domingo, 16 de novembro de 2008

Poesias de Mário da Silva Brasil

Vingança

Tormento infindo já me abala a mente
Cansado apenas pela magoa audaz
Que me apavora, sem me ser clemente,
A ingrata jovem que meus males traz!

E que tortura, que soffrer patente
Meus curtos dias num minuto faz!
Mas tu, ingrata, do amor meu descrente
Mais do que eu inda padecer irás!

Esta é a vingança que só espero um dia
Ver preparada pelas mãos de Deus,
Porque baixando a uma campa fria

Verei extinctos todos males meus;
Si embora goses a paz e alegria,
Teus males inda vir-te-ão dos céos.


Publicado em 13-06-1909, Jornal Popular.
***

A Natureza


No mundo existe um ser que nos domina,
Existe um ser, um ser puro e potente
Que a terra rege, e rege o mar fremente,
O mar airoso que a ninguém se inclina.

O sol doviado que nos illumina,
Os homens todos a esse ser ou ente
Devem sua origem, si dareis somente
Credito á Historia dessa mão divina.

Poder supremo que nos é invisível
Móra por certo nesses altos céos,
Mas a obra sua que nós é visivel

Crêr-nos faz nelle com real certeza;
Pois que o invisivel é o bondoso Deus
E o ser visivel se diz – Natureza!


Santa Maria, 25-07-1909, publicado no Jornal Popular.