segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Colégio Voluntários da Pátria (atual Camila Furtado Alves)

O Colégio Voluntários da Pátria
(atual Escola Estadual Camila Furtado Alves - Porto Alegre/RS)
***
O Colégio Voluntários da Pátria foi fundado no ano de 1915 e localizava-se no Quarto Distrito de Porto Alegre, na esquina da Avenida Voluntários da Pátria com a Rua Almirante Barroso. É de se supor que a Instituição tenha começado com uma pequena turma mista de alunos de várias idades, atendendo a comunidade local e, por conseqüência, alguns filhos de imigrantes poloneses, alemães e italianos, visto que ali residiam. Tal fato vem confirmado pela fotografia que se segue, datada de 1918 ou 1919, na qual retratados 16 alunos, seis homens e dez mulheres, além da professora.


Apenas se conseguiu identificar duas alunas: Josephina Scorcioni (na fila do meio, sendo a quarta da esquerda para a direita) e sua irmã Luiza Pierina Scorcioni (na primeira fila, sendo a sétima da esquerda para a direita), já citadas neste blog em julho de 2008 ("A Família Canova").
A fotografia seguinte foi publicada no livro Rio Grande do Sul, imagem da terra gaúcha, organizado pelo Major Morency do Couto e Silva, Dr. Arthur Porto Pires e Léo Jerônimo Schidrowitz (Porto Alegre: Cosmos Limitada, 1942) e traz o corpo docente do então "Grupo Escolar" Voluntários da Pátria no ano de 1942.





Após, o Colégio, depois Grupo Escolar Voluntários da Pátria, passou a se chamar Escola Estadual Camila Furtado Alves, em homenagem à teatróloga, conferencista, professora e membro da Academia de Literatura Feminina do RS de mesmo nome, funcionando ainda no local originário, porém com a entrada na Rua Almirante Barroso, n. 79, em Porto Alegre/RS.
***
Obs: qualquer informação adicional será muito bem-vinda.