Antunes Maciel (o primeiro "Antunes Maciel" no Brasil), nascido antes de 1620.
3. Gabriel Antunes Maciel, por sua vez, faleceu com testamento datado de 1646 e inventariado em 1649 em São Paulo[iii] e se casou no ano de 1643 em São Paulo/SP com Mécia Cardoso, filha de Antônio Lourenço e Isabel Cardoso, cuja ascendência pode ser conferida no vol. I, p. 129 da Genealogia Paulistana[iv].
4. O casal Gabriel Antunes Maciel e Mécia gerou quatro filhos[v], dentre eles o capitão João Antunes Maciel, nascido cerca de 1742 em Santos ou São Paulo/SP e casado 1665 com Joana Garcia, filha de Miguel Garcia Carrasco (o moço) e Ana Barbosa. Foram pais de oito filhos[vi], dentre eles o coronel Antônio Antunes/Nunes Maciel.
5. Cel. Antônio Antunes Maciel nasceu, provavelmente, em Sorocaba em meados de 1680/1690, onde faleceu no ano de 1745. Ali se casou a 8.2.1713 com Maria Paes Domingues, ali nascida, filha do capitão Brás Mendes Paes e Maria Moreira Cabral, casados em Sorocaba a 28.5.1687, neta paterna do capitão Diogo Domingues de Faria e Maria Paes e, neta materna, do coronel, Paschoal Moreira Cabral, o Velho e Mariana Leme.
A respeito de Antônio Antunes Maciel remetemos o leitor para Santos, 1958, pp. 99/104 e à Enciclopédia Sorocaba, disponível em http://www.sorocaba.com.br/enciclopediasorocabana/index.php/?local=titulos&tipo=verbetes&ler=1092697122
Em companhia dos irmãos João e Gabriel, seguiu na tropa de que era cabo, Pascoal Moreira Cabral Leme, à caça do gentio aripoconé, havendo a bandeira em 1718 descoberto ouro no Rio Coxipó-Mirim, origem da mineração de Cuiabá. Com seu irmão Felipe, realizou depois em 1727 uma entrada aos índios Perecis. Teve patente de alferes, capitão e coronel, esta última em 16.4.1733, a fim de combater os paiaguás sob o comando do mestre Manuel Rodrigues de Carvalho.
O casal Antônio Antunes Maciel e Maria Paes Domingues gerou seis filhos abaixo relacionados: Brás, Antônio, Joana, Ana, Rita e Maria.
A partir do casal Antônio Antunes Maciel e Maria Paes Domingues que temos os Antunes Maciel gaúchos, que podem ser localizados tanto na região missioneira do Rio Grande do Sul, como na Serra (Vacaria) e em Santo Antônio da Patrulha, Viamão, Porto Alegre e muitas outras cidades.
6. Sabemos que as quatro filhas do casal Antônio e Maria Paes, vieram para o RS no início do povoamento, tendo se estabelecido nas proximidades de Viamão, e juntamente com elas ao menos os sobrinhos, filhos de Brás e Antônio, os quais, ao que parece, não migraram para o sul do país.
Os filhos de Antônio e Maria foram:
F1. Brás Antunes Maciel n. cerca 1715 Sorocaba.
F2. Antônio Antunes ou Nunes Paes c/c Josefa de Oliveira Leme, com descendentes na região das Missões;
F3. Joana Garcia Maciel c/c Theodosio Pires Bandeira e João de Magalhães Brito (o moço), casal povoador de Viamão/RS.
F4. Ana Barbosa Maciel c/c 1736 em Sorocaba/SP, com Francisco Rodrigues Machado, também com descendentes no RS (pais de Bernardo Antunes Maciel, o primeiro a incorporar este apelido ao nome, c/c Maria Francisca Duro, companheiro de Rafael Pinto Bandeira e bisavô do Barão de Três Serros/Pelotas).
F5. Rita Antunes Maciel c/c 1749 Sorocaba, com Antônio Fernandes de Siqueira/Lima (citada por Aurélio Porto, em Viamão, no início do povoamento).
F6. Maria Moreira Maciel bat. 1712 – 1788 c/c 1727, Sorocaba/SP, com o capitão-mor Manuel dos Santos Robalo, português, e depois com João de Magalhães, "o velho", radicados em Viamão/RS e com considerável e conhecida descendência no RS.
Desses filhos, destacamos o segundo, de nome Antônio Antunes Paes ou Antônio Nunes Paes, nascido cerca de 1717 em Sorocaba/SP, onde se casou a 25.5.1737 com Josefa (Quitéria) de Oliveira Leme, ali nascida e falecida, filha de João Lourenço Corim e Maria (Barbosa) de Jesus, neta paterna de Sebastião Subtil de Oliveira e Luiza Corim e, materna, de Tomás Mendes Barbosa e Lucrécia Pedroso (para maiores detalhes vide Genealogia Paulistana, vol. I, p. 66).
7. Antônio Antunes e Josefa, por sua vez, foram pais de 10 filhos, abaixo relacionados:
F1. Vicente Antunes Ferreira c/c Domingas da Fonseca Ribeiro.
F2. Marcelino Antunes Paes/Maciel c/c Josefa Garcia Preto.
F3. Antônia Leme Barbosa/Maciel c/c Manuel Chaves da Silva.
F4. João Lourenço Corim/Maciel c/c Maria Nunes da Silva.
F5. Maria (de Jesus?) Antunes Maciel c/c Pedro da Fonseca Ribeiro.
F6. Salvador Antunes Paes ou Oliveira n.c. 1750, f. 5.10.1830 Laguna /SC c/c 25.5.1877 Lages/SC, com Francisca Antônia de Moura e em 2º matrimônio com Quitéria Maria de Souza/ de Jesus, esta nascida em Laguna/SC e fal. 4.5.1852, Tubarão/SC. Salvador e Quitéria são pais de Maria Antônia de Jesus, nascida em Laguna (c/c Bento Ribeiro da Silva) e, por estes, avós maternos de Anita Ribeiro da Silva, a conhecida Anita Garibaldi).
F7. Maria Cristina (ou Maria de Jesus Maciel) c/c João de Souza?.
F8. Ana Antunes Paes c/c Joaquim Alves da Fonseca.
F9. Gertrudes Antunes Maciel
F10. José Antunes Paes Maciel também encontrado como José Paz Maciel, c/c Maria de Jesus do Espírito Santo.

8. Dentre esses 10 filhos, vamos nos deter em José Antunes Paes ou José Paz Maciel, que nasceu em Sorocaba, onde casou a 18.8.1790 com Maria Jesus do Espírito Santo, também nascida em Sorocaba/SP, filha de João da Fonseca Ribeiro e Isabel Maria de Godoy.
Registro de casamento de José Antunes Paes e Maria de Jesus do Espírito Santo.
Sorocaba/SP 18 de agosto de 1790.
O casal José Antunes Paes/Paz e Maria de Jesus do Espírito Santo pode ser considerado o patriarca dos Antunes/Paz/Maciel "missioneiros". Não foi encontrado nenhum indício de que este casal tenha vindo para o sul, apenas seus filhos.
O casal gerou ao menos quatro filhos até agora identificados: MANUEL ANTUNES MACIEL; ANTÔNIO JOSÉ ANTUNES, cujos filhos migraram para o RS, deixando larga descendência na região missioneira; ANTÔNIO MACIEL e  SALVADOR ANTUNES DA COSTA, o qual migrou para o RS onde, também, deixou grande descendência na região missioneira.
Da descendência desses quatro filhos, conseguimos descobrir o que segue:
I. MANUEL ANTUNES MACIEL, nascido cerca de 1790, Sorocaba/SP.
II. ANTÔNIO JOSÉ ANTUNES também encontrado como Antônio Antunes, nascido cerca de 1792, Sorocaba/SP, veterano da Guerra do Paraguai, e falecido aos 75 anos, a 25.3.1867 em Santo Ângelo/RS. Antônio José recebeu uma gleba de sesmaria nas proximidades de Giruá/RS. Casou-se em 1ª núpcias com Senhorinha Maria de Almeida, nascida cerca de 1805 em Curitiba/PR e falecida a 23.12.1864 na Estância de Comandai, distrito de Santo Ângelo/RS, filha de João da Costa Cabral[vii] e Florinda Maria de Almeida (de Jesus). Antônio e Senhorinha foram pais dos 5 filhos abaixo relacionados. Antônio José casa em 2ª núpcias cerca de 1865 em Santo Ângelo/RS, com Felisbina Amélia de Oliveira, nascida por volta de 1846. Filhos do 1º casamento de Antônio José com Senhorinha Maria de Almeida:
F1. João Antônio Antunes, tenente-coronel, faleceu em 1866 na Guerra do Paraguai, foi casado com Ana Antunes de Oliveira, falecida a 31.05.1868, Santo Ângelo/RS. Pais de 5 filhos:
N1. João Antunes de Oliveira, alferes, falecido a 12.3.1877, Santo Ângelo/RS, onde casou a 14.4.1867 com sua prima Dometildes Antunes Fernandes, nascida em torno de 1852, filha de sua tia Maria Joaquina Antunes e o tenente Antônio Manuel Fernandes, moradores em São Paulo. Pais de:
Bn1. João Antunes de Oliveira, nasceu em 1901.1872, batizado em Santo Ângelo/RS.
Bn2. Maria Antunes de Oliveira
Bn3. Gustavo Antunes de Oliveira
Bn4. Alfredo Antunes de Oliveira, nasceu em 28.6.1877, batizado em Santo Ângelo/RS.
N2. Maria Joanna Antunes de Oliveira casada com Manuel Furquim de Almeida. Pais de:
Bn1. Alexandrina Antunes casada com Honorato Antunes Gonçalves, fal. 14.1.1907, Santo Ângelo/RS. Pais de:
Tn1. Odorico Antunes Gonçalves
Tn2. José Antunes Gonçalves
Tn3. Silvina Antunes Gonçalves c/c Pedro Roque Ferreira.
Tn4. Senhorinha Antunes Gonçalves         
N3. Clara Antunes de Oliveira casada com Antônio Corrêa da Silva.
N4. Francisca Antunes de Oliveira casada com José Rodrigues Tucunduva[viii] (viúvo de Francisca Moraes com quem teve os filhos João e Fortunato), natural de Itapeva/SP e falecido em Piraju/SP, filho de Inácio José Rodrigues[ix] e Ana Francisca do Espírito Santo, estes naturais de Ribeirão Preto/SP. Os avós paternos de José R. Tucunduva foram Joaquim Rodrigues da Silva e Ana Francisca da Encarnação, ambos naturais de Itapetininga/SP. Francisca e José foram pais de 2 filhos:
Bn1. João Rodrigues Tucunduva, casou (1x) com Rosalina, com quem teve o filho Euclides. Casou (2x) com Florinda Antunes Fernandes, n. 8.5.1857, Santo Ângelo e fal. 19.1.1933 em Piraú/SP, filha de Antônio Manuel Fernandes e Maria Antunes. Pais de:
Tn1. Euclides Rodrigues Tucunduva
Tn2. Vicentina Rodrigues Tucunduva, b. 19.6.1885 Santo Ângelo casada com Christiano de Oliveira Catalã.
Tn3. José Rodrigues Tucunduva b. 25.8.1887 Santo Ângelo/RS e fal. 19.5.1991 SP, casou com Zeferina de Lima natural de SP.
Tn4. Ovídio Rodrigues Tucunduva, n. 13.6.1891 em Santo Ângelo/RS e fal. 4.2.1980 Piraju/SP. Casou com Floriza Catalã.
Tn5. Maria Rodrigues Tucunduva c/c João Hailer

Tn6. Arlinda Rodrigues Tucunduva c/c ... Louzada
Bn2. Fortunato Rodrigues Tucunduva.
Bn3. Joaquim Rodrigues Tucunduva
Bn4. Zeferina Tucunduva c/c Antônio Pinto de Faria.
N5. Clementino Antunes de Oliveira
F2. Antônio Antunes Filho faleceu a 22.1.1965. Casou a 11.6.1938 com Maria Henriqueta Aguiar Castanho Ferreira, nascida a 27.9.1918 e falecida a 25.6.1990, filha de Moisés Castanho Ferreira (falecido a 11.2.1963, filho talvez natural de Maria Vicentina de Oliveira e João Castanho Ferreira) e Elvira Kruel Aguiar (n. 21.1.1896 no distrito missioneiro de São Miguel e falecida a 10.12.1935). Pais de 3 filhos.
F3. Maria Joaquina Antunes/de Almeida, nasceu em torno de 1832 no Paraná e faleceu a 28.2.1907, com 94 anos, em Santo Ângelo/RS. Casou com o tenente Antônio Manuel Fernandes, n. São Paulo e falecido a 18.3.1864 em Santo Ângelo/RS, com quem teve 10 filhos:
N1. Maria do Carmo Antunes Fernandes, falecida aos 48 anos, em 26.9.1890, Santo Ângelo/RS. Casou com Vicente Manuel de Deus, falecido aos 60 anos, em 1862, Santo Ângelo/RS, filho de Fernando Rodrigues da Motta e Maria Teresa de Jesus.
Da E/D: João Antunes Fernandes, Juca Raimundo e Vicente Manoel de Deus.
Foto tirada na frente da casa de Joaquim Januário, no Rincão dos Mendes em fins de 1924 ( por ocasião do episódio da Coluna Prestes). Foto disponibilizada por André Bindé.

O português Vicente (Antunes) de Deus veio de Tatuí/SP (em torno de 1840) para as Missões.
Ele era pedreiro em Tatuí, e veio junto com uns tropeiros que vieram comprar tropas de mulas de Antônio Manuel aqui em Santo Ângelo. Chegando aqui, ele requereu uma área de terra que fica entre os Rios Itaquarinchim e Santa Bárbara... era uma área de mais ou menos mil hectares. (Mello, 2001, p.54).
Vicente Manuel e Maria do Carmo tiveram 12 filhos:
Bn1. Antônio Antunes Fernandes
Bn2. Celestina Fernandes, n. 11.8.1864, no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 18.2.1914 ou 1915. Casou a 2.9.1882, Santo Ângelo, com Afonso Lautert, 28 anos, nascido em Alegrete e falecido em  junho 1893, no 1º distrito de  Santo Ângelo/RS, filho de Jacob Lautert e Rosa Kruel. Celestina casou-se em 2º matrimônio, aos 32 anos, em 1897 em Santo Ângelo/RS com Luiz Grass, morador no 1º distrito de Santo Ângelo, nascido a 26.1.1877, filho de Henrique Grass e Florência Schatshab (?) (fal. 22.11..1906, aos 80 anos em Santo Ângelo/RS).
#Nota:
Henrique Grass e Florência foram pais:
1. Maria (Margaretha) Grass
2. Maria Catharina Grass c/c Hortêncio Machado de Castro.
3. Pedro Henrique Grass
4. Frederico Grass c/c Maria Joana Flores.
5. Joaquim Grass c/c Leonarda.
6. Henrique Grass
7. Jacob Grass
8. João Henrique Grass c/c Maria Antônia Pereira Dantas.
9. Luiz Grass c/c Celestina Fernandes.
***
Filhos do 1º casamento de Celestina Fernandes com Afonso Lautert:
Tn1. Amália Lautert, faleceu a 19.9.1887 ( 22 dias)
Tn2. Nicanor Lautert, faleceu a 26.11.1892 (5 dias).
Tn3. Zulmira Lautert, casou aos 20 anos, em 1903, Santo Ângelo/RS, com Severiano Ayres, então com 33 anos, falecido aos 44 anos, a 26.5.1914 em Santo Ângelo/RS, filho de Mariano Ayres de Aguirre/Andrade e Francisca Morete, morador no Entre-Ijuis. Zulmira casou em 2º matrimônio, aos 33 anos, em 1916, Santo Ângelo/RS com Ângelo Antunes Ribeiro, então com 23 anos, filho natural de Maria Balbina Baptista, natural deste estado e morador no 1º distrito Santo Ângelo.
Tn4. Toribio Lautert, nasceu a 21.12.1885 ou 31.12.1884, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1904 com Virgilia Goulart Lautert, nascida a 22.3.1888, Santo Ângelo/RS, filha de José Conrad Goulart e Maria Pereira Goulart, onde eram moradores.
Tn5. Ernestina Lautert, nasceu a 5.1.1887, no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casou em 1905 com Thomaz Martins Lemes, que faleceu aos 34 anos, em 20.6.1913, Santo Ângelo/RS, filho de Thomas Ribeiro Lemes (os), falecido em 2.7.1894 São Miguel/RS (filho de Antônio Ribeiro Lemes e Ermenegilda Maria de Jesus) e Vicentina Ribeiro Martins falecida em 29.10.1907 Santo Ângelo/RS [v. neste blog a família de André Martinez e Flaubiana de Vargas]. Ernestina casou em 1920, Santo Ângelo com Antônio de Oliveira Fonseca, nascido em 16.12.1890, 1º distrito Santo Ângelo/RS, filho de Ângelo de Oliveira Fonseca (falecido a 1º.1.1909 no 1º distrito Santo Ângelo/RS) e Antônia Reginalda da Fonseca (falecida a 3.1.1908, Santo Ângelo/RS). Os avós paternos de Antônio foram: Antônio de Oliveira Fonseca e Maria Antônia da Fonseca. Seus avós maternos foram João Pantaleão José /Lima de Souza e Maria Reginalda Tavares.
Tn6. Henriqueta Fernandes Lautert casou aos 21 anos, em 1910, Santo Ângelo/RS, com Antônio Rolim, 25 anos, natural e morador no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de Carolina Oliveira.
Tn7. Alaides Lautert
Filhos do 2º casamento de Celestina Fernandes com Luiz Grass:
Tn1. Ana Fernandes Grass, nasceu em 8.8.1897, Santo Ângelo/RS. Casou a 2.10.1913, Santo Ângelo/RS, com seu primo Jerônimo Grass, nascido em 20.7.1891, Santo Ângelo/RS, filho de João Henrique Grass e Maria Antônia Pereira. Os avós paternos de Jerônimo foram Henrique Grass e Florência Schwarzhaupt. Seus avós maternos foram Jerônimo Pereira Dantas e Maria Joaquina Figueiró.
Tn2. Lucinda Fernandes Grass, n. 20.2.1900 Santo Ângelo/RS.
Tn3. Herondina Fernandes Grass, n. 5.2.1900, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1923, com Pedro Gomes de Castro, n. 20.9.1900, Santo Ângelo/RS, filho de Damaso Gomes de Castro (n. 3.6.1871, São Miguel das Missões) e Laudelina (ou Etelvina) da Silva Reis (n. 24.7.1873, São Miguel das Missões), neto paterno de Antônio Gomes de Castro e Isabel Maria e, neto materno, de Joaquim Cordeiro dos Reis e Constância da Silva.
# Nota:
Joaquim Cordeiro dos Reis e Constância foram pais de:
1. Albina Cordeiro dos Reis c/c Júlio José Machado.
2. Etelvina da Silva Reis c/c Damásio Gomes da Silva.
3. Marcelino da Silva Reis c/c Maria Teixeira de Jesus.
4. Pompílio Cordeiro dos Reis c/c Maria Luppi Barbosa.
5. Otávio Cordeiro dos Reis c/c Ercília de Araújo.
6. Abílio Reis c/c Flora Pires Machado.
Tn4. Nicanor Grass, n. 19.1.1903 Santo Ângelo/RS.
Avelino Grass, fotografia
passada pelo descendente
Felipe Osório da Silveira.
Tn5. Maria do Carmo, n. 16.11.1904, Santo Ângelo/RS, onde foi batizado a 15.5.1905. Ali casou em 1923 com José Eich/Eichel, n. 22.12.1901 em São Leopoldo, bat 23.12.1901, Dois Irmãos, filho de Antônio Eich e Maria Vogt Boll (cujo matrimônio ocorreu a 8.5.1875, Dois Irmãos/RS), moradores São Luiz Gonzaga/RS. Os avós paternos de José foram Dionísio Eich e Ana Maria Schein. Seus avós maternos foram João Vogt e Ana Maria Boll.
Tn6. Avelino Fernandes Grass, n. 28.2.1906 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 3.5.1981.

Cecília Silveira
Ali também casou em 1928 com Cecília Osório da Silveira, nascida em 10.3.1907 no 1º distrito de Santo Ângelo, filha de Olivério Osório da Silveira, falecido em 7.8.1907, e Francisca Ribeiro, nascida em torno de 1860 e falecida em 10.2.1934. Os avós paternos de Cecília foram Francisco Osório da Silveira/Silveira dos Santos e Lourença Osório de Lima. Seus avós materno foram José Ribeiro de Moraes e Ana Deolinda de Oliveira.
#Nota:
Olivério Osório da Silveira e Francisca foram pais:
1. João Ozório da Silveira c.c Francisca Nogueira Ribeiro.
2. José Soter da Silveira c/c Zenobia Antunes de Oliveira.
3. Placidina Ozório da Silveira c/c José Ismaleck.
4. Olinda Ozório da Silveira
5. Israel Ozório da Silveira Izabel Massariol.
6. Francisco Ozório da Silveira
7. Maurício Ozório da Silveira
8. Ondina Ozório da Silveira
9. Narcisa Ozório da Silveira
10. Pedro Nolasco da Silveira c.c Genoveva Toniolo.
11. Lourença Ozório da Silveira c/c Mario Alves de Oliveira.
12. Astrogildo Ozório da Silveira c/c Horaida Saragoso.
13. Ana Ozório da Silveira

14. Cecília Ozório da Silveira c/c Avelino Fernandes Grass.
***
Tn7. João Grass, n. Santo Ângelo.
Tn8. Celestina Grass, n. 5.2.1901, Santo Ângelo.
Tn9. Alcides Grass, n. 19.10.1890, Santo Ângelo.
D. Francisca Nogueira da
Silveira, em retrato do
acervo do descendente
Felipe Osório da Silveira.

Bn3. Senhorinha Antunes Fernandes, nasceu em 14.3.1861 e fal 17.9.1935. Casou aos 29 anos, em 1899, Santo Ângelo/RS, com José Jorge Beck, nascido em 13.2.1867, batizado na Igreja Luterana em 3.4.1869 Santa Maria/RS, filho de José Beck e Margarida Kümmel. Pais de:
Tn1. Júlio Antunes Beck (sem filhos)
Tn2. Georgina Antunes Beck (sem filhos)
Tn3. Leontina Beck, n. 16.4.1900, Santo Ângelo, onde faleceu.
Tn4. Horizontina Antunes Beck, n. 28.7.1913 Santo Ângelo, onde casou em 1930 com Joaquim Lopes da Silva Filho, n. 5.3.1907, Porto Alegre, militar, morador em Santo Ângelo, filho de Joaquim Lopes da Silva (n. 5.7.1885, morador em Porto Alegre), e Hilda da Silva (falecida 11.9,1909 em Porto Alegre).
Tn5. Herondina Antunes Beck. Horizontina e Herondina eram gêmeas. (Herondina foi adotada e criada pela sua tia Hortência Antunes Fernandes). Herondina Antunes Beck n. 28.6.1913, 1º distrito Santo Ângelo, onde casou em 1936 com Vitalino Ramos Colcet, n.1.8.1911, no 1º distrito Santo Ângelo, filho de Luiz Colcet e Maria Luiza Ramos.
Tn6. Margarida Antunes Beck, n. 14.12.1902 em Santo Ângelo, onde fal. 02/1973.
Bn4. Idalina Fernandes nasceu em 24.1.1871, Santo Ângelo/RS, onde se casou aos 21 anos, a 18.4.1891, com Ramão Carrera, então com 32 anos, pedreiro, natural da Espanha (no Brasil desde 1875/1876) e fal. 29.6.1935 em Santo Ângelo/RS, filho de José Carrera e Delfina Fernandes. Pais de:
Tn1. Universina Carrera nasceu em 13.2.1892, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1914 com Marcirio Antunes Machado, então com 22 anos e falecido a 21.12.1944 aos 52 anos, filho de Alberto Gabriel Alves Machado (Nenê Gabriel)[x] e de Ambrosina Antunes Fernandes, ambos naturais do RS e moradores no 1º distrito de Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Marcirio foram Gabriel Alves de Castro Machado[xi] e Virginia Maria da Cruz. Seus avós maternos foram Antônio Antunes Fernandes e Maria Joaquina Antunes. Marcirio Antunes Machado foi um grande negociador de mulas na região de Santo Ângelo.
Bn5. Hortência Antunes Fernandes (encontrada, também, como Hortência Teixeira de Deus) nasceu 9.8.1872 Santo Ângelo/RS, onde casou aos 19 anos, em 1892 com Marcelino Rolim de Moura[xii], 24 anos, natural de Castro/Paraná, morador em Santo Ângelo/RS, filho de Francisco Rolim de Moura[xiii] e Maria Teresa de Jesus Floriano moradores no Paraná. De acordo com seu inventário, Marcelino faleceu a 11.5.1894 em Tuyuti[xiv], no Paraguai. Sem filhos.
Bn6. Basílio Antunes Fernandes faleceu solteiro, aos 25 anos, em 21.11.1891, Santo Ângelo/RS.
Bn7. Lucinda (ou Lúcia) Fernandes nasceu 13.7.1873, batizada em Santo Ângelo/RS, onde faleceu solteira, cerca de 1893.
Bn8. Maria José Antunes Fernandes nascida 18.6.1875, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1898 com Jerônimo Padilha da Rosa, nascido a 20.12.1875, Santo Ângelo/RS, filho de Zeferino (Zeferino Carlos) Padilha da Rosa[xv] (falecido aos 40 anos, em 26.09.1887 em Santo Ângelo/RS, de “desastre”) e Quintiliana Corrêa Chaves. Os avós paternos de Jerônimo foram José Carlos Padilha[xvi] e Francisca Maria da Rosa. Seus avós maternos foram João Chaves (?) e Maria Corrêa da Maia. Pais de:
Tn1. Poetina/Poetinha (?) Maria Padilha, n. 15.3.1901, Guarani das Missões/RS.
Tn2. Erotilde Padilha nasceu 15.2.1903, Guarani das Missões/RS.
Tn3. Ester Padilha nasceu 2.7.1912, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1931 com Álvaro Lemos nascido em 14.1.1908, Santo Ângelo/RS, filho de Thomaz Martins Lemos (falecido em 20.7.1913 em Santo Ângelo/RS) e Ernestina Lautert Fonseca (nascida 9.9.1887 (?) no mesmo local).
Bn9. João Baptista Fernandes de Deus
Bn10. Hortêncio d’Assis Brasil de Deus /Antunes Fernandes nasceu em 23.12.1882. Casou em 1905 em Santo Ângelo/RS com Otacília Alves da Fonseca, nascida em 15.7.1883, natural do 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Lúcio José da Fonseca[xvii] e Margarida Alves da Fonseca. Os avós paternos de Otacília foram João José da Fonseca[xviii] e Francisca Maria do Rosário. Seus avós maternos foram Januário Rodrigues da Fonseca e Maria Alves Nardes (informação enviada por Jorge Carlos do Amaral). Pais de:
Tn1. Bohemia Alves Antunes nascida 20 fevereiro 1910 no 1º distrito Santo Ângelo, onde faleceu a 25.5.1969. Ali casou a 1º.9.1931 com Christiano Batista Kruel, filho de Ernesto De Aguiar Kruel e Rosalina de Sousa Baptista.
Tn2. Aurora Alves Antunes nasceu 29.12.1912 Santo Ângelo/RS, onde casou em 1931 com Valério Emílio Ribas, nascido em 10.11.1910, Santo Ângelo/RS, filho de José Emílio Alberto e Anna Antunes Ribas, naturais deste estado e moradores no 1º distrito de Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Valério foram Emílio Alberto[xix] e Maria Joaquina da Conceição (natural do Paraná e falecida aos 60 anos, a 11.1.1904). Seus avós maternos foram Salvador Antunes da Costa e Maria da Glória Ribas.
Bn11. Maria da Conceição.
Bn12. João Vicente Antunes/João Antunes Fernandes (não é citado no inventário da mãe) nascido em 22.12.1876 ou 23.11.1877, Santo Ângelo/RS, onde faleceu, e onde casou aos 22 anos com Laudelina Ayres de Aguirre, nascida em 27.11.1878 ou 1879, Santo Ângelo/RS, filha de Mariano Ayres de Aguirre/Andrade e Francisca Morete, moradores no 1º distrito de Santo Ângelo (Entre-Ijuis). Os avós paternos de Laudelina foram Paulino Lourenço e Maria da Conceição. Seus avós maternos foram Joaquim Justino de Santana e Anna Cândida da Piedade. Pais de:
Tn1. Morena Antunes Fernandes nasceu 30.5.1902, Entre-Ijuis, distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1919, Santo Ângelo/RS com Edilberto Saturnino do Amaral, n. 24.1.1898 em São Luiz Gonzaga/RS, filho de José Saturnino do Amaral (n. SC e fal. 8.5.1901 em São Luiz Gonzaga/RS) e Rosalina Marques (n. São Luiz Gonzaga e falecida 27.7.1906), moradores em São Luiz Gonzaga/RS. Os avós paternos de Edilberto foram Saturnino Gotiebes (falecido em Lages) e Maria Pedrosa do Amaral. Seus avós maternos foram Urbano Marques de Menezes falecido Santo Ângelo/RS e Clemência Maria dos Santos.
#Nota:
José Saturnino e Rosalina foram pais:
1. Ernestina (o) Saturnino do Amaral
2. Setembrina  (o) Saturnino do Amaral
3. Saturnina Saturnino do Amaral
4. José Saturnino do Amaral
5. Amália Saturnino do Amaral
6. Eulália Saturnino do Amaral
7. Edilberto Saturnino do Amaral c/c Morena Antunes Fernandes.
Tn2. Josina Antunes Fernandes, n. 10.06.1906 em Santo Ângelo/RS.
Tn3. Romira Antunes Fernandes nascida em 29.8.1912 no 1º distrito de Santo Ângelo, onde casou em 1929, Santo Ângelo/RS com José Centurião Falcão, n. 17.1.1908, São Borja/RS, morador na Villa de Santo Ângelo/RS, filho de Manuel Fidencio Falcão[xx], nascido em 28.11.1876 e Ortalina Centurião Falcão, nascida em 17.5.1884, moradora na Villa de Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de José foram José Lopes Falcão[xxi] faleceu aos 74 anos, a 4.10.1924, São Borja/RS, e Francisca Machado de Almeida f. 22.9.1890 São Borja/RS.
Tn4. Cacilda Antunes Fernandes, n. 29.4.1910, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1935, com Hermínio Jacques Lezama, n. 25.4.1904, Alegrete/RS, filho de Clodomiro Jaques Lezama e Oraides de Ávila, moradores no 3º distrito Alegrete/RS. AP: Vitor Lezama e Manuela Bicca Lezama. AM: Mariano de Ávila e Lucilia Jaques de Ávila.
Tn5. Otália Antunes Fernandes, n. 12.6.1899 no 1º distrito Santo Ângelo/RS, onde casou em 1919, com João Vieira Pedroso, n. 4.10.1888 no 1º distrito Santo Ângelo/RS, filho de José Pedroso e Francisca Vieira pedroso, moradores no 1º distrito Santo Ângelo.
Tn6. Severiano Antunes Fernandes, n.7.6.1907, Santo Ângelo, onde casou em 1930 com Acácia Rolim de Moura, n. 13.4.1910, Santo Ângelo, filha natural de Ermelina Rolim.
Tn7. Basilio Antunes Fernandes, n. 27.9.1903, Santo Ângelo, onde casou em 1928 com Clara Rolim de Moura, n. 2.9.1906, filha de Joaquim Rolim de Moura (Coronel Quinzote) e Maria da Silva Vianna [vide neste blog a família de Bento Rolim de Moura].
N2. Ana Margarida Antunes Fernandes, n. em torno de 1850 e faleceu a 6.3.1900 em Santo Ângelo/RS. Ali casou a 24.1.1865 com Aniceto Correia da Silva, n. Paraná, filho de Manuel Correia da Silva[xxii] (falecido em torno de 1885, no lugar denominado Cascavel, em Santo Ângelo) e Antônia Eufrásia de Oliveira e Silva (n. Tibagi/PR e falecida em 1900 Santo Ângelo/RS). Os avós maternos de Aniceto foram Francisco de Paula Ferreira/Teixeira e Clara de Oliveira e Silva. Pais de 1 filho:
Bn1. Onofre Antunes Correia, n. cerca de 1870. C/c Delfina Corrêa de Oliveira, filha de João Batista de Oliveira Gonçalves e Manuela Corrêa da Silva.
N3. Pedro Antunes Fernandes, n. 1851 em Santo Ângelo/RS, onde casou a 13.3.1876 com Paula Maria dos Santos, n. 1856, Santo Ângelo/RS, filha de Cândido dos Santos Brum e Ana Maria de Almeida. Os avós maternos de Paula foram Joaquim José de Almeida[xxiii] e Genoveva Maria de Siqueira.
N4. Dometildes Antunes Fernandes, n. em torno de 1852, casada com João Antunes de Oliveira, falecido em 12.3.1877, Santo Ângelo/RS. Possivelmente João Antunes de Oliveira seja seu primo, filho de seu tio João Antônio Antunes casado com Anna Antunes de Oliveira. Moradores em SP. Pais de:
Bn1. João Antunes de Oliveira, n. 1876 e foi morador no 1º distrito de Santo Ângelo, onde casou em 1896 com Generosa Lopes de Siqueira, n. 1876, filha de Brígida Lopes de Siqueira (fal. aos 51 anos a 15.6.1902 em Santo Ângelo/RS) e de Lino Soares de Siqueira/Oliveira (fal. em março de 1894, casado por volta de 1875), moradora no 1º distrito de Santo Ângelo/RS.
#Nota:
Brígida Lopes de Siqueira teve com Vicente Lopes Ferreira, com quem teve, ao menos, os filhos:
  1. Bento Lopes Ferreira c/c Carolina Jardim de Mendonça
  2. Ana Bertolina Lopes Ferreira c/c Pedro Floriano da Silva
Brígida casa em 1º matrimônio (em torno de 1875) com Lino Soares de Siqueira e teve os filhos:
  3. João Pedro de Siqueira 
  4. Generosa Lopes de Siqueira c/c João Antunes de Oliveira
  5. Lúcio Lopes de Siqueira c/c com Eufrásia Fuchs.
  6. Duarte Lopes de Siqueira 
  7. Constância Lopes de Siqueira 
  8. João Pedro Lopes de Siqueira 
  9. Júlia Lopes de Siqueira c/c Prudente Corrêa da Rosa
  10. Boaventura/Ventura Lopes de Siqueira 
  11. Maria (José?) Lopes de Siqueira c/c Afonso Correa da Rosa.
  12. Eliza Lopes de Siqueira 
  13. Pacifico Lopes de Siqueira 
  14. Amantino Lopes de Siqueira 
  15. Guilhermino/Guilherme Lopes de Siqueira 
  16. Ercilia/Arciria Lopes de Siqueira 
  17. Lucidia/Leocádia Lopes de Siqueira 
Bn2. Maria Antunes de Oliveira
Bn3. Gustavo Antunes de Oliveira
Bn4. Alfredo Antunes de Oliveira, n. 28.6.1877, batizado em Santo Ângelo/RS.
N5. Vasco Antunes Fernandes, n. em torno de 1853 no RS e foi morador no Estado do Paraná. Em 1892 tinha 40 anos. Casou com Rosa Alves Machado, com 25 anos em 1892, filha de Gabriel Alves de Castro Machado e Virgínia Maria da Cruz. Pais de:
         Bn1. Virgínia Fernandes, n. 1º.9.1892, Santo Ângelo/RS.
N6. Onofre Antunes Fernandes, n. 20.8.1855, bat. 11.7.1856 em Santo Cristo/RS e fal. 12.9.1915 em Giruá, então 5º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou-se (1x) com Maria Antunes Cordeiro, filha de Ana Antunes Cordeiro. Casou (2x) após os 37 anos em 1903 em Santo Ângelo/RS, com Alexandrina Antunes de Sousa, 26 anos, viúva de João de Sousa Rabelo (falecido a 10.4.1894, morto pelas forças legais no município de Palmeira/RS), filha de Bento Antunes Borges e Florência Borges, moradores em Sorocaba/SP.
Filhos do 1º matrimônio:
Bn1. Nicanor Antunes Fernandes casou aos 21 anos, a 30.12.1909 em Santo Ângelo/RS com Emília Cândida Antunes, 17 anos, filha de João Cândido de Souza Rabello e Alexandrina Antunes Rabello.
Bn2. Ladislau Antunes Fernandes c/c Leontina Beck n. 6.6.1896 em Santo Ângelo/RS e fal. aos 67 anos, a 24.9.1964 em Giruá/RS, filha de Matheus Beck Filho  e Luiza Leopoldina Cassel. Os avós paternos de Leontina foram Matheus Beck e Anna Lied. Seus avós maternos foram Jorge Henrique Cassel e Gertrudes Lenart/Lünert (veja neste blog a família Beck).
Bn3. Soledade Antunes Fernandes casou aos 18 anos, a 11.1.1908 em Santo Ângelo/RS, com Aparício Antunes Machado 20 anos, filho de Manoel Alves Machado e Clementina Antunes Fernandes. Os avós paternos de Clementina foram Gabriel Alves de Castro Machado e Virginia Maria da Cruz. Seus avós maternos foram o Tte Antônio Manoel Fernandes e Maria Joaquina Antunes/de Almeida.
Bn4.  Clementina Antunes Fernandes n.18.4.1889, Santo Ângelo/RS.
Bn5. Celestina Antunes Fernandes n.12.7.1890, Santo Ângelo.
 Filhos do 2º matrimônio:
Bn5. Rodorico Antunes Fernandes n. 2.1.1897, Santo Ângelo.
Bn6. Lindóia Antunes Fernandes
Bn7. Olimpio Antunes Fernandes
Bn8. Ernestina Antunes Fernandes
Bn9. Inocêncio Antunes Fernandes

Bn10. Arlinda Antunes Fernandes, fal.com 11 meses (1914), Giruá/RS.
N7. Florinda Antunes Fernandes, n. 8.5.1857 e bat. 20.11, Santo Ângelo e fal. 19.1.1933 em  Piraú/SP. Casou com João Rodrigues Tucunduva (viúvo de Rosalina, com quem teve o filho Euclides), filho de José Rodrigues Tucunduva e Francisca Moraes. Seus avós paternos foram Ignácio José Rodrigues nat de Ribeirão Preto/SP e Francisca do Espírito Santo nat. de Ribeirão Preto/SP. Florinda e João R.Tucunduva foram pais:
Bn1. Vicentina Rodrigues Tucunduva b. 19.6.1885 em Santo Ângelo/RS c/c Christiano de Oliveira Catalã.
Bn2. José Rodrigues Tucunduva b. 25.8.1887 em Santo Ângelo/RS e fal. 19.5.1991 SP, casou com Zeferina de Lima natural de SP.
Bn3. Ovídio Rodrigues Tucunduva b. 13.6.1891 em Santo Ângelo/RS e fal. 4.2.1980 Piraju/SP. Casou com Floriza Catalá
Bn4. Maria Rodrigues Tucunduva c/c João Hailer
Bn5. Arlinda Rodrigues Tucunduva c/c ... Louzada.
N8. Ambrosina Antunes Fernandes, n. 05.1860, bat. 9.8.1860, Santo Ângelo. Casou com Alberto Alves Machado, n. 7.8.1860, moradores em Santo Ângelo/RS, filho de Gabriel Alves de Castro Machado e Virginia Maria da Cruz, natural de Santa Catarina (filha de Domingos José da Cruz e Silva e Emerenciana Bernardina dos Santos). Pais de:
Bn1. Pedro Alves Machado, n. 26.3.1888, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1923 com Ana Fontoura Pereira, n. 5.8.1904, São Luiz Gonzaga/RS, filha de Hildebrando Rodrigues Pereira (n. 20.10.1873) e Hibraina Fontoura Pereira (n.25.9.1879).
Bn2. Marcírio Antunes Machado falecido aos 52 anos, em 21.12.1944. Casou aos 22 anos, em 1914, Santo Ângelo/RS com Universina Carrera, n. 13.2.1892, Santo Ângelo/RS, filha de Ramão Carrera, pedreiro, natural da Espanha (no Brasil desde 1875/1876) e de Idalina Fernandes que nasceu em 24.1.1871, Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Universina foram José Carrera e Delfina Fernandes. Seus avós maternos foram Vicente Manuel de Deus e Maria do Carmo Antunes Fernandes (v. família de Antônio José Antunes neste blog). Pais de:
Tn1. Garibaldi Carrera Machado, n. 15.11.1916 e faleceu a 16.1.1987. C/c Gertrudes Naumann Machado, filha de ....Naumann e Albertina.
Tn2. Unírio Carrera Machado foi eleito Deputado Federal pelo PTB.
Tn3. Neiva Carrera Machado vereadora em Santo Ângelo, pelo mesmo partido, o PTB.
Bn3. Gomercindo Antunes Machado, n. 12.8.1896 no 3º distrito de Palmeira/RS. Casou em 1919 em Santo Ângelo/RS, com Helena Santurião Costa, n. 13.3.1902, São Borja/RS, filha de Ayres Costa (n. 21.11.1877, morador em São Tomé, Argentina) e Maria Santurião Costa (falecida a 3.2.1911, São Luiz Gonzaga/RS).
Bn4. Virginia Machado, n. 27.8.1898 3º distrito Palmeira/RS. Casou em 1919 em Santo Ângelo/RS, com Dinarte Domingos Ferreira, n. 6.9.1896, Lavras do Sul/RS, filho de Serafim Lourenço Ferreira (n.13.10.1862) e Vicência da Silva Ferreira (n. 16.9.1865).
Bn5. Antônio Machado
Bn6. Paulo Amarante Machado, n. 10.1.1902, município de Palmeira/RS. Casou em 1927 no 2º distrito de Santo Ângelo/RS com Geny Rolim de Moura, ali n. 9.5.1908, filha de Libindo Rolim de Moura e Anna Albrecht. Ver neste blog as Famílias de Francisco Corrêa Taborda e Família de João Rolim de Moura.
Bn7. Lindóia Machado c/c Joaquim dos Santos Menezes, filho de Laurindo dos Santos Cardoso de Menezes e Maria vieira Menezes. Pais de:
Tn1. João Mario Machado de Menezes, n. 16.5.1917, Nonoay, termo de Palmeira das Missões. Casou em 1929 com Áurea Ferreira de Mattos, n. 27.7.1911, Alegrete, filha de Áureo Ferreira de Mattos e Rita Mittidieri. Os avós paternos de Áurea foram José Ferreira de Mattos e Aurelia Arisson Ferreira de Mattos. Seus avós maternos foram Emilio Mittidieri (italiano) e Maria Rita.
N9. Clementina Antunes Fernandes, n. cerca de 1860. Casou com Manuel Alves Machado, filho de Gabriel Alves de Castro Machado e Virginia Maria da Cruz, natural de Santa Catarina (filha de Domingos José da Cruz e Silva e Emerenciana Bernardina dos Santos). Pais de2 filhos:
Bn1. João Antunes Machado
Bn2. Aparício Antunes Machado casou aos 20 anos a 11.1.1908 em Santo Ângelo/RS com Soledade Antunes Fernandes, então com 18 anos, filha de Onofre Antunes Fernandes e Maria Antunes Cordeiro.
N10. Frederico ou Redorico Antunes Fernandes, nascido cerca de 1863. Pai de:
Bn1. Balduíno Antunes de Oliveira
F4. Ana Brandina Antunes Fernandes casada com o capitão Antônio Pereira Bueno Stokel.
F5. Florinda Maria Antunes casou a 2.4.1853 em Cruz Alta/RS com o alferes Jacinto Antunes Coelho, n. Sorocaba/SP ou Castro/PR e fal. 13.10.1883, filho de João José Coelho e Maria Antunes de Jesus. Pais de:
N1. Benedito Antunes Coelho, n. 21.12.1854, bat 7.3.1855, Cruz Alta/RS, onde casou em 1870 com Maria de Jesus Antunes Sampaio, filha de Antônio José de Sampaio e Úrsula vitória de Macedo. Pais de:
Bn1. Lisandro Antunes Sampaio
Bn2. Jacinto Antunes Coelho.
N2. Antônio Antunes Coelho, n. 1865 em Santo Ângelo/RS. Casou a 10.9.1887 em Curitiba/PR com Inácia Côrtes de Medeiros, n. 1868, Santo Ângelo/RS, moradores Curitiba/PR, filha de Serafim Cardoso Duarte de Medeiros [xxiv] (falecido a 9.11.1892 2º distrito Santo Ângelo/RS) e Josefina Cândida Côrtes/Medeiros. Pais de:
Bn1. João Antunes Coelho, n. 9.11.1888, Ponta Grossa/PR, bat 6.7.1889 Curitiba/PR.
Bn2. Ranulfo Cortes Coelho, n. 6.5.1895 Ponta Grossa/PR, f. 23.1.1955 c/c Maria Idalina Barcellos Prado.
Bn3. Orivaldo Côrtes Coelho, n.c. 1897 Ponta Grossa/PR. 
Bn4. Aníbal Cortes Coelho, n. 3.3.1900 Ponta Grossa/PR, onde foi bat. no mesmo dia, casou com Leonilda Bach.
N3. Senhorinha (Florisbela) Antunes Coelho casou com Damaso Corrêa Ribas. Pais de:
Bn1. Amélia Corrêa Macedo casou com Luiz Berlintes de Macedo Ribas. Pais de:
Tn1. Damaso Berlintes de Macedo Ribas.
N4. Silveria ou Esmeria?
N5. Jacinto Antunes Coelho n. Cruz Alta/RS.
Da E/D: João Antunes Fernandes, José Antônio Raimundo e Vicente Manuel de Deus
A casa, atrás, pertencia a Joaquim Januário, no Rincão dos Mendes, fins de 1924. 
Foto cedida por André Bindé.
III. ANTÔNIO MACIEL, n.c 1795, Sorocaba/SP.
IV. SALVADOR ANTUNES DA COSTA também encontrado como Salvador José Antunes, n. Sorocaba/SP e fal. a 12.12.1883 em Santo Ângelo/RS. Casou em 1º matrimônio a 2.12.1817 em Sorocaba/SP, com Francisca dos Passos, n. Curitiba/PR e fal. depois de 1843, filha de João da Costa Cabral (n. São Sebastião, ilha de São Miguel, Açores) e Florinda Maria de Jesus. Os avós paternos de Francisca foram João da Costa Cabral (n. São Sebastião, Ilha de São Miguel, Açores) e Bárbara da Trindade (n. mesmo local e ilha). Seus avós maternos foram José Martins de Almeida e Inácia Lourença de Jesus/da Trindade (casamento ocorreu em 2.2.1772 em Curitiba/PR) que n. 3.8.1750 em Curitiba/PR, onde foi batizada a 9.8.18750. Salvador e Francisca tiveram 4 filhos localizados: Antônio, Maria, Gertrudes e Manuel, cujas descendências estão apresentadas logo abaixo.
Registro de casamento de Salvador Antunes e de Francisca dos Passos.
Curitiba/PR, 2 de dezembro de 1817.
Com a intenção de esclarecer a ascendência de Francisca de Paula/dos Passos, confundida com sua bisavó, Francisca dos Passos de Jesus, trazemos os nomes de seus bisavós e trisavós:
Seus bisavós paternos foram: João Martins de Lima e Ana Maria de Almeida.
Seus bisavós maternos foram o alferes Manuel Lourenço Vidal, n. 10.8.1717 na Horta (Angústias), ilha do Faial, Açores, tendo falecido a 13.6.1776 Curitiba, PR. e Francisca dos Passos de Jesus.
Seus trisavós paternos foram Francisco Vidal, bat. 11.3.1685 na Horta (Angústias), ilha do Faial, Açores. Francisco casou no mesmo local a 26.7.1706 com  Josefa Corrêa, também n. mesmo local e ilha.
Seus trisavós maternos foram João Paes (ou Pereira) de Almeida, n. 1681 em São Paulo/SP e fal. 7.6.1756 Curitiba/PR. João Paes casou com Maria dos Passos dos Santos, n. 1697 em Santos/SP e fal. 10.3.1752 em Curitiba/PR.
Salvador Antunes casou em 2º matrimônio a 19.12.1853, Curitiba/PR, com Maria da Glória Ribas, n. cerca de 1837 no Paraná e falecida a 20.4.1905, 3º distrito de Santo Ângelo/RS, filha de Antônio dos Santos Pinheiro[xxv] e Gertrudes de Oliveira Ribas.
Segundo Lênio Luiz Richa em Genealogia brasileira – os títulos perdidos, os avós paternos de Maria da Glória foram Francisco dos Santos Pinheiro e Ana Maria Francisco Xavier Neves. Seus avós maternos foram o guarda-mor Joaquim Mariano Ribas e Maria Rita Ferreira Bueno/Oliveira Bueno, naturais de Curitiba/PR.
Registro do 2º matrimônio de Salvador Antunes com Maria da Glória Ribas
Curitiba, 19/12/1853.

## Nota:
Sargento-mor Joaquim Mariano Ribeiro Ribas, bat. cerca de 1764 e fal. 13.5.1836 Curitiba/PR, c/c Maria Rita Ferreira Bueno, fal. 27.7.1850, foram pais:
1. João Batista de Oliveira Ribas c/c Palmeria Emiliana Amália França
2. Américo de Oliveira Ribas c/c Curitiba com Josefa de Almeida Silva e em 2º matrimônio com Petrona Maria Machado.              
3. Marcelino de Oliveira Ribas faleceu antes de 1876, sem descendentes.
4. Felisberto de Oliveira Ribas c/c Carlota Carolina de Sá ?– viveu no RS.
5. Candido de Oliveira Ribas – viveu no RS.
6. Joaquim Manoel de Oliveira Ribas viveu em Palmeiras /PR  c/c Maria Ferreira de Sá
7. Serafim de Oliveira Ribas casado em 27.9.1834, Palmeira/Paraná, com Mariana de Siqueira Moraes filha de Antonio Joaquim de Camargo e Matilde Umbelina da Gloria.
8. Cel. Antonio de Oliveira Ribas c/c Rufina Mauricia de Sá.
9. Rita de Oliveira Ribas c/c Norberto ou Nolasco Nunes Barbosa e com Antonio dos Santos Pinheiro(dúvida neste 2º matrimônio.
10. Gertrudes de Oliveira Ribas c/c Antonio dos Santos Pinheiro.
11. Francisca de Paula de Oliveira Ribas c/c José Ferreira Pinto de Azevedo Portugal.
12.  Anna Maria/ Joaquina de Oliveira Ribas c/c Antonio Antunes da Costa.

13. Severino de Oliveira Ribas n.1846 e faleceu antes de 1876, sem descendentes.
***
Salvador e Maria da Glória foram moradores no distrito missioneiro de Santa Tecla e pais de 11 filhos: Bibiana, Serafim, Ricardo, Thomaz, Gertrudes, Marcolino, Rita, Ana, Antônio, Joaquim e João, cujas descendências seguem:
Filhos de Salvador e sua 1ª esposa Francisca dos Passos:
F1. Antônio Antunes da Costa/Antônio Antunes, n. 18.7.1818, bat. 23.7.1818 em Sorocaba/SP e falecido a 19.12.1863, Santo Ângelo/RS, talvez em Nonoahy. 
Registro de batismo de Antônio Antunes.
Sorocaba, 1818.
Casou a 1º.10.1840 em Curitiba/PR com Ana Maria de Oliveira Ribas, n. Curitiba (40 anos em 1863), filha do sargento-mor Joaquim Mariano Ribeiro Ribas e Maria Rita Ferreira Bueno. Os avós paternos de Ana Maria foram Miguel Ribeiro Ribas e Clara Domingues de Moraes. Seus avós maternos foram: o sargento-mor Francisco Xavier Pinto e Rita Ferreira Bueno. Moradores em Castro/PR (Genealogia Paulistana). Ana Maria teve testamento autuado em Cruz Alta/RS, abril 1908.
Registro de casamento de Antônio Antunes e Ana Maria de Oliveira Ribas
Curitiba/PR, 1840.
D. Ana Maria de Oliveira Ribas.
fotografia feita por Zélce Mousquer, no cemitério municipal de São Luiz Gonzaga/RS.
**Notas sobre o capitão Miguel Ribeiro Ribas:
CAPITÃO MIGUEL RIBEIRO RIBAS (filho de Miguel Ribeiro Ribas de Braga/Portugal e Maria Rodrigues de Andrade/das Neves Andrade, natural de Curitiba , foram pais de Izabel, Miguel e Lourenço), nascido a 25 de maio de 1722 e falecido a 26 de setembro de 1795. Foi da governança de Curitiba. Casou-se com Clara Maria Domingues de Morais, natural de Curitiba - PR, filha do Capitão Amaro de Borba Pontes e de sua segunda esposa Izabel Cardoso de Morais. Foram pais de:
1. Vitor Mariano Ribeiro Ribas  c/c Mariana Ferreira Prestes.
2. Vitoriana
3. Maria fal. solteira.
4. Antonia Maria Rodrigues Ribas c/c Manoel José Ferreira.
5. Benedita Maria Rodrigues c/c Francisco Adão.
6. Gertrudes Maria Rodrigues  c/c Manoel Álvares de Gusmão.
7. Sgto Mor Joaquim Mariano Ribeiro Ribas  c/c Maria Rita Ferreira Bueno.
8. Clara Maria Rodrigues  c/c Francisco José de Almeida.
9. Córdula Maria Rodrigues Ribas fal. solteira.
10. José Maria Ribeiro Ribas
11. Miguel
12. Maria Clara Ribas c/c Tomé José Monteiro Pedroso/Braga.
13. Gabriel Ribeiro Ribas
14. Rafael Ribeiro Ribas
15. Serafim Ribeiro Ribas
LOPES, 2004, pág 401.
Maria Helena Cordeiro – monografia.

Douglas Ribas Busse - Família Ribas.
***

Antônio e Ana Maria de Oliveira foram pais de 7 filhos: Joaquim, Antônio, Ana Bárbara, Salvador, João, José e Emília, que seguem. 
N1. Joaquim Antunes Ribas, bat. aos 11 dias a 1.8.1841, Curitiba/PR. Não consta no inventário do pai.
N2. Dr. Antônio Antunes Ribas, bat. aos 9 dias a 17.10.1843 em Curitiba/PR e faleceu a 21.6.1904 em Porto Alegre/RS, onde residia desde 1872. 
Registro de batismo de Antônio Antunes Ribas
Curitiba, 17/10/1843.
Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, em novembro de 1866. Representou o Rio Grande do Sul duas vezes como Deputado na Assembléia Geral Legislativa, na 17ª (1º.04.1880 a 09.10.1880) e 18ª (17.01.1882 a 03.09.1884) legislaturas. Atuou como advogado em Santo Ângelo e Cruz Alta. Foi Juiz Municipal em Santo Ângelo/RS. Morador em Cruz Alta/RS, onde exerceu a função de Promotor Público. Foi eleito deputado estadual e depois, elegeu-se como deputado federal. Foi um dos fundadores da Loja Maçônica Luz da Serra, em Santo Ângelo/RS, nos anos 1877/1878, juntamente com Joaquim Gomes Pinheiro Machado e Venâncio Ayres.
Desembargador Antônio Antunes Ribas
Antônio casou a 2.3.1867, Palmeira/PR, com Lydia Gonçalves de Moraes Roseira, filha do tenente-coronel Fermino Gonçalves Cordeiro[xxvi] (n. Morretes/PR) e Ana de Moraes Roseira (bat. 3.11.1829, Curitiba/PR, onde fal. aos 28 anos a 3.5.1858). Os avós paternos de Lydia foram o tenente-coronel Modesto Gonçalves Cordeiro[xxvii], chefe político em Morretes/PR, onde era nascido, ou Paranaguá/PR e de Justina Rodrigues da Trindade, n. Morretes/PR. Seus avós maternos foram o comendador Manuel Gonçalves de Moraes Roseira, n. Curitiba/PR, e Maria Rosa Pereira, n. Paranaguá/PR ou Curitiba/PR.

Registro de casamento do Dr. Antônio e d. Lydia.
Palmeira/PR, 2/3/1867.
Antônio e esposa geraram a:
Bn1. Ana Antunes Ribas casada com José Maria Antunes de Ramos, filho de Maria Gertrudes de Moura Ramos (n. 1812/1824, batizada em 22.12.1824 em Lages/SC) e de José Antunes de Lima (bat. 03.06.1817, Lages/SC). Os avós paternos de José Maria foram Inácio Antunes Lima e Francisca de Almeida Taques. Seus avós maternos foram Laureano José Ramos (fal. 28.04.1862 em Lages/SC) e Maria Gertrudes de Moura (falecida aos 92 anos, 19.04.1873, Lages/SC).
Bn2. Mário Antunes Ribas casado com Zulmira Antunes Ribas.
Bn3. Lydia Antunes Ribas casada com o Cel. Manuel da Silva Perdigão.
Bn4. Malvina Antunes Ribas, n. 11.5.1881, São Miguel das Missões/RS. Casou com João Fontoura de Aguiar.
Bn5. Antônio Antunes Ribas Filho casado com Guilhermina Nervas, moradores em Lages.
N3. Luiz, fal. aos 6 meses, a 5.2.1847 em Curitiba/PR.
D. Bárbara Antunes Ribas
fotografia feita por Zélce Mousquer, no
cemitério municipal de São Luiz Gonzaga/RS.
N4. Bárbara Antunes Ribas, bat. aos 24 dias, a 28.12.1847 em Curitiba/PR e faleceu aos 87 anos, a 26.5.1931 em São Luiz Gonzaga/RS. Casou a 23.9.1863, Santo Ângelo/RS com o capitão Joaquim Gomes Pinheiro Machado, natural de São Paulo e fal. 28.4.1883 na cidade de Santa Maria/RS (inventariado em Santo Ângelo/RS), filho do capitão José Gomes Pinheiro Machado e Florisbela de Oliveira Machado. Pais de:
Bn1. Antônio Ribas Pinheiro Machado, n. 24.9.1864, São Paulo e fal. em Santo Ângelo/RS. Casou com a prima Leopoldina Carolina Pinheiro Machado, n. 29.6.1863, São Paulo, onde faleceu, filha de Antônio Gomes Pinheiro Machado e Maria Manuela de Oliveira Ayres, moradores São Luiz Gonzaga/RS. Pais de:
Tn1. Antônio Pinheiro Machado Filho, n. 24.9.1894 em São Luiz Gonzaga/RS. Casou em 1919 em Santo Ângelo/RS com Eloina Farias Lourega, n. 8.5.1902, Santo Ângelo/RS, filha de Otaviano Cortes Lourega (fal. 19.12.1912) e Clarinda Farias de Lima (n. 6.8.1878). Os avós paternos de Eloina foram Joaquim da Silva Lourega e Delfina Cândida Côrtes Taborda. Seus avós maternos foram Felizardo Farias de Lima e Emília dos Reis. Ver, neste blog, as Famílias de José da Silva Lourega e Francisco Corrêa Taborda.
Tn2. Leopoldo Ribas Pinheiro Machado, n. 18.10.1904, São Luiz Gonzaga.
Bn2. José Ribas Pinheiro Machado, n. 1864. Casou a 19.12.1889 em Santa Maria/RS com Ana Lages, n. 1871, filha de Gaspar Francisco Lages e Inocência Diamantina Lages. José Ribas fal. 30.6.1919, aos 46 anos, em São Luiz Gonzaga/RS. Pais de:
         Tn1. JHosé Ribas Pinheiro Machado, n. 26.10.1904, São Luiz Gonzaga.
Bn3. Ana Florisbela Ribas Pinheiro, n. 6.8.1868, bat. em Santo Ângelo/RS, onde faleceu em 30.4.1874.
Bn4. Leopoldina Carolina Ribas Pinheiro/Machado, n. 13.11.1869, batizada em Santo Ângelo/RS. Casou a 12.3.1885 em São Miguel das Missões com Osório Manuel Barbosa, filho de Tibúrcio Manuel Barbosa[xxviii] (inventário autuado em 1895, São Luiz Gonzaga/RS) e Iria Maria Manuela Mendes, falecida em 20.3.1907, aos 70 anos, em São Luiz Gonzaga/RS. Os avós maternos de Osório foram José Francisco e Maria Mendes. Pais de:
Tn1. Homero Pinheiro Barbosa, n. 18.7.1889, São Miguel das Missões, onde casou em 1913 com Madalena Fagundes.
Tn2. Brasil Ribas Pinheiro Barbosa, fal. assassinado aos 41 anos, a 19.9.1938 no distrito de Bossoroca (São Luiz Gonzaga)/RS, casado com Maria Eugênia de Carvalho Guimarães e, após, com Amélia Fagundes Barbosa, com quem teve 10 filhos.
Bn5. Brasil Ribas Pinheiro Machado, n. 7.1.1870, batizado em Santo Ângelo/RS, casado com Maria Eugênia de Carvalho Guimarães.
Bn6. Bárbara Ribas Pinheiro Filha, bat 2.12.1872 n. 5.4.1872, São Luiz Gonzaga/RS. Casou a 22.3.1885 em São Miguel das Missões com Manuel Gonçalves Morais Roseira, filho de Firmino Gonçalves Cordeiro e Ana Gonçalves Roseira.
Bn7. Sofia Ribas Pinheiro, n. 2.8.1876, Santo Ângelo/RS, onde casou em 1891 com José dos Santos Pereira, n. 10.8.1863, mesmo município, filho de João Pereira dos Santos[xxix] e Emília Lopes Corrêa. Os avós paternos de José foram João Pereira dos Santos[xxx], natural de Vacaria/RS e fal. a 11.8.1857, São Martinho/RS e Lourença Maria Leite, n. 2.1.1816, Vacaria/RS. Seus avós maternos foram Justino José Corrêa[xxxi] (teve seu inventário autuado em 1875, Cruz Alta/RS) e Joaquina Lopes Corrêa.
Bn8. Alice Ribas Pinheiro, n.c. 1880, casada com Ângelo de Araújo.
Bn9. Tranquilino Ribas Pinheiro Machado, n. 1882 Santo Ângelo/RS e fal. aos 56 anos, a 12.5.1938 em Giruá/RS. Casou em São Luiz Gonzaga/RS com Aurora Ribas Pinheiro, falecida 6.8.1937, Giruá/RS aos 50 anos, filha de Frutuoso Gomes Pinheiro Machado e Eulália Ribas Pinheiro já falecida em 1937.
Estes filhos abaixo não estão relacionados no inventário do pai.
Bn10. Adão Pinheiro Machado
Bn10. Maria da Luz
Bn11. Franklin nasceu 6.7.1877, bat Santo Ângelo/RS.
Bn12. Emília nasceu 24.2.1874, bat Santo Ângelo/RS.
Bn13. Ana nasceu em 1.3.1875, bat em Santo Ângelo/RS.
N4. Salvador Antunes Ribas, foi morador em Santa Maria/RS, onde faleceu a 11.4.1892. Casou com sua tia Bibiana Antunes Ribas, falecida 25.6.1903 em São Miguel das Missões, filha de Salvador Antunes e Maria da Gloria Ribas Antunes. O nome de Salvador Antunes Ribas consta no quadro de obreiros da instalação da Loja Maçônica Luz da Serra em Santo Ângelo/RS no ano de 1877/1878. Salvador e Bibiana foram pais:
Bn1. Alfredo Epaminondas Ribas, n. em São Miguel das Missões, onde casou em 1912 com Tarsila Antunes Ribas, ali nascida a 2.5.1888, filha de João Antunes Ribas e Gertrudes Maria Ribas, ambos do RS e moradores distrito missioneiro de São Miguel. Foram pais de 6 filhos abaixo citados.
Bn2. Adelaide Antunes Ribas, n. 6.9.1884 e casou em 1917, distrito missioneiro de São Miguel, com José Gonçalves dos Santos, morador no 1º distrito de São Luiz Gonzaga/RS, n. 8.3.1883, filho de Avelino Gonçalves dos Santos e Maria da Silva Marques ambos do RS e moradores São Luiz Gonzaga/RS.Os avós paternos de José foram José Maria Gonçalves dos Santos[xxxii], falecido a 20.8.1858, São Luiz Gonzaga/RS e Rita Maria dos Santos (cujo inventário foi autuado em 1892, mesmo município). Seus avós maternos foram Silvestre José da Silva[xxxiii] e Benvinda Vieira Marques.
Bn3. Aparício Antunes Ribas casou aos 27 anos, em 1915, no distrito missioneiro de São Miguel, com Cacilda Teodora Schmitt, n. 25.8.1896, mesmo distrito, filha de Bernardino Theodoro Schmitt e Anacleta Antônia Severo, ambos nascidos no RS. Os avós paternos de Cacilda foram Agostinho Theodoro Ferreira e Felícia Josefina de Lima, naturais do RS e moradores no distrito de São Miguel. Seus avós maternos foram Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro de Mello, naturais do RS e moradores no mesmo distrito [vide neste blog a família Schmidt].
Bn4. Antônio Antunes Ribas, nasceu 6.8.1873, batizado em Santo Ângelo/RS.
N5. João Antunes Ribas, falecido em torno de 1915, São Miguel das Missões, onde casou em 1901, com Gertrudes Maria de Oliveira Ribas, com quem vivia há 21 anos, n. 1855 e b. 12.3.1856 em Curitiba/PR, filha de José de Oliveira Ribas natural do Paraná e Maria Conceição Ribas, ambos do RS. Pais de:
Bn1. Nicanor Antunes Ribas, n. 15.10.1892, distrito missioneiro de São Miguel, casou em 1920 com sua tia(?) Maria da Glória Ribas, n. 23.12.1902, mesmo distrito, filha de Antônio Antunes Ribas Tico e Maria Francisca Mateus Ribas, ambos do RS e moradores São Miguel das Missões.
Bn2. Maria da Conceição Antunes Ribas, n. 8.2.1887 (sic). Casou em 1912, São Miguel das Missões, com Astrogildo Corrêa Borges, 25 anos, filho de Gabriel Corrêa Borges e Alexandrina Rodrigues Borges, moradores no 1º distrito de Vacaria/RS.
Bn3. Brazil Antunes Ribas, n. 15.10.1887 (sic). Casou em 1911, São Miguel das Missões, com Alzira Marques da Silva, nascida a 7.10.1888, filha de Manuel Marques de Menezes falecido na Argentina e Maria Inácia da Silva, natural do RS, foram moradores no 1º distrito de São Luiz Gonzaga/RS.
Bn4. Joaquim Antônio Antunes Ribas, n. 27.9.1872, distrito missioneiro de São Miguel e fal. a 2.8.1937, 8º distrito de São Luiz Gonzaga/RS. Casou em 1901, São Miguel, com Joaquina Ernestina Gonçalves Oliveira, ali n. 1881, filha natural de Ana Gonçalves de Oliveira, n. RS. Pais de:
Tn1. Antônio Gonçalves Ribas
Tn2. Egidio Gonçalves Ribas n. 1º.9.1900, São Miguel das Missões.
Tn3. Filomeno Gonçalves Ribas
Tn4. Concórdia Gonçalves Ribas
Tn5. Ana Gonçalves Ribas
Tn6. Edeltrudes Gonçalves Ribas casada com Osório Gonçalves de Matos.
Bn4. Tarcila Antunes Ribas, n. 2.5.1888, São Miguel das Missões, onde casou em 1912, com seu primo Alfredo Epaminondas Ribas, acima citado.
Bn5. Honorina Antunes Ribas, n. 24.4.1891, São Miguel das Missões, onde casou em 1916, com seu primo Juvenal Antunes Ribas, ali n. 2.5.1893, filho de Basílio de Oliveira Ribas, falecido no distrito de São Miguel das Missões e Firmina Antunes Ribas, ambos do RS. Os avós paternos de Juvenal foram José de Oliveira Ribas e Maria da Conceição Ribas, naturais do RS. Seus avós maternos foram Manuel Antunes Maciel[xxxiv] e Ana Maria Costa da Silva/de Jesus, nascidos no RS e moradores São Luiz Gonzaga/RS.
Bn6. Hygino Antunes Ribas n. 12.1.1898, São Miguel das Missões, onde casou em 1920, com Ernestina da Cunha Pessanha, n. 1º.1.1904, São Miguel das Missões,filha de Alcebíades da Cunha Pessanha e Amélia Ribeiro Severo, ambos naturais do RS e falecidos no distrito missioneiro de São Miguel. A avó paterna de Ernestina foi Mafalda Julia do Amaral. Seus avós maternos foram Salvador Antônio Severo[xxxv] e Maria Ribeiro.
Bn7. Rita Antunes Ribas, n. 14.6.1898, São Miguel das Missões, onde casou aos 23 anos, em 1901, com Pedro Basílio Severo, filho de Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro. Pais de:
Tn1. João José Severo n. 19.1.1901 São Miguel das Missões.
Bn8. Ana Antunes Ribas, n. 5.8.1882 e fal. 14.1.1930 em Giruá/RS. Casou aos 22 anos, em 1904 em São Miguel das Missões, com Anacleto José Severo, n. 2.1.1877, batizado em Santo Ângelo/RS, filho de Bento Antônio Severo[xxxvi] e Arminda Maria/Antônia Ribeiro. Os avós paternos de Anacleto foram Laureano Antônio Severo[xxxvii] e Bernardina Maria Ciríaca/Bernardina Antônia da Silva, ambos nat de Sorocaba/SP e moradores em Cruz Alta/RS. Seus avós maternos foram Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro.
N6. Cap. José Antunes Ribas, n.18.9.1856, bat. 33.3.1863, Santo Ângelo/RS. Casou em 6.5.1889, Quarai/RS, com Isabel de Oliveira Bueno, n.5.10 ou 11/1869, bat. 30.3.1870, Quarai/RS, filha do Tte. Cel. Zózimo de Oliveira Bueno[xxxviii] e Maria Amália de Oliveira. Os avós paternos de Izabel foram Antônio de Oliveira Bueno e Francisca Batista de Castilhos. Seus avós maternos foram Apolinário Antônio de Oliveira e Joaquina Rosa de Jesus.
Bn1. Ana Maria Ribas n. 26.2.1890 São Miguel das Missões/RS, onde faleceu em 24.7.1890.
Bn2. Antonino de Oliveira Ribas n. 26.9.1893 São Miguel das Missões.
Bn3. Euclides Antunes Ribas n. 3.1.1897 São Miguel das Missões.
Bn4. Cecília Ribas, n. 19.1.1901, Santo Ângelo/RS.
N7. Emília Antunes Ribas casada com Francisco Demétrio Machado, n. c. 1849, filho de Antônio Demétrio Machado e sua 2ª esposa Ana Francisca de Oliveira (sua primeira esposa chamava-se Ana Vieira Rosa, com quem teve o filho Amâncio) e Ana Oliveira Machado, moradores Palmeira das Missões/RS. Emília e Antônio Demétrio foram pais de 3 filhos.
Bn1. Mário
Bn2. Tancredo
Bn3. Mariquinha
N8. Ana ?
F2. Maria
F3. Gertrudes, n. 26.9.1819, b. 3.10.1819, Sorocaba/SP.
F4. Manuel, n. 4.7.1821, b. 8.7.1821, Sorocaba/SP.
Filhos de Salvador e sua 2ª esposa Maria da Glória Ribas:
F5. Bibiana Antunes Ribas, n. 1854 e f. 25.6.1903, São Miguel das Missões. Casou com Salvador Antunes Ribas, falecido em 11.4.1892 Santa Maria/RS, filho de Antônio Antunes da Costa e Ana Maria de Oliveira Ribas. 3 filhos: Alfredo, Adelaide e Aparício, acima citados.
F6. Cap. Serafim Antunes Ribas, n. 10.6.1856 e fal. solteiro a 28.9.1928 em Santo Ângelo/RS, sem descendência. Morador no 3º distrito de Santo Ângelo/RS.
F7. Ricardo Antunes Ribas, n. 24.1.1859, bat. 27.7.1860 em Santo Ângelo/RS, onde faleceu a 21.6.1934. Casou em 1901 (civil) em São Miguel das Missões e no religioso a 25.11.1914 com Soledade Rodrigues Braga, n. 6.7.1875 (viúva de seu irmão João Antunes Ribas Sobrinho?), filha de Justino Rodrigues Braga[xxxix] e Bráulia Rodrigues Paz, ambos do RS e moradores no 3º distrito Santo Ângelo/RS. Pais de:
N1. Amália Ribas, n. 2.10.1894 São Miguel das Missões/RS, onde casou em 1914 com Dulcino da Cunha Pessanha, filho de João da Cunha Pessanha e Vicentina Cândida de Moraes. A avó paterna de Dulcino foi Mafalda Julia do Amaral. Seus avós maternos foram Ezequiel Antônio de Moraes e Cândida da Silva Machado.
N2. Marieta n. 10.2.1896 São Miguel das Missões
N3. Delcia Ribas n. 29.10.1897, São Miguel das Missões, onde faleceu 6.5. 1981, e onde casou em 1917 com Delfino Antunes Castanho, n. 21.11.1897, São Miguel das Missões, e falecido 1981, filho de Inácio Castanho Ferreira, falecido em 13.10.1913 neste distrito e Julia Antunes de Freitas, falecida c. 1895, no 3º distrito Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Delfino foram Francisco João Ferreira e Dionísia da Rocha Castanho [vide neste blog a família dos imigrantes Christian Friedrich Schmidt e Maria Dorothea Peyler]. Seus avós maternos foram Delfino Antunes de Freitas[xl] (filho de Joaquim Antunes de Freitas e Margarida Inácia da Cruz) e Zeferina Batista Dornelles (filha de José Cardoso de Oliveira e Felisbina Batista Dornelles), naturais deste estado [vide neste blog a família de João Batista de Miranda Dornelles]. Pais de
Bn1. Júlia Antunes Castanho n. 17.6.1926 e falecida 8.11.1981.
Bn2. Miguel Antônio Antunes Castanho n. 1935 e f. 2006.
Bn3. João Antunes Castanho n. 1937 e f. 1979.
N4. Otilia Ribas, n. 13.12.1899, São Miguel das Missões, onde fal. 2.2.1969, e onde casou em 1927 com José Ferreira da Silva, n. 9.8.1891, filho de Adão Inácio da Silva, falecido c. 1904, São Miguel das Missões e Nazária Ferreira dos Santos.
N5. Maria da Glória Ribas, n. 22.7.1901, São Miguel das Missões, onde faleceu 12.2.1902.
N6. Pedro Ribas n. 1º.8.1905, São Miguel das Missões, onde casou em 1928, com Carolina Barros Fagundes, n. 30.8.1910, filha de Francisco Fagundes Teixeira Coelho e Leontina Barros Fagundes.
N7. Adelaide Braga Ribas n. 23.3.1904, bat no mesmo dia e fal. 2.1.1983. Casou em 1921 em São Miguel das Missões com Pradelino Antunes Castanho, n. 3.3.1904, São Miguel das Missões e fal. 1937, filho de Cristiano Castanho Ferreira e Elvira Antunes de Freitas. (Pradelino irá casar em 2º matrimônio com Aracy Antunes de Freitas falecida 1985, viúva de Zeferino Antunes de Freitas.).
F8. Tomaz Antunes Ribas, faleceu antes de 1904, possivelmente no período da Revolução Federalista.
F9. Gertrudes Antunes Ribas, n. cerca de 17.10.1860, bat. 27.7.1861 em Santo Ângelo/RS, onde fal. 21.12.1903 e onde casou em 1887 com Antônio Manuel de Oliveira Filho, nascido em torno de 1858, Santo Ângelo/RS e falecido em abril 1894 no município de Palmeira das Missões/RS [xli] (degolado na Revolução Federalista). Morador em Santo Ângelo/RS, filho de Antônio Manuel de Oliveira e Maria Joaquina de Oliveira. Pais de 5 filhos: Rosalina, Arminda, Maria, Ana, Antônio e Sinfrônio, que seguem.
N1. Rosalina Ribas de Oliveira, n. 24.9.1883. Casou em 1908, Santo Ângelo/RS, com Domingos Gonçalves Mello, n. 17.8.1878, morador no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde faleceu,  filho do capitão Henrique Gonçalves da Costa Mello[xlii], veterano da Guerra do Paraguai (irmão do tropeiro Nhonhô Mello) e fal. solteiro a 12.4.1909 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS e de Balbina Nunes Vieira[xliii], falecida c. 1931, em Santo Ângelo/RS. Pais de:
Bn1. Dileta de Oliveira Gonçalves n. 10.3.1914 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1935 com Frederico Copetti, n. 19.2.1905 no 2º distrito de Júlio de Castilhos/RS, morador no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de Jacob Copetti (n. 29.9.1876) e Antônia Londero (fal. 15.7.1916 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS).
N2. Arminda Ribas de Oliveira n. 8.10.1888 Santo Ângelo/RS, onde casou 14.2.1906 com seu tio Vicente Manuel de Oliveira (também Vicente Manuel Vieira), nascido 26.7.1875, Santo Ângelo/RS filho de José Manuel Vieira e Maria Joaquina de Oliveira.
N3. Maria Ribas de Oliveira/Antunes Ribas casou aos 26 anos, em 1914, Santo Ângelo/RS com Laurindo Francisco de Aguiar 26 anos, natural deste estado, morador no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de Maria Delfina da Silva.
N4. Ana Antunes Ribas fal. 7.6.1935 em Santo Ângelo/RS (dúvida nesta filha).
N5. Antônio Manuel de Oliveira Neto
N6. Sinfrônio Ribas, n. 4.3.1899, Santo Ângelo/RS, onde fal. 17.4.1972. Casou com Izaura dos Santos. Sinfrônio não é citado no inventário da mãe.
F10. Marcolino Antunes Ribas, n. 26.6.1862, bat. 6.8.1863 em Santo Ângelo/RS e fal. na revolução de 1893 (degolado, Palmeira/RS). Casou em Santo Ângelo/RS com Maria da Assunção Vieira/Maria de Oliveira[xliv], n.c. 1868, Santo Ângelo/RS, f. de José Manuel Vieira e Maria Joaquina de Oliveira, com pelo menos 2 filhas:
N1. Emília Antunes Ribas, n. 27.7.1891. Santo Ângelo/RS.
N2. Mercedes Antunes Ribas, n. 17.10.1893, Santo Ângelo.
F11. Rita Antunes Ribas, n. 3.12.1863, bat. 31.1.1864 em Curitiba/PR. Casou com Firmino Antônio de Moraes[xlv], filho de Ezequiel Antônio de Moraes e Cândida da Silva Machado, ambos do RS e moradores no 3º distrito Santo Ângelo/RS. Os avós paternos de Firmino foram Pedro Antônio de Moraes e Constância Maria/Máxima de Moraes (vide neste blog a família Morais/Moraes). Seus avós maternos foram Ricardo José Machado e Margarida Constância da Silva. 10 filhos: Avelino, Maria Cândida, Franklina, Carmelinda, Ricardo, Manuel, Anália, Josefina, Laurentina, Etelvina e Arminda, que seguem.
N1. Avelino Antunes de Moraes
N2. Maria Cândida Antunes de Moraes casou com José Martins Corrêa, n. 4.11.1877, filho de Manuel Martins Corrêa e Marfiza Martins de Figueiredo. Pais de:
Bn1. Delfino Martins Corrêa, n. 14.2.1901, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou aos 28 anos em 1928 com Maria José Ribas, n.20.6.1908, filha de Antônio Antunes Ribas e Maria Francisca Mateus dos Santos Ribas. Avós paternos de Maria José foram Salvador Antunes (n. São Paulo) e Maria da Glória Ribas Antunes (n. Paraná). Seus avós maternos foram Francisco Mateus dos Santos[xlvi] e Rita Maria de Jesus.
Bn2. Natalia Martins Corrêa, n. 31.5.1912, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1931, com Antônio Ribas Antunes, n. 2.6.1906, mesmo distrito, filho de Antônio Antunes Ribas e Maria Francisca Mateus dos Santos.
Bn3. Laudelina Martins Corrêa, n. 4.1.1903, distrito missioneiro de São Miguel, onde casou em 1924 com Ângelo Ribas, n. 9.6.1900, mesmo distrito, filho de Antônio Antunes Ribas (Tico) e Maria Francisca Mateus Ribas, ambos nat RS e moradores São Miguel das Missões. Os avós paternos de Ângelo foram Salvador Antunes e Maria da Gloria Ribas Antunes. Seus avós maternos foram Francisco Mateus dos Santos e Rita Maria de Jesus
N3. Franklina Moraes de Oliveira, n. 14.12.1886. Casou em 1908 em São Miguel das Missões com Pedro Gonçalves de Oliveira, então com 25 anos, filho de Hipólito Gonçalves de Oliveira[xlvii] e Maria Cândida de Oliveira Moraes, ambos falecidos São Miguel das Missões. Pais de:
Bn1. Maria Cândida Antunes de Oliveira, n. 13.10.1913, São Miguel, onde casou em 1931, com seu primo Avelino Gonçalves de Oliveira, n. 3.5.905, São Miguel, filho de Hipólito Gonçalves de Oliveira e Etelvina Antunes de Moraes.
N4. Carmelinda Antunes de Moraes, n. 11.2.1889, São Miguel das Missões, onde casou em 1906, com João dos Santos Simas, nascido em 7.9.1883 e falecido a 11.11.1916, Montevidéo, Uruguay, filho de Manuel Tomaz (de) Simas[xlviii]  e Florisbela Maria dos Anjos[xlix], ambos falecidos no distrito de São Miguel. Carmelinda e João tiveram o filho Benvindo. Carmelina Antunes de Moraes casa, novamente, aos 29 anos, em 1918, São Miguel das Missões, com Claudino Pereira Obregão nascido em 29.5.1894, São Miguel das Missões, filho de João do Carmo Obregão e Francisca Pereira da Silva.
Bn1. Benvindo Simas.
N5. Ricardo Antunes de Moraes, n. 12.2.1893, São Miguel das Missões. Casou em 1915, distrito missioneiro de Santa Tecla (o casamento religioso ocorreu a 17.9.1919 São Miguel das Missões) com Honorina Mateus dos Santos, n. 21.11.1892, distrito missioneiro de Santa Tecla, filha de Ângelo Mateus dos Santos e Vicentina Souto Maior. Os avós paternos de Honorina foram Francisco Mateus dos Santos e Rita Maria de Jesus. Seus avós maternos foram Agostinho Souto Maior e Beliza Souto Maior, naturais do RS e moradores no distrito missioneiro de Santa Tecla.
N6. Manuel Antunes de Moraes, n. 21.4.1894, São Miguel das Missões, onde casou em 1920 com Idelmira Severo Schmitt, n. 24.10.1898, São Miguel das Missões, filha de Bernardino Theodoro  Schmitt e Anacleta Antônia Severo. Os avós paternos de Idelmira foram Agostinho Teodoro Ferreira e Felicia Josefa de Lima. Seus avós maternos foram Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro.
N7. Anália Antunes de Moraes, n. 20. 6.1895, São Miguel das Missões, onde casou em 1910 com Emerencio Teodoro Ferreira, n. São Miguel das Missões, viúvo de Amélia Martins de Bittencourt, falecida em 1908, com quem teve 3 filhos. Os pais de Emerencio foram Agostinho Teodoro Ferreira e Felícia Josefina de Lima.
N8. Josefina Antunes de Moraes, n. 13.5.1896, distrito missioneiro de São Miguel, casa em 1912 com Balduíno Soares Bedat, filho de Pacifico Soares Bedat e Damásia Soares Leal.
N9. Laurentina Antunes de Moraes, n. 16.6.1897, São Miguel das Missões, onde casou em 1916, com João Mateus dos Santos, n. 10.6.1895, 4º distrito Santo Ângelo/RS, filho de Ângelo Mateus dos Santos e Vicentina Souto Maior, falecidos São Miguel das Missões. Os avós paternos de João Mateus foram Francisco Mateus dos Santos e Rita Maria de Jesus. Seus avós maternos foram Agostinho Souto Maior e Belizia de Miranda Souto Maior.
N10. Etelvina Antunes de Moraes, n. 11.8.1885 e fal. a 3.4.1918, São Miguel das Missões, onde casou aos 18 anos, em 1930, com seu primo Hypólito Gonçalves de Oliveira, filho de Hypólito Gonçalves de Oliveira e Maria Cândida de Moraes. Pais de:
Bn1. Avelino Gonçalves de Oliveira, n. 3.5.905, São Miguel das Missões, onde casou em 1931, com Maria Cândida Antunes de Oliveira nascida em  13.10.1913, São Miguel das Missões, filha de Pedro Gonçalves de Oliveira nascida em 6.5.1882, e Franklina Antunes de Oliveira, ambos naturais do RS e moradores no distrito de São Miguel.
Bn2. Pedro de Oliveira n. 27.1.1907, São Miguel das Missões, onde casou em1931 com Maria Cândida Schmitt, nascida em 25.3.1912, mesmo distrito, filha de Eduardo Schmitt e Sebastiana Ribeiro Dutra, naturais do RS e moradores no distrito e São Miguel. Os avós paternos de Maria Cândida foram Eduardo Schmitt e Maria Gonçalves Flora, naturais do RS. Seus avós maternos foram Justino Ribeiro Guimarães[l] e Anna Maria Dutra, também naturais do RS.
Bn3. Rosa de Oliveira
Bn4. Ricardo de Oliveira
Bn5. Maria Cândida de Oliveira, n. 6.3.1913 distrito missioneiro de São Miguel, onde casa com Nicanor José Marciano, filho de Juvêncio José Marciano e Maria Alves do Carmo.
Bn6. Firmino de Oliveira
Bn7. Soledade de Oliveira
N11. Arminda, nasceu em 12.9.1890, distrito missioneiro de São Miguel.
F12. Ana Antunes Ribas, n. cerca de 1868 no 3º distrito de Santo Ângelo/RS e falecida em 13.1.1924 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS. Casou em 1ª núpcias a 21.2.1888 em São Miguel das Missões/RS (civil ? 13.9.1887) com Salustiano Hipólito de Oliveira, n. 1860, Santo Ângelo, morto (degolado) em combate no episódio do “Boi Preto”, Palmeira /RS, em 1894, filho de Antônio Manuel de Oliveira e Maria Joaquina de Oliveira, naturais de São Paulo e moradores São Miguel das Missões. Ana e Salustiano tiveram 1 filho. Ana casou em 2ª núpcias, aos 30 anos, em 25.2.1902 em Santo Ângelo/RS, com José Emílio Alberto, filho de Emílio Alberto e Maria Joaquina da Conceição, falecido em 11.12.1918 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, com quem teve 4 filhos: Juvita, Salvador, Valério, e Maria da Glória.
N1. José Hipólito de Oliveira nascido em 13.4.1894 e falecido no mesmo dia.
Filhos do 2° matrimônio com José Emílio.
N2. Juvita Alberto c/c Pedro de Aguiar. Talvez Juvita seja a mesma Maria da Glória Ribas. Pais dei:
Bn1. Ana Ribas Aguiar
Bn2. Euclides Ribas Aguiar
N3. Salvador Ribas nasceu em 19.6.1893, e faleceu no mesmo dia.
N4. Valério Emílio Ribas, n. 10.11.1910, Santo Ângelo/RS, onde se casou em 1931 com Aurora Alves Antunes, n. 29.12.1912, Santo Ângelo/RS, filha de Hortêncio Antunes Fernandes e Otacília Alves de Deus. Neta paterna de Vicente Manuel de Deus e Maria do Carmo de Deus, neta materna de Lúcio José da Fonseca e Margarida Alves da Fonseca.
N5. Maria da Glória Ribas (talvez seja a mesma Juvita), nasceu em 3.2.1903, no 1º distrito de Santo Ângelo/RS, onde casa em 1925, com Pedro Lima de Aguiar que nasceu em 30.3.1893, 1º distrito de Santo Ângelo/RS, filho de José Francisco de Aguiar, falecido em 30.7.1910 e Maria Delfina da Silva, falecida em 13.6.1918 no 1º distrito de Santo Ângelo/RS.
F13. Antônio Antunes Ribas Tico, n. 12.4.1870, São Miguel das Missões, onde foi morador. Casou em 1900 no distrito missioneiro de Santa Tecla com Maria Francisca Matheus dos Santos, 19 anos, nascida no RS, filha de Francisco Matheus dos Santos[li] e Rita Maria de Jesus. 8 filhos: Antônio, Maria Rita, Maria José, Maria da Glória, Ângelo, Claudina, João e Salvador, que seguem:
N1. Antônio Ribas Antunes, n. 2.6.1906, São Miguel das Missões. Casou em 1931 com Natália Martins Corrêa, n. 31.5.1912, mesmo distrito, filha de José Martins Corrêa (n. 4.11.1877) e Maria Cândida Antunes de Moraes. Os avós paternos de Natália foram Manuel Martins Corrêa e Marfisa Martins de Figueiredo. Seus avós maternos foram Firmino Antônio de Moraes e Rita Antunes Ribas.
N2. Maria Rita Ribas casou em 1923, São Miguel das Missões/RS, com Ângelo Nunes de Siqueira, filho de Ângelo Nunes de Siqueira falecido em torno de 1900, São Miguel das Missões e Honorina Mateus de Siqueira
N3. Maria José Ribas, n. 20.6.1908 em São Miguel das Missões, onde casou aos 20 anos em 1928 com Delfino Martins Corrêa, n. 14.2.1901, São Miguel das Missões, filho de José Martins Corrêa e Maria Cândida Antunes de Moraes/Corrêa. Os avós paternos de Delfino foram Manuel Martins Corrêa e Marfisa Martins Corrêa. Seus avós maternos foram Firmino Antônio de Moraes e Rita Antunes Ribas.
N4. Maria da Glória Ribas, n. 23.12.1902, São Miguel das Missões, onde casou aos 18 anos, em 1920, com Nicanor Antunes Ribas, n. 15.10.1892, mesmo distrito, filho de João Antunes Ribas (n. RS e já falecido) e Gertrudes Maria Ribas (n. RS e com 62 anos em 1892).
N5. Ângelo Ribas, n. 9.6.1900, São Miguel das Missões, onde casou aos 24 anos, em 1924, com Laudelina Martins Corrêa, n. 4.1.1903, mesmo distrito, filha de José Martins Corrêa e Maria Cândida Moraes Corrêa. Os avós paternos de Laudelina foram Manuel Martins Corrêa e Marfiza Martins Corrêa. Seus avós maternos foram Firmino Antônio de Moraes e Rita Antunes Ribas de Moraes.
N6. Claudina Ribas, n. 19.4.1910, São Miguel das Missões, onde casou em 1930 com Salvador Ribas Severo, nascido a 4.3.1906, 7º distrito de São Luiz Gonzaga/RS, filho de Anacleto José Severo[lii], natural do RS, falecido 2.11.1923 no município de São Luiz Gonzaga/RS e Ana Ribas Severo, também nascida no RS e faleceu em 13.1.1938 São Luiz Gonzaga/RS.
N7. João Francisco Ribas, n. 25.11.1897, São Miguel das Missões/RS.
N8. Salvador Ribas, n. 12.11.1898, São Miguel das Missões/RS.
F14. Joaquim Antunes Ribas, n. cerca de 1873, morador no distrito missioneiro de São Miguel, onde nasceu em 1869 e foi batizado em 29.11.1875, Santo Ângelo. Casou aos 25 anos, em 1895 em São Miguel das Missões com Rita Antunes de Freitas 17 anos, n.c. 1874, mesmo distrito, filha de Joaquim Antunes de Freitas Sobrinho [liii] natural do Paraná e Maria Antônia Ferreira. 4 filhos. Tomaz, Antônio, Mario e Salustiano. Pais de:
N1. Tomaz Ribas, n. 27.10.1898 em São Miguel das Missões.
N2. Antônio Antunes Ribas Sobrinho, n. 22.8.1904 no distrito missioneiro de São MIguel, onde casou em 1922, com sua prima Acácia Ribas Pinto, nascida em 15.11.1911, mesmo distrito, filha legitimada de João Antunes Ribas (n. 5.3.1888, RS) e Maria José dos Santos Pinto (n. 14.2.1893, RS) e moradores no distrito de São Miguel das Missões.
N3. Mário Antunes Ribas, n. 6.12.1908, São Miguel das Missões, onde casou em 1932 com Tolentina de Oliveira, nascida em 21.8.1916, mesmo distrito, filha de Isaias de Oliveira e Silva e Ondina Marcolina Ferreira e Silva, moradores no distrito de São Miguel. Os avós paternos de Tolentina foram Pedro de Oliveira e Silva e Maria Izaias de Oliveira. Seus avós maternos foram Adão ou Arão Ferreira Leite e Luiza Antônia Falkenberg (?).
N4. Salustiano Antunes Ribas, n.c.1896, Santo Ângelo/RS. Casou em 1916, distrito missioneiro de São Miguel, com Francisca Ávilla dos Santos, n. 30.11.1892, mesmo distrito, filha de Antônio Ávilla da Silva e Hermogenia Maria dos Santos. Os avós paternos de Francisca foram Francisco Ávilla da Silva[liv] e Delfina Antunes de Freitas nats RS. Seus avós maternos foram Manuel Antônio da Costa[lv] e Catarina Maria dos Santos, nats RS.
F15. João Antunes Ribas Sobrinho, n 30.7.1875, bat. em Santo Ângelo/RS. Casou com Soledade Ribas. João A. Ribas teve 2 filhos legitimados com Maria José dos Santos Pinto[lvi], nascida 14.2.1893, RS, filha de Manuel Inácio dos Santos e Maria Marcelina Antunes Pinto. Os avós maternos de Maria José foram Manuel José Pinto e Madalena Antunes de Freitas.
Filhos com Maria José.
N1. Acácia Ribas Pinto, n. 15.11.1911, São Miguel das Missões, onde casou em 1922 com seu primo Antônio Antunes Ribas Sobrinho, nascido em 22.8.1904 no mesmo distrito de São Miguel das Missões, filho de Joaquim Antunes Ribas e Rita Antunes de Freitas.
N2. Maria Ribas dos Santos, n. 24.10.1912, São Miguel das Missões, onde casou em 1930, com Igídio Lemes de Oliveira, nascido 24.8.1908 em São Luiz Gonzaga/RS, filho natural de Maria Lemes de Oliveira, nascida a 14.3.1884, RS, moradora em São Miguel das Missões.

Fontes:
- ALVES, Luiz Antônio. Várias famílias disponíveis em: http://www.fuj.com.br/?a=postagem&p=relacoes_familiares_rs_pr_556
- Arquivo da Cúria de Santo Ângelo/RS: livros de batismos, casamentos e óbitos de Santo Ângelo/RS, São Miguel/RS e Santa Tecla/RS.
- Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) – inventários, testamentos, habilitações para casamentos, livros de notas.
- Arquivos privados de: Jorge Carlos do Amaral, Umberto Antunes Sampaio, Diego de Leão Pufal, Jair Machado e Maria Helena Cordeiro (monografia).
- BUSSE, Douglas Ribas. Família Ribas, disponível em http://www.netpar.com.br/doubusse/Ribas.htm
- DIENSTBACH, Carlos. A maçonaria gaúcha: história da maçonaria e das lojas do Rio Grande do Sul. Londrina: A Trolha, 1993. (4. v.).
- INSSA, Maria Helena Cordeiro. Os Louros de Lourenço: Genealogia e vida do Dr. Lourenço Ribeiro de Andrade. Curitiba, 2000, disponível em http://www.historia.ufpr.br/monografias/2000/maria_helena_cordeiro_inssa.pdf
- KILIAN, Eunísia Inês. – Blog Santo Ângelo em fatos e fotos, disponível em http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com.br/  
LOPES, José Carlos Veiga. Fazendas e sítios de Castro e Carambeí. Curitiba: Torre de Babel, 2004.
- MELLO, Antônio Gonçalves. O tropeiro Antônio Manuel e outras histórias. Edição do autor: 2001.
- Microfilmes dos cartórios do registro civil de Santo Ângelo/RS, São Miguel/RS e Santa Tecla/RS – CHF, Igreja Mórmons.
- NEGRÃO, Francisco. Genealogia Paranaense- vol 2, 4 e 5. Curitiba: Impressora Paranaense, 1927.
- NEPS - Núcleo de estudos de população e sociedade, disponível em http://www.neps.ics.uminho.pt/.
- PEREIRA, Cláudio Nunes (org.). Genealogia tropeira. Disponível em: http://www.genealogiacorrea.com.br/GENTROP7.pdf
- Registros da igreja Católica dos Estados do Paraná e São Paulo, imagens Family Search. Livros de batismos, casamentos e óbitos de Sorocaba, Curitiba, Palmeira, São José dos Pinhais.
- RICHA, Lênio Luiz. Genealogia Brasileira - Os Títulos Perdidos, disponível em: http://www.genealogiabrasileira.com/
- SANTOS, JF de Assumpção. Uma linhagem sul rio-grandense: Os Antunes Maciel: Pequeno Ensaio de genealogia – Histórica. Rio de Janeiro, Taveira LTda, 1958.
- SILVA LEME, Luiz Gonzaga da. Genealogia Paulistana. Disponível em: http://www.buratto.org/paulistana/ ou http://www.arvore.net.br/Paulistana/
- SILVEIRA, Valdenei. Várias famílias, disponíveis em http://gw.geneanet.org/valdenei?lang=pt&p=Antônio&n=antunes+maciel
- SIMÕES LOPES Filho, João. Mitoblogos, disponível em: http://mitoblogos.blogspot.com.br/2008/07/genealogia-275-famlia-antunes-maciel.html
- TINM, Octacílio B. e GONZALES, Eugenio (org. e editores). Album ilustrado do Partido Republicano Castilhista – RGS. Porto Alegre: Livraria Selbach de J.R da Fonseca e Cia,1934.
- TUCUNDUVA, Meméia. Família Tucunduva. Disponível em: http://familiatucunduva.blogspot.com.br/2007/09/rvore-genealgica.html



[ii] Silva Leme cita no vol. I, p. 129 o seu nome como João Antunes, porém no vol. VIII, pp. 150 e 263, o cita como Antônio Antunes.
Sobre a ascendência de Antônio Antunes, ler Santos, 1958, p.69-88.
[iii] Sobre o seu inventário, remetemos o leitor ao Projeto Compartilhar, coordenado por Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, disponível em: http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/gabrielantunesmaciel1649.htm
[v] Gabriel Antunes Maciel e Mécia foram pais de:
1. João Antunes Maciel, b. 12.6.1642, São Paulo/SP. C/c Joana Garcia.
2. Gabriel Antunes Maciel, batizado na Sé em São Paulo a 27/3/1643. C/c Maria de Borba.
3. Maria da Luz Cardoso, n. cerca de 1645. C/c João de Moura Galvão.
4. Antônio Antunes Maciel, batizado a 2/2/1648 na Sé de SP e fal. 1725. C/c Ana de Campos e Josefa Paes de Siqueira Santos.
[vi] João Antunes Maciel e Joana Garcia foram pais (http://buratto.org/paulistana/Carv_2.htm):
1. João Antunes Maciel c/c Luiza Leme e, após, com Maria Paz de Jesus.
2. Gabriel Antunes Maciel (capitão-mor de Sorocaba) c/c Jerônima de Almeida e, após, com Maria Paz de Almeida.
3. Antônio Antunes Maciel, capitão, c/c Maria Paes Domingues.
4. Felipe Antunes Maciel c/c Antônia Dias Paes.
5. Miguel Antunes Maciel c/c Maria Paes Domingues filha Sarg. Mor Estevão Sanches Paes, c. 1705, Sorocaba, com Maria Antunes Maciel, f. de João Antunes Maciel e Joana.
6. Maria Antunes c/c Estevão Sanches Paes.
7. Ana Barbosa c/c André Mendes Vidigal.
8. Margarida Fernandes c/c João Machado Castanho.
Obs: os 3 primeiros filhos deste casal, João, Gabriel e Antônio são referidos na história como "irmãos Maciel".
[vii]João da C. Cabral n. São Sebastião, Ilha de São Miguel, Açores (filho de João da Costa Cabral e Bárbara da Trindade) e Florinda foram pais de pelo menos:
1. Francisca dos Passos c/c Salvador Antunes da Costa moradores Sorocaba/SP. (com descendência na região das Missões).
2. Senhorinha Maria de Almeida c/c Antônio José Antunes, moradores Santo Ângelo/RS (com descendência na região das Missões).
3. Ismênia Maria Cabral moradora Curitiba/PR.
4. Maria da Luz Cabral, moradora em Curitiba/PR.
[viii] José Rodrigues Tucunduva casa em 3º matrimônio com Rita Cardoso, com quem teve 3 filhos (José, Maria José e Raul)
[ix] Inácio José Rodrigues e Ana Francisca foram pais de:
Manuel Carvalho Rodrigues Tucunduva (capitão Gito) foi pai de João Tucunduva e Maria.
José Rodrigues Tucunduva c/c Francisca Moraes, Francisca Antunes de Oliveira e, após, com Rita Cardoso.
[x] Alberto Gabriel e Ambrosina vieram de Nonoai/RS para Santo Ângelo/RS e foram pais:
1. Pedro
2. Gumercindo
3. Antônio
4. Paulo
5. Marcírio
6. Lindóia c/c Joaquim Menezes.
[xi] Gabriel Alves de Castro Machadoe Virginia foram pais de:
1. João Alves Machado
2. Francisca Alves Machado
3. Manuel Alves Machado c/c Clementina Antunes Fernandes.
4. José Alves Machado
5. Gabriel Alves Machado c/c Isabel Rolim de Moura.
6. Alberto Alves Machado c/c Ambrosina Antunes Fernandes.
7. Rosa Alves Machado c/c Vasco Antunes Fernandes
8. Maria Alves Machado
[xii] Marcelino recebeu uma herança em 1893, possivelmente devido ao óbito de seu pai.
[xiii] Francisco Rolim de Moura, nascido cerca de 1820, Ponta Grossa/PR, filho de Floriano Barbosa e Maria Francisca. Casou em 1845, Castro/PR, com Maria Tereza nascida cerca de 1824, Ponta Grossa/PR filha de Salvador Nunes de Chaves e Francisca de Lima.
Segundo Bernadete Holtz Ribeiro em www.holtzgen.com , o casal teve os filhos:
1. José Rolim de Moura
2. Teotônio Rolim de Moura c/c Geraldina Quadros.
3. João Rolim de Moura
4. Maria Rolim de Moura
5. Francisco Rolim de Moura
6. João Rolim de Moura c/c Rosa Arcângela da Conceição.
7.  Marcelino Rolim de Moura c/c Hortência Antunes Fernandes, provavelmente tenha sido o único filho do casal a migrar para a Região das Missões.
[xiv] A data do óbito citada em seu inventário, 11.5.1894, coincide com o período da Revolução Federalista (1893-1894), porém de acordo com o processo de inventário, seu óbito ocorrera em Tuiuti, Paraguai.
Se considerarmos a hipótese de um engano na informação da data e local do óbito, podemos pensar na hipótese de que o mesmo ocorreu no episódio da Rev. Federalista, conhecido como Batalha do Carovi, ocorrida em 10.8.1894, no interior de Santiago/RS, onde pereceu Gumercindo Saraiva.
[xv] Zeferino Padilha e Quintiliana foram pais:
1. Jerônimo Padilha da Rosa c/c Maria José Antunes Fernandes.
2. Maria Soledade da Luz c/c Tarciso (?)  Saffi.
3. Virgilina? c/c Jerônimo Ferreira. 
[xvi] José Carlos Padilha (n. Paraná e fal. aos 80 anos a 4.8.1889 em Santo Ângelo/RS) e Francisca foram pais de:
1. Maria Emília Padilha c/c Salvador ...
2. João José Padilha
3. José Padilha da Rosa
4. Manoel Padilha da Rosa
5. Zeferino (Carlos) da Rosa c/c Quintiliana Corrêa Chaves.
6. Madalena Maria da Rosa c/c Manoel da Silva Teixeira.

7. Francisco José Padilha c/c Maria Josefa de Borba.
[xvii] Lúcio José da Fonseca (fal. aos 63 anos, a 27.3.1909 em Santo Ângelo/RS) e Margarida foram pais de:
1. Fausta Alves da Fonseca c/c Afonso Rosa de Aguiar.
2. Nicanor  Alves da Fonseca
3. Leandro Alves da Fonseca
4. Salustiana Alves da Fonseca  n. 15.09.1882.
5. Otacília Alves da Fonseca n. 15.7.1883, c/c Hortêncio de Assis Brasil de Deus/Antunes Fernandes.
6. Catarina  Alves da Fonseca nascida em 1895 c/c João Beck Primo
7. Amantina Alves Fonseca nascida em 1897 (mãe da 2ª esposa do Cristiano Kruel, a Gasparina Fonseca Kruel nascida em 27/06/1919 e falecida 2011).
8. Elvira Alves da Fonseca (faleceu solteira).
9. Laudelina Alves da Fonseca

10. Margarida Lima da Fonseca c/c Joaquim Antunes Alberto.
[xviii] João José da Fonseca e Francisca Maria do Rosário tiveram os filhos:
1. Manuel João da Fonseca c/c Maria Magra.
2. Lucio José da Fonseca c/c Margarida Alves da Fonseca.
3. Luiz Bernardo da Fonseca
4. Januario Ceríaco da Fonseca
5. Isidro
6. Biloca c/c Clemencia.
[xix] Emilio e Maria Joaquina foram pais de:
1. Guilhermina Emília Vieira c/c Cândido Salles Vieira
2. Francisco Emilio Alberto c/c Maria Ferreira dos Santos 
3. Ana Rosa da Silva c/c Manuel Lutero ou Antero da Silva.
4. Maria Emília(Maria Luiza) Alberto c/c Antônio Cezelindro de Souza.
5. Pedro Emilio Alberto ausente estado Paraná c/c Ana Antunes de Oliveira.
6. José Emilio Alberto c/c Ana Ribas de Oliveira/Antunes Ribas.
7. João Emilio Alberto c/c Senhorinha Alberto.
8. Florinda Maria Alberto
9. Salvador Emilio Alberto
[xx] Manuel e Ortalina foram pais de:
1. Tadeu Falcão
2. Cyrino Centurião Falcão
3. José Centurião Falcão c/c Romira Antunes Fernandes.
4. Eduardo Centurião Falcão
[xxi] José Lopes (filho do Cap. Fidêncio Lopes Falcão e Gertrudes de Almeida. José Lopes casou em 2º matrimônio com Maria Bernardina, sem descendência) e Francisca (filha do Tte João Machado de Almeida e Joaquina Ferreira de Almeida), foram pais de:
1. Elvira de Almeida Falcão c/c Eduardo Vieira de Oliveira.
2. Manuel Fidêncio Falcão c/c Ortalina Centurião Falcão.
3. Ulisses Fidêncio Lopes Falcão c/c Clara Francisca de Lima.
4. João Machado Falcão c/c Silvina Dias.
5. Luiz Fidêncio Lopes Falcão c/c Arlinda Fagundes da Rocha.
[xxii] Manuel Correia da Silva e Antônia de Oliveira foram pais de 13 filhos identificados.
1. Antônio Correia da Silva
2. Aniceto Correia da Silva c/c Ana Margarida Antunes Fernandes.
3. Clarinda d’Oliveira e Silva c/c Bento João Antunes.
4. Rosa de Oliveira Silva c/c Eufrozino Inácio de Oliveira.
5. Seandrina de Oliveira e Silva c/c Fabiano Antunes Proença.
6. Joaquim Correia da Silva c/c Emília Carolina Cortes.
7. Manuela de Oliveira e Silva c/c João Batista de Oliveira Gonçalves.
8. Francisca de Oliveira e Silva c/c Pompeu Ribeiro da Rosa.
9. João Manuel Correia morador em Palmeira das Missões.
10. Maria Correia da Silva c/c Manuel Joaquim de Almeida.
11. Irineia de Oliveira e Silva c/c Manuel Joaquim de Almeida.
12. José Correia da Silva c/c Delfina Medeiros da Silva.
13. Cap. Veríssimo Correia da Silva c/c Carolina Cortes de Medeiros.
[xxiii] Joaquim José de Almeida foi um dos primeiros moradores da povoação de Cruz Alta/RS, nasceu em 1775 em São Paulo e faleceu em Cruz Alta/RS em 24.9.1831. C/c Genoveva Maria de Siqueira. Foram pais:
1. Maria Joaquina de Almeida c/c Gabriel Lemos da Silva.
2. Manuel Joaquim de Almeida c/c Maria Corrêa da Silva e, após, com Irinea Corrêa da Silva.
3. Joaquim José de Almeida (Ponche Verde) c/c Gertrudes Maria Cordeiro.
4. João Gomes de Moraes/ Cardoso de Almeida.
5. Anna Joaquina de Almeida c/c Francisco da Silva Moreira e, após, com Cândido dos Santos Brum.           
6. Florisbela Maria de Almeida c/c José Bento da Costa.
7. Dorotea Maria de Almeida, c/c João de Lima.
8. Florinda Joaquina Maria de Almeida, n. cerca de 1828 em Cruz Alta/RS.
Filhos do 2º casamento da Genoveva?
9. Maria Joaquina de Siqueira c/c Ermenegildo Antônio Nunes.
10. Laurinda Maria de Siqueira moradora de Corrientes/AR.
[xxiv] Serafim Cardoso Duarte de Medeiros e Josefina foram pais de:
1. Delfina Cortes de Medeiros c/c José Correia da Silva.
2. Inácia Cortes de Medeiros c/c Antônio Antunes Coelho.
3. Onofre Cardoso de Medeiros c/c Amélia Soares.
4. Carolina Cortes de Medeiros c/c Veríssimo Correia da Silva.
5. Leopoldina de Medeiros
6. Carlota Cortes de Medeiros c/c Veríssimo Bráulio Correia de Almeida.
7. Herculano Cardoso/Cortes de Medeiros.
[xxv] Antônio dos S. Pinheiro e Gertrudes de O. Ribas (matrimônio 30.1.1832, Curitiba) foram pais:
1. Joaquim Mariano Ribas casado com Joana Ribas.
2. Sinfrônio Ribas c/c Escolástica Anunciação Ribas.
3. Ricardo dos Santos Ribas c/c Rosaura Inácia da Cruz.
4. Maria da Gloria Ribas c/c Salvador Antunes da Costa (viúvo de Francisca dos Passos)
5. Antônio dos Santos Ribas c/c Isabel Alves do Prado.
6. João Batista de Oliveira Ribas
7. Francisco dos Santos Ribas
8. João Evangelista dos Santos c/c Maria da Conceição Garcez.
[xxvi] Firmino G. Cordeiro n. 3.9.1820 e Ana de M. Roseira casaram 9.8.1844 Curitiba/PR. foram pais:
1. Manuel Gonçalves de Moraes
2. Corina de Moraes Pereira de Lacerda c/c o Alf. João Soriano Tavares de Lacerda.
3. Maria Rosa Pereira de Lacerda c/c José Tavares de Miranda de Lacerda.
4. Francisca 
5. Justina de Moraes Roseira c/c João Francisco ? Agnez.
6. Ana Gonçalves de Moraes c/c João Agnez.
7. Teresa de Moraes Roseira c/c Francisco Gonçalves do Nascimento
8. Joaquim Gonçalves de Moraes Roseira c/c Maria Delfina Bandeira Roseira.
9.  Lidia de Moraes Roseira c/c Antônio Antunes Ribas.
Firmino casou em 2º matrimônio a 31.5.1862 São José dos Pinhais, com Francisca Alves Pereira, filha de Bento Alves Fontes e Isabel Luisa Pereira. Com descendência.
[xxvii] Modesto G. Cordeiro e Justina foram pais:
1. Ricardo Gonçalves Cordeiro c/c Ana Antônia Pereira.
2. Firmino Gonçalves Cordeiro c/c Ana de Moraes Roseira.
3. Fernando Modesto Gonçalves Cordeiro c/c e Francisca Alves Pereira.
4. Joaquim Gonçalves Cordeiro
5. Delfina Gonçalves Cordeiro
6. João Gonçalves Cordeiro
7. Ana Gonçalves Cordeiro c/c Balduino Lopes e ou João Pereira da Silva.
8. Rosa Maria de Lima c/c Antônio Polidoro.
9. Maria Teresa da Luz /Gonçalves Cordeiro c/c o primo Antônio do Nascimento
10. Antônio Modesto Gonçalves de Moraes c/c Rita Negrão Lisboa.
11. Matilde Gonçalves Cordeiro c/c o primo Bento Gonçalves Cordeiro. 
12. Clara Gonçalves Cordeiro
13. Tito Gonçalves Cordeiro c/c Amélia Gonçalves Cordeiro.
[xxviii] Tibúrcio e Iria foram pais:
1. Alexandrina Maria de Oliveira c/c Manuel Gonçalves de Oliveira Peixoto.
2. Ozório Manuel Barbosa c/c Leopoldina Carolina Pinheiro Machado.
[xxix] João e Emília foram pais de:
1. José Pereira dos Santos c/c Sofia Ribas Pinheiro.
2. Teófilo Pereira dos Santos c/c Almerinda Nascimento e Silva.
3. Justino que nasceu em 18/9/1870, batizado em Santo Ângelo/RS.
[xxx] João Pereira dos Santos e Lourença foram pais de:
1. Manuel Pereira dos Santos
2. José Pereira dos Santos
3. João Pereira dos Santos c/c Emília Lopes Corrêa.
4. Manuela Pereira c/c Tte, Cel. João Batista de Mello.
5. Perpetua Pereira
6. Claudina Pereira c/c Antônio Pinto de Oliveira.
7. Maria Pereira c/c Hermenegildo Francisco de Bastos.
8. Manuel Pereira dos Santos c/c Emília Josefina Pereira.
[xxxi] Justino e Joaquina foram pais de:
1. Maria Isabel Corrêa c/c Manuel Faustino Corrêa.
2. Emília Lopes Pereira c/c Cap João Pereira dos Santos.
3. Amália Corrêa de Oliveira c/c Manuel Maria Dias de Oliveira.
4. Joaquina Corrêa dos Santos c/c Francisco Antônio dos Santos.
5. José Inácio Corrêa
6. Orozimbo Domingues Corrêa.
filha de João Pereira dos Santos natural de Vacaria, falecido em 11.8.1857, São Martinho/RS e Lourença Maria Leite nascida em 2.1.1816, Vacaria/RS).
[xxxii] José Maria e Rita Maria foram pais de:
14. Florêncio Gonçalves dos Santos
2. José Gonçalves dos Santos era falecido em 1877, solteiro.
3. Quintino Gonçalves dos Santos c/c Maria Honorina Leão?
4. Avelino Gonçalves dos Santos c/c Maria Marques da Silva.
5. Maria Rita dos Santos c/c Manuel Francisco dos Santos.
6. Castorina Batista Diniz Bastos faleceu 29.3.1930 São Luiz Gonzaga/RS (foto do cemitério) c/c Manuel Pereira Bastos n. 1860 falecido 1912 São Luiz Gonzaga/RS onde tem seu jazigo.
[xxxiii] Silvestre e Benvinda foram pais:
1. Manuel José da Silva c/c Maria de Oliveira.
2. Elisário José da Silva c/c Maria Lídia de Menezes.
3. José Vieira da Silva c/c Damásia Vieira Marques
4. Maria da Silva Marques c/c Avelino Gonçalves dos Santos
[xxxiv] Manuel Antunes Maciel (filho de Joaquim Antunes Maciel e Feliciana Maria de Jesus) e Ana Maria foram pais de:
1. Estanislau Antunes Maciel c/c Hortência José de Moura.
2. Firmina Antunes Maciel c/c Basílio de Oliveira Ribas.
3. Lídia Maria c/c Nicolau Fernandes Hautolf ?
4. Maria
5. Eduvirges Antunes Maciel c/c Severino Antunes de Freitas e, após, com Manuel Cândido Ramos.
6. Luciana c/c Mariano Fernandes de Oliveira.
7. Manuela Antunes Maciel.
[xxxv] Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro foram pais:
1. Amélia Ribeiro Severo c/c Alcebíades da Cunha Pessanha, filho de Mafalda Julia do Amaral.
2. Anacleta Antônio Severo c/c Bernardino Teodoro Schmitt.
3. Pedro Basílio severo c/c Rita Antunes Ribas.
4. Adriana Antônio Severo c/c Pedro Ferreira Guimarães.
5. Arminda Maria Antônio Severo c/c Bento Antônio Severo.
[xxxvi] Bento e Alminda foram pais:
1. Anacleto José Severo c/c Ana Antunes Ribas.
2. Dioclecia Antônia Severo c/c Israel Moreira Machado.
3. Aurora Maria Severo c/c João Antunes do Nascimento.
4. Maria José Severo c/c Alexandre Jacinto da Silva.
5. Severino Antônio Severo
6. Salvador Severo Neto c/c Amélia Severo da Silva.
7. Virgilina Maria Severo c/c Bonifácio Cavalheiro do Amaral.
8. Juvenal Antônio Severo c/c Vitalina Lemos de Oliveira.
[xxxvii] Laureano Antônio Severo faleceu a 24.7.1870, Cruz Alta /RS, casou em 1º matrimônio com Brígida Maria de Oliveira (filha de Francisco Pereira de Barros e Ana Joaquina do Nascimento), com quem teve 14 filhos. Laureano casou em 2º matrimônio com Bernardina Antônia da Silva.
1. Quirino Antônio Severo c/c Maria Antônia da Conceição.
2. Anacleto Antônio Severo c/c  Bernardina Severo e Páscoa Rosa Severo.
3. Floriano Antônio Severo faleceu na infância.
4. Constantino Antônio Severo faleceu na infância.
Filhos de Laureano com Bernardina:
5. Patrício Antônio Severo, casado 40 anos morador do 4º distrito de Palmeira das Missões.
6. Salvador Antônio Severo, casado, 38 anos;
7. Israel Antônio Severo, 36 anos, c/c Mabília de Moura Barros, filha do tenente Lucidoro de Moura Reis e Gertrudes de Moura Barros.
8. Maria Severo, 34 anos, c/c Leão de Souza Duarte.
9. João Antônio Severo, casado, 32 anos;
10. Antônio José Severo, viúvo, 30 anos; c/c Ambrosina Juliana de Moura, n. Cruz Alta, filha de Militão Ferreira de Moura e Perpétua Felicidade de Mello.
11. Francisca Severo, 28 anos, solteiro;
12. Aurora Severo, viúva
13. Bento Antônio Severo c/c Arminda Antônia/Maria Severo, filha de Salvador Antônio Severo e Maria Ribeiro
14. José Antônio Severo, 24 anos, solteiro, depois c/c Perpétua Felicidade de Moura, filha de Militão Ferreira de Moura e Perpétua Felicidade de Mello,
15. Maria Francisca Severo, 21 anos c/c João Nogueira de Andrade, n. Cruz Alta, filho de José Nogueira de Andrade e Felisbina Maria de Moura.
16. Pedro Antônio Severo, solteiro, 19 anos c/c Maria Gabriela Antunes.
17. Faustino Antônio Severo, 14 anos
18. Juvenal Antônio Severo c/c Vitalina Lemos de Oliveira ambos nascidos em Sorocaba.
[xxxviii] Zózimo de O. Bueno e Maria Amália foram pais:
1. Hipólito de Oliveira Bueno
2. Jozimo de Oliveira Bueno
3. Antônio de Oliveira Bueno
4. Juvenal de Oliveira Bueno
5. Timóteo de Oliveira Bueno
6. Belizário de Oliveira Bueno
7. José de Oliveira Bueno
8. Constantino de Oliveira Bueno
9. Severino de Oliveira Bueno
10. Isabel Amália de Oliveira c/c José Antunes Ribas.
11. Benjamim de Oliveira Bueno
[xxxix] Justino Rodrigues Braga falecido a 6.10.1884 Santo Ângelo/RS e Bráulia Rodrigues Paz, falecida em 24.1.1905, Santo Ângelo/RS, foram pais:
1. Pedro Rodrigues Braga
2. Francisca Rodrigues Braga c/c João Pedro da Silva.
3. Salustiano Rodrigues Braga c/c Otilia de Oliveira.
4. Senhorinha Rodrigues Braga c/c Salvador Eugenio de Mello.
5. Narcisa Braga Braga c/c Francisco Gaspar do Amaral.
6. Justina Rodrigues Braga
7. Soledade Braga Ribeiro c/c Ricardo Antunes Ribas.
8. Antonino Rodrigues Braga
9. Maria Rodrigues Braga c/c Francisco Gaspar do Amaral.
[xl] Delfino casa, posteriormente, com Jerônima Antunes Ribas, nascida em 30.9.1885, filha de Basílio de Oliveira Ribas e Fermina Antunes Ribas, com quem teve 3 filhos. (Jerônima irá casar depois, com Constâncio Fernandes Irassoquy, filho de Policarpo Fernandes Irassoquy e Maria Inácia Lemos da Rosa, moradores no distrito missioneiro de Santa Tecla.
[xli] Antônio Manuel foi ncorporado compulsoriamente, como soldado, à tropa do Cel. Ubaldino Machado (Maragato), após este ter invadido Santo Ângelo/RS, quando se dirigia para Palmeira das Missões/RS, rumo ao município de Passo Fundo/RS. Esta tropa federalista acampou próximo ao Povoado chamado Boi Preto, onde foi atacada pelas forças do governista Cel. Firmino de Paula, Este episódio é conhecido como “A degola do Boi Preto”, ocorrido em 4.4.1894
[xlii] Henrique da Costa Mello (filho de Delfino Vieira de Oliveira Gonçalves e Balbina Gomes de Mello - fal. 19.04.1895, com 53 anos, Santo Ângelo, moradores no 1º distrito de Santo Ângelo). Outros filhos de Delfino e Balbina:  
1. Joaquim Gonçalves da Costa Mello.
2. Eduvirges Gonçalves de Mello c/c Manuel Vieira da Motta.
3. Silvestre José d’Abreu
4. Henriqueta Gonçalves c/c José Pereira da Luz.
5. Manuel de Oliveira Gonçalves
6. Eugenio de Oliveira Gonçalves
7. Primo d’Oliveira Gonçalves
8. Lucidio de Oliveira Gonçalves c/c Hortência Nunes Vieira/Gonçalves de Mello.
9. Hermínio de Oliveira Gonçalves c/c Amélia Vieira da Motta.
10. Rosalina de Oliveira Gonçalves
11. Zelinda de Oliveira Gonçalves
12. Henrique da Costa Mello solteiro, teve filhos com Balbina Nunes Vieira.
[xliii] Balbina Nunes Vieira, cujo pai chamava-se Marcelino Nunes Vieira e cuja mãe era índia. Balbina foi casada com Marcolino Manuel da Motta, sem descendência. Após o óbito do esposo, Balbina teve 4 filhos naturais com Henrique Gonçalves da Costa Mello, que faleceu solteiro aos 78 anos em Santo Ângelo.
É possível que Balbina tenha sido casada, também, com Severino da Silva Motta falecido maio 1866 na campanha  contra o Paraguai, deixando 4 filhos (Maria, Manuel, Rosalina e Belmiria)
1. Hermelino Gonçalves Mello c/c Sofia Maria de Oliveira Vieira.. Hermelino casa em 2º matrimônio com Maria Silveira de Mello, com quem terá os filhos Universina, Lucinda e Paulo.
2. Hortência Nunes Vieira c/c Lucidio de Oliveira Gonçalves
3. João faleceu na infância.
4. Domingos Gonçalves Mello c/c  Rozalina Ribas/Antunes de Oliveira.
[xliv] Maria casa em 2ª núpcias aos 39 anos, em 1904, Santo Ângelo/RS com Lucídio José da Rosa 27 anos, filho de José de Oliveira Rosa e Maria Anunciação da Costa, moradores no 1º distrito Santo Ângelo/RS.
[xlv] Firmino casa, novamente, aos 63 anos,em 1920, São Miguel das Missões, com Leonida Teixeira Brasil.
[xlvi] Francisco Matheus falecido em 2.4.1898, Santo Ângelo e Rita, foram pais:
1. Ângelo Matheus dos Santos c/c Vicentina Souto Maior.
2. João Matheus dos Santos c/c Felisberta Fernandes de Moraes.
3. Vicentina Matheus dos Santos c/c Horacio Corrêa da silva.
4. Honorina Matheus dos Santos c/c Antônio Nunes de Siqueira.
5. Damásia Matheus dos Santos c/c Julio José Machado e Adriano Corrêa da Silva.
6. Maria Francisca Matheus dos Santos c/c Antônio Antunes Ribas.
7. Laurentina Matheus dos Santos c/c Propício Nunes de Siqueira.
8. Idalecio Inácio Matheus dos Santos
9. Claudina Matheus dos Santos c/c José Corrêa Neto.
10. Ana Maria Matheus dos Santos
[xlvii] Hipólito falecido em 14.10.1891 3º distrito de Santo Ângelo/RS e Maria Cândida que faleceu em 8.2.1896 mesmo distrito, foram pais: 
Maria Cândida casa em 2ª núpcias com Avelino José Pavão, filho de Belarmino José Pavão e  Bernardina Maria Vieira, o casal Avelino e Maria Cândida não tiveram filhos.
Avelino casa em 2º matrimônio com Virginia Maria Vieira, filha de Antônio Moreira Tobias e Maria Antônia Vieira moradores no distrito missioneiro de São Miguel. 
1. Cândida de Oliveira Moraes c/c Hemeterio Gonçalves de Oliveira Peixoto.
2. Delfina de Oliveira Moraes c/c Venceslau Rodrigues/Padilha de Mendonça.
3. Ezequiel Gonçalves de Oliveira
4. Constantino Gonçalves de Oliveira
5. Hipólito Gonçalves de Oliveira c/c Etelvina Antunes Ribas ( de Moraes).
6. Pedro Gonçalves de Oliveira c/c Franklina Antunes de Moraes.
7. Laurentina Gonçalves de Oliveira
8. Ernesto Gonçalves de Oliveira
9. Virginia Gonçalves de Oliveira
10. Alexandra de Oliveira c/c Ezequiel da Silva Martins.
11. Alzira Gonçalves de Oliveira
[xlviii] Manuel Thomaz de Simas também encontrado como Manuel dos Santos Simas (natural de Santa Catarina, faleceu em 14.1.1890, 3º distrito Santo Ângelo/RS, filho de Simeão dos Santos Simas e Maria Antônia dos anjos) e Florisbela ( filha de Inácio Pereira da Silva e Placidina Maria dos Anjos) foram pais de:
1. Bento dos Santos Simas c/c Maria Inácia Antunes.
2. Inácio dos Santos Simas, 22 anos c/c Gaudência Ávila da Silva.
3. José dos Santos Simas, 19 anos
4. Antônio dos Santos Simas, 17 anos irá c/c Belmira Simphoroza de oliveira.
5. Bernardina Simas/Maria dos Anjos c/c Teodoro Ávila da Silva.
6. Cândida Simas/Maria dos Anjos, 13 anos irá c/c Belizário Ávila da Silva.
7. Clarinda Simas/ Maria dos Anjos, 11 anos c/c Tibúrcio Antunes (Antônio) Ferreira ou de Freitas.
8. Manuel dos Santos Simas, 9 anos.
9. João dos Santos Simas, 7 anos irá c/c Carmelinda Antunes de Moraes (Carmelina casa, depois, com Claudino Pereira Obregão.
10. Benedito dos Santos Simas, 4 anos.
[xlix] Florisbela Maria dos Anjos, filha de Inácio Pereira da Silva falecido em torno de 1874, Santo Ângelo/RS e Flacila Maria dos Anjos.
[l] Justino e Ana Maria foram pais de:
1. Sebastião
2. Inocêncio Ribeiro Guimarães c/c Joanna Antunes Padilha.
3. Sebastiana Ribeiro Dutra c/c Eduardo Schmitt.
4. Conceição Guimarães Dutra c/c Aristides José Pavão.
5. Balbina Ana Ribeiro Dutra c/c João de Deus Rodrigues.
6. Jesuíno Ribeiro Dutra c/c Bibiana Moreira do Nascimento.
7. José Ribeiro Dutra c/c Otacília Jung.
[li] Francisco Matheus falecido em 2.4.1898, Santo Ângelo e Rita foram pais:
1. Ângelo Matheus dos Santos c/c Vicentina Souto Maior.
2. João Matheus dos Santos casado com Felisberta Fernandes de Moraes.
3. Vicentina Matheus dos Santos c/c Horacio Corrêa da Silva.
4. Honorina Matheus dos Santos c/c Antônio Nunes de Siqueira.
5. Damásia Matheus dos Santos c/c Julio José Machado e Adriano Corrêa da Silva.
6. Maria Francisca Matheus dos Santos c/c Antônio Antunes Ribas.
7. Laurentina Matheus dos Santos c/c Propicio Nunes de Siqueira.
8. Idalecio Inácio Matheus dos Santos
9. Claudina Matheus dos Santos c/c José Corrêa Neto.
10. Anna Maria Matheus dos Santos
[lii] Anacleto e Ana foram pais:
1. Gertrudes Ribas Severo, 37 anos, moradora Caibaté;
2. Brasil Ribas Severo, 34 anos, morador Caibaté;
3. João Ribas Severo, 31 anos, morador Cerro Largo;
4. Maria da Glória Ribas Severo (Geovica), 29 anos, moradora Caibaté;
5. Rita Ribas Fernandes, 26 anos, c/c Gasparino Fernandes, moradores São Miguel das Missões, distrito de Santo Ângelo/RS
6. Arminda Ribas Severo, 24 anos, morador a Caibaté;
7. Joaquim Ribas Severo.
[liii] Joaquim e Maria Antônia foram pais de:
1. Tibúrcio Antunes Ferreira c/c Praxedes Teodora Ferreira e com Clarinda dos Santos Simas/Maria dos Anjos.
2. Maria Inácia Antunes c/c Bento dos Santos Simas.
3. Olaia Maria Antunes c/c Tristão Luis Ferreira.
4. Rita Antunes de Freitas c/c Joaquim Antunes Ribas.
5. Leopoldo Antunes de Freitas c/c Joaquim Cardoso de Oliveira.
6. Paulina Maria Antunes c/c Emídio Ávila da Silva.
[liv] Francisco (falecido em 12.6.1906, aos 72 anos, natural do RS, filho de Ruberto da Silva e Antônia Corrêa da Silva) e Delfina foram pais:
1. Antônio Ávilla da Silva
2. Emídio Ávilla da Silva c/c Paulina Maria Antunes.
3. Teodoro Ávilla da Silva c/c Bernardina Maria dos Anjos.
4. Manuel João Ávilla da Silva c/c Francisca Antunes de Almeida.
5. Belizário Ávilla da Silva c/c Cândida Maria dos Anjos e com a sobrinha Vicentina Ávila da Silva.
6. Claudelina Ávilla da Silva
7. Vicentina Ávilla da Silva c/c Domingos Santos de Oliveira.
8. Gaudência Ávilla da Silva c/c Inácio dos Santos Simas.
9. Maria Conceição Ávilla da Silva c/c Miguel Atanásio de Almeida.
[lv] Manuel Antônio e Catarina foram pais:
1. Eusébio Francisco da Costa c/c Laudelina Teodoro Ferreira.
2. José Francisco da Costa c/c Benvinda Maria Bueno.
3. Hermogenia Maria dos santos c/c Antônio Ávila da Silva.
4. Honório Paz Maciel c/c Maria Domingues Bueno.
5. Jacinta Maria dos Santos c/c Bernardo Silveira Dutra.
6. Angélica n. 9.12.1856 bat 25.7.1860 Santo Ângelo/RS.
[lvi] Tudo indica tratar-se de João Antunes Sobrinho. Mas permanece a dúvida porque nos registros encontrados não estão citados os nomes de seus pais.

Nenhum comentário: